021 Jesus o Único Senhor e Salvador

Jesus, o único Senhor e Salvador

Por  Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinícius Adamo
Transcrição e Adaptação:
Carlos S. Gushiken

Meus queridos irmãos e irmãs no Senhor Jesus...
Quanto às formas de Jesus que se referia a Bíblia, Jesus é descrito como a luz que brilha nas trevas. E em toda a Bíblia se vê esse conflito, essa luta entre a luz e as trevas. Até mesmo logo no início do livro de Genesis, nós vemos e lemos que Deus criou tudo a partir do nada, a ordem a partir do caos, criou a vida a partir da morte, criou a luz das trevas.
E o primeiro capítulo do Evangelho de São João nos diz algo parecido, onde se identifica a luz como a palavra de Deus feita carne, quando diz: "No princípio havia o verbo, o verbo estava em Deus e o verbo era Deus". Então diz que o verbo é a vida do homem, que o verbo seria a luz para os homens, o verbo é o senhor dos homens.
E diz algo estranho que está em toda a Bíblia também, que a escuridão tentava apagar a luz e a luz não pode ser apagada.
Por isso no Evangelho de hoje nós temos uma ênfase na menção do que é a luz, porque nós também somos chamados a ser luz nesse mundo de trevas. É como São Paulo diz tão fortemente, que vocês devem ser como estrelas brilhando na escuridão do ceu.

Jesus, Maria, José: Estrelas da Manhã
Por isso Jesus é chamado na Bíblia de "A Estrela da Manhã" e, por participação, Maria também é chamada de "Estrela da Manhã" e, de certa forma, cada um de nós é chamado a ser também uma "Estrela da Manhã".
Portanto o Senhor quer nos dar não somente uma vida nova, mas o Senhor também quer nos dar uma nova luz. Isso também é um dos temas deste nosso encontro de aprofundamento de cura interior.
De certa forma Jesus se torna a vida somente quando ele se torna luz. Nós vemos quantas vezes no Evangelho de São João é mencionado que a escuridão, as trevas é sinônimo de Satanás.
Quando Judas decidiu trair Jesus e deixou a sala da Santa Ceia e foi para a escuridão, São João tem uma pequena frase: "Era noite". Para os primeiros cristãos estava muito claro o que João queria dizer com essa frase, por isso São Paulo nos lembra com tanta frequência que nós precisamos trazer para fora, do mais profundo do nosso interior, de todas as escuridões que lá existem, trazer todas para fora para a luz de Jesus. E então, como diz São Paulo, a própria escuridão vai desaparecer na luz.
Meus queridos irmãos e irmãs, o que nós temos visto no mundo, hoje?
Temos visto muita morte: tome por exemplo os milhões de abortos que são feitos a cada mês, tome por exemplo tantas pessoas sendo assassinadas em tantas guerras em tantos países, tome por exemplo as tantas guerras civis onde no mesmo país irmãos estão se matando, irmãos matando irmãos.

Satanás, o Assassino
E um dos títulos mais importantes que a Bíblia dá a Satanás, ele é o "Assassino". Com quanta frequência nesses últimos dias, quando a gente estava rezando por alguém, o demônio dizia: "Eu não vou deixar essa pessoa embora, eu quero matá-la", e eu tenho ouvido isso nos últimos 25 anos. Satanás quer matar não somente o corpo mas, se possível, a alma.
Por isso Jesus disse no Evangelho de São João, capítulo 10, versículo 10: "Antes de mim vieram outros para destruí-los, outros que vieram contra si mesmos, vieram matar. Mas eu vim para que tenham vida, e vida em abundância".
Portanto há uma diferença muito clara entre Jesus, o Senhor da vida, e Satanás, o “senhor” da morte.

Satanás, o Mentiroso
O segundo título que a Bíblia dá a Satanás, é que ele é o "Mentiroso". Ele quer destruir a mente do ser humano fazendo deixar-nos seduzir por ensinamentos falsos, filosofias falsas. E nós vemos o mundo permeado de várias filosofias erradas, maneiras erradas de pensar, maneiras erradas de agir. Como São Paulo diz novamente, nas suas epístolas, que o demônio com frequência viria para parecer como um anjo de luz. E, como São Paulo diz, o demônio quer enganar até mesmo os discípulos de Jesus e quer atingir os eleitos da sua igreja, é esse o trabalho de Satanás. Ele é o "Mentiroso" e nunca, em todos tempos, o mundo esteve tão cheio, com tantas formas de mentiras, que é uma pena que mesmo pessoas que se dizem Carismáticas, que se dizem católicas, tenham estado, com frequência, se expondo a tantas mentiras, a tantas coisas erradas. Por isso São Paulo diz na carta aos Gálatas: "Mesmo que um anjo tenha até você pregar um outro Evangelho diferente do que este, não aceite".
Portanto, Jesus é a nossa luz.
Eu percebi isso com tanta clareza um dia que eu tive um pequeno caso.

Caso: A luz fluorescente
Fonte: Jesus, o único senhor é Salvador.
Havia uma senhora possuída pelo espírito do mal. Havia uma luz fluorescente sobre a sua cabeça e ela parecia querer fechar os seus olhos para aquela luz, e eu me dirigi ao mal nela: "Você não gosta da luz? Você prefere as trevas?", e o mal disse: "Sim". Então eu me lembrei do que Jesus havia dito, que as pessoas, com frequência, preferem as trevas à luz.

Satanás, Assassino e Mentiroso
Portanto esses são os títulos que a Bíblia dá para Satanás: o assassino, destruidor da vida, vida física, espiritual e emocional, e ele é o mentiroso, que quer destruir a nossa mente, quer nos fazer o esquizofrênicos, quer trazer confusão a nossa mente, quer trazer ressentimentos no nosso coração.

Satanás, o Inimigo
E atrás desses dois títulos, a Bíblia dá outro título a Satanás também, muito importante: a Bíblia diz que ele é o "Inimigo", a palavra em hebraico de inimigo é “satanás”, e a palavra em grego para o inimigo é "diabolos". Então, quando estamos falando de Satanás ou do demônio, estamos falando do inimigo.
Então, para a Bíblia só há um inimigo, é o que São Pedro vai nos dizer da primeira carta de São Pedro, capítulo 5, versículos 8 e 9, ele diz: "O nosso inimigo é um só, é o demônio", querendo nos devorar como um leão que ronda a sua presa.
Ontem nós tivemos uma experiência, uma pessoa que estava aparentemente possuída estava rosnando e grunhindo exatamente como um leão. A sua atitude, as suas garras, o seu rosto, os seus olhos, os seus sons, eram exatamente como um leão que eu tinha visto há algum tempo atrás, no zoológico.
Então eu aceitei aquilo que Pedro diz, o demônio, o inimigo e é como um leão, aguardando para pegar a sua presa. Portanto aí ele conclui: "Estejam vigilantes, estejam conscientes e mantenham os olhos abertos, mas ao mesmo tempo estejam calmos, não tenham medo. Com Jesus nada vai acontecer a vocês, ele vai tentar te pegar porque ele sabe que ele é um perdedor e você vai vencer no final".
E o que São Paulo diz? No capítulo 6 da carta aos Efésios, que é uma carta da igreja, é uma carta que nós, como cristãos, devíamos ler e usar nos tempos de hoje, diz a mesma coisa: “Nós não estamos lutando contra um inimigo de carne e sangue, nossos inimigos não são pessoas humanas. Mas nós estamos lutando contra poderes e principados do outro mundo, do reino das trevas”. É assim que ele diz, no reino das trevas, e a São Paulo diz: "... Porque nossa batalha é espiritual e o nosso inimigo é um inimigo espiritual, nós precisamos usar armas espirituais".

A Cura e Libertação Vêm com a Luz
Meus queridos irmãos e irmãs, eu queria partilhar com vocês um caso para mostrar como quando uma pessoa se permite entrar para o reino das trevas, o quanto o inimigo vai agir. Mas no momento em que você se expõe para a luz de Jesus, então ali a libertação virá para o seu coração.
Eu vou lhes contar uma história de Goa. Quando eu me encontrei com o padre Francisco, de Goa, eu me lembrei da história. O padre Francisco pertence à ordem dos salesianos, não os salesianos de dom Bosco, mas os salesianos de São Francisco de Sales, e é aquela ordem que foi uma das primeiras a entrarem na renovação Carismática há 25 anos atrás.
Então a história que eu estou contando, eu vou contar, é da localidade do padre.

Caso: Suicida no cemitério
Fonte: Jesus, o único Senhor e Salvador. (2000)
Eu estava dando um retiro num local no sudoeste de Goa chamado Margaul, era numa grande paróquia chamada paróquia do Espírito Santo. No final da tarde nós tínhamos as homilias num lugar aberto, assim como aqui. E durante a manhã nós fazíamos atendimento às pessoas para aconselhamento e confissão.
E enquanto eu estava esperando outra pessoa para a confissão, de repente um grupo de mulheres entrou na sala, eram 3 senhoras segurando uma jovem. O que eu sabia é que aquelas senhoras eram líderes da renovação Carismática em Goa, elas estavam trazendo essa jovem para dentro da sala.
Era uma jovem de 13-14-15 anos, no máximo 15 anos. E enquanto elas queriam puxar aquela jovem para dentro da sala, ela gritava: "Me deixe ir embora", e eu perguntei para as senhoras: "O quê que está acontecendo?". "Padre, quando a gente estava vindo para a igreja e passamos em frente ao cemitério, ela tinha lá suas mãos uma lâmina. E nós percebemos que ela estava tentando cortar seus pulsos para se suicidar. E quando nós chegamos próximos e tentamos fazê-la parar, nós trouxemos ela para o senhor, aqui".
E essa jovem gritava: "Me soltem, me deixem de ir lá! Me deixem ir lá!", e eu perguntei para as senhoras: "Lá, aonde?" e as senhoras falaram que ela estava apontando para o cemitério.
Então eu disse para ela: "Por que é que você quer se matar?" e ela só gritava: "Deixe-me ir lá, deixe-me ir lá", e eu disse: "Eu não vou deixar você, enquanto você não me disser porque é que você quer se matar". E, finalmente, sob o poder do Espírito Santo, ela foi forçada a dizer por que é que ela queria cometer suicídio.
E o que ela me disse foi um problema muito comum em nossas próprias famílias. Ela estudava na oitava série e por dois anos ela foi mal nos exames e que falhou em passar de ano. Portanto por dois anos ela teve que repetir aquele ano, pois no ano passado ela também tinha repetido pela segunda vez, agora. E novamente, neste ano, ela foi mal nos exames e ela sabia que ela iria repetir novamente. Havia muita dor no seu coração por estar três anos repetindo na mesma série.
Eu fui diretor de algumas escolas importantes em Bombaim antes de ter entrado na renovação Carismática católica, e eu sei como é que é a dor dos estudantes quando eles não conseguem ir bem nos exames, especialmente quando os professores os culpam por não terem estudado e os amigos fazem gozação com eles.
E, pior ainda, quando os pais dizem: "Você é um fracasso, nós temos vergonha de você". E os pais dizem: "Olha para os seus primos, eles são tão bons na escola...", então uma das grandes dores que adolescente sentem é não irem bem na escola.
Mas para fazer a coisa pior ainda, o seu irmão mais velho, que era como um pai para ela, que a amava e a quem ela amava também, começou a dizer: "Se você fracassar pela terceira vez, eu não quero mais olhar para você. E você pode ir embora daqui e se matar".
É o que nós chamamos de uma maldição, é um problema no mundo inteiro. Existem muitos poucos pais e mães que não amaldiçoaram seus filhos vivos, com frequência eles fazem isso por causa da raiva. É como a Bíblia diz, nenhuma palavra volta sem ter feito o seu trabalho.
E Jesus não nos quer mandando palavras vazias por aí, como na Bíblia está escrito: uma palavra de bênção pode fazer uma vida nova, palavra de destruição pode arruinar toda uma vida. Portanto nós temos que ter muito cuidado sobre as palavras que podem trazer maldição aos outros. Bençãos e maldições são coisas reais, as coisas realmente acontecem.
Se eu quiser dizer o bem de você agora, desejar o seu bem agora, alguma coisa boa pode acontecer para você. Se o desejar alguma coisa ruim para você, essa coisa ruim pode acontecer.
Então foi isso que aquele irmão dela acabou fazendo: "Não quero mais ver você, você pode sair daqui e se matar", e era isso que ela estava para fazer.
Felizmente aquelas maravilhosas líderes carismáticas estavam passando por ali e ela foi salva do suicídio.
Quantas pessoas acabaram se suicidando tantos anos atrás? E eu sinto que o suicídio é uma obra do demônio. Creio que 95% dos suicídios, segundo meus sentimentos, tem origem demoníaca. E nós, com frequência, culpamos a própria pessoa que cometeu suicídio, mas é errado fazer assim porque Deus é quem julga. Então o que nós fizemos com essa jovem? Vocês sabem que as vezes é difícil atingir as crianças. Como falar com ela?
E o quê que eu fiz? Eu disse: "Eu vou conversar com você não como um padre, mas como um diretor de escola, como alguém que tem experiência na vida escolar. E eu quero lhe dizer o seguinte, passar de ano não é a coisa mais importante da vida. Existem coisas muito mais importantes na vida do que simplesmente passar de ano. Então eu quero que você, agora, louve ao Senhor porque você vai repetir pela terceira vez".
É claro que ela não queria fazer isso, mas as pessoas muitas vezes aceitam as coisas quando ditas por alguém com autoridade e compaixão, especialmente as crianças vão aceitar as coisas quando ditas por alguém que elas reconheçam que tenham autoridade, mas que também tenham compaixão.
Tivemos dois exemplos brevemente.
Então eu pedi a essa menina: "Eu quero que você louve o Senhor por você repetir mais uma vez".
Ela não queria fazer isso de início, mas quando ela percebeu que aquela pessoa que estava dizendo isso a ela era alguém que sabia o que estava fazendo, e quando ela percebeu que eu estava dizendo aquilo com compaixão, que eu tinha realmente simpatia de amor por ela, então ela começou a louvar o Senhor.
Depois disso eu disse: "Você pode ir".
Mas com muita frequência, como eu faço com frequência eu dei um copo de água para ela beber, água abençoada, água benta. Isso porque normalmente depois de uma experiência desse tipo, a pessoa está com aquela secura, tanto física quanto espiritual.
Então eu dei essa água para ela viver, ela colocou água nos lábios de então ela jogou a água fora, cuspiu e colocou o copo de lado que ela disse: "Eu não gosto dessa água, ela está amarga".
Então eu disse a aquelas senhoras para que forçassem ela a beber água benta: "Joguem por garganta adentro". E quando ela começou a beber a água, então ela começou a beber por si mesma e eu perguntei a ela: "Mas qual é o gosto da água?", "Padre é, está bem doce agora, parece água benta". (aplausos)
Então eu disse: "Bem, então agora você pode ir", mas ela não estava se levantando da cadeira.
Eu disse: "É bom, eu terminei a oração por você, agora você pode ir". Mas ela não se levantava da cadeira e eu disse: "Eu preciso atender outras pessoas", então ela se levantou mas não deixou a sala.
Eu perguntei: "Mas o que mais você quer?"
E ela disse: "Eu quero chorar" - Eu quero chorar... Muitas pessoas nos últimos cinco dias me disseram a mesma coisa.
Eu digo: "O quê que você quer?", elas disseram: "Padre, eu quero chorar".
Então a menina disse: "Padre, eu quero chorar", e então eu disse: "Então chore". Então ela caiu de joelhos e começou a chorar tão alto, que o padre da paróquia veio para saber o que estava acontecendo na minha sala, preocupado se eu ia fazer todas as meninas chorarem. Mais tarde, claro, ele entendeu o que estava acontecendo.
Depois disso ela se levantou e foi embora.
À noite nós tivermos o segundo ensinamento para o público e essa menina teve a coragem de vir até o palco para dar o seu testemunho na sua língua natal, que foi sendo traduzido para mim inglês.
E ela disse três coisas, e este aqui é o objetivo de eu ter contado esta história para vocês.
Louvor e Renúncia
A primeira coisa que ela disse foi: que enquanto ela estava louvando o Senhor, ela de repente foi percebendo, foi se lembrando de como a sua mãe e a tinha levado a vários feiticeiros, a vários magos, porque essa menina estava indo mal na escola. A mãe tinha levado ela a muitos templos hindus para que ela melhorasse nas provas: "Padre, eu fui compreendendo enquanto eu ia louvando ao Senhor, quantas coisas erradas que eu tinha feito e eu fui me arrependendo que eu fui renunciando de ter feito todas essas coisas, essas práticas ocultas". Foi a primeira coisa que ela fez, ela se arrependeu por ter quebrado o primeiro mandamento, renunciando às práticas ocultas que ela e a sua família tinham feito.
Amor e Perdão
A segunda coisa que ela disse foi: que enquanto ela estava chorando, todo o amargor e a tristeza que ela trazia no coração com relação às palavras do seu irmão mais velho foram desaparecendo. E o seu coração foi sendo preenchido de um amor cheio de perdão, cheio de compaixão para com o seu irmão, foi a segunda coisa que aconteceu com ela.
Pedir a Jesus
A terceira coisa que ela disse foi: que quando ela finalmente saiu da sala, novamente ela sentiu sede e ela viu aquele copo de água e ela queria trazer para mim para que eu abençoasse aquela água, mas já havia outra pessoa comigo. Então o quê que ela fez? Ela disse: "Senhor Jesus, o Senhor abençoe esta água", e quando ela bebeu aquela água, ela me disse que aquela água estava tão doce quanto aquela água que ela tinha bebido antes na minha sala.
O que significa que foi quase que um fechamento daquela cura e libertação. Aplausos ao Senhor por causa disso. (aplausos)
Depois daquilo eu voltei para a Goa. E ela veio falar comigo para ir dar o testemunho dela em qualquer lugar que eu fosse.
Eu quero terminar com uma outra história pequena.

Caso: Bioenergia
Fonte: Jesus, o único Senhor e Salvador. (2000)
Só para alertar que até mesmo aquelas pessoas que estão em posição de liderança também são capazes de fazer coisas erradas.
Eu fui até um Santuário de Maria, eu não vou contar qual é o santuário de Nossa Senhora, mas é um santuário de Nossa Senhora do mundo, onde fui dar um retiro.
Eu estava na casa de uma família que estava próxima às pessoas, e eram pessoas muito próximas do santuário. Elas mesmas trabalhavam no santuário, eram boas famílias católicas, verdadeiramente, e ainda havia o privilégio de estar ligados às aparições de Nossa Senhora naquele lugar.
Então uma pessoa que estava como secretário-geral daquele santuário pediu para que eu rezasse por seu cunhado. Ela me disse que o seu cunhado não estava se sentindo bem e já há muito tempo: fisicamente tinha muitas dores de cabeça, dores de estômago, dores no peito. A vida familiar estava muito perturbada e ele mesmo estava tão perturbado que já tinha feito duas tentativas ou três tentativas de suicídio.
E eu fiquei surpreso que uma pessoa tão ligada a um santuário pudesse ter tantos problemas. E eu disse: "Tudo bem, eu vou rezar por ele".
Comecei a conversar com ele e enquanto ele falava comigo eu consegui tirar dele que, no seu desespero, por causa da sua doença, ele tinha ido para alguns centros de medicina alternativa. Esse tipo de medicina alternativa era chamado de "Bioenergia". Não sei como é que se chama no Brasil, mas no centro da Europa é a forma mais comum de medicina alternativa que tem.
E nós cremos no nosso ministério de cura e libertação que não é uma coisa certa para se usar, que pode abrir você para certas forças do mal. Então foi isso que ele me disse.
Aí era a primeira vez que eu encontrava alguém que tinha procurado um bioenergista, e eu fiquei curioso em saber por que é que ele tinha ido. Ele me falou: "Padre, porque eu fui a todos os médicos, eles não puderam me ajudar. E os meus amigos me disseram que a bioenergia ia me curar", eu perguntei: "Quando você foi lá o quê que se fazia?" ele falou: "Eles fazem a gente dormir na cama ou numa maca, então eles colocavam a mão sobre mim. Então a bioenergia, a energia da vida ia fluir para mim".
Isso parecia novo para mim, nos tempos de hoje nós temos tipos até divertidos de cura. Infelizmente não são somente divertidos, mas são perigosos. Ele disse: "Eles podem as mãos sobre mim para que a energia caia e me cure". Eu perguntei: "Por quanto tempo eles ficam colocando as mãos sobre você?", "Ah, cada vez por 2h", eu disse: "Por 2h?" eu pensei: "Quando eu rezo por uma pessoa que eu rezo por cinco minutos em que eu fico tão cansado..." e eu disse: "Eles ficam rezando por você por 2h?", e eu perguntei: "Quantas vezes você vai nessas sessões de 2h?" ele disse: "60 vezes"! E eu perguntei: "60 sessões?".
Normalmente quando alguém que vem para mim para oração de cura, elas às vezes me perguntam: "Padre, quando é que eu preciso voltar?", e eu digo: "Você só volta na segunda vinda de Jesus". (risos) (aplausos)
Eu digo para as pessoas: "Você não precisa voltar, exceto alguns casos muito difíceis que eu quero ver a pessoa mais uma ou duas vezes".
 Então esse homem foi a esse médico bioenergético 60 vezes. E eu perguntei: "Quanto você paga cada vez?", era bastante dinheiro.
E eu perguntei: "Você está se sentindo melhor depois dessas 60 sessões de 2h cada?", ele disse: "Não, padre, eu fiquei pior. Agora eu não consigo nem dormir, minha mente está totalmente confuso", falei: "Eu vou rezar por você". Então eu rezei pelas suas costas, enquanto eu rezava por ele eu perguntei: "E como é que está a sua dor nas costas?", ele falou: "Padre, ele foi embora". Eu falei: "Espere, eu vou rezar pelo seu estômago. Como é que é está o seu estômago?", "Padre, foi embora.” “Vou rezar pelo seu peito... rezar pela sua cabeça...”  Em dez minutos todas as dores haviam ido embora. (aplausos)
Então ele depois me disse que no dia seguinte, que pela primeira noite ele conseguiu dormir depois de muito tempo. Como nós tivemos um caso aqui de uma pessoa que foi atendida e foi liberta e depois, no dia seguinte veio dizer que pela primeira vez dormiu muito bem a noite, o sono é o sinal do Espírito Santo, exceto quando você dorme enquanto eu falo. (risos) (aplausos)
Terminando, por que é que eu contei esta história? De certa forma é uma história triste, uma família tão próxima de um santuário Mariano, católicos são devotos, e esse homem tão próximo da família ir buscar ajuda no inimigo de Jesus e da igreja?

Conclusão
Será que ele não percebeu que só há um Senhor, um Salvador, um Libertador? Será que ele nunca ouviu Jesus dizer que todos os outros vieram para destruir, que só Jesus é que veio para dar vida, parar de dar vida em abundância?
Será que ele nunca ouviu as palavras de Jesus que disse: "Faço novas todas as coisas", será que ele não ouviu as palavras de Deus-pai, que no antigo testamento é dito com tanta força: "Não olhe as coisas do passado, não considere as coisas de coisas de lá atrás, creia, eu estou fazendo uma obra nova agora em sua vida. Não está vendo acontecer? Agora mesmo, está acontecendo diante de seus olhos!"
Amém.



Nenhum comentário: