030 As Fontes do Mal Hoje


HOMEPAGE
 

As Fontes do Mal Hoje
28/09/2001.

Por  Padre Rufus Pereira.
Tradução Vinícius Ádamo.
Transcrição e Adaptação Carlos Sadao Gushiken.

Meus queridos irmãos e irmãs no Senhor Jesus...
Ontem, na homilia da missa, eu trouxe para vocês as palavras de Deus para nós do tempo de ontem.
Por uma linda coincidência, aquela palavra de Deus de ontem trouxe o tom para esses três dias deste encontro de final de semana.
Quando de um lado, vários tipos de pessoas que querem ver Jesus por diferentes razões, alguns, como o rei Herodes (o grande), para destruir Jesus e outros – como seu neto, também chamado Herodes – apenas por curiosidade, para ver as coisas acontecerem. Mas outros, como os gregos vieram, como os apóstolos, procuravam Jesus com o desejo de conhecê-lo melhor.
E é muito significativo que as respostas que Jesus deu àqueles gregos, que o procuravam para vê-lo, fossem a centralidade da mensagem do evangelho.
Jesus disse que, se eles queriam vê-lo, teriam que vê-lo tanto no sofrimento quanto na glória.
Jesus nos deu o belo exemplo da semente. O exemplo da semente que, se não é colocada na terra e não morre, não cresce e não se transforma numa linda árvore.
E esse é o Cristo que nós queremos ver e buscar neste final de semana: o crucificado, mas, ao mesmo tempo, o ressuscitado.
Que o nosso clamor a Jesus seja o clamor da eucaristia, quando, depois das palavras da consagração nós dizemos juntos:
“Senhor, pela sua cruz e pela sua ressurreição, o Senhor nos libertou. Senhor, pela sua cruz e ressurreição, o Senhor nos liberta”.
Portanto, o Senhor é o único Salvador de todo o mundo. E não há outro nome ou outra pessoa pela qual nós possamos ser salvos, curados e libertos, exceto pelo nome de Jesus.

O Senhor nos Quer de Corações Humildes e Arrependidos.
Então, ontem, na primeira leitura, nós ouvimos Deus falando conosco nas palavras da profecia de Ageu, que ele quer que nós construamos para ele um lindo templo.
Mas na profecia de Isaías Deus especifica que tipo de templo ele quer: não é uma construção de pedra, mas é um coração de carne.
E Deus diz: “Eu quero fazer a minha morada no coração de um homem humilde e arrependido” porque Deus resiste ao orgulho e ele não pode curar ninguém que se acha melhor que os outros.
É no coração do homem contrito e humilhado que Deus quer fazer sua morada.
Então Deus quer fazer de cada um de nós um templo do Espírito Santo.
Então Deus quer que sejamos membros do corpo de Cristo.
Então Deus quer que cada um de nós seja um membro da família de Deus.
E nenhuma outra religião diz isso com tanto poder quanto o Cristianismo: que nós temos somente um Deus, e esse Deus é Pai de todos os homens, nós todos somos seus filhos e filhas e nós somos irmãos e irmãs uns dos outros.
Então é na reflexão dessas palavras que contemplamos ontem que eu gostaria de começar, nesta manhã especificamente, com o tema do encontro neste fim de semana.

Não Tenha Medo: Eu Estou com Vocês.
E o tema deste acampamento é o seguinte: é a palavra do Senhor dita em muitas ocasiões: “não tenham medo, porque eu estou com vocês”.
É isto é Cristianismo. O Cristianismo está nos dizendo “não tenham medo, porque Jesus é Deus conosco” e Jesus mesmo disse “estarei convosco sempre”.

Gênesis: Onde Tudo Começa: “No princípio...”.
Gostaria de começar esta primeira palavra indo para o início da Bíblia.
Nós sabemos que a melhor forma de ler um livro é começar a lê-lo pelo primeiro capítulo, porque normalmente o primeiro capítulo dá o tom, a direção de todo o livro.
Então, o Cristianismo mesmo não teria sentido se a gente não ler os três primeiros capítulos do Gênesis.
E, mesmo que nós já tenhamos lido várias vezes, mesmo que já tenhamos ouvido a proclamação dessa palavra muitas vezes, precisamos, no início deste novo milênio, voltar novamente ao princípio.
Assim como o evangelho de João começa dizendo “no princípio”, vamos também neste novo milênio começar dizendo “no princípio”.
As palavras do capítulo primeiro de Gênesis nos dizem o que aconteceu no início, ou seja, Deus criou o mundo inteiro.
O mundo não veio do nada, como muitos filósofos dizem. O mundo não veio de uma força ou de uma energia divina, como outras filosofias religiosas dizem. O mundo veio e teve início no amor de Deus.
É Deus que criou tudo a partir do nada. É Deus que tira o bem do mal. É Deus que traz a criação a partir do caos.

A Criação Especial de Deus: o Homem.
Portanto: Deus é que criou o mundo inteiro, mas, de uma forma muito especial, Deus criou o homem.
Em Gênesis capítulo 1, versículos 26-27, nós somos lembrados de que Deus nos fez semelhantes a ele, nos fez à sua imagem e semelhança.
Portanto, quando você olha o espelho e olha para a sua face, talvez você não goste muito do que está vendo, que você não gosta de si mesmo e de sua face.
Mas lembre-se do que diz a Bíblia: cada um de nós é um reflexo, uma imagem da beleza de Deus.
Isso é Cristianismo: Deus nos fez como ele.
Então nós vamos mais longe: a Bíblia diz que tudo aquilo que Deus fez é bom. Mas quando fala sobre a criação do homem, a Bíblia diz que Deus fez o homem “muito bom”. Como diz nesse termo hebraico, quer dizer “excelente”, quer dizer “muito bom”, e é isso que o homem é.
Apesar dos nossos pecados, apesar das nossas fraquezas, Deus ainda vê em cada um de nós o reflexo da sua bondade, e que, para ele, cada um de nós é “muito bom”.
Como os pais, a mãe e o pai, cada um dos filhos é, para os pais, “muito bom”. Mesmo que o filho seja um viciado em drogas, ou que a filha esteja no caminho errado, ambos, aos olhos de seus pais, são bons, por nenhuma outra razão exceto de que eles são seus pais.
Então, a Bíblia diz novamente, várias vezes: Deus é o Pai de todos nós.
É somente o Cristianismo que chama Deus de “pai”. Em outras religiões é uma blasfêmia chamar a Deus de “pai”. Então, para outras religiões, Deus é um deus de justiça, podendo até mesmo ser cruel.
Mas felizmente, para nós cristãos, Deus é amor, é compaixão. É por isso que o apóstolo João pôde dizer numa explosão de entusiasmo: “Deus é amor”.

O Homem é Vida, Luz e Amor: Nós Somos Alguém.
E em Gênesis o capítulo 2 nos fala sobre isso ainda mais, conta-nos como Deus criou o homem: na imagem de pessoas comuns.
Como Deus fez o homem a partir da fraqueza humana de sua existência e que nós todos viemos do pó da terra, de certa forma nós não somos nada, nós somos fraqueza, nós somos cheios de pecado, nós somos a poeira e a sujeira da terra.
Porque Deus soprou em nós a si mesmo, porque Deus soprou em nós seu amor, porque Deus soprou em nós o seu Espírito, nós não somos agora simplesmente “algo que existe”, mas somos “alguém que vive”.
É por isso que a Bíblia diz numa frase hebraica forte: “o homem se tornou ser humano, o homem se tornou vida, o homem se tornou luz, o homem se tornou amor”.
Em inglês todas as três palavras começam com “L” (Life, Light, Love), então, em inglês têm uma sonoridade bonita.
“Porque Deus é Vida, Luz e Amor, o homem também é Vida, Luz e Amor[1].”

Deus Criou o Homem e a Mulher à Sua Imagem e Semelhança.
Então, há uma segunda coisa que a Bíblia fala sobre essa criação.
Em Gênesis, capítulo 1, versículo 26, nós vemos e lemos que Deus fez o homem à sua própria imagem, mas no versículo seguinte, versículo 27, Deus corrigiu a si mesmo e diz que fez o homem e a mulher à sua imagem e semelhança.
Nós lemos nos jornais recentemente como, num certo país, as mulheres não podem estudar depois dos 18 anos e que as mulheres não têm possibilidade de trabalhar em nada, a não ser ficar em casa, como se as mulheres tivessem que se esconder e viver uma vida de reclusão.
Nós vemos em muitas religiões como a mulher é simplesmente um instrumento de prazer, não tem dignidade nenhuma.
É somente no Cristianismo, mais que em qualquer outra religião, que se enfatiza a beleza e a dignidade da mulher.
É isso que nós lemos isso em Gênesis, capítulo 1, versículo 27: “Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança”.

O que é Matrimônio.
E a segunda coisa que nós lemos na Bíblia é que não era propósito ou intenção de Deus criar somente o homem ou criar somente a mulher. Deus criou o casamento.
E esse é um ensinamento muito forte da Igreja Católica, que o matrimônio não é simplesmente um contrato humano, mas é um ato de amor de Deus. É um ato de criação de Deus.
Em Gênesis, capítulo 2, nós vemos a visão de Deus acerca do matrimônio, quando é dito que Deus fez a mulher a partir da costela do homem.
É uma forma de nos dizer qual era a intenção de Deus a respeito do matrimônio: que Deus fez a mulher para ser uma participante, uma auxiliadora do homem.
Na bela palavra hebraica, é alguém que está ao mesmo nível, igual em dignidade, mas diferente em função.
Por isso o capítulo 2 fala sobre matrimônio.
Deus não quer simplesmente considerar que a família é sua criação, mas também que o matrimônio é a sua criação. O casamento vem de uma família, o casamento leva a uma nova família.
Por isso Deus diz de forma tão poderosa, e depois Jesus vai repetir no evangelho: “por isso o homem tem que deixar até mesmo o seu pai e a sua mãe e começar uma nova família com sua esposa. E eles serão novamente um: em mente, em coração e não somente em corpo”.
É por isso que Adão pôde chamar a sua esposa de “mãe” da sua família e por isso é que Deus pôde apresentar a esposa a Adão dizendo: “esta é a sua esposa, esta é a tua mulher”.
Portanto, Deus criou a mulher para cumprir dois papéis: para ser alguém que vai trazer o melhor do seu esposo, ser alguém que vai trabalhar junto com o esposo para o bem da família sagrada e alguém que seja efetivamente a mãe das crianças.
Portanto: Deus criou o matrimônio à sua própria imagem e semelhança. - e Satanás está trabalhando, no mundo de hoje, especialmente para quebrar os matrimônios e as famílias.
Os fenômenos que nós vemos hoje como, por exemplo, o homossexualismo, é trabalho de Satanás.
O fenômeno que vemos hoje de mães solteiras e de pais solteiros é um trabalho de Satanás.
Cada homem precisa somente de uma mulher e cada mulher precisa somente de um homem.
Portanto a poligamia não é de Deus.
Assim como todo menino precisa da mãe e toda menina precisa do pai, cada um precisa do pai e cada um precisa da mãe: esse é o ensinamento da palavra de Deus.
E tudo o mais que aparece é do outro lado.
Por isso é assim que Gênesis descreve a origem do homem, da família e do matrimônio.
Então, é uma pergunta que nós fazemos do início deste nosso acampamento, para ler os capítulos 1 e 2 do Gênesis novamente e várias vezes.
Toda a palavra da Bíblia tem seu peso em ouro.
Os dois capítulos são muito curtos, mas não existe melhor descrição do propósito de Deus a respeito do homem que em Gênesis 1 e 2.

E por que Existe Tanto Mal no Mundo?
Mas quando vemos o mundo ao nosso redor vemos frequentemente o oposto daquilo que Deus queria de nós, tendo casamentos sendo quebrados, famílias destruídas e até mesmo o homem destruindo a si mesmo, o ser humano sendo destruído.
E por que é assim?
A grande questão que o homem tem perguntando a si mesmo é a seguinte: “se há um Deus tão bom, se Deus criou o homem tão bom e se Deus deu todo o belo Universo para estar sob o domínio do homem, para estar a serviço do homem, por que é que há o mal?”
Por que houve o “11 de Setembro”?[2] Por que houve essa grande tragédia em Nova Iorque?

Primeira Fonte do Mal: o Pecado da Desobediência com Base no Orgulho.
E o capítulo 3 do Gênesis nos dá a resposta. Nenhuma filosofia, nenhuma religião poderiam dar uma resposta melhor do que o capítulo 3 do Gênesis.
E a Bíblia dá a razão primeira[3] desse homem que decai, foi quando o cabeça da raça humana, Adão, pecou contra Deus, desobedecendo-o.
Deus deu a ele o segredo da felicidade, Deus disse para ele: “pode comer da árvore da vida”, que é uma forma hebraica de dizer “eu quero que você tenha a plenitude da vida”.
E mais tarde Jesus dirá: “eu venho para que tenham vida”.
E mais tarde São Paulo vai dizer: “a nossa vida participa da vida de Jesus”.
O objetivo de Deus é que cada um de nós não tivesse somente vida, mas a vida de Deus, mesmo. Uma vida divina, uma vida de Deus.
Então Deus disse a Adão qual era a condição para ter essa nova vida: não comer o fruto da árvore do conhecimento - que é uma maneira hebraica de dizer: “Não tente colocar você acima na sua vida. Não tenha orgulho por questionar a minha autoridade e aquilo que estou dizendo. Mas apenas obedeça ao que estou dizendo a você, porque a minha vontade é pela sua felicidade”.
Mais tarde, Deus diria na profecia de Jeremias: “O meu propósito para a sua vida é um propósito de esperança, é para um futuro de bondade e não de desastre”.
E como São Paulo, mais tarde, vai dizer: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e que experimentem a vida que vem de Jesus”.
Infelizmente, Adão pecou.
E qual foi o pecado?
Somente um pecado: o pecado da desobediência. E esse pecado veio simplesmente do orgulho, o orgulho de ser como Deus, o orgulho de querer ser até melhor que Deus, ele queria ser como Deus e não aceitou que era somente criação de Deus.
Mais tarde, Jesus vai dizer ao Pai: “O mal não tem poder sobre mim, porque eu estou sempre fazendo a sua vontade”.
Mais tarde, Jesus vai dizer no jardim do Getsêmani: “Não seja feita a minha vontade, mas a sua vontade”.
Mais cedo, Maria diria: “Seja feito comigo segundo a vossa vontade”.
E Jesus vai nos ensinar a rezar: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”.
Mas Adão queria fazer a vontade dele.
O pecado não é nada mais do que desobedecer ao mandamento de Deus para a nossa felicidade. E todo pecado de desobediência é um pecado de orgulho.
Por isso São Paulo vai dizer mais tarde: “pense sempre que o outro é melhor do que você”.
Meus queridos irmãos e irmãs, o primeiro nome do pecado é “desobediência do homem” e a principal origem do mal que assola o mundo é o “orgulho humano”.
Não culpe outras pessoas, e nem mesmo culpe o demônio, mas culpe a si mesmo.
Se eu vejo más figuras, leio livros maus e tenho pensamentos maus, tenho que culpar a mim mesmo, eu tenho que me arrepender e tenho que mudar de vida.
Seja lá o que tenha acontecido em Nova Iorque, a origem é o pecado do homem. Como o salmo diz, “eu pequei, e eu pequei contra ti, Senhor”.
Por que houve a Primeira Guerra Mundial?[4] Primeiro de tudo por causa do pecado do homem.
Por que houve a Segunda Guerra Mundial?[5] Por causa do pecado do homem.
Depois da Segunda Guerra Mundial parecia que haveria uma mudança, depois o homem tornou a buscar seus próprios caminhos e o pecado se espalhou novamente sobre o mundo[6].
Depois da queda do comunismo na Europa Oriental[7], a Igreja Católica estava cheia de alegria que o comunismo foi erradicado.

Dois Grandes Perigos: Consumismo e Satanismo.
Mas outro grande perigo veio sobre a Europa. É o perigo do consumismo, quando o homem quer o melhor para a sua vida sem Deus.
A mudança desses novos movimentos religiosos que prometem ao homem o paraíso neste mundo, e acima de tudo, o perigo do satanismo, quando o homem busca o poder sem estar sob o domínio da vontade de Deus, então haveria uma Terceira Guerra Mundial.
A razão principal é sempre por causa do pecado do homem, é por causa da desobediência do homem a Deus.
A Segunda Fonte do Mal: a Influência do “Mundo”.
Mas há uma segunda razão por que há o mal no mundo. Alguém deu a maçã a Adão, mas ele tomou a decisão de comer a maçã porque Deus deu a ele o grande presente do livre-arbítrio.
Mas, infelizmente, havia alguém atrás dele, e alguém que estava atrás dele era a sua própria esposa, uma pessoa que deveria estar ali para ajudá-lo a tomar as decisões certas da vida.
E foi a sua esposa que disse para ele comer aquele fruto. Não estou culpando Eva somente, porque Adão tinha o poder de tomar sua própria decisão. Ele poderia ter decidido não comer a maçã, mas ele a comeu.
Então, foi por causa da pressão de alguém que estava próximo dele.
Meus queridos irmãos e irmãs: é como eu falei para vocês no ano passado.
A segunda razão da presença do mal no mundo é a pressão das pessoas que estão ao nosso lado. Infelizmente, essa pressão sobre nós não é muitas vezes para fazer o bem, mas para fazer o mal.
Frequentemente a pressão vem até mesmo daqueles que estão mais próximos de nós: nossa mãe, nosso pai, nossa esposa, nosso esposo.
Quantas pessoas já me disseram aqui no Brasil que foram as suas próprias mães que as levaram quando eram crianças para a macumba? Foi a própria mãe que os levou à magia.
Por isso é que nós precisamos nos arrepender de nossos próprios pecados. Nós precisamos daquilo que nós chamamos de “cura interior” por causa dos pecados de nossa família.
Por que será que aqueles terroristas jogaram aqueles aviões nas Torres Gêmeas de Nova Iorque? Eles tomaram as suas decisões.
Mas, quando você lê os jornais, eles estavam sendo pressionados por pessoas más em volta deles, que deram a falsa esperança de que eles morreriam, iriam direto para o paraíso e que, mesmo tendo matado milhares de pessoas e crianças, seriam recompensados com o paraíso.
É a pressão de pessoas más que nos dão drogas, dão bebidas, que tampam as suas vistas.
E como nós vemos na TV, eles pareciam robôs fazendo aquilo que estavam sendo mandados a fazer. Estavam preparados a deixar as suas esposas e os seus filhos sem a presença do pai, por causa da presença e pressão de pessoas do mal.
Então, essa é a segunda fonte do mal hoje.
Por que alguns de nossos filhos, muitos deles, estão nas drogas? É por causa de um vazio emocional em suas famílias, mas também por causa da pressão daqueles que se dizem amigos, porque não são, de fato, amigos, mas são, na realidade, inimigos.
Esta é a razão pela qual todos nós precisamos de cura interior. É por isso que nós todos precisamos de arrependimento.

A Terceira Fonte do Mal: o Mal por si, Personificado em Satanás.
Mas também há uma terceira fonte do mal, e é sobre isso que eu vou falar este fim de semana.
Quem é que estava por trás de Eva? É aquele ser que a Bíblia chama de serpente, que é a terminologia para “Satanás”. Foi ele que começou o processo de colocar o mal no mundo.
Foi Satanás que empurrou Eva para o mal.
Foi Satanás que enfatizou para Eva a parte negativa do amor de Deus.
Foi Satanás que disse a Eva por que é que Deus queria que eles não comessem aquele fruto.
Satanás não disse que Deus deu para Eva todos os outros frutos para que ela comesse. É o que Satanás faz conosco hoje: ele não vai falar para você sobre as promessas de Deus sobre a vida nova, ele vai ficar somente enfatizando as limitações daquela promessa. Não vai nos explicar que as limitações são ajudas para que recebamos as promessas de Deus.
E a segunda coisa que Satanás faz é a falsa promessa para Eva.
Por isso a Bíblia chama Satanás de dois nomes ou até mesmo três. É o inimigo, o mentiroso e o assassino.
Então Satanás disse uma mentira para Eva: “talvez Deus tenha inveja de vocês, Deus tem medo de que você se torne como ele”.
Por isso é que o inimigo trouxe essa pressão para Eva, dando a ela uma falsa promessa.
Então a terceira fonte do mal não sou eu somente, não são somente as pessoas ao meu redor e que podem ser boas para mim, é aquilo que o papa chama de “o mal personificado”.
É o próprio Satanás.
É por isso que Pedro vai dizer: “o seu inimigo não é você mesmo, porque você quer fazer o melhor para você. O inimigo não são as pessoas ao seu redor que, de certa forma, amam você, mas sem perceber elas o levam para o caminho errado. O seu inimigo é somente o mal, porque ele quer deliberadamente que você faça coisas erradas”.
É por isso que São Paulo vai nos dizer: “os nossos inimigos não são os seres humanos, mas são os poderes e os principados do reino das trevas”.
Por isso Jesus diz, na parábola do trigo e do joio, quando os trabalhadores disseram para o proprietário da fazenda: “nós plantamos boas sementes, mas como é que as sementes estão trazendo o joio?” E o proprietário da fazenda disse: “não se culpem, vocês fizeram um bom trabalho. Semearam boas sementes, mas o inimigo é que semeou a semente ruim”.
Então, esta é a terceira fonte do mal, o inimigo.
Portanto, agora, neste início de dia, teremos que ter em mente que nós temos, de fato, somente um inimigo.
O trabalho dessa catástrofe em Nova Iorque não é somente daqueles terroristas
que fizeram alguma coisa de errado, nem foi o mal do homem que jogou aqueles aviões para destruir. Mas foi o inimigo, o mentiroso, o assassino, Satanás, o mal, que empurrou as pessoas para fazer essas coisas erradas.

Conclusão.
Portanto, hoje nós vamos lembrar as promessas de Jesus.
No capítulo 10, versículo 10 de São João, temos: “outros vieram para destruir”, acima de tudo Satanás, mas Jesus diz: “só eu vim para lhe dar vida nova, e vida em abundância”. “Só eu vim para lhe dar vida, e vida em abundância.”
Amém. (aplausos)



[1]Because God is Life, Light and Love, Man is same thing.”
[2] 11 de setembro de 2001: a destruição das Torres Gêmeas de Nova Iorque e tentativas de ataque ao Pentágono por intermédio de pilotos e guerreiros suicidas que tomaram grandes aviões civis comerciais para lançar contra esses e outros alvos. Número estimado de mortos e desaparecidos: mais de 5 mil.
[3] First Reason: primeira razão ou razão primeira. O tradutor entendeu como razão primeira e mantemos a mesma interpretação: principal razão.
[4] Ocorreu uma guerra total entre potências da Europa, envolvendo até mesmo países asiáticos e americanos entre 1914 e 1918. Saldo: 19 milhões de mortos.
[5] Ocorreu outra guerra que envolveu todos os continentes do mundo entre 1939 e 1945. Teve suas origens na Primeira Guerra Mundial, com o sentimento de revanchismo dos derrotados da Primeira Guerra, no caso a Alemanha, com a crise gerada pelo Tratado de Versalhes. Saldo: 50 milhões de mortos.
[6] A Segunda Guerra terminou, mas o Comunismo da antiga União Soviética começou a se espalhar e uma guerra surda, não declarada, chamada de Guerra Fria ocorreu entre 1945 e 1989, entre os Estados Unidos e a União Soviética – mais vítimas do que as duas guerras mundiais anteriores ocorreram em países comunistas.
[7] Sob o domínio da então União Soviética, a queda ocorreu na Alemanha Oriental após a simbólica derrubada do Muro de Berlin, em 1989, permitindo reunificar a Alemanha.






Nenhum comentário: