100 O que é que Você Quer que Eu Faça por Você?

O que Você Quer que Eu Faça por Você?

Queridos irmãos padres, queridos irmãos e irmãs em Cristo, na verdade não tem necessidade que eu pregue sobre o Evangelho, porque o próprio evangelho é o melhor sermão que poderíamos ouvir. Especialmente o evangelho de hoje, uma das melhores seções da Bíblia. E graças a Deus que este é o evangelho de hoje. Em primeiro lugar precisamos compreender o histórico e o cenário deste acontecimento. E essa história acontece em Jericó. As pessoas olhando para Jerusalém. Estas são as mais importantes cidades naquele tempo: Jericó é uma cidade muito, muito antiga. E quando os arqueólogos quanto mais eles cavam, mais eles descobrem as antiguidades de Jericó.


E o que nós podemos ver é que, mesmo naquela época tantos séculos atrás, Jerico é uma cidade grande bonita e rica. Mas ela ficava e fica abaixo do nível do mar. E há um sentido nisso. Porque Jericó é um símbolo da palavra, é um símbolo daquilo que ela oferece. Mas o que ela oferece não é o que nós mais precisamos. É um símbolo de outro sentido. Portanto, não muito longe de Jericó existe uma outra cidade chamada Jerusalém. E Jerusalém fica na montanha para ficar mais próximo do paraíso. E Jericó fica abaixo. Não quero dizer que nós padres estamos em Jerusalém e vocês que estão aí embaixo estão em Jericó (aplausos).



O cego que grita por Jesus

E nesse histórico o evangelista nos conta uma linda história. À medida que Jesus estava se movendo com seus discípulos, havia um homem que era cego. E ele ouviu que Jesus estava passando. E aí ele lembrou-se de todas aquelas coisas maravilhosas que tinha ouvido a respeito de Jesus. Dos seus parentes e dos seus amigos. E então ele começou a gritar. Quando ele ouviu o ruído de que Jesus estava passando, já que ele era cego, ele só podia usar a sua voz.
E o que é que ele gritou? “Jesus, filho de Davi, tende piedade de mim!” Essa palavra de misericórdia é uma frase comum que se encontra na Bíblia. E a missa começa com esse pedido de que o Senhor mantenha misericórdia. Mas misericórdia não significa somente compaixão.
Misericórdia significa “Senhor, permita que eu experimente o quanto o Senhor me ama.” A palavra misericórdia muitas vezes não é traduzida corretamente. É a necessidade de se experimentar o amor misericordioso de Deus. Então assim como na bíblia, esse homem estava gritando “Jesus tenha misericórdia”.
Talvez esta pessoa aqui à direita esteja tentando dizer a mesma coisa [alguém deve estar gritando por misericórdia na platéia à direita do padre]. E esse deve ser o clamor de todo o ser humano.
Por isso a missa nos lembra todos os dias no ato penitencial. Começando exatamente com as palavras desse cego. “Senhor, tende misericórdia. Filho de Davi, tenha misericórdia de mim”. E nós dizemos isso na missa três vezes.
E as pessoas disseram que ele calasse a boca! Não perturbe o mestre! Ele tem coisas mais importantes a fazer, do que ficar por aí curando cegos!
Quantas vezes o nosso maior inimigo não é o demônio como dissemos hoje, mas as pessoas da nossa própria família, nossos vizinhos, as pessoas próximas a nós. Com freqüência a gente é... as pessoas falam para ficarmos quietos, para calarmos a boca. E isso é muito, muito triste. Jesus está esperando para achegar-se a todas as pessoas, mas com freqüência nós mesmos estamos dizendo uns para os outros “cale a boca”. Não é triste? Mas é verdade (aplausos).
Quando Jesus ouviu esse murmúrio, ele perguntou o que estava acontecendo e eles falaram a Jesus. Porque esse homem começou a gritar ainda mais alto. Mas Jesus acabou tendo que ouvir, alguém estava gritando por ele. Então Jesus pediu que eles o trouxessem até ele. Imagine a alegria daquele coração. Aquilo que os seus próprios conhecidos e parentes não estavam fazendo, dando ouvido a eles, Jesus estava. Jesus está sempre nos ouvindo. Está sempre disponível. E isso eu sei da minha própria experiência.
Então Jesus o chama e as pessoas vão ali, dizem a aquele homem. “Você é um cara sortudo”. Talvez eles falaram isso de maneira sarcástica. “Você é um cara sortudo, Jesus está te chamando”. Que palavras lindas. Mas antes mesmo sem eles terem sabido, “Jesus está te chamando”. E estas palavras deveríamos dizer uns aos outros, ao invés de dizer às pessoas “cale a boca e vá embora daqui”, nos deveríamos dizer “Jesus está te chamando” e é o que acontece com essa senhora. Ela me ouviu dizer “Jesus está te chamando”, e então ela quer vir (aplausos).
Por isso ontem quando as pessoas faziam ruídos e barulhos na adoração, eu não deixei  que as levassem para trás, mas trouxessem aqui para frente. Porque eu fiz ontem o que Jesus fez há dois mil anos atrás. Ele chamou e bem diante dele e as pessoas ficaram com inveja e disseram: “você é um sortudo”.
E como é que esse homem foi até lá? Ele jogou fora a sua bengala da qual ele precisava para caminhar, jogou para fora o seu manto, e cegamente ele correu! Na direção de onde vinha o som da voz de Jesus. E quando ele chegou a Jesus, o que Jesus fez?

O que Jesus fez?
Jesus não começou a rezar por ele por cura, muitas vezes a gente não faz as coisas bem corretamente. Muitas vezes a gente faz o passo número dois antes do passo número um. O que Jesus fez? Jesus fez a ele uma pergunta, Jesus não responde. Mas ele pergunta. E qual foi a Sua pergunta?
Vamos dizer alto, então! Quando as pessoas chegam a Jesus, quando trazem alguém para Jesus, ou mesmo quando Jesus se achega ao doente, então Jesus já chegou a ele.  Então existem três histórias no evangelho. E antes mesmo de Jesus chegar à pessoa para curá-la, Jesus fez uma pergunta. Em três casos.
E este é o primeiro caso. Jesus faz a pergunta que a gente pode imaginar que é uma pergunta tola, é uma pergunta desnecessária. Mas Jesus sabia o que ele estava perguntando. “o que é que você quer? O que é que você quer que eu faça?” por que Jesus faz essa pergunta? Para que a pessoa reflita qual é a coisa importante que ela precisa pedir. E é esta pergunta que Jesus faz a cada um de nós hoje. O que você quer realmente de Jesus? O que você quer?
E essa pergunta fez com que aquele cego pensasse. Talvez ele quisesse realmente a cura de sua visão. Mas aquela pergunta de Jesus que fez a ele, essa pergunta fez ele pensar que talvez Jesus quisesse que ele tivesse uma visão muito melhor. Somente uma visão física, não. Mas uma visão emocional. Uma visão espiritual. Para que pudesse ver não somente as árvores e os montes, mas que pudesse também ver outras pessoas. E acima de tudo, que ele pudesse ver a Deus.
É isso que Jesus tinha em mente: “o que você quer”? Quando o homem respondeu “que eu possa ver”. Quando ele respondeu assim Jesus percebeu o que ele queria é a visão completa. Não somente a visão física, mas a visão emocional e a visão espiritual. Com freqüência nós pedimos ao Senhor coisas pequenas. E Jesus está nos esperando para nos dar coisas muito maiores. E nós damos a ele cinco pães e cinco peixes. E Jesus dá comida suficiente para milhares. O que você quer?

O que você quer que Jesus faça por você?
Durante esta missa, o Senhor está fazendo a mesma pergunta. Que a sua resposta seja a resposta que Jesus quer que você dê. Quando ele disse “que eu veja”, Jesus disse “seja feito conforme a tua vontade.” E aquele homem recobrou a sua visão imediatamente. Porque Jesus veio curar os cegos. Mas isto não é o fim do evangelho.
Com freqüência a gente termina lendo o evangelho, não exatamente no versículo que termina, mas um, dois, depois. E o propósito, o objetivo dessa história não é dizer para mim ou para você que Jesus cura os cegos. Mas que Jesus veio para fazer algo mais importante. E como é que eu sei disso? Porque depois que Jesus curou este homem, o que ele fez? Ele foi para casa fazer uma festa? O que é que ele fez?
Ele seguiu Jesus a partir dali! Deus deu a ele de volta a visão não para ficar observando a natureza ou para ficar admirando seus familiares e amigos. Mas para ver a Deus! Aplauda o Senhor por isso! (aplausos)
Que frase bacana “ele seguiu Jesus a partir daí”. Para onde? Aonde que Jesus estava indo? Jesus estava indo com os seus discípulos de Jericó para Jerusalém. Para este mundo terreno, deste mundo terreno para o mundo celestial.
E o escritor do evangelho é muito inteligente. E ele pode ter usado a geografia para nos ensinar. Jesus veio neste mundo para alcançar a cada um de nós, que vivemos na Jericó deste mundo. Para a Jerusalém celestial.
E esse homem [o cego], à medida que recuperou sua visão física, percebeu que Jesus tinha dado para ele muito mais. Ele agora estava livre de qualquer sentimento de mágoa, rancor, porque tinha se tornado cego. Ele viu Jesus. Ele amou a Jesus. E Deus deu a ele uma visão espiritual. Agora ele via a Jerusalém celestial e agora ele via a missão de Jesus: de trazer o mundo inteiro para o Senhor. E ele o seguiu até lá. Para ele ver a natureza, as aves... não tinha tanta importância, porque agora ele podia ver a Deus (aplausos).

O que é que você quer que Jesus faça por você?
Meus queridos irmãos e irmãs, somente a palavra de Deus nos evangelhos é que nos conduzem à verdade. E hoje o Senhor está perguntando a cada um de vocês que vieram para este acampamento. “o que você quer que eu faça por você? O que você verdadeiramente quer? O que eu posso dar para você? O que você quer que eu faça por você?” você responde a essa pergunta, amém (aplausos).
(...)
Saibamos que recebendo Jesus na comunhão, nós não estamos recebendo a cura, mas o próprio portador da cura. Não é como se nós fôssemos ao médico, mas é o médico que vem até nós. Isso é a cura cristã. Vamos aplaudir por essa maravilhosa experiência. (aplausos prolongados)
Tem tantas áreas e as da nossa fé cristã que são tão belas, tão incríveis, que muitas vezes a gente nem se lembra direito. Mas quando refletirmos naquilo que acontece conosco, quando refletimos naquilo que Jesus nos deu, então o que acontece com cada um de nós, sabemos que é um milagre da graça. De muitas formas o momento da comunhão assim como outras partes da missa a igreja nos convida a ficarmos em silêncio, refletindo no Senhor.
Assim como o Senhor nos convida a rezar na abertura da missa, também com freqüência a igreja nos convida a passar um tempo em silêncio, fazendo com que nós mesmos sejamos uma oração, que acontece no momento da oração dos fiéis.
Mas na terceira vez, no momento mais importante em que a igreja nos convida a rezar em silêncio, é no momento da sagrada Eucaristia. Agora que sabemos que recebemos não um medicamento, mas o próprio médico. Agora que sabemos que Jesus concedeu-Se dar-Se a Si mesmo para nós. É o momento em que acontece cura e libertação.
Vamos agora então, no profundo do nosso coração, responder a essa pergunta que Jesus fez a aquele cego. “O que queres que eu te faça? O que queres?” Jesus faz essa pergunta antes mesmo que lhe perguntemos qualquer coisa. Ele está mais interessado na nossa cura do que nós mesmos.
Porque Deus nos criou na sua imagem e semelhança. Portanto Deus Pai olha para cada um de nós. E ele vê em cada um de nós seu filho único Jesus. Portanto, não somos estranhos. A beleza da nossa fé é esta: é que o Senhor olha para cada um de nós e olha para cada um de nós como Seu filho, Sua filha. Aplauda o Senhor por isso. (aplausos)
E assim como qualquer pai cheio de amor, o Senhor está mais interessando em nos curar do que nós mesmos. E o que é que Jesus faz? A mesma coisa que Ele fez para aquele cego. Ele espera que nós peçamos algo. E ele que nos diz: “o que você verdadeiramente quer?” porque Jesus olha para nós como seus irmãos e irmãs. Aplauda o Senhor por isso também. (aplausos)

Já estamos no paraíso
Portanto nós estamos em casa. Antes mesmo de ir para o paraíso. Então, ao fazermos esta oração, eu estou baseando esta oração nesta bela promessa de Jesus, onde ele diz: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, o Pai responderá a essa oração.” E é isto. Onde dois ou três estão reunidos em nome de Jesus, nossas orações serão respondidas pelo nosso Pai.
E por que? Jesus disse que quando dois ou três estão reunidos em meu nome, o Pai que responde a todas as orações, porque eu também estou lá. Qual a promessa que poderia ter sido feita melhor do que essa que Jesus fez? Portanto podemos rezar com muita fé porque não estamos sós. Jesus está orando conosco. Jesus está orando conosco. (aplausos)
E Jesus está orando conosco e nos convidando que oremos com Ele em direção ao Pai dele, ao nosso Pai. Que religião teria tal maravilha? Que sabemos que a nossa oração é respondida porque o nosso irmão mais velho está rezando conosco, e nós estamos junto rezando ao nosso Pai em comum, nosso Papai do céu. Amém (aplausos)
O que mais me empolga nestes muitos anos desse ministério de cura e libertação, é que Jesus na prática responde sempre a todas as orações que fazemos. E não depois de muito tempo. Muitas vezes antes mesmo de terminar a oração, Jesus já respondeu à oração. Se não acredita vou contar duas ou três histórias amanhã (aplausos).

Oração pela cura física
Senhor Jesus, obrigado por essa maravilhosa promessa que fizeste no evangelho. Onde especialmente onde dois ou três ou mais estiverem reunidos em Teu nome, nosso Pai do céu vai responder a essa oração. Porque quando dois ou três estiverem unidos, Você nos disse que estaria conosco e que não estaríamos a sós. Portanto, Senhor, queira nos responder à pergunta que nos fizeste hoje: “o que queres que Te faça?”. Refletindo, Senhor na nossa vida passada, refletindo naquilo que tem acontecido conosco neste tempo, nós trazemos a Ti Senhor, as coisas mais importantes que nós precisamos da Tua resposta hoje. Senhor, só Tu sabes quais são as coisas que nós deveríamos verdadeiramente pedir. Muitos de nós sabemos qual é a coisa mais importante que precisamos pedir de Ti. E pedimos Senhor, que cada pessoa aqui possa apresentar diante de Ti agora, aquela coisa mais importante que ela precisa, Tu sabes que é mais importante para essa pessoa. Nós pedimos a cura física, especialmente por aqueles que tem uma doença física mais grave. Àqueles que vieram a mim, Senhor, pedir pela cura dos seus problemas físicos. Porque não há nem como acreditar como as pessoas podem estar tão afetadas, fisicamente doentes. Especialmente quando vem com um diagnóstico médico de que não há cura possível. Mas acreditando na sua promessa Senhor, de que nada é impossível para Ti. Nós apresentamos diante de Ti todas as pessoas que aqui são portadoras de doenças muito difíceis, muito dolorosas. E ao rezarmos em silêncio, eu peço a você que coloque suavemente sua mão sobre essa parte do seu corpo que é doente, que tem alguma necessidade de cura física. Como se Jesus estivesse pondo a mão Dele nessa parte do corpo onde há enfermidade ou a dor. E nós Te pedimos agora, Senhor, que envie o Teu Santo Espírito e o Seu poder de cura, para que Sua mão que agora é a minha mão, e Te pedimos Senhor, que destrua todos os vírus e germes do nosso corpo. Que cures todos os ossos quebrados em nosso corpo. Que cures todos os órgãos do nosso corpo que não estão com funcionamento perfeito. Senhor, mesmo me encontrando com tantas pessoas hoje, quero rezar por todos aqueles que estão sofrendo por qualquer tipo de paralisia. Ou mau funcionamento do seu sistema nervoso. E todos aqueles que estão sofrendo especialmente por dores insuportáveis. E que não parece se ver cura à disposição. Acreditamos na Sua promessa, Senhor, de que tomaste sobre Ti as nossas dores, as nossas dores e sofrimentos. Da mesma forma queremos trazer na Tua presença, os membros da nossa família que estão doentes em casa, que não puderam viajar porque é longe, estende Tuas mãos sobre eles também. E liberta-os de qualquer dor que eles possam ter em seu corpo (reza o padre em línguas). Amém.

Oração pela cura financeira
Nós Te pedimos agora Senhor, por aqueles que têm problemas financeiros graves, especialmente pelos jovens ainda sem emprego, ou aqueles que tiveram falência nos seus negócios, ou que estão em grande necessidade financeira, especialmente se eles não têm como providenciar o necessário para a família. Pela intercessão de São José, carpinteiro, São José trabalhador. Rezamos pela libertação da situação financeira de todos, especialmente pelos jovens que tenham um emprego, que sejam eficientes, que sejam de acordo com a vontade de Deus. Olhe silenciosamente para São Jose, o carpinteiro. O pai adotivo de Jesus. Um grande intercessor. Com freqüência as coisas acontecem a partir da intercessão de São José, peça a ele. Que ele possa interceder juntamente com você em relação ao seu filho Jesus. Senhor, responda a todas as orações de cada pessoa aqui que necessitam de segurança na situação financeira (o padre ora em línguas) Amém.

Oração por um bom casamento
E agora rezamos, Senhor, por aquilo que é a oração mais importante que o jovem pode fazer. Que seja trazido ao Seu encontro aquela pessoa perfeita escolhida por Deus para ser seu esposo ou sua esposa. Assim como Tu, Jesus que recebestes de Deus Pai os melhores pais que podias ter, José e Maria. Nós rezamos por este jovem ou por esta jovem que reza para encontrar-se com o seu esposo, seu futuro esposo ou futura esposa. Que o Senhor atraia um ao outro. Que traga segurança e estabilidade neste futuro casamento, nesta futura família. Queremos fazer esta oração em especial por intercessão de José e Maria, um modelo de esposa e esposo. Que nos dá um modelo de família. Então convido a você que está em busca de um bom marido, de uma boa esposa, para elevarem ao Senhor a sua oração (o padre reza em línguas) amém.

Oração pelo sucesso dos jovens nos estudos
Queremos rezar pelos nossos jovens que estão estudando na universidade ou no colégio. Você conhece Senhor, a tremenda angústia que nossos jovens vivem. Que apesar dos grandes esforços para estudar e participar bem da escola, muitas vezes não têm sucesso no seu desempenho escolar. Só eles sabem e conhecem a dor que sentem no coração. A dor por não conseguir obter o sucesso. A dor por ter decepcionado seus pais. Ou talvez porque foi esperado muito deles. Te pedimos Senhor, que ouça a oração de milhares de jovens para que possam obter sucesso na escola. Levantamos, apresentamos diante de Ti Senhor, as nossas crianças, que estão no primeiro grau, no ginásio. Que pelos seus esforços eles possam obter boas notas. Conceda a eles um profundo sentimento, um sentido de missão cumprida. Que eles possam perceber e sentir os seus pais felizes com o seu sucesso (o padre reza em línguas) Amém.

Oração pelas vítimas dos vícios
Te pedimos agora especialmente por aqueles que estão sob o fardo pesado do vício em drogas, em álcool, no fumo. Nós sabemos Senhor, que eles às vezes entraram nesse vício contra a Sua vontade. Com freqüência acabaram no vício para fugir do mau ambiente que tinham (talvez em sua família) ou talvez porque estavam sob pressão de falsos amigos. Ou talvez para preencher uma sensação de falha. Senhor, com freqüência todos os alcoólatras que tenho encontrado nesses anos todos, têm dito que não gostariam de beber. Eles gostariam de serem bons e não mais serem viciados. E por isso não podemos condená-los, mais ao contrário, amá-los ainda mais. Para que através do amor de Jesus eles possam voltar ao caminho certo. Por isso nesse ministério nos últimos 30, quarenta anos, tenho tido muito amor por esses viciados. Não é à toa que foi para a nossa paróquia que começou o primeiro centro de reabilitação de alcoólatras e de viciados. E o pior alcoólatra da minha paróquia me ajudou a começar o primeiro centro de recuperação a nível nacional na Índia. E como Jesus nós temos que ter uma grande compaixão por essas pessoas. Portanto nós pedimos Senhor, por todas as pessoas que estão sob esse hábito compulsivo, e nós Te pedimos, especialmente pelas crianças, pelos filhos e filhas, desses lares onde esse hábito compulsivo de vício está presente. Para que o Senhor os liberte instantaneamente. Neste momento, mesmo à distância. Temos visto com freqüência isto acontecer (o padre reza em línguas) Amém.

Oração pelas vítimas do mal (falsas religiões)
E agora na última intenção, queremos rezar por aqueles que estão sob o domínio do mal.
Tenho sido testemunha Senhor, durante esses dias, de todo o mal que é capaz de acontecer sobre pessoas que fizeram parte de, ou participaram de práticas ocultas. Sabemos que na maioria dos casos são vítimas de pessoas que desejavam dinheiro, ou fama ou reconhecimento. Nós sabemos Senhor, que sob o poder do mal, essa pessoa que é jovem e bela pode ser transformada exatamente no oposto. São vítimas do mal, que é a personificação de satanás. Após entrarmos diante de Ti, Senhor, todos os casos que vimos de instantânea cura e libertação (o padre reza em línguas, durante o qual ouve-se um grito prolongado na platéia). Amém.

Oração pelos Bebês Abortados e Suas Mães
Quero adicionar mais uma intenção. Eu quero rezar pelos bebês abortados. Ou melhor ainda, pelas mães dos bebês abortados. De uma certa forma, não se tem necessidade de se rezar por crianças que foram abortadas, estão no paraíso com Jesus. Eles não precisam de oração.
E, com freqüência, as pessoas que promovem o aborto, não percebem que quem mais vai sofrer é a mãe. Toda mãe que abortou um bebê, por toda a sua vida até que ela morra, ela sabe que matou o próprio filho. Ela muitas vezes não vai dizer isso nem no confessionário, mas há um ferimento pesado no seu coração. Toda mãe ama o seu filho.
Muitas vezes ela é levada ao aborto por pressão por causa de pessoas más. Até mesmo por chefes de governo. Quero rezar de uma maneira especial por mães que, de qualquer forma, abortaram seus filhos para que experimentem o perdão amoroso de Deus. Especialmente por esse sentimento de culpa, de condenação (o padre reza em línguas enquanto gritos são ouvidos na platéia, gritos prolongados de agonia, gritos femininos). Amém.


2011
  1. Curados Pelo Amor de Deus - 11/11/2011 - 16h00
  2. Deus Escuta a Nossa Oração - 11/11/2011 - 21h00
  3. Precisamos Estar Repletos do Espírito Santo - 12/11/2011 - 09h15
  4. Tudo é Possível Naquele que Crê - 12/11/2011 - 11h30
  5. Sejamos Todos Curados Pela Eucaristia - 12/11/2011 - 16h00
  6. Assumir que Precisamos de Cura Interior - 13/11/2011 - 09h15
  7. Pai Nosso a Chave da Cura Total - 13/11/2011 - 11h15
  8. Orar Pela Cura como Jesus Quer - 13/11/2011 - 16h30
  9. O Ministério de Jesus - 14/11/2011 - 09h15
  10. Como o Demônio Penetra em Nossa Vida? - 14/11/2011 - 11h05
  11. O que é que Você Quer que Eu Faça por Você?  - 14/11/2011 - 16h00 <== você está aqui.
  12. O Perdão é o Caminho Para a Cura  - 15/11/2011 - 09h00
  13. Cura-nos Senhor Através do Amor  - 15/11/2011 - 11h00