001 Deus é por nós

Deus é por nós

Por Padre Rufus Pereira
28/08/1999 – 08:00

Tradução: Vinícius Ádamo
Transcrição: Carlos S. Gushiken

Queridos irmãos que pertencem a Jesus Cristo...
Como nós lemos na Bíblia, há muitos nomes dados ao nosso Deus. Mas o nome que é mais proeminente e mais bonito, dado a Deus, é o nome Pai.
Para os muçulmanos, chamar o Deus de pai é uma blasfêmia, é um grande pecado. Mas Jesus nos ensinou exatamente o contrário, quando nós nos dirigíamos a Deus, nós devemos chamá-lo de pai.
Também Deus, na Bíblia, tem outras qualidades. Mas a qualidade que parece assim mais aparente, que é dada a Deus, é "Deus é amor".
Jesus nos ensina isso fazendo comparações entre o amor de Deus, nosso Pai que está nos ceus, e do nosso pai, aqui da terra. É dessa maneira que eu quero conduzir vocês nesta manhã, para ajudá-los a perceber quem é o nosso Deus Pai, olhando para o nosso pai da terra.
Uma das coisas mais fortes que Jesus disse foi que ele falou aos pais dos dias de hoje: "Se vocês, pais, fracos como são, ainda amam os seus filhos e querem dar as melhores coisas para eles, quanto mais o seu Pai celestial não vai dar o melhor para aqueles que se achegam até a ele como seus filhos?"

Por que Jesus quer que chamemos Deus de "nosso Pai"?
Então você vai perceber que, mesmo na Bíblia, de certa forma existe uma grande similaridade entre o nosso Pai do Ceu e o nosso pai da terra. Mas, ao mesmo tempo, existe um grande e surpreendente contraste entre o Pai do Ceu e o pai da terra.
Portanto, por que é que Jesus nos pediu que nós chamássemos a Deus de nosso Pai?
Nós podemos olhar para Deus não simplesmente como o Todo-poderoso, não somente como aquele que nos criou e tem poder, mas, acima de tudo, como nosso Pai.
Por que Jesus nos pede que rezemos a Deus chamando-o de pai?
Em primeiro lugar é porque Deus nos criou à sua imagem e sua semelhança, como ele.
E você sabe, os nossos pais da terra, como eles fica orgulhosos quando dizem que o seu filho se parece com ele e, frequentemente, a mãe diz: "Ah, essa criança é igualzinha ao pai dele".
Então, a primeira razão pela qual nós precisamos chamar a Deus de Pai, é porque nós devemos a nossa existência a ele.
O nosso pai terrestre fez o nosso corpo, mas o nosso Pai do Ceu fez o nosso coração, a nossa personalidade interior e nossa espiritualidade, e nos fez aí semelhantes a ele.
Então esta é a razão pelo qual nós lemos no Antigo Testamento, que o salmista clama a Deus: "Por que o Senhor nos fez? Por que você tem tanta atenção conosco, que somos tão maus e pecadores?" E o próprio salmista nos dá a resposta, é uma resposta que nos parece estranha: "É porque você, Deus, nos fez muito iguais a você, e você se orgulha por causa de sua glória".
E, por outro lado, se nós fomos criados para sermos semelhantes a Deus, nós pertencemos a ele.

Caso: A garotinha inglesa e seu vizinho
Fonte: Deus é por nós (1999)
Certo dia eu estava na casa de um amigo na Inglaterra, e eu estava olhando para a netinha de um amigo meu. Ela tinha cerca de quatro anos.
Ela estava brincando com o garotinho vizinho, da família vizinha. E o menino estava se gabando do seu pai, falando para a menininha – e você sabe como os menininhos são –, os garotinhos gostam de contar vantagens de seu pai. E, num certo momento, ele perguntou para a menina sobre o pai dela.
Eu sabia que os pais daquela menina estavam separados, e a menina estava vivendo somente com a mãe. Por um momento a menininha não soube o que dizer, não sabia o que falar, e, repentinamente, ela apontou para mim e disse para o garotinho: "Ó, aquele lá é o meu pai".
((risos))
Esta é a razão pela qual nós lemos na Bíblia, que Deus criou cada um de nós para termos ambos os pais.
Aquela menininha queria o seu pai, aquele menino tinha os dois. E a mãe e o pai é que, juntos, vão ser o reflexo do amor de Deus. O reflexo de Deus para nós não está perfeito se às vezes um dos pais não está presente.

Quem é Deus?
Novamente, por que é que nós precisamos chamar a Deus de nosso Pai?
Porque ele nos ama, ele não simplesmente nos criou e nos deixou por nossa conta, mas a Bíblia disse que ele nos ama, o que significa que ele quer ter um relacionamento pessoal com cada um de nós.
E esta é a razão pela qual São João fala na sua carta e ele diz: "Veja como Deus, o nosso Pai, nos ama. As pessoas do mundo não sabem quem é Deus e como ele nos ama, mas nós sabemos". Então São João se eleva, como se estivesse em êxtase na sua experiência, e ele nos diz: "Deus é amor"!
Para nós, cristãos, Deus não é nada mais do que amor.
Esta é a razão pela qual o cristianismo é diferente de todas as religiões. O cristianismo é uma religião de amor porque Deus, nosso Pai, é amor. E Deus enviou o seu próprio filho Jesus por causa do amor.
Esta é a razão pela qual, novamente, no Antigo Testamento, Deus mesmo nos fala e diz: "Você pertence a mim, você é a minha ovelha, e eu vou estar com você, e eu te recebo, e você é meu filho, é minha filha" e, ao mesmo tempo, nós somos amados por Deus, nosso pai.
Para nós, cristãos, Deus não é uma energia divina impessoal, como no Reiki e nos muitos outros movimentos da Nova Era. No hinduísmo, na Nova Era, não há a ideia de um Deus como pessoa. É somente no cristianismo que Deus é uma pessoa e nós também somos pessoas.
E nossa relação com Deus, nosso relacionamento tem que ser um relacionamento pessoal.
Nós, então, não somos pessoas que se tornam felizes nos identificando com um Deus impessoal perdendo a nossa própria identidade. Não, para nós a felicidade significa relacionar-se com Deus de uma maneira pessoal.

Deus respeita nossa personalidade
Para nós, cristãos, Deus respeita a nossa personalidade. Mesmo ele, que nos fez, ele sabe que nós somos diferentes, ele nos conhece de forma familiar. Ele sabe que as crianças são diferentes de uma das outras. Todos os pais sabem que as crianças não são todas iguais. Cada pai sabe que cada criança tem que ser educada e atendida no seu jeito especial de ser. Então, para Deus, cada um de nós é único.
Você sabe que São Pedro diz que Deus não tem favoritos, Deus nos ama, a todos, igualmente. Mas tarde São Paulo diz que cada um de nós é o favorito de Deus. Parece ser uma contradição, em termos, porque de um lado Deus não tem favoritos e de outro lado Deus tem cinco bilhões de favoritos.
Então, para Deus, cada um de nós é a única pessoa do mundo a ser amada.

Como sei que Deus me ama?
Novamente, como eu sei que Deus me ama? Porque ele tem cuidados comigo.
Quando eu dou retiros para jovens e eu pergunto para cada um deles o que mais os toca no coração? Eles simplesmente dizem para mim: "O meu pai da terra não tem cuidado comigo, o meu pai não me ama."
Mas o que é que Jesus diz a respeito de Deus, Pai de Jesus e nosso Pai? Ele diz: "Não se preocupem com o futuro. Não tenham medo das coisas e das pessoas em torno de você. Se Deus, nosso Pai, tem tantos cuidados com os pássaros e as árvores, quanto mais cuidado ele não vai ter com cada um de nós?", e nós temos muito mais valor do que os pássaros ou as árvores. E Jesus diz: "Se Deus nos deu vida, ele não vai nos dar comida? Se Deus nos deu o nosso corpo, ele não vai também nos providenciar as nossas roupas?"
Então Deus nos dá a razão de porque é que é que ele continua tendo cuidado conosco. E Jesus diz: "Buscai primeiro o Reino dos Ceus, e tudo o mais virá por acréscimo".

Deus sempre se lembra de nós
Então é isso que a Bíblia diz, com muita força: "Deus tem cuidado com cada um de nós". Às vezes a gente sente que ninguém liga para nós, que, frequentemente, as crianças, os órfãos, ou talvez uma viúva, ou talvez uma pessoa de muita idade diria: "Ninguém liga para mim".
Mas Jesus diz, com muito poder: "Deus cuida de mim".
E Pedro vai acrescentar: "Portanto, deixe todos os seus cuidados no Senhor".
E por outro lado: "Deus nunca nos esquece".
Todo tempo nós somos sempre lembrados por Deus.
Com muita frequência, quando a gente dá retiros em encontros, a pessoa vêm me dizer: "Padre, por favor, não se esqueça de mim", portanto todos nós gostamos de ser lembrados. E uma das grandes dores no nosso coração, nos tempos de hoje, é que nós somos esquecidos.

Caso: Cadê minha mãe?
Fonte: Deus é por nós (1999)
Eu estava dando um retiro em Goa, na Índia. Era para jovens pobres daquela Estado, e todos vieram de casas, de lares muito pobres.
Muitos vieram de lares em que o pai era alcoólatra, ou lares em que o pai era muito violento. E um dia uma menina veio fazer um aconselhamento comigo, e veja o que ela me disse.
Quando ela tinha 3 anos, o seu pai havia deixado a família por uma outra mulher. Então, a mãe ficou cuidando dela, mas a mãe, ela teve que ir para o Kuwait, para trabalhar e sustentar a família, deixou aquela pequena filha com um casal de idade em outra cidade, em Goa.
E aquela mãe já tinha trabalhado lá como doméstica. E aquele casal de idosos amaram muito aquela menina, deram a ela educação, cuidaram dela muito bem.
Depois de cinco anos, aquela mãe retornou para sua cidade, em Goa, para umas férias, um mês de férias. Então essa menininha, que estava agora com 8 anos, ela estava esperando por todo esse tempo para se encontrar com a sua mãe, que ela não tinha visto por 5 anos.
E quando as férias da mãe terminaram ela voltou para o Kuwait sem visitar a sua filha.
Então, quando essa jovem veio falar comigo para pedir aconselhamento, você pode imaginar o tamanho da chaga no seu coração?
E, quando eu orei por ela, todos aqueles anos de tristeza e de amargura vieram à tona em rios de lágrimas, de choro.
Mas o que é que Deus, nosso Pai, diz? No Antigo Testamento Deus diz para Isaías: "Pode uma mãe esquecer o seu filho? Pode uma mãe esquecer o filho que veio de suas entranhas? Mesmo que ela esquecesse – Deus diz –, eu não esquecerei, porque o seu nome está escrito nas palmas de minhas mãos". Mas isso não é nem mesmo necessário, porque Deus disse: "Eu estou sempre pensando em você, você está sempre nos meus pensamentos".
Então é nada menos do que Jesus nos disse, para chamar a Deus de Pai.

Deus nos ama porque nos perdoa e nos corrige
Novamente, como eu sei que Deus me ama? Que Deus é meu pai? É porque eu vou para o caminho errado, quando eu sinto que não atendo às expectativas de Deus, Deus não vai dizer: "Ah, então deixa eu escolher outra pessoa".
Vamos dizer que um artista esteja esculpindo uma estátua e cometa um grande erro na estátua, o que ele faz? Ele quebra e joga fora e começa de novo. Mas Deus não faz isso comigo.
Ele não dirá: "Padre Rufus, eu não gosto mais de você, então eu vou fazer outro Padre Rufus", Deus não vai fazer isso. Deus vai me refazer à sua imagem e semelhança.
((aplausos))
Quantas pessoas me disseram na confissão: "Padre, eu quebrei todos os dez mandamentos. Se tivesse onze mandamentos, eu também teria quebrado o décimo primeiro mandamento.
((risos))
"Eu fui pior do que Maria Madalena. Então eu sou pior do que Maria Madalena. Deus não vai me perdoar, ele deve estar pensando o pior de mim".
Então o que Deus diz?
As coisas que estão escritas na Bíblia são incríveis.
Por exemplo, o que é que o profeta Isaías diz? Ele fala dos nossos pecados.
Vamos conversar sobre isso, vamos falar a respeito disso: "Se seus pecados forem vermelhos, eu vou fazê-los tornarem-se brancos".
Então, novamente, o que Deus diz na profecia de Jeremias? Olhem o que Deus diz: "Eu vou perdoar os pecados dos meus filhos e nunca mais eu vou me lembrar deles". O nosso Deus é um Deus que não apenas perdoa os nossos pecados, mas ele os esquece. É como se, na sua visão, nós nunca tivéssemos pecado.
((aplausos))
Veja, você não pode comparar o cristianismo com qualquer outra filosofia ou religião, é algo acima das coisas deste mundo. Portanto, Deus não simplesmente nos perdoa, mas ele apaga todos os nossos pecados.
Novamente, como eu sei que Deus me ama?
Porque me amando, ele sempre me corrige.

Caso: A filha que amava a mãe mas odiava a mãe
Fonte: Deus é por nós. (1999)
Um dia uma senhora veio até a mim para aconselhamento. E isso foi o que ela me disse:
- Padre, eu odeio a minha mãe.
- Por quê?
- Porque ela nunca me corrigiu, ela me permitiu fazer de tudo que eu quisesse, e eu pensava que tinha a melhor mãe do mundo. Mas, agora eu compreendo que, se ela tivesse me corrigido, minha vida não estaria nessa confusão que está.
Mas o que é que Deus, nosso Pai, faz conosco? A Bíblia é muito enfática ao dizer isso, que Deus não é só um Deus que nos ama, mas ele é um Deus que nos corrige e às vezes nos pune, ele está sempre nos disciplinando.
Por exemplo, a Bíblia diz: "Deus, nos educa como um pai educa os seus filhos".
Novamente a Bíblia diz: "Se Deus não nos corrigisse, nós não poderíamos chamá-lo de pai". E a Carta aos hebreus diz: "Você pode contar como uma grande graça o fato de Deus nos corrigir. O nosso pai terrestre nos corrige, mas somente para as coisas terrenas. Mas Deus, nosso Pai, nos corrige para as coisas eternas, pertencentes à eternidade."
O nosso pai terrestre às vezes nos corrige de modo errado, porque ele é humano e nós somos humanos. Mas, quando Deus nos corrige, ele está sempre certo, é para o nosso bem.
Portanto, a Carta aos Hebreus diz: "Aceite como graça, como bênção, olhe para estas correções como o sinal do amor de Deus, porque Deus nos corrige, e às vezes é doloroso receber essa correção, mas Deus sabe o que está fazendo".
Por outro lado, Deus não está somente nos corrigido, mas, às vezes, ele está testando a todos nós. O demônio nos tenta, mas Deus nos prova. Existe uma diferença.
Mas, às vezes, ao mesmo tempo, a mesma coisa que o demônio usa para nos tentar, Deus usa para nos provar.

Caso: O estupro
Fonte: Deus é por nós (1999)
Um dia uma jovem veio até a mim, num retiro que eu estava dando.
E foi isto que ela me disse, com muita piedade e tristeza. E com raiva. E é isto que ela disse. Ela me disse que estava voltando de uma missa da meia-noite de Natal na paróquia, no caminho para casa ela foi violentada por uma gangue. Então ela me disse:
- Como Deus pôde permitir que uma coisa dessas acontecesse comigo? Eu sempre tenho sido boa, tenho sido bastante religiosa. E uma coisa dessas acontece justamente na noite de Natal? E depois da missa de Natal?
E você percebe, eu não sabia o que dizer.
Eu procurei a resposta na Bíblia, que Deus sempre vê o bem para aqueles que o amam.
Mas o que Jesus diz no Evangelho? Ele disse isso para os seus próprios apóstolos, porque ele mesmo estava sendo perseguido por líderes religiosos de sei tempo. E o que Jesus diz?
"Não se preocuparam com que as pessoas fazem para você, não se preocupem se eles até o odeiam e o perseguem. Não tenha medo deles, porque eu lhes dei a vitória".
Na sua agonia no jardim do Getsemani, qual foi a oração de Jesus? É o único momento no Evangelho em que Jesus diz "Abba", papai. Foi o único momento em que o Evangelista escreveu que Jesus disse assim. E qual foi a oração de Jesus?
"Deus, meu Abba – papai –, se for possível tire este momento de dor da minha vida, não me deixe passar pelo sofrimento, mas faça não o que eu quero, mas o que você quer".
E esta é a oração que Jesus nos ensinou no Pai-nosso: "Pai-nosso, seja feita na minha vida a sua vontade – nesta palavra –, assim na terra como no ceu".

Deus está sempre por nós
Novamente, como eu sei que Deus, meu Pai, me ama?
Porque ele é sempre comigo.
Uma das coisas mais lindas que São Paulo diz sobre Deus Pai, é o que ele diz na Carta aos Romanos: "Deus está sempre trabalhando pelo bem em nossa vida", e então ele clama: "Se Deus está ao nosso lado, quem poderá ser contra nós? Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?"
Então, portanto, quando chamamos Deus de nosso Pai, com esse nome, "Deus conosco", se alguém me perguntar aqui: "Quem é Deus para você?", "Como você definiria Deus Pai?" Eu diria que isto: "Deus, meu Pai, é aquele que sempre está ao meu favor, está sempre a nosso favor". Esta é a revelação que Jesus nos trouxe.
Então é por isso que eu peço que você sempre pense em Deus Pai, como alguém que está sempre a seu favor.
Novamente, como eu sei que Deus me ama? Porque ele sempre está me ensinando.
Nós sabemos na Bíblia quantas vezes Deus apareceu ao seu povo e ensinou-os todos os dias e em grandes detalhes.
Infelizmente, hoje, as pessoas estão indo para os caminhos errados, para pessoas erradas, buscando liderança nas pessoas erradas para receberem ensinamentos. Mas leia o que Deus nos ensina na Bíblia, então você vai ver a grande diferença entre esses dois tipos de ensinamento.

Deus nos anima
Novamente, como eu sei que Deus me ama? Porque ele está sempre me encorajando, o nosso Deus é um Deus de constante encorajamento. Quantas pessoas me disseram: "O meu pai nunca me deu apoio", "O meu pai nunca me encorajou".
Mas o que é que a Bíblia diz a respeito de nosso Deus? Que Deus está sempre nos encorajando, e você vê isso na vida de Jesus, mesmo, que é um reflexo do amor de Deus.
Quando aquela mãe trouxe aquela criança até Jesus, os apóstolos queriam tirar a criança dali, e Jesus ficou zangado com os apóstolos. É a única vez nos Evangelhos em que a gente vê Jesus dando bronca. E ele disse: "Não as impeçam de chegarem até a mim".
E o que é que Jesus faz? Ele pega aquelas crianças em seu colo, ele as abraça e as beija, impõe as suas mãos nas suas cabeças e reza por elas. E essa é a imagem de como Deus, nosso pai, toma conta de cada um de nós.
Portanto, o Deus, para nós, cristãos, é um Deus com esse tipo de amor.

Deus tem orgulho de nós
E, finalmente, por que podemos chamar Deus de nosso Pai? É porque Deus sempre tem muito orgulho de cada um de nós.
Uma das melhores experiências que nós temos de nossos pais, que nós podemos também dizer de nossos pais, o que nós gostaríamos de estar sempre dizendo é: "Meu pai sempre tem muito orgulho de mim".
Eu estava falando com um amigo meu, em Roma, que estava escrevendo a sua tese a respeito das escrituras. E qual era o tópico, o assunto da sua defesa de tese? Era somente um versículo da Bíblia, a palavra que diz: "Sede perfeitos como Deus, vosso Pai, é perfeito".
E ele estava trabalhando por dois anos somente nesse versículo, e eu disse para ele: "Mas por que tanto tempo apenas numa frase?", e ele me disse: "Porque este é o resumo de todo o Evangelho". O que isso significava? Que Deus nos ama tanto, que ele quer que não só sejamos parecidos com ele, mas ele nos criou semelhantes a ele, e ele nos quer tão perfeitos como ele é.
No Antigo Testamento Deus diz: "Sede Santos como eu sou santo", e no Novo Testamento Jesus diz: "Tenham compaixão assim como o seu Pai do Ceu tem compaixão". Olhe para o seu pai terreno: Todo pai acha que o seu filho é o melhor, todo pai tem muitos planos para o filho. Ele quer que o seu filho se torne um médico ou um engenheiro, talvez o próximo presidente do Brasil, talvez até mesmo o próximo papa. Todos os pais sonham com o futuro de seus filhos.
E quanto mais Deus não vai sonhar com o futuro de cada um de nós? Não só sonhar nesse sentido, mas querer que aconteça. E Deus quer que nós sejamos os melhores, ele não quer que nós sejamos o segundo melhor, ele quer que nós sejamos a melhor pessoa. É por isso que Deus nos ama.

Não chame nenhum ser humano de Pai
Meus queridos irmãos e irmãs, quando olhamos para os Evangelhos, nós vamos compreender porque Deus nos falou para chamá-lo de Pai.
Vamos compreender mais quando olharmos para outra fase de Jesus.
Começamos este ensinamento dizendo que foi isto que Jesus disse: "Se vocês, pais, fracos como são, sabem dar coisas boas para os seus filhos, muito mais o nosso Pai do Ceu vai lhes dar o melhor".
Eu gostaria de terminar esta fala com alguma coisa a mais que Jesus disse, alguma coisa que não é tão bonita. Olha o que Jesus disse: "Não chame nenhum ser humano de seu pai", foi o que Jesus disse.
E nos podemos ficar nos perguntando por quê?
"Só chame a Deus de seu Pai, é o único que quer e precisa ser chamado de Pai".
Então o que isso significa? Que depois deste momento, você vai deixar de chamar seu pai de pai? Você não vai mais chamar a mim e ao padre Jonas de pai? E vai dizer que foi o Pe. Rufus que falou? Que foi Jesus que falou?
Sim, Jesus disse isso. Mas o que ele queria dizer?
Eis o que ele tinha na sua mente.
Era mais um desafio para nós, porque os pais da terra quando morrem fisicamente, ou os nossos pais espirituais, são imaginados por Deus para serem os sinais e os canais do amor de nosso Pai.
E a cada pai humano, pai físico, ou pai espiritual, tem uma vocação incrível de Deus: Eles têm que ser um sinal do amor de Deus. E, mais do que isso, ele tem que ser um canal do amor do Pai celestial.
E, infelizmente, com muita frequência é o oposto que está acontecendo.
Quantas pessoas me dizem: "Eu odeio o meu pai".
O maior ferimento que eu tenho visto nas famílias católicas, em qualquer lugar do mundo, é ter um pai que é alcoólatra, é um homem violento, aterroriza mães e crianças e, pior ainda, abandona os seus filhos. Por qual razão? Sem nenhuma razão, talvez por algum flerte de prazer, talvez para o seu próprio comodismo.
E por isso Jesus diz: "Não chame a ninguém de pai".
Ele estava dizendo isso como um desafio para você, pai da terra, ele estava dizendo aos pais aqui da terra, os pais físicos ou espirituais, que a vocação é caminhar para o padrão de Deus, nosso Pai. Eles devem ter uma grande responsabilidade e um ideal.
Então ser nosso pai não é fácil, é um risco, é um desafio. Mas Jesus nos diz que o amor do Pai pode ser um modelo, deve ser um desafio para todos vocês, pais aqui da terra, para todos os pais aqui do Brasil.
E agora, a história final.

Caso: O intelectual de Bombaim
Fonte: Deus é por nós (1999)
Eu estava abençoando casas durante a Semana da Páscoa na minha paróquia, em Bombaim. E cheguei a uma casa muito grande e estava batendo na porta, mas não houve resposta. Toquei a campainha, não houve resposta, e um dos rapazes que estavam me acompanhando me disse:
- Padre, não vá nessa casa, que ai mora um alcoólatra.
- Eu sei disso, mas eu ouvi dizer que ele tinha mudado e estava frequentando os Alcoólatras Anônimos.
- Mas, padre, ele voltou a beber, teve uma recaída.
Nesse momento uma senhora da casa vizinha olhou pela janela que me disse:
- Padre, não vá a essa casa. Aquele homem vive como um porco em sua casa, e a sua casa está parecendo um chiqueiro.
E então eu disse para aquela senhora:
- Eu não vim para abençoar casas, mas para abençoar lares. – eu disse.
E eu continuei a tocar a campanha. Então, de repente, a porta se abriu, e aquele homem olhou para mim, ele se desculpou porque tinha se esquecido que era dia de abençoar as casas.
E eu conhecia aquele homem, eu sabia da sua história de vida. Ele pertencia a uma das famílias mais católicas de Bombaim, era como se fosse um sacerdote para a família. Mas, infelizmente, ele havia se tornado um alcoólatra e o seu matrimônio se dissolveu, ele se tornou pobre e quando eu entrei para abençoar a casa, aquela casa parecia mesmo um chiqueiro.
Ele estava com os olhos inchados, estava com o cabelo despenteado, e realmente a sua casa estava como um chiqueiro, com coisas jogadas por aqui e por ali.
Eu não vi nenhum móvel na casa, porque ele tinha vendido todos os móveis para comprar bebida. Eu vi que ele não tinha nem mesmo roupas, a única que ele tinha era aquele short. Ele me disse depois que ele tinha vendido todas as suas roupas para comprar bebida.
Depois de abençoar toda aquela casa, eu fui tomado pela compaixão Jesus, percebendo a dor e a humilhação que tinha sido trazido para essa família.
- Eu espero que você possa mudar! – clamei.
Mas ele falou para mim, ele chorou:
- Padre! Eu quero mudar! Mas me diga como!
Eu não sabia então as respostas como eu sei hoje, mas eu percebi que havia uma estátua linda do Sagrado Coração de Jesus na entrada daquela sala, e eu o levei para frente dessa estátua e disse para ele:
- Eu quero que você prometa a Jesus que, a partir deste momento, você não vai mais tocar em nenhuma gota de álcool. – Porque é que eu disse aquilo, eu não sei.
Então eu o levei para uma oração de arrependimento, para uma oração de perdão, para uma oração de renúncia, que o levei para orar aceitando Jesus como mestre e Senhor, para orar e aceitar o Espírito Santo para que preencha toda a sua vida.
E então eu deixei para aquela casa.
Se você me perguntasse então:
- Padre, você acha que a sua oração ajudou esse homem?
- Francamente, não. – eu teria dito.
Mas até então eu não tinha toda a fé. Eu só tive fé quando eu estava rezando por ele e depois me esqueci do caso.
Um ano mais tarde – um ano – o padre da paróquia me convidou para uma festa na casa de um dos paroquianos. E todos nós fomos, era uma grande casa. E em todos os cômodos havia convidados. E, num certo momento, o dono da festa, o anfitrião, levantou-se e falou:
- Vocês devem estar se imaginando por que é que foram convidados para esta festa. E devem estar imaginando porque é que aqui só tem refrigerante. Foi que, hoje, exatamente há um ano atrás, um padre entrou nesta casa...
E quando ele começou a contar essa história, os meus cabelos começaram a se arrepiar, porque eu percebi que fazia exatamente um ano que eu tinha ido para aquela casa. Mas era verdade.
((aplausos))
Porque a partir daquele momento de oração, há um ano atrás, ele não tocou mais em nenhuma gota de álcool mais. O Senhor o libertou completamente do seu alcoolismo e, mais do que isso, seu corpo, que estava cheio de doenças, que os médicos já tinham dado somente dois meses de vida para ele, quando o Senhor tirou dele esse alcoolismo, o Senhor também o curou de todas as doenças físicas.
Então o Senhor fez com que ele percebesse que ele poderia ajudar a todos os alcoólatras de Bombaim.
Então ele começou a se juntar aos grupos de Alcoólatras Anônimos e dava aquele poderoso testemunho. E terminava o seu testemunho com duas frases:
- Eu agradeço a Deus, meu pai, pelo encontro de amor que aconteceu aqui. Eu era sempre visto na sarjeta, caído, no submundo de Bombaim. E se eu não tivesse chegado a esse ponto, eu não teria experimentado o quanto Deus me ama.
E em segundo, ele diria:
- Há somente uma pessoa a quem agradeço, e esta pessoa é o nosso Senhor, Jesus Cristo, por me dar esta última chance, por esta última chance de voltar à casa de meu Pai.
Louvado seja o Senhor!
((aplausos))

Nenhum comentário: