011 Luz, Libertação e Vida Nova

Luz Libertação e Vida Nova
Por Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinicius Adamo
Adaptação: Carlos Sadao Gushiken
22/9/2000 09:00

Padre Jonas:
Toda da unção. Obrigado Senhor, porque o envolves agora no teu amor e no teu poder. Ele se torna a tua própria boca, Senhor. Sim, ele se torna, Senhor, a tua própria boca para falar para nós. Dá a ele Senhor, a unção nos seus lábios, mas unção à sua mente, unção ao seu coração, para que ele seja como uma flecha pontiaguda, Senhor, para atingir as nossas vidas. Obrigado Jesus por este teu servo. Obrigado pela obra que tu queres fazer em nós através dele. Unge-o com o teu Espírito. Amém.

Cantor:
Sentando e cantando:
Ninguém te ama como eu
Ninguém te ama como eu
Olhe para a cruz,
Esta era a minha grande prova
Ninguém te ama como eu.

Padre Rufus:
Meus queridos irmãos e irmãs no senhor Jesus, ontem, no nosso primeiro dia do retiro de quatro dias, eu comecei a falar sobre a boa nova do senhor Jesus a partir do final do evangelho.
Talvez não seja uma boa maneira de começar as coisas, mas quando você lê sobre a história de um crime por exemplo, ou como você chama assim, o triller de um filme por exemplo, então você lê o primeiro capítulo e o autor daquele filme está levando você a se perguntar quem seria o assassino.
Frequentemente a gente é tentado a dar uma olhadinha lá no último capítulo para logo saber quem foi o assassino. Mas então, se você fizer isso, você perde o gosto de ler toda uma história porque essas histórias de crime, o principal delas é o suspense que atrai o leitor.
Mas ontem foi o dia da Eucaristia. E eu comecei falando sobre aqueles quarenta dias no ministério de Jesus após a sua ressurreição. Porque uma das lindas histórias sobre a eucaristia na Bíblia é justamente essa história, quando Jesus foi até a casa desses dois discípulos em Emaús, que convidaram Jesus a cear com eles. Então nós lemos quando ele diz a frase que nós conhecemos: "Eles o reconheceram ao partir do pão".
O termo "Repartir o pão" é o termo também usado na celebração da Eucaristia. Eles reconheceram Jesus justamente porque ele celebrou a Eucaristia com eles novamente. Jesus tinha falado com eles sobretudo o que o Antigo Testamento dizia sobre ele, de que o Messias teria que sofrer para então entrar em sua glória. E a Eucaristia faz com que a profecia do Antigo Testamento se torne realidade. Então eles reconheceram que aquele Jesus que era estranho foi o Jesus que sofreu, morreu, portanto pôde ser reconhecido por eles.
E como nos diz o evangelho, "os seus olhos se abriram". Como diz um canto muito bonito "Abra os meus olhos Senhor, para que eu possa ver Jesus". Mas esse é o final da boa nova.
O Início da Boa Nova.
Hoje eu quero ir com vocês ao início da boa nova. Como é que São Marcos começa o seu evangelho? Somente com uma frase. Ele disse "este é o começo da boa nova, que Jesus é o filho de Deus". Que Jesus é ambos, Deus e homem. É como começa o evangelho.
O evangelho de Lucas nos dá mais detalhes e portanto este ano nós estamos celebrando o jubileu de Jesus, estamos celebrando o nascimento de Jesus. Mas o importante é, nós estamos celebrando a encarnação de Jesus e a história da boa nova. A história do amor de Deus pelo homem.  
A história da nossa própria liberdade e da nossa vida nova começa quando o anjo Gabriel certo dia apareceu a Maria, a virgem de Nazaré. E o que é que esse anjo disse a Maria? Ele disse que ela era “cheia da graça”, que é uma frase bíblica para dizer que Deus tem muito amor por ela. Dizia a ela que Deus estava com ela, a mesma frase que hoje nós dizemos na Eucaristia.
Então ele proclamou a boa nova pela primeira vez para um ser humano, à própria Maria. Ele disse a ela que Deus teria alegria de que ela fosse a mãe de seu filho, que ela conceberia pelo Espírito Santo. Então o seu filho, ele seria o filho das alturas, ele não seria um ser humano comum, seria uma pessoa especial, seria o próprio filho de Deus.
Em segundo ele disse a ela que ela deveria dar a ele o nome de “Jesus”, que em hebraico significa "Aquele que salva". "Aquele que cura". "Aquele que liberta". Essa éa a história de como a sua e na minha salvação começou.
E Maria diz: "Eis me aqui, disponível a qualquer coisa que tenha que ser feita".
Ela disse: "Que a vontade de Deus seja feita na minha vida em perfeição".
O Verbo se Fez Carne.
E naquele momento, no evangelho de João, o verbo se fez carne. Deus veio até nós. Deus se tornou um ser humano. O criador se tornou criatura. Então, por isto nós estamos celebrando nesse tempo o jubileu da encarnação.
A encarnação é o centro da nossa fé cristã católica. O que realmente significa a encarnação? Que desde o início de nossos pais o homem tem tentado conhecer a Deus, mas Deus era desconhecido. O homem tinha tentado, vem tentando alcançar a Deus, mas Deus é inatingível. Toda e qualquer tentativa dos homens mais inteligentes e mais sábios para alcançar Deus tem se mostrado infrutíferos.
Vocês veem nos dias de hoje centenas, milhares de novos movimentos tentando alcançar Deus, tentando atingir Deus, mas só trazendo insucesso e decepção.
Portanto, qual é a resposta do cristianismo? A resposta do cristianismo é que Deus teve que se fazer um homem, que Deus deu o primeiro passo. Deus tomou a iniciativa. Deus teve que ser revelara a si mesmo para nós. Deus fez se a si mesmo disponível e alcançável por nós. E como que Deus fez isso?
João 3,16: a Loja de Cingapura,
Este ano, no mês de fevereiro, eu fui a Cingapura. Para dar um retiro sobre libertação para os padres e eu o povo de Cingapura. E no intervalo eu fui olhar algumas lojas. E eu vi uma loja cujo nome da loja era João 3,16. Eu pensei: “nunca vi uma loja com esse tipo de nome antes”. Então eu percebi que o nome era a descrição do versículo da Bíblia, João 3,16. Então eu entrei na a loja e eu pensei por mim mesmo: “Bom, o dono esta loja deve ser pentecostal”. Eu não acho que seja católico, os católicos não não dão nome das lojas com o versículos das Bíblia. Talvez fosse protestante, evangélico, pentecostal.
Então eu entrei na loja e aí eu o parabenizei o dono e disse: “Eu sou um padre católico. De estou muito feliz de ver o nome da sua loja, João 3,16.”
E o proprietário ficou muito feliz dizendo: “Você é a primeira pessoa que vem para me parabenizar por ter dado este nome para a loja . – ele me disse – eu vou dar um presente para você.” E ele me deu uma caneta. E na caneta lá estava João 3,16 escrito na caneta. E eu tenho essa caneta comigo já desde muito tempo. Depois um dia uma pessoa no aeroporto me pediu emprestado uma caneta para preencher um formulário, então eu dei a minha caneta para ele e ele olhou para a caneta e disse: “ah, João 3,16!” depois de um tempo eu percebi que ele sumiu com a minha caneta. (risos da plateia)
Eu estou feliz que ele vai mostrar essa caneta para muita gente. E eu tenho certeza que vocês, como bons católicos, sabem o que está em João 3,16. É para muita gente o versículo mais importante da Bíblia. “Deus amou tanto ao mundo que deu seu único filho Jesus para que aqueles que nele crerem não sofram, mas tenham a vida eterna”.
Vamos dizer isso todos juntos?
Deus tanto amou o mundo... que deu o seu filho único... para que aqueles que nele crerem... não pereçam... mas tenham a vida eterna.
Palmas para o Senhor por causa disso! (aplausos)
Nove meses mais tarde Jesus nasceu. E naquela noite os anjos apareceram para os pastores em Belém e agora os anjos davam aos pastores a boa nova.
Não é surpreendente que as primeiras pessoas que recebem a boa nova depois de Maria sejam os pastores? E por que pastores? Porque no tempo de Jesus os pastores eram as pessoas mais pobres da Palestina. Tinham um trabalho muito duro a fazer. E eles eram abandonados e desprezados.
E Jesus escolheu os pobres dos pobres para enviar os seus anjos para anunciar a boa nova. E o Senhor está fazendo a mesma coisa hoje, esta era a razão pela qual Nossa Senhora apareceu aos 3 pastorinhas em Fátima. É para os pobres que todas as aparições de Maria tem acontecido.
Foi para uma menininha simples e pobre – chamada Bernardette – em Lurdes que Nossa Senhora apareceu.
Esta é a razão pela qual mais tarde Jesus vai dizer: “Eu vim para trazer a boa nova aos pobres”.
E o que que os anjos disseram para os pastores? Algo muito simples, uma frase somente, talvez duas, a segunda mais importante: “Hoje nasceu para vocês um bebê.”
Normalmente o nascimento de um bebê já é uma boa nova. Mas talvez uma boa notícia somente para os pais ou talvez para a família e não para a todas as outras pessoas.
Mas os anjos disseram: “Hoje para vocês nasceu um bebê e esse bebê é a própria boa nova”.
Esta é a palavra que a igreja primitiva teve para descrever a Jesus. Nós temos recebido somente más notícias todos os dias de nossa vida, e Jesus é a primeira pessoa que ele mesmo é a boa nova. Mais tarde, Pedro vai dizer para a família de Cornelius “Jesus veio também para os bons”. Por isso Jesus é chamado boa nova, por isso os anjos disseram a para os pastores “Hoje para vocês nasceu uma boa nova”.
Segundo, uma grande alegria, porque naquele tempo o povo de Israel estava sob o domínio dos romanos. E também eles estavam sob a dominação dos seus líderes religiosos, a vida era muito difícil para eles. Ele freqüentemente estavam tristes, e em lágrimas. Essa era a razão pela qual o mais tarde Jesus vai dizer “Venham a mim vocês que estão sofrendo e com suas vidas afetadas”. E os anjos disseram aos pastores “Boas novas de grande alegria”. Grande alegria na Bíblia significa vida plena, vida cheia e vida liberta.
Terceiro, para todas as pessoas, os judeus imaginavam que Jesus tinham vindo só para eles mesmo. Mas foi então dito que Jesus não era uma propriedade especial de alguma nação. Jesus é o homem para todas as épocas, para todas as gerações, Jesus é o homem para todas as nações, para todas as pessoas.
Então Jesus veio para quebrar as barreiras a, as muralhas entre nações, entre línguas, entre países. Esta é a forma que os anjos descreveram Jesus.
Quem é Jesus?
Então quem é Jesus? Jesus é a boa nova, de muita alegria para todo o povo.
Vamos repetir isso?
Jesus era boa nova... de grande alegria... para todo o povo.
Vocês falaram em certo mas muito baixinho. De novo?
Jesus é a boa nova... de grande alegria... para todo o povo.
Novamente aplausos ao Senhor por isso (aplausos).
Jesus Oculto: a Experiência de Jesus.
Então, por trinta anos Jesus ficou oculto, viveu a sua vida normal na cidade de Nazaré. Então, mais tarde, as pessoas vão dizer: “Ué, nós conhecemos Jesus. Não é ele e o filho do carpinteiro? O José? Nós não conhecemos a sua mãe, Maria? Então de onde veio essa sabedoria? Essas coisas novas que ele nos traz? De onde vem toda essa sua força para proclamar palavras novas? Para expulsar demônios? Para cuidar? Para salvar?”
Isso aconteceu porque quando Jesus tinha 30 anos ele teve uma experiência.
Ele entrou nas águas do rio Jordão, onde João Batista estava batizando as pessoas como um sinal de arrependimento e de penitência. De Jesus estava lá, o último da fila, para ser batizado. E quando ele entrou no rio Jordão, milhares de pessoas já tinham passadas por aquilo. A água já estava suja. Num certo sentido a água estava cheia dos pecados das pessoas que passaram por ali.
E Jesus entrou naquelas águas como se Jesus estivesse dizendo: “Eu entro aqui no meio de vossos pecados até para me tornar semelhante a vocês”. Mais tarde São Paulo vai dizer: “Jesus, que não tinha nenhum pecado, se tornou pecado para que nós possamos nos tornar santidade de Deus”. Então mais tarde São Paulo vai dizer algo ainda mais forte: “Jesus vai se tornar maldição por nós, para que nós possamos ser libertos através dessa possibilidade de Jesus”.
É por isso que São Paulo diz de uma forma muito forte, porque quando Jesus é crucificado na cruz, as pessoas vão dizer: “nossa, Deus o amaldiçoou”.
Nas palavras de São Paulo era como se Jesus deixasse que as pessoas imaginassem que aquilo era uma maldição de Deus, para que através daquele de sacrifícios nós possamos ser salvos. É isso que Jesus fez naquele dia quando ele entrou nas águas do rio Jordão. Ele se esvaziou de sua glória, ele queria ser considerado ele mesmo como um pecador, como uma pessoa como qualquer outra. Essa era a razão pela qual Deus colocou nele toda a sua benevolência.
Depois mais tarde São Paulo vai dizer na Carta aos Filipenses, que Jesus se despejou de sua glória e por isso Deus lhe concedeu a glória dando-lhe um nome acima de tudo nome, o nome pelo qual toda língua há de confessar, todo joelho há desdobrar, para dizer que Jesus é o Senhor. Então porque é que Jesus estava nessa água suja, cheia de pecados dos seres humanos?
Os Céus se Abrem para Jesus.
Quando Jesus se permite ser batizado por uma criatura, por João Batista, os céus se abriram. Os céus se abriram. Porque é a frase bíblica que significa “Deus vai falar ao homem”. “Deus vai vir ao homem”. Naquele momento Jesus recebeu do Pai a autoridade para proclamar o evangelho.
E naquele momento Jesus recebeu poder do Espírito Santo para curar e expulsar demônios. Quando Jesus então voltou cheio do poder do Espírito para a sinagoga em Nazaré, e quando ele leu as escrituras, as pessoas ficaram espantadas com ele.
Aquela leitura mudou, estava sendo lida de uma forma diferente.
Mais ainda quando ele começou a falar, o que as pessoas diziam? As pessoas começaram a dizer: “Nunca ninguém falou conosco dessa maneira. É um novo ensinamento, novo na sua maneira de ser. Nunca ninguém nos disse que as coisas que esse homem está dizendo”. Mais tarde Nicodemos diria a Jesus: “eu, como autoridade, não sou capaz de dizer, de falar as coisas como você, que era o filho de um carpinteiro”.
E as pessoas vão estar surpresas com a convicção e a autoridade das palavras de Jesus.
Ele fala com a autoridade não como os escribas, que vão apenas citando as palavras da escritura. Os escribas diziam: “isto é o que eu li ali, isso é o que o profeta disse”. Jesus diria: “eu lhes digo isso, eu lhes digo aquilo”. E a única autoridade que ele tem é a autoridade de seu Pai. Ele vai dizer: “O que eu escuto, é o que o pai me fala, é o que eu lhes falo”. Ele vai dizer: a “O meu Pai está sempre trabalhando para trazer a bondade aos homens e eu também sempre trabalho para isso”.
A Primeira Cura e Libertação Trazida por Jesus.
E naquele dia aconteceu a primeira cura e libertação trazida por Jesus. Havia um homem possuído terá presença de Jesus cheio do Espírito Santo provocou a ira do mal que havia naquele homem. Nos olhos das pessoas aquele era um bom homem, que vinha à sinagoga todo o sábado, mas naquele dia alguma coisa aconteceu.
E na presença de Jesus anos, e na presença do Espírito Santo que estava em Jesus, e na presença de Deus-pai cuja altoridade estava em Jesus, o mal ficou irritado, o mal que havia naquele o homem foi perturbado e ele foi forçado a dizer a verdade: “Eu sei quem você é! Você é o Santo de Deus!”
“Você é o Santo de Deus”.
Uma Fé Demoníaca.
Às vezes eu penso que o demônio têm mais fé do que nós católicos.
Como a Bíblia diz, eles creem mas temem. Quantos teólogos hoje estão dizendo “Jesus é só um homem, não é Deus”. Quantos teólogos infelizmente tem dito: “Podemos ser salvos através de outras maneiras, através de outras pessoas”.
Eu estava dando um retiro num seminário onde havia seminaristas no quarto ano de teologia que estavam para ser ordenados, como que num final do treinamento do seminário. E quando venham a mim pedir aconselhamento, muitos deles diziam que não acreditavam que Jesus era Deus.
E eu dizia para mim mesmo: “Mas eles vão ser condenados tão brevemente, e que tipo de padres vão ser eles”? Se um cego guia outro, ambos vão cair no precipício.
Mas naquele dia era o próprio demônio dizendo que Jesus era o Santo de Deus, o filho de Deus, aquele que veio para curar, aquele que veio para salvar.
Então eu acho que nós deveríamos rezar para ter a fé que os demônios têm, mas não me levem a sério, é uma brincadeira. (aplausos)
A segunda coisa que se demônio disse foi o seguinte, foi mais ainda, foi uma pergunta: “Por que é que você veio nos destruir?” “Por que é que você veio nos destruir antes do tempo?” “Dê-nos um pouco mais de tempo: mais alguns anos, mais algumas décadas, mais alguns séculos, mais alguns milênios para atrapalhar a essas pessoas, e depois no final, você pode vir”. “Por que é que você veio nos destruir agora?”
Mais tarde o evangelho vai nos dizer que Jesus veio para destruir as obras de Satanás. Jesus veio para destruir a os trabalhos e as obras de Satanás.
E esse foi o primeiro caso. E o que é que Jesus fez?
Primeiro Jesus o rebateu, disse a ele que ficasse calado. Então Jesus o expulsou daquele homem e aquele homem foi liberto. E as pessoas ficaram maravilhadas olhando tudo aquilo admiradas. As pessoas começaram a dizer: “Nunca vimos uma coisa como essa”.
Caso: O Jovem da Lituânia.
Meus queridos irmãos e irmãs, o que Jesus fez há dois mil anos atrás, ele está fazendo até mesmo hoje. Então eu vou contar uma outra história para vocês. Não uma história do evangelho, mas uma história do que nós estamos vendo nos dias de hoje.
Eu estava no mês de maio lá na Lituânia, era a segunda vez que eu fui lá na Lituânia. Ano passado eu estive lá, e o que eu vi lá realmente trouxe lágrimas aos meus olhos. A Lituânia é um país católico mas eles sofreram tanto durante a guerra, primeiro com os nazistas e depois com os comunistas soviéticos. É uma pequena nação de 3-4 milhões de pessoas, mas durante os anos da ocupação comunista, meio milhão de pessoas foi deportado para a Sibéria. Imagine só, meio milhão de pessoas sendo deportadas para fora do país, para a Sibéria, que é um lugar inóspito, gelado. Sofreram terrivelmente.
Foi o bispo da Lituânia que me chamou para dar esse retiro para os padres e para os leigos. E ele me disse que ficou durante dez anos num campo de concentração, na Sibéria, condenado a trabalhos forçados, porque ele estava pregando o evangelho.
Mas quando eu olhei para ele havia sempre um lindo sorriso na sua face. E eu não podia acreditar que esse arcebispo era um mártir, uma testemunha viva, um mártir vivo.
E no ano passado eles não tinham nem mesmo dinheiro para pagar a minha passagem. E quando eu tomava as minhas refeições com eles, eram refeições muito simples. E a Lituânia até hoje ainda é um país ainda mais pobre do que a Índia, o meu país. Então este ano eu fui novamente e assim que eu cheguei no aeroporto, os líderes começaram a me contar sobre um caso de possessão.
Eles disseram que quando eles estavam conduzindo um grupo de oração, durante o louvor em línguas e adoração, um jovem começou a manifestar sinais de opressão demoníaca. Tornou-se violento e os líderes da Renovação nunca tinham visto uma manifestação como aquela.
Eles me diziam que 4-5-6 homens tinham que segurar aquele jovem, ele estava dizendo palavras horríveis e cuspindo em todos eles. Aconteceu de novo alguns dias depois, e eles me pediram que eu os ajudasse a libertar aquele jovem.
No primeiro dia do retiro, estava tendo uma grande missa de cura na catedral, como nós tivemos esta semana na catedral em Sorocaba.
No momento em que eu comecei a pregação, esse jovem começou a dar sinais de possessão demoníaca. Então enquanto a missa foi acontecendo, tinha esses homens fortes segurando esse jovem no canto.
E quando eu cheguei até a ele que eu pude ver nos seus olhos e na sua face o próprio rosto de Satanás, todo o poder de Satanás. Esse jovem começava a cuspir. E mesmo sob o poder de Deus nesses casos acontece esse tipo de manifestação. Normalmente nesses casos não se fica disputando com a pessoa, mas mesmo nesse caso esse jovem fazia esse tipo de coisa com aqueles homens.
Então eu pensei: “Não é um demônio dos pequenos, é um demônio poderoso, do principado”.
Então eu pensei: “Eu vou rezar por ele quando começar o retiro, amanhã”.
E então as coisas começaram a se normalizar. Havia sempre um homem forte com ele dia e noite. Mais tarde os líderes vieram me dizer: “padre, cada vez que olha para você, ele vê o senhor em algum lugar, ele fica cheio de raiva e cheio de violência. Especialmente quando o senhor está pregando, ele tem vontade esbofeteá-lo, ele quer ir lá bater no senhor. Mas, ao mesmo tempo, quando ele chega perto do senhor ele vai se acalmando”.
Então este é um exemplo da batalha entre o espírito do mal e o Espírito Santo. E esta batalha acontece com cada um de nós. O Espírito Santo nos traz mais para perto de Deus, o Espírito Santo trouxe você até aqui hoje. Mas pode ser que o espírito do mãl queira que você feche os olhos e os ouvidos para aquilo que Deus quer fazer. O espírito do mal vai certamente sussurrar no seu ouvido: “Para você não tem jeito. É melhor você voltar para casa”.
Normalmente nos nossos retiros, quando as pessoas chegam na casa de retiros, eles vão me dizer mais tarde: “No momento em que cheguei nos portões na casa de retiros, senti alguma coisa me puxando para trás”.
É o Espírito Santo querendo empurrar você para a casa de retiro e é o espírito do mal querendo puxar você para fora. É uma experiência comum.
Então isso é o que estava acontecendo com aquele jovem. Então chegou o último dia, onde nós iríamos rezar naquele domingo para aquelas trezentas pessoas.
Então os líderes vieram em me disseram: “Padre, aquele jovem fugiu. Ele entrou na floresta, subiu nas colinas”.
Então eu disse: “Só vamos rezar para que o Senhor o traga de volta, porque nós estamos no final do nosso retiro. E se não acontecer a libertação com ele durante o retiro e, eu não sei o que vai acontecer depois”. Então começamos a rezar pelas pessoas.
Então, num certo momento, quando eu terminava de rezar por um homem, eu olhei para cima, e eu vi alguém correndo ao longe, com muita velocidade. E quando foi chegando perto de mim, eu percebi que era aquele jovem: e ele parecia uma pantera, parecia um tigre, com as suas mãos como se fossem garras, com os seus olhos cheios de ódio e com sua boca parecendo mandíbulas e ele pulou para cima de mim e me nocauteou para o chão.
Em todos esses 25 anos eu glorifico a Deus por todas as coisas, eu glorifico e eu sei que o inimigo nunca vai me machucar. Até mesmo nos casos mais violentos eu fico sozinho que as pessoas dizem: “Padre, você vai precisar de ajuda”. Porque antes 4-5 homens estavam segurando esse homem, esse jovem, mas normalmente eu costumo controlar a situação sozinho, sem problemas. Muitas vezes essas pessoas possuídas pelo demônio tentam até me enforcar, mas nunca nada aconteceu.
Mas como eu não esperava dessa vez a coisa aconteceu. Portanto, não era um pequeno demônio, não era um simples soldado da infantaria, também não era um capitão. Talvez nem fosse um major, talvez não seja nem um comandante de brigada mas talvez fosse um general do Exército de Satanás.
Portanto no momento que ele caiu por cima de mim, que eu estava no chão, os homens vieram e tiraram ele de cima de mim. Por um momento eu fiquei em estado de choque, mas eu continuei a rezar pelas pessoas. Então lá estava aquele jovem sendo segurado por dez homens, então tinha dois no braço direito, dois no braço esquerdo, dois segurando a perna direita, dois segurando a perna esquerda, dois segurando a cabeça.
Eu disse aos padres: “Vocês continuem a rezar sobre ele enquanto eu continuo rezando pelos outros. Eu vou rezar por mais quatro ou cinco pessoas e depois eu vou lá para ver o que está acontecendo”.
Certamente aquelas trezentas pessoas que estavam no retiro começaram a orar a Deus como eles nunca oraram antes. (risos)
Normalmente eu costumo rezar pelas pessoas que estão possuídas de maneira silenciosa, para que as que pessoas não se assustem.
Mas muitas vezes essas manifestações acabam acontecendo e até a fé dessas pessoas acaba se fortalecendo. E eu dizia então: “Senhor, liberta este jovem antes que o retiro termine, porque se eu tiver que ir embora da Lituânia sem resolver este caso, eles não vão me chamar mais”. (risos) 
E talvez mais do que isso, é claro, eles vão perder a fé no senhor, Jesus! Eles não vão mais acreditar em você! Eles não vão mais acreditar em João 3,16. (risos)
Então quando eu estava terminando um padre veio me dizer: “Padre, aquele jovem disse que ele quer abraçar você”.
Eu não esperava por isso. Eu não sabia o que fazer, eu vou dizer: bom eu não sei o que fazer. Eu disse ao Senhor:
- Senhor, eu não sei o que fazer. O senhor me diga.
- Padre, tome cuidado. É melhor que o senhor não vá lá. Ele pode te matar.
Então em mim havia uma batalha entre a coragem da fé e a prudência humana do medo.
Então o padre veio e voltou de novo dizendo:
- Padre, ele quer segurar a sua mão.
- Bom, assim não é tão ruim. Talvez ele possa torcer a minha mão.
Então eu fui até aquele jovem, seguro no chão por todos aqueles homens e eu olhei para ele. E eu senti a compaixão de Jesus entrando do meu coração. Eu senti o Senhor me dando um aumento de fé, eu senti o poder do Espírito Santo comigo e eu olhei para aquele jovem. E eu disse para aqueles dois homens:
- Soltem a mão esquerda dele.
Eles não queriam soltar a mão esquerda dele, e eu disse:
- Eu estou dizendo para vocês para soltar a mão esquerda dele.
Então aqueles homens soltaram a mão esquerda dele. E num ato de fé eu segurei a sua mão esquerda. Quando eu segurei a sua mão esquerda, eu já sabia que ele já estava liberto. Era como a mão de uma pessoa que está submersa no mar e essa mão buscando a salvação, era uma mão buscando ajuda e eu segurei a mão dele. E eu disse aos outros dois homens:
- Soltem a mão direita dele.
E eles não queriam fazer isso.
- Eu estou dizendo para vocês, soltem a mão direita dele.
E eu segurei as suas duas mãos. Eu beijei as suas mãos. E ele levou as minhas mãos para a sua boca e beijou as minhas mãos. E eu disse aos homens que estavam segurando a sua cabeça:
- Soltem a sua cabeça.
Então ele se levantou e me abraçou. Todos os homens ficaram olhando para ver o que é que aconteceria. E ele me abraçou por cinco minutos, sem me deixar ir, era o abraço de uma criança buscando o amor de seu pai.
Então eu me lembrei do que ele me disse quando veio fazer a confissão. Eu disse a ele:
- Eu não posso rezar por você antes de conhecer toda a sua história.
E com a ajuda da equipe ele escreveu tudo, a mesma história que eu encontro em todo lugar: ele foi terrivelmente ferido pela sua família, rejeitado pelo pai, rejeitado pela mãe, uma infância cheia de dor.
E agora que ele era um jovem, ele se apaixonou por uma garota que o deixou porque ele começou a ficar doente. Ele ia muitas vezes ao hospital e o diagnóstico dos médicos é que ele tinha uma rara doença que somente duas pessoas na Europa tinham, e que não tinha cura. Não havia cura. Ele estava entrando e saindo de hospitais e quando ele estava no hospital, não havia ninguém para visitá-lo.
Então o que ele fazia? Algumas vezes à noite ele tentava fugir do hospital e ia para o cemitério, ia para o cemitério e passava toda a noite num túmulo, o túmulo de um homem que era satanista. E era esse espírito do mal que tinha possuído ele.
E porque eu soube disso é que eu pude rezar com eficácia e eu sabia que aquele demônio o havia deixado, ele estava livre.
E eu disse aos outros homens que soltassem suas pernas e ele se levantou. E novamente me abraçou. Você pode imaginar o que aquelas trezentas pessoas sentiram naquela noite?
No dia seguinte eu queria conduzir uma missa de cura em outra cidade. Na semana seguinte eu fui para a Látria, próximo da Lituânia. Então ele veio comigo também em qualquer lugar que eu ia e ele vinha me acompanhando. Como aquele homem que foi liberto de uma legião de demônios por Jesus, ele dizia: “Jesus, eu quero ir contigo”.
E aonde eu tinha uma missa de cura, na oração dos fiéis, ele era o primeiro que vinha para fazer a oração dos fiéis. Quando eu chamava alguém para testemunhar, ele era o primeiro a dar o testemunho. No último dia ele veio com a sua namorada, aquela que o tinha deixado, quando ela soube que ele estava liberto, ela voltou para ele.
Conclusão.
Meus queridos irmãos e irmãs, eu me lembro desse jovem, no primeiro dia que eu vi, possuído por Satanás, abandonado e sofrendo. E quando eu deixei a Lituânia, eu deixei a Lituânia com a imagem dele na minha mente cheio de nova vida, com alegria nos seus olhos, com um sorriso nos lábios, uma nova vida, um nascido de novo.
Esta é a razão pela qual, meus queridos irmãos e irmãs, que eu lembro a vocês que o centro da nossa fé é João 3,16.
E aquilo que Jesus fez para esse jovem, ele quer fazer por cada um de nós.
Porque Deus amou tanto o mundo, porque deus amou tanto a você e a mim, que ele nos deu o seu melhor presente, ele nos deu nada menos que o seu próprio filho Jesus para que aqueles que colocarem a sua confiança nele, aqueles que crerem no amor de deus, aqueles que crerem na salvação que está em Jesus, aqueles que crerem no poder do Espírito Santo, não morram, não se sintam rejeitados, não tenham medo, não se sintam deprimidos. Não se sentirão também oprimidos pelo mal, mas terão uma vida nova, uma nova paz, uma nova alegria, uma nova força, um novo poder. Talvez de uma forma que jamais estiveram antes. Amém. (aplausos)

Nenhum comentário: