077 Todos Precisam de Cura Interior


Todos Precisam de Cura Interior

Por Padre Rufus Pereira
Por uma linda coincidência o evangelho de hoje está confirmando o que a gente vem falando desde esta manhã sobre a necessidade de oração. Mas Jesus está nos dando uma parábola bastante estranha, uma parábola que nos deixa desconfortáveis, mas uma parábola muito, muito efetiva.
E essa parábola nos fala claramente o que diz a bíblia: que as orações são sempre respondidas. Mas não da maneira que nós queremos, mas sempre da maneira como Deus sabe que nós precisamos. Aplaudamos ao senhor por essa revelação em São coincidência, essa providência. (aplausos.)
E depois desses poucos casos que eu tive ontem e hoje, eu sinto que devo continuar a nossa programação dentro do poder da oração, que eu comecei explicando a respeito do poder da oração e do arrependimento.
E nós esperamos e experimentamos o sacramento da reconciliação. Falamos nas histórias que contamos a respeito da força da oração de cura interior e do poder da oração de libertação.
Citação Breve do Caso de Freddy, da Dunlop
E mesmo que eu tenha falado sobre isso, todas as vezes que eu tenho vindo aqui na Canção Nova, depois de enfrentar os casos que eu tive ontem e hoje, eu sinto que devo falar mais uma vez sobre a oração de cura interior hoje e amanhã sobre a oração de libertação.
Quando eu falei da história daquele homem cuja esposa o tinha abandonado, que veio mancando de uma das pernas, que eu falei que pensava que ele tinha vindo em busca de cura física, e que foi uma grande surpresa para mim eu descobrir que ele tinha vindo em busca de uma cura espiritual, a cura do seu relacionamento com Deus pai, fazendo uma confissão real, sincera e completa de sua vida, e dessa forma experimentando o amor de Deus que perdoa, e que a próxima cura que aquele homem experimentou foi a cura emocional, à medida que ele perdoou sua esposa por tê-lo deixado, e de sua parte pediu perdão a sua esposa por tê-la ferido.
A Cura Emocional é o que Mais Precisamos
De certa forma essa segunda cura mais importante que nós precisamos. E, como eu digo com frequência, onde quer que eu vá, de maneira prática, é a cura que nós mais precisamos. Por isso Jesus disse: “vinde a mim vós todos que estais com o fardo pesado e eu lhes darei descanso e cura”.
Por isso essa cura emocional é tão importante. Nos últimos dez ou quinze anos sempre tenho me focado em dar retidos sobre cura interior e todos nós precisamos fazer um bom retiro de cura interior. Por que razão?
Analogia Entre o Médico e o Curador
Se eu tenho uma pequena dor eu aplico uma pequena pomada e serei curado. Mas se eu tenho um problema físico maior, talvez o médico tenha que me dar uma injeção. E se eu tivesse uma doença física muito, muito maior, talvez o médico tenha que me submeter a uma cirurgia e isso significa que talvez eu precisasse ser hospitalizado.
Eu percebi que isso também acontece na nossa vida espiritual.
Se eu tenho um problema pequeno, uma oração simples pode me curar. Mas, se tiver um problema maior, como nos casos a que eu atendi ontem e hoje, talvez eles precisem de um aconselhamento. Mas, se uma pessoa tem um problema emocional muito sério, eu com frequência vou dizer: “você precisa fazer um bom retiro de cura interior”. Esta é a única solução.
Por isso que eu vejo que fazer um bom retiro de cura interior é um presente de Deus para nós. E são as razões que eu quero explicar para você hoje.
Por que Precisamos Tanto de Cura Interior
Por que é que nós precisamos tanto de cura interior?
De uma maneira especial, por que é que nós precisamos fazer um retiro de cura interior? Porque nós precisamos de tempo. Um problema maior precisa de mais tempo. Um problema muito, muito mais sério vai precisar de muito, muito mais tempo. Tempo para que? Para ouvir a palavra de Deus.
Normalmente, quando a pessoa vem para mim com problemas, eu falo com ela dois ou três minutos. Mas num encontro como este as pessoas vão ouvir o pregador falar por horas por dia. Por quê? Porque a palavra de Deus vai me ajudar a encontrar as causas de meus problemas. E vai também nos ajudar a tratar com esses problemas.
É por isso que nós precisamos de tempo. Precisamos de tempo para rezar por cura. Curas que não acontecem somente por cuidados médicos ou psicológicos. Com frequência a gente encontra boas curas acontecendo somente pelo poder da oração.
Nós precisamos de tempo para estarmos uns com os outros e, como eu disse ontem, quando nós estamos com as outras pessoas, muitas vezes nós descobrimos que a outra pessoa tem mais problemas do que a gente. Você não fica mais pensando só no seu problema e começa a perceber que a outra pessoa tem problemas piores que os meus.
Mas a razão principal pela qual todos nós precisamos fazer um retiro de cura interior é por causa a da forma como crescemos.
Tipos de Retiros para a Cura Interior
Existem vários tipos diferentes de cura interior.
Temos retiros dessa forma somente para padres. E eu dei um retiro de cura interior para os bispos da conferência episcopal de Uganda, onde todos os 35 bispos e o núncio apostólico fizeram um lindo retiro de cinco dias. E pediram-me que eu falasse na quaresma sobre o poder da oração de libertação.
Também temos retiros de cura interior somente para casais. E coisas maravilhosas podem acontecer nesse tipo de retiro.
Retiros para juventude, retiros para crianças, e retiro para aqueles que estão separados, divorciados ou viúvos.
Eu dou o exemplo sobre o poder de participar desse tipo de retiro.
Caso: Retiro para Casais
Fonte: Todos Precisam de Cura Interior (2010)
Eu estava dando um retiro para casais em Bombaim e os casais vieram. Cada casal tinha designado um quarto. E havia um casal que já havia se decidido as separar e já tinha dado entrada nos papeis de divórcio. Mas os amigos os amavam tanto que os convenceram a participar desse retiro.
Portanto, quando eles chegaram, e o marido percebeu que a esposa estava lá e a esposa também percebeu que o marido estava lá, ambos ficaram muito com raiva de seus amigos. Queriam sair imediatamente da casa de retiros.
Mas os amigos os convenceram a permanecerem pelo menos para a primeira palestra. Quando eu comecei a palestra, quando eu vi percebi que a esposa estava sentada na primeira fileira, na última cadeira.. E o marido estava sentado na primeira fileira e na última cadeira do outro lado. Estavam bem separados.
Mas quando a palavra de Deus começou a tocar o coração deles, e antes da próxima palestra, eu vi que a esposa deu uma chegada uma cadeira para cá e o marido chegou uma cadeira para cá. Para encurtar a história, na última palestra do retiro, os dois estavam sentados juntos. (aplausos.)
Com frequência vocês, brasileiros, aplaudem antes de determinar a minha frase. (risos.) Ele estavam juntos, sentados e de mãos dadas. Agora podem aplaudir. (aplausos.)
Quando o retiro terminou, eles não foram para casa, eles foram para um resort para uma segunda lua-de-mel. (aplausos.)
Esse foi um exemplo apenas de centenas e de milhares de exemplos de como um retiro de cura interior pode mudar a vida de uma pessoa, a vida de um casal e a vida de uma família.
A Cura Interior é o Portal que Permite as Demais Curas
Então, por que é que o um retiro de cura interior é tão importante?
Os casos que eu tive aqui ontem e hoje são casos que precisam de cura interior e porque a primeira razão é que cada um de nós precisa. Colocando de uma maneira diferente, a cura interior é com uma chave, um portal para todas as outras curas. Com frequência a pessoa não vai receber uma cura física por causa de uma doença física a menos que ela passe primeiro por uma cura interior.
Com frequência a pessoa não vai ser curada espiritualmente de um hábito compulsivo de pecado, como o vício das drogas ou do alcoolismo, a menos que ela tenha passado por uma experiência profunda de cura interior. Com frequência a pessoa não vai passar por uma libertação final e definitiva enquanto não passar por cura interior.
Toda vez que tem uma reunião de oração, ou toda vez que vai se rezar sobre ela, ela vai se manifestar.
Como eu estava ouvindo naquela última hora todos os barulhos que estavam aqui e me atrapalhando lá na minha sala onde eu estava fazendo atendimento.
Por isso a cura interior é necessária para uma libertação e efetiva e permanente.
Vocês estão entendendo muito bem o que eu estou dizendo? A plateia responde “sim”.
Jesus nos Quer Curados Interiormente
A segunda razão pela qual a cura interior é importante e necessária é porque Jesus nos quer curados totalmente. Jesus veio para nos curar fisicamente, Jesus não disse: “eu vim aqui para curar cegos, surdos e mudos”. Jesus não disse: “eu vim para abrir os olhos dos cegos, curar os surdos, ou fazer os mudos falarem”.
Mas Jesus veio também para nos curar espiritualmente. E ele não falou: “eu vim perdoar os pecadores”.
Jesus veio também para nos libertar dos poderes do mal, quando “diz” que “vocês serão libertos” e “vocês permanecerão libertos”. Mas não esqueça que Jesus disse que Ele veio também para nos proporcionar cura emocional e interior, quando diz: “vinde a mim, não somente aqueles que tenham o braço quebrado ou a perna quebrada, o espírito quebrado, mas aqueles que têm o coração aquebrantado. E eu os curarei”. 
É uma promessa linda que Jesus também veio para nos dar uma cura emocional e emocional profundas.
Por isso São Paulo diz em sua carta aos Tessalonissenses, na primeira carta, capítulo 5, versículos 23 e 24. Paulo faz uma linda oração: “que o Deus da paz os faça Santos, os faça curados, que o Deus da Cura os cure totalmente e profundamente, em mente, espírito e corpo”.
Jesus Veio para Curar Plenamente
Jesus não veio somente para nos curar parcialmente, mas plenamente. Ele não veio para nos curar superficialmente, mas profundamente. É o que diz a bíblia. É aí Paulo acrescenta: “Deus assim o fará, porque Jesus, seu filho, veio para nos dar essa cura”.
Então que diz o salmo 147? Deus cura os corações aquebrantados e ata as feridas, não somente nos corpos aqui plantados ou nos espíritos quebrados, mas no coração quebrado.
Portanto, de alguma maneira, cura interior é a cura mais importante que nós precisamos.
Às vezes muita ênfase é colocada na cura física, especialmente por aqueles de outras denominações cristãs. E eles vão fazer uma propaganda dizendo:
Venham ver o milagre!
Venham ver o surdos ouvir!
Venham ver o cego ver!
Venham ver o mudo falar!
Eu nunca fiz propaganda dos meus retiros dizendo “venha ver as curas” e “ver os milagres”. Eu sempre digo: “venham e ouçam a palavra de Deus”. E só. Deus faz o resto. Nós temos que fazer a nossa parte. (aplausos.)
Portanto salmo diz: Deus cura o coração arquebrantado e ata as feridas.
Com frequência as pessoas podem querer rezar por alguém que precisa de libertação. E, toda vez que vai rezar por aquela pessoa que precisa de cura e de libertação, vai acontecer aquela a manifestação. A pessoa vai cair no chão, vai ficar gritando.
A Cura Interior Permite a Não-manifestação do Mal
Se houver uma cura interior profunda não haverá manifestação. Essa é a segunda razão pela qual nós precisamos de cura interior, não somente porque nós precisamos, mas porque Jesus quer que tenhamos uma cura total, especialmente no meu espírito para perdoar os meus pecados.
E na maneira prática: necessitamos de uma cura emocional das minhas feridas emocionais e depois também a necessidade que temos de cura física e, depois de tudo isso, a libertação.
Mas a terceira razão pela qual todos nós precisamos de cura interior é por causa das limitações médicas e formas inadequadas de tratar os nossos problemas.
Com quanta frequência eu tenho ouvido, mesmo nesses dois últimos dias, as pessoas me dizendo: “disseram que não poderiam curar-nos”. E mais do que isso, os médicos dizendo: “não sabemos qual seu problema”.
E aí é que Jesus entra nessa situação, porque para ele nada impossível.
A Oração Não Substitui os Médicos: os Complementa
Nós não estamos dizendo que a oração é um substituto para os médicos ou para os psiquiatras, como algumas denominações cristãs acabam dizendo. Mas nós estamos falando que quando nós fomos confrontados com a limitação dos melhores esforços médicos, então aí, Deus, no seu amor, toma a situação para ele.
Na América todo mundo vai para o psiquiatra, isso nos Estados Unidos.
Se você não vai ao psicólogo ou ao psiquiatra é porque você está com algum problema.
Mas na Índia não existem tantos psiquiatras assim. Será que isso significa que Deus ama mais os americanos do que os indianos? Por isso que eu digo que a cura interior é a boa notícia para os pobres da Índia e do Brasil.
Nós não precisamos ir ao melhor psiquiatra do país para ser curado. Uma oração simples de cura interior vai fazer aquilo que você precisa, e também não tem efeitos colaterais. Com frequência existem efeitos colaterais perigosos na medicina e no tratamento psiquiátrico. Mas, numa cura através da oração pela cura interior, não existem efeitos colaterais.
Nossa Origem, Nascimento e Forma de Criação Contam: e Muito
Mas a razão principal pela qual todos nós precisamos de cura interior é pela maneira como nós fomos criados. Desde o nosso nascimento, desde o momento que nós fomos concebidos e deste até mesmo um momento da nossa árvore genealógica, existem coisas que aconteceram comigo que simplesmente aconteceram e pronto, mas os efeitos permanecem profundos em mim afetando a minha vida de maneira negativa.
Se uma pessoa, por exemplo, nasce de forma prematura, ela vai precisar de cura emocional interior. Se uma pessoa foi concebida fora do casamento, ou através do resultado de um estupro, ela vai precisar de cura interior. Se houver um suicídio nos meus ancestrais, eu vou precisar de cura interior.
Se minha mãe ou o meu pai morreram quando eu tinha 4 anos de idade, eu vou precisar de cura interior. Se eu era jovem e estava amando a minha namorada e no momento do meu casamento ela me deixou, eu vou precisar de cura interior.
Por isso que eu digo de maneira prática que a cura mais necessária e importante é a cura interior.
E fazer um retiro de cura interior é tão importante e tão necessário que, com frequência eu digo: “que acredito que cada pessoa precisa fazer um bom retiro de cura interior pelo menos uma vez na vida”.
Não somente os católicos e os outros cristãos, mas cada pessoa e cada ser humano. Por minha experiência, em tantos países, semana por semana, eu sinto que a maior necessidade de todas as pessoas é experimentar uma cura interior profunda.
Três Passos para Cura Interior
Agora, falando tudo isso: vou explicar brevemente como rezar por cura interior, porque eu vou continuar falando amanhã pela manhã. Somente se coloquem diante desses três passos:
Passo 1: o primeiro passo é encontrar os meus problemas e, mais importante, as causas-raiz do meu problema.
Passo 2: o segundo passo é remover os bloqueios para minha cura.
Passo 3: o terceiro passo é finalmente rezar.
Veja que oração é o último passo. É como se fosse a consequência, mas o primeiro passo vai ser discernimento ou diagnóstico.
Quando você vai ao médico e você diz ao médico que está com determinada dor  ele vai dar o remédio para você de imediato?  Não, ele vai olhar para você, ele vai tomar a sua temperatura, vai tomar o seu pulso, vai olhar a sua língua, vai olhar seus olhos, para sentir os sintomas dos seus problemas.
E também, da mesma maneira, nós também temos que encontrar os sintomas dos meus problemas emocionais. Podem ser sintomas físicos com uma dor de cabeça, pode ser uma dor de estômago, pode como em alguns casos que nós tivemos ontem e hoje. Nunca experimentei casos semelhantes antes. Eu raramente vi sintomas tão fortes por tanto tempo.
Também é da mesma forma que nós precisamos olhar pelos sintomas emocionais. Uma pessoa pode sentir muita inveja da outra. Ou a pessoa pode sentir muita raiva do esposo ou da esposa. Ou a pessoa pode sentir tendências suicidas. E todo tipo de medo. São os sintomas emocionais.
Às vezes a gente tem que olhar também pelas atitudes da pessoa perante a vida, seus padrões de comportamento. Tem que se observar os sintomas físicos e os emocionais.
Mas nós não podemos parar por aí, e assim como o médico não vai dar o remédio ao observar os sintomas simplesmente, ele precisará saber qual é a doença que está se manifestando através de sintomas. Mas ele vai aí então dar a medicação não pelos sintomas, mas pela doença.
Infelizmente na nossa vida espiritual a gente apresenta ao Senhor somente os sintomas. A gente nunca consegue identificar a nossa doença emocional e por isso que nada acontece. Como uma pessoa que já veio quatro vezes nos acampamentos da Canção Nova e Já me ouviu falar por quatro vezes nos acampamentos da Canção Nova,
Mas o problema permanece o mesmo. E isso porque a pessoa precisava descobrir quais eram os problemas que estavam causando aqueles problemas.
Portanto, quais são os quatro principais sintomas emocionais que nós temos? E isso é muito, muito importante. Eu vou falar mais sobre isso amanhã.
As Quatro Doenças Emocionais: Rejeição, Inferioridade, Culpa e Medo
A primeira doença que nós temos emocionalmente são os sentimentos de rejeição. Quando sentimos que ninguém nos ama, nos sentimos rejeitados por todos. Isso pode ser um terrível sofrimento. E a bíblia tem uma resposta para cada doença emocional que nós parecemos.
Para aqueles que se sentem rejeitados pelos pais, pelos filhos, pela esposa e pelos amigos. Sobre isso é o que vou falar mais amanhã, mas a bíblia diz: “pode a mãe esquecer o filho em seu ventre?”
Pode uma mãe se esquecer do seu filho em seus braços? E Deus diz: “mesmo que essa mãe se esquecesse, eu não me esquecerei”. Deus nunca se esquece de nós.
E Deus diz: “eu escrevi seu nome na palma da minha mão” e Ele mesmo se corrige: “eu não preciso escrever seu nome na palma da minha mão, porque eu estou o tempo todo pensando em você”. “Você está sempre na minha mente” - diz o Senhor.
A segunda doença que nós temos é o sentimento de inferioridade e que pode vir do momento que nós somos crianças ainda. Quando nós sentimos que não somos tão belos ou tão espertos como os outros, quando temos sentimentos de inferioridade que podem levar uma pessoa até mesmo a querer cometer suicídio.
Da mesma forma Deus tem uma resposta para aqueles que têm esse profundo sentimento de inferioridade. E qual é a resposta de Deus? “Eu o criei a minha imagem e semelhança, portanto não tem necessidade de ninguém se sentir inferior”. “Eu fiz você igual a mim”.
E a terceira doença são sentimentos de culpa. Quando eu sinto que a minha vida tem sido tão ruim que Deus nunca vai me perdoar, que Deus vai me mandar para o inferno. E a culpa pode ser o sofrimento terrível para mim, é sobre o que eu vou falar amanhã.
E qual é a resposta de Deus para isso? No livro do apocalipse nós lemos: “que satanás está fazendo?” “Satanás nos acusa dia e noite diante do Senhor”.
Ele é o grande acusador, e esse seria o trabalho dele. Mas o que é que Jesus faz? São Paulo nos diz, na Carta aos Romanos, capítulo 8, versículos 1 e 2 o que São Paulo diz? “Mas em Cristo Jesus não há condenação”.
Satanás é o grande acusador, a Jesus e o grande defensor. Não é maravilhoso? Aplaudam o senhor por isso. (aplausos.)
Jesus está sempre conosco, nos defendendo, ficando ao nosso lado.
E a quarta doença que nós temos o é o medo. Todos nós temos medo, mas eu falo de medos que não tem nome. Isso porque não tem razão de existirem. Como por exemplo: o medo da escuridão. Eu sei que não tem ninguém neste quarto escuro, mas eu tenho medo de entrar no quarto escuro. Nós temos medo do futuro, medo das pessoas, medo de ficar doente de câncer, ou medo de pegar alguma doença. E as pessoas vivem com medo dia e noite.
Eu trabalho de satanás é colocar o medo em nós. E qual é a resposta de Deus?
Quando Deus aparece ao seu povo, quando ele fala com seu povo, quais são as suas primeiras palavras? E as palavras do anjo Gabriel a Maria? “Não tenha medo”. Não tenha medo.
[Uma mulher grita]
365 vezes na bíblia temos a expressão “não tenha medo”.
[os gritos continuam]
Você pode ouvir essas coisas acontecendo, mas eu estou dizendo a você: não tenham medo. é normal.
[a pessoa continua gritando]
A pessoa não está sofrendo não tanto pelo que o demônio está fazendo com ela, mas a pessoa está gritando por causa da dor que ela tem em seu interior. É uma coisa boa, deixem gritar, é uma coisa boa. O próprio chorar é uma coisa boa. É suficiente que as pessoas que estão ajudando, fique próxima à pessoa. Não precisa rezar pela pessoa, não segure pelas pernas de forma estabanada, não tente trazê-las aqui, somente sente ao lado e, se a pessoa fizer barulho, coloque a mão na boca da pessoa.
Portanto você não precisa ficar curioso que, não precisa ficar com medo. Jesus está presente aqui e eu também estou aqui. (risos.) (aplausos.)
Esse é o meu ganha-pão diário. Portanto nada pode me assusta porque Deus e está conosco, Deus está em todo o lugar. (aplausos.)
Chave: Encontrar a Causa-Raiz do Problema
E aí eu termino dizendo qual é o terceiro passo do porque nós precisarmos de cura interior. É para irmos além dos sintomas, e também além das nossas doenças emocionais que nós temos, temos que encontrar as causas-raiz dos meus problemas. Se não for assim não haverá cura interior nenhuma. Temos que encontrar as causas-raiz das doenças emocionais que nós temos. E às vezes pode ser apenas uma palavra. Pode ser às vezes uma palavra, uma ação, uma experiência, que pode ser a causa daquilo que eu estou passando hoje.
É como o lindo caso que nós tivemos esta tarde: eu nunca encontrei em lugar nenhum uma pessoa passando por sintomas e dores tão terríveis. Por 19 anos a pessoa sofreu com dores terríveis, já foi a todos os médicos, já foi à Igreja, já veio aqui quatro vezes. Já tentou se encontrar comigo mas não conseguiu.
E hoje, por acaso, ela foi trazida. Eu ouvi a pessoa, a partir de toda a história que ela escreveu, eu não consegui acreditar como uma pessoa suportou por 19 anos tanta dor e tanto sofrimento. E a pessoa estava me dizendo os sintomas, mas não conseguia dizer uma palavra a respeito do problema ou das causas. Mas eu pensei: “eu não vou dar esse caso por encerrado até encontrar as causas desse problema”.
É por isso que me atrasei na missa, então eu fiz somente uma pergunta e ela respondeu a essa pergunta. E ali estava a causa de todos os problemas dela e a cura começou. Eu tenho que voltar lá depois da missa, mas eu tenho 100% de confiança que ela vai estar totalmente curada. Amém. (aplausos.)

2010
  1. Como Rezar a Deus Pai - 12/11/2010 - 20h00
  2. Este é o Meu Filho Amado ou video  - 13/11/2010 - 09h15 
  3. Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus (video) - 13/11/2010 - 11h15
  4. Todos Precisam de Cura Interior - 13/11/2010 - 23h55  <== você está aqui.
  5. Segredos para Chegar à Cura Total - 14/11/2010 - 09h15
  6. A Cura Emocional da Gestação à Juventude - 14/11/2010 - 11h15
  7. Deus de Misericórdia e Compaixão - 14/11/2010 - 23:55
  8. Ministério de Libertação - 15/11/2010 - 09h15
  9. Como Orar Pela Libertação - 15/11/2010 - 11h15
  10. Levantando os Mortos para a Vida - 15/11/2010 - 23h55


Nenhum comentário: