005 Cura Interior

05 - Cura Interior (Inner Healing)


20/9/2000 21:00

Por Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinicius Adamo
Transcrição: Carlos S. Gushiken

Antes de nós começarmos a oração por cura interior, eu gostaria de fazer alguns comentários de introdução.
Desde o começo do dia de hoje, até este momento, o Espírito Santo nos tem conduzido para nos voltarmos ao Senhor em arrependimento. De certa forma nós não temos muitos planos, mas nós estamos sendo conduzidos pelo Espírito Santo, porque hoje aconteceu de ser a festa de São Mateus, porque, hoje, todo nosso movimento foi se dirigindo para o arrependimento, e, como nós dissemos, o arrependimento é o fundamento da nossa vida cristã.

O mal é resultado de minhas ações ou falta de ações
Portanto, se existe mal no mundo, de certa forma é sempre por minha culpa, eu sou responsável pelo mal que eu produzo. Como diz o salmista, “eu fiz o mal, eu pratiquei o mal, eu cometi o pecado diante de Deus e diante dos homens”, isso porque Deus nos deu um dom muito impressionante, que é o dom da liberdade de escolha. Qualquer um de nós tem a possibilidade dizer “não”, mesmo que seja para Deus, e Deus não pode fazer nada quanto a isso.
Quando a Bíblia diz "A ira de Deus" não quer dizer que Deus esteja com raiva de nós, mas Deus permite as consequências do pecado do homem para que ele aprenda com os efeitos. Então quando nós olhamos para todo o mal que está no mundo de hoje, cada um de nós deveria dizer: "Eu tenho a minha parcela de responsabilidade sobre isso". Não exatamente porque eu tenha feito algo de mal propriamente, mas eu permiti que essas coisas acontecessem. E, como diz a Bíblia, o Senhor vai nos encontrar no último dia e vai nos julgar não tanto pelo mal que fizemos, mas muito mais também pelo mal de nossas omissões por todas as vezes que nós não fizemos nada para estancar o mal do mundo.
Então nós temos que falar sobre nós mesmos quando fechamos os nossos olhos para o mal que está do nosso lado. E há pessoas erradas ou más que vêm até para estar em cargos de governança do país, é porque nós também estamos, muitas vezes, votando nas pessoas erradas, mas também quando omitimos o nosso voto e pessoas erradas são eleitas.
Então quando eu digo que “eu tenho pecado”, não quer dizer somente que eu tenha feito algum mal, mas eu não tenha feito coisas que estanquem e que parem o mal. Portanto: todo ser humano é chamado a se arrepender. E se arrepender não é sair do mundo, mas é nos voltarmos para Jesus.

A segunda razão para haver tanto mal no mundo
Mas hoje eu também quero partilhar, neste início, que há uma segunda razão para haver tanto mal no mundo. A outra razão é que eu, mesmo desejando fazer o bem, acabo fazendo o mal.
Não é por causa da minha má vontade, mas por causa de duas razões: coisas que aconteceram no passado pelos meus ancestrais e que hoje me influenciam, e também coisas que estão acontecendo agora, com os meus familiares e com os meus amigos, que acabam me influenciando para o mal.
E foi a Renovação Carismática que alertou a Igreja para esta segunda razão pela qual nós acabamos fazendo coisas erradas.
Tanto quanto é errado ficar culpando as pessoas, ficar culpando os outros, ficar culpando a Deus ou até mesmo ficar culpando o demônio pelas coisas erradas que eu faço, também é errado para os outros culparem a mim pelos seus problemas porque eu, sinceramente, tenho o desejo de fazer o bem e fazer as coisas certas. Mas eu sinto uma força me empurrar a fazer coisas erradas.

Caso: os jovens viciados da Austrália
Fonte: Cura Interior (2000)
Em janeiro passado eu estava numa conferência nacional na Austrália e havia dois viciados em drogas que vieram até a mim para se aconselhar. Era um jovem casal de namorados que queriam se casar, ambos eram viciados em drogas e recentemente haviam saído da prisão. Eles vieram até a mim, seguraram as minhas mãos e disseram:
- Padre, nós queremos sair desse vício das drogas. Por favor, nos ajude, queremos nos casar e estabelecer uma linda família. Nós não gostamos da vida que estamos vivendo. Por favor, ajude-nos a começar uma nova vida.
Então, quando eu olhei para eles, eu disse para mim mesmo: “Quantas pessoas devem estar culpando esses jovens por seus problemas?”. E ali estavam dois jovens fazendo coisas erradas, mas querendo fazer coisas certas. Então eu percebi que poderia haver influência de seus ancestrais, ou poderia ter havido má influência de pessoas que viviam com eles, das suas famílias e de seus amigos.

O que é cura interior
A cura interior é um dom do Espírito Santo para a sua Igreja, o que nos faz perceber que o Senhor quer nos curar das causa emocionais dos nossos problemas. Esta é a razão pela qual eu vou conduzir vocês nesta oração, especialmente aqueles que nunca participaram de uma experiência como esta, nós sabemos que muitas coisas erradas que nós fazemos são originadas por fatos fora do nosso controle.
Para dar um último exemplo, “o fenômeno de pais solteiros” é um fenômeno mundial. Na Inglaterra há três milhões de crianças que têm somente a mãe e o pai não está presente. O que nós poderemos esperar daquelas crianças quando crescerem? Obviamente elas não vão tomar o caminho certo.
Eu estava dando um retiro na África do Sul recentemente e um padre veio até a mim para se aconselhar. Ele estava me dizendo como seu pai havia tido filhos com 5-6 mulheres diferentes e sua mãe tinha tido filhos de 4-5 pais diferentes. Você pode imaginar a confusão na cabeça desse padre quando ainda era criança?

O retiro mais triste do Padre Rufus
Eu estava dando um retiro na Escócia no ano passado, era um retiro para a liderança carismática, havia 300 líderes fazendo aquele retiro. Quando eles vinham individualmente para aconselhamento mostrando todos aqueles problemas que eles tinham escrito detalhadamente, quando li aquelas folhas repletas de problemas eu não pude acreditar: como as pessoas podiam ter tantos problemas? Eu mesmo não sabia o que dizer a eles, talvez tenha sido a semana mais triste da minha vida. Quando me eram mostrados todos aqueles problemas eu imaginava: “como eles poderiam viver vidas tão cheias de dor?” E em cada frase havia um problema.

Caso: a filha que buscava paz no hospital
Fonte: Cura Interior (2000)
Finalmente veio uma senhora que me contou sobre sua filha que estava num hospital psiquiátrico. Eu disse para ela:
- Depois do retiro vou visitar sua filha nesse hospital psiquiátrico.
Isso foi na Irlanda, eu visitei aquele hospital em Belfast e fui falar com sua filha, porque, pelo que me foi dito por aquela senhora, aquela menina não deveria estar num hospital psiquiátrico. Mas, quando terminou o retiro, essa senhora veio com toda sua família até a cidade aonde eu estava dando outro retiro e ela trouxe a sua filha que estava naquele hospital, de 18 anos de idade.
E eu falei com ela, então eu disse:
- Mas eu não consegui ver nada de errado com você. Você não deveria estar naquele hospital psiquiátrico.
E então nós oramos por ela e eu disse que ela deveria deixar aquele hospital. Mas antes de ir embora, veja o que ela me disse:
- Padre, eu estou voltando para aquele hospital psiquiátrico.
- Por quê? - eu disse.
- Porque naquele hospital eu tenho em paz. E na minha família não há paz.
E ela voltou para o hospital psiquiátrico.

Oração por cura interior
Então vamos orar.
Coloque-se na presença do Senhor Jesus e apenas ouça o Senhor falar para cada um de nós:
“Venha a mim... Venha a mim todos vocês que estão feridos, todos que estão com fardos pesados, todos que estejam sentindo suas mentes confusas, todos que estejam com os corações cansados, todos que estejam com os corações quebrados”. E o Senhor diz: “Eu lhes darei descanso. Eu lhes darei cura. Eu os libertarei”.

Ação de gratidão, louvor e oração de cura interior
Senhor Jesus Cristo, nós agradecemos por ter aberto os nossos olhos para esta belíssima experiência de cura interior.
Obrigado Senhor, por nos ter dito que não precisamos ficar nos culpando somente a nós mesmos por nossos pecados.
Obrigado Senhor, por nos ter dito que não precisamos ficar nos sobrecarregando com o peso desnecessário da culpa em nossas consciências.
Obrigado Senhor, por nos ter dito que não precisamos ficar nos responsabilizando pessoalmente por muitas coisas na nossa vida.
E que eu não tenho que me culpar.
E que eu não tenho que me condenar.
E que eu não tenho que desejar não ter nascido.
E que eu não tenho que desejar querer a morte.
O Senhor nos revela que em muitas coisas na minha vida eu posso dizer: “não fui o único responsável”.
Muitas coisas me aconteceram por causa da família em que fui concebido e na qual eu nasci e fui criado.
Muitas coisas me aconteceram por causa da família em que cresci e onde passei minha juventude.
Muitas coisas me aconteceram por causa da vizinhança e do meio onde vivi.
Muitas coisas me aconteceram por causa da escola que eu frequentei.
Muitas coisas me aconteceram por causa daquele emprego que eu tive.
Muitas coisas me aconteceram por causa do meu casamento e da minha vida familiar.
E, senhor Jesus, quero lhe dizer, logo no início desta oração:
Que não quero culpar ninguém por nada.
Que não quero culpar ninguém da família ou meu meio ambiente pelos meus problemas.
Que não quero culpar nem a mim mesmo.
Que não quero culpar nem a Deus por isso.
Só sei que essas coisas aconteceram.
Ajuda-me, senhor Jesus, para olhar além desses eventos da minha vida, conquanto dolorosos, conquanto cheio de feridas das experiências sofridas, olhar para tudo isso com gratidão e louvor, porque senhor, eu acredito que o senhor está com o controle total sobre toda minha vida, está no controle da minha vizinhança, está no controle da minha família, está no controle da minha vida:
E tudo o que aconteceu comigo foi com seu conhecimento, e tudo acontecerá com seu conhecimento.
E tudo o que aconteceu comigo, assim aconteceu e foi através de seu amor.
E tudo o que aconteceu comigo, assim aconteceu porque é seu o poder de transformar tudo em graça.
Quando, Senhor, começamos esta oração, dê-me um coração repleto de perdão, dê-me lábios de louvor: ajude-me a perdoar qualquer pessoa na minha vida que tenha sido responsável por minha dor, por minhas feridas, por meus machucados. Ajude-me, Senhor, a louvá-lo por qualquer coisa que tenha feito que possam ter ferido e machucado os outros.
Senhor, deixe meu coração perceber que esses são os dois mais perfeitos instrumentos de cura interior, que é louvar seu nome e perdoar os outros.
Então agora, estando preparados para esta oração, então entramos num suave canto de cura, e quando entoamos essa canção, vamos olhar para Jesus como nosso curador, nosso poderoso libertador e doador da vida.

Ricardo:
Música pela cura interior - O nome é Jesus
Coloque a mão sobre seu coração. Pense que Deus quer fazer essa obra agora em você.
Sei que o seu coração doi
Sei, e o mundo lhe destroi
Não, não se entregue assim, irmão
Vale a pena viver, nova vida viver
Vem, deixe tudo para trás
Sim, nova vida você vai ganhar
Se a Jesus se entregar
Vale a pena tentar
Vem experimentar
Sei que o seu coração doi
Sei, e o mundo lhe destroi
Não, não se entregue assim, irmão
Vale a pena viver, nova vida viver
Vem, deixe tudo para trás
Sim, nova vida você vai ganhar
Se a Jesus se entregar
Vale a pena tentar
Vem experimentar
O amor de Deus em mim
Está também em você
Está vivo em nós
Tem um nome: é Jesus
A verdade, o caminho e a luz
Ele veio te dar a paz
Seu amor é demais
Está vivo em nós
Tem um nome: é Jesus
A verdade, o caminho e a luz
Confia nessa presença, confia na paz, na cura, na libertação que Deus está dando agora a você porque você permite, porque você se entrega, porque você se desvencilha de tudo aquilo que você mesmo gostaria de estar agarrado neste momento. Solte, permita que Deus vença por você. O amor de Deus é maior do que tudo, deixe Deus invadir seu coração nesse momento.

Padre Rufus:
Sim, senhor Jesus, nós te convidamos para andar conosco por toda a nossa vida e nos curar desde o momento da nossa concepção, porque para você, Jesus, o nosso passado é tão presente quanto o nosso futuro. Para você, Jesus, não há tempo, somente eternidade.
Oração pelo momento da concepção.
Então nós te pedimos, Senhor, de coração, que traga a cura para aquele momento em que fomos concebidos.
Senhor, cura-me no momento em que eu fui concebido, cura-me de qualquer coisa que só você sabe que precisa de cura e de libertação naquele momento.
Talvez eu tenha sido concebido fora das regras, fora do momento adequado, de acordo com o seu plano.
Talvez eu tenha sido concebido sob a influência do álcool e de violência, ou talvez fora do casamento, ou talvez até por um estupro.
Talvez, portanto, nesse momento da minha vida, quando se iniciou a minha vida, tenha sido um momento errado, porque uma das partes não me queria.
Talvez os meus pais não tenham podido ter uma criança por um longo tempo e, por ignorância, tenham recorrido a um médico-feiticeiro para conseguir ajuda até mesmo de Satanás pela minha concepção.
Senhor Jesus, eu não quero culpar os meus pais por qualquer coisa que possa ter acontecido nesse momento.
Mas eu peço que a cura na minha concepção se realize através do mistério da sua concepção no ventre de Maria.
E, Maria, eu peço também esta cura na minha concepção através do mistério da sua Imaculada Conceição.
E, Pai do ceu, meu Pai, eu quero lhe agradecer e louvar nesta noite por ter soprado sobre mim o seu próprio Espírito, sua própria vida, e me ter feito à sua imagem e à sua semelhança, tendo me criado exatamente à sua imagem e semelhança.
Obrigado, Pai do ceu, por esse tremendo presente da vida por si mesma. Jesus, ajude-me a ser grato pelo tremendo dom da vida, você que me fez ser vivente.
Obrigado, Jesus.

Oração pelos 9 meses de gestação
Senhor Jesus, eu peço também que o Senhor me cure durante os meses que eu estive no ventre da minha mãe.
Peço a sua cura, Senhor, especialmente se a minha mãe cogitou a ideia de me abortar.
Cura-me Senhor, se qualquer coisa me atingiu através de minha mãe, os medos que me atingiram através da minha mãe, talvez porque ela tenha se sentido muito rejeitada, muito sozinha.
Talvez ela tenha tido problemas com seus sogros.
Talvez o meu pai tenha estado tão ocupado com seu trabalho que não teve tempo de falar, de amar a minha mãe.
Talvez a minha mãe possa ter tido um grande susto, tenha ficado chocada.
Talvez a minha mãe tenha ficado durante um período chorando e sofrendo demais.
Senhor, nós sabemos o quanto uma mãe afeta o bebê que está no seu ventre. Senhor, eu peço que o senhor também me cure de qualquer influência satânica, mesmo que a minha mãe tenha frequentado bruxaria procurando por ajuda, ou talvez um inimigo da minha família tenha colocado uma maldade, uma maldição sobre mim ou sobre a minha família.
Senhor, assim como você curou João Batista, através da sua presença, mesmo ainda no ventre de sua mãe, cura-me também, Senhor, no ventre de minha mãe, e, assim como aconteceu com João Batista, dá-me Senhor, para mim, que estou aqui no ventre da minha mãe, dá-me Senhor, a força e a unção do teu Espírito Santo.
Assim também eu agradeço a ti, Senhor, pelo dom da família na qual eu nasci.
Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus.

Oração pelo momento do nascimento
Senhor, agora eu peço que o senhor me cure no final desses nove meses de gravidez, naquele bonito e precioso momento do meu nascimento.
Sim, Senhor, nos seus planos o momento do meu nascimento foi pensado como um momento de muita alegria para todos nós.
Mas talvez alguma coisa tenha acontecido nesse momento, que ainda hoje esteja me afetando:
Talvez eu tenha nascido prematuramente.
Talvez tenha havido um trabalho de parto difícil.
Talvez eu tenha sido tirado com um fórceps com violência.
Talvez o cordão tenha estado enrolado ao redor do meu pescoço.
Talvez meus pais tenham se decepcionado comigo quando eu nasci.
Talvez meu pai ou minha mãe desejassem que eu fosse um menino e eu era uma menina.
Talvez meu pai ou minha mãe desejassem que eu fosse uma menina e eu era um menino.
Talvez eu tenha nascido num momento de guerra.
Talvez eu tenha nascido num momento de grande desunião da minha família.
Talvez, senhor, eu tenha nascido com um defeito congênito na minha mente ou no meu corpo.
Então, senhor, eu te peço que me cure retroagindo até esse momento do meu nascimento.
E eu quero agradecer, Senhor, pelo dom da minha vida do jeito que eu recebi. Mesmo assim com os meus assim chamados “defeitos”.
E eu te agradeço, Jesus, porque é exatamente através do seu nascimento, pela sua natividade que o senhor está me curando agora.
Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus.
Então enquanto estamos trazendo à presença do Senhor todo esse período, vamos cantar mais uma música para que o Senhor continue realizando sua cura no meio de nós.

Ricardo:
Música pela cura interior - O amor de Deus em mim
Vamos colocar a sua mão sobre seu coração mais uma vez? É o Senhor fecundando a nossa vida, e tirando toda a esterelidade no momento em que nós nascemos. Mais uma vez, cante esse refrão, o amor de Deus em mim está, também está em você, meu irmão.
O amor que Deus em mim está também em você
Está vivo em nós, em o nome é Jesus, a verdade, o caminho e a luz

Ele veio te dar a paz, seu amor é demais
Está vivo em nós.em o nome é Jesus, a verdade, o caminho e a luz

O amor de Deus em mim está também em você
Está vivo em nós, em o nome é Jesus, a verdade, o caminho e a luz

Ele veio te dar a paz, seu amor é demais
Está vivo em nós, em o nome é Jesus, a verdade, o caminho e a luz.
Ora um pouco no espírito, canta na linguagem dos anjos...
(oração em línguas, oração do Padre Rufus: shiá-kalabalá shiá-kalabalá, shiá-kalabalá, shum!)
Sinta o amor de Deus envolvendo a cada um de nós, tirando todo tipo de desconfiança de que Ele não nos ama, todo o tipo de desconfiança que Ele se esqueceu de nós e tudo, todo o tempo Deus te acompanha, sabe que está aí dentro e agora é o momento para Ele te curar.
Ele está fazendo um passeio na nossa vida, meu irmão. Abra o teu coração, abra a tua mente, abra o teu ouvido, se desarme diante da possibilidade de Deus acertar diretamente no seu coração, uma grande dose de amor nessa noite. Muito obrigado, Senhor.

Padre Rufus:
Sim, senhor Jesus, nós pedimos agora a cura nesse outro período de nossa vida, o período do nosso crescimento.

Oração pelo nosso crescimento
Senhor, nós sabemos que muitos dos males que vivemos hoje têm origem ou nos nove meses da gestação no ventre de nossa mãe, ou nesses 13-14-15 anos desses períodos de crescimento: primeira infância, adolescência, juventude.
E o senhor, que foi também um feto no ventre de Nossa Senhora, certa vez o senhor foi um bebê no colo de Maria. Certa vez você foi também um garoto na oficina de carpintaria de seu pai. Você já foi certa vez um garoto de doze anos de idade que esteve no templo.
Nós, então, pedimos que, através da santidade de sua primeira infância e da sua adolescência, o Senhor cure também a infância, a adolescência e a juventude de cada um de nós.
Quero apresentar à sua presença, Senhor, as áreas mais importantes da minha infância, da minha juventude, que precisam de cura.

Cura do relacionamento mãe-filho(a)
E eu começo, Senhor, trazendo à sua presença o meu relacionamento com a minha mãe, o relacionamento mais importante na vida de qualquer ser humano.
Talvez, Senhor, há pessoas aqui que nem sequer experimentaram o amor de mãe, porque talvez a perderam quando eram crianças ou até mesmo quando eram bebês.
Talvez, Senhor, nesse momento tão importante da nossa vida, nós desejássemos e precisássemos tanto do carinho da nossa mãe, e não tivemos.
Talvez ela até estivesse lá, mas talvez tão ocupada e tão atarefada com outras coisas.
Talvez hoje nós sintamos raiva, rancor, porque não levamos a nossa infância de uma maneira adequada do nosso lar.
Talvez aconteceram coisas no meu relacionamento que me machucaram demais.
Talvez então, Senhor, tenho muita dificuldade de sair desse relacionamento doloroso que eu tive nessa fase da infância.
Talvez a minha mãe tenha abandonado a minha família, seja qual for a razão, ou pior, até mesmo por causa de outro homem.
Talvez o meu pai tenha se casado novamente, eu tenha sido cuidada por uma madrasta que não fosse boa, e às vezes até mesmo cruel.
Senhor, o senhor sabe o quanto é difícil perdoar as nossas mães por coisas erradas e ferimentos que às vezes elas nos provocaram.
Mas talvez, Senhor, ela mesma tenha sido ferida muito mais na sua própria infância por outras pessoas.
E então, nesta noite, eu não quero simplesmente perdoá-la, mas quero orar também pela cura dela.
Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus.

Cura do relacionamento pai-filho(a)
Senhor, eu quero rezar também pela cura do meu relacionamento com o meu pai.
Especialmente, senhor, se meu pai morreu quando eu ainda era pequeno, ou até mesmo antes de eu nascer.
E quando eu olhava para os meus amigos que tinham os seus papais, que eu sentia tanta dor por não ter um papai com quem me relacionar.
Senhor Jesus, nós sabemos o quanto as meninas precisam dos pais.
Cada menino quer e precisa de sua mãe.
E o Senhor nos fez para que tivéssemos ambos, o pai e a mãe nos criando.
Talvez o meu pai não tenha morrido cedo, mas esteve ausente pelo trabalho, por outras coisas.
Talvez eu tenha visto com meus próprios olhos o meu pai ser assassinado numa guerra em algum local.
Talvez ele não estivesse lá porque ele deserdou a família por causa de outra mulher ou por qualquer outra razão.
E eu tive que passar pela vergonha e pela humilhação de ter uma família que não tem pai.
Talvez, Senhor, eu tenha tido muito medo do meu pai porque ele fosse violento com as palavras, e ainda há medo no meu coração.
Talvez eu tenha vergonha do meu pai porque ele era pobre, porque ele não tinha um emprego, porque ele era irresponsável.
Talvez eu tenha odiado meu pai porque ele fosse um alcoólatra, e ele fosse violento, e porque ele trouxe desgraças para dentro de casa.
Talvez eu tenha tido um padrasto que foi tudo, menos um pai para mim.
Ajuda-me, senhor Jesus, a, nesta noite, perdoar o meu pai, ajuda-me a orar por sua cura, a ajuda-me a amá-lo, ajuda-me a abençoá-lo.
E dá-me senhor Jesus experimentar o amor do Pai.
Dá-me Senhor e experiência do amor da Mãe.
Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus.

Cura dos demais relacionamentos
Finalmente, agora, Senhor, eu rezo por todos os outros relacionamentos da minha vida.
Meu relacionamento com meus irmãos e irmãs, e especialmente, Senhor, se eu senti que meu pai ou a minha mãe amavam mais aquele irmão ou aquela irmã do que a mim. E, por causa disso, eu ainda me sinto muito inferior, eu sinto que talvez eu não tenha sido bom o suficiente para eles.
Cura-me, Senhor, se o meu irmão ou a minha irmã era mais inteligente do que eu, era mais bonito do que eu, tinha mais sucesso do que eu.
Cura-me, Senhor, se durante este tempo eu acabei caindo numa doença longa e dolorosa e eu não consegui expressar a dor que eu estava sentindo para os meus pais.
Cura-me, Senhor, se na minha infância tive um grande choque ou um grande susto, se eu testemunhei a morte de alguém.
Cura-me Senhor, especialmente se houve coisas na minha infância que afetaram a minha sexualidade.
Talvez eu tenha sido abusado sexualmente por um estranho ou por um parente.
Talvez, Senhor, eu tenha sido vítima de abuso sexual na escola e esteja vivendo até hoje sentimentos de homossexualidade.
E, Senhor, eu sei que eu não fui criado desta forma. E os meus atuais sentimentos são resultado dessas experiências ruins que eu tive na minha infância.
Cura, Senhor, as moças, que tenham sido abusadas sexualmente, especialmente por pessoas que tenham sido constituídas em autoridade: por um tio, por um médico, por um padre, mas acima de tudo, por seu próprio pai, ou talvez pelo seu padrasto, arruinando a vida dessa pessoa, não permitindo que essa pessoa, essa jovem, tivesse hoje uma vida matrimonial feliz.
Senhor, eu te peço que, pela sua sagrada masculinidade, o Senhor cure qualquer homem, hoje, em sua sexualidade.
Maria, eu peço que a senhora que cure toda mulher aqui em sua feminilidade, como a senhora foi pureza, que elas sejam a pureza.
São José, eu oro também, peço, São José, que o senhor cure os homens na sua masculinidade, no seu jeito de ser, homens de verdade.
Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus. Obrigado, Jesus.

Cura do período escolar
Nós queremos rezar, Senhor, pelos anos da escola até o tempo da puberdade e juventude.
Cura-me, Senhor, se nesse tempo eu sofri pelo fato de não ter amigos.
Cura-me, Senhor, porque eu via todos os meus colegas tendo muitos belos amigos e amigas, e eu estava sempre sozinho e não tinha amigos, e aquela dor trouxe tristeza para a minha vida.
Cura-me, Senhor, se eu tive dificuldades no meu currículo escolar.
Cura-me, Senhor, se eu tive dificuldade de compreender, dificuldade de aprender, dificuldade de lembrar, se eu experimentei um sentimento terrível de fracasso.
Cura-me, Senhor, se nessa época houve fatos que trouxeram a mim, na área da sexualidade, sentimentos de culpa que eu carrego até hoje.
Talvez, Senhor, tenha sido nesse período da minha vida que eu me tornei muito tímido, muito envergonhado, com medo de fazer qualquer coisa, por medo de falhar, com medo da crítica, com medo da opinião das pessoas.
Talvez, Senhor, eu tenha me tornado irritado contra os meus pais, contra as autoridades, contra as pessoas de mais idade, e comecei a me tornar repulsivo contra qualquer autoridade, e essa revolta acabou me levando para hábitos errados, para atitudes erradas.
Cura-me, Senhor, se durante esse tempo eu fiz amizade com pessoas erradas que me levaram a caminhos errados, que me prometeram amor, que me prometeram apoio, mas agora eu percebo que elas só quiseram me usar, e toda minha vida agora está sem sentido e sem esperança.
Senhor Jesus, como eu acredito nas promessas que estão na sua palavra, que estão nas escrituras, quando você diz para não ficar olhando o meu passado, não olhar as coisas que aconteceram há muito tempo atrás, mas para olhar adiante, naquilo que o Senhor vai fazer em cada vida agora.
E eu agradeço, Senhor, por centenas de milhares de pessoas que tomaram o rumo de uma nova criatura através da experiência da cura interior.
Eu te peço, Senhor, que o senhor derrame o seu Espírito Santo para cada pessoa presente, cada pessoa que nos assiste pela TV, cada pessoa que nos ouve pela Internet.
Eu peço, em seu nome, Senhor, que cada pessoa traga à sua presença somente a ferida mais importante em sua vida que seja necessário ser curada.
Ajude-as a descobrir qual foi a mais dolorosa experiência de suas vidas. Ajude, Senhor, a trazer na sua presença aquela palavra, aquele acontecimento, aquela experiência que mais causou dor em sua vida.
E, Senhor, no momento que o senhor vai trazendo a sua cura, eu sei que as suas promessas estão se cumprindo aqui e agora.
O Senhor está dizendo a cada um de vocês esta noite:
“Eu vou tirar de você esse coração de pedra!
Eu vou tirar de você esse coração sem perdão!
Eu vou tirar de você esse coração cheio de amargura!
Eu vou tirar de você esse coração cheio de medo e de raiva!
Eu vou tirar de você esse coração cheio de ódio e de vingança!
Eu vou tirar de você esse coração cheio de autopiedade!
Eu vou tirar de você esse coração cheio de tendência suicida!

Eu vou lhe dar um novo coração!
Eu vou lhe dar um coração de carne!
Eu vou lhe dar um coração de ternura!
Eu vou lhe dar um coração de compaixão!
Eu vou lhe dar um coração que se volta para o outro!
Eu vou lhe dar um coração que perdoa!

Eu vou introduzir em você meu Espírito!
Um novo espírito, o meu Espírito!”
E enquanto nós cantamos, vamos pedir ao Senhor, novamente e novamente, em nosso coração: que ele nos dê um novo coração, esse coração novo que é trazido pelo próprio Senhor.

Ricardo:
Música pela cura interior - O coração de Jesus
E esse coração nós conhecemos. Ah, como conhecemos! Um coração que nos desperta todos os dias: é o coração de Jesus.
Conheço um coração tão manso, humilde e sereno
Que louva o Pai por revelar Seu nome aos pequenos
Que tem o dom de amar, que sabe perdoar
E deu a vida para nos salvar

Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!

Lava, purifica e restaura-me de novo
Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo
Derrama sobre nós a água do amor
O Espírito de Deus, nosso Senhor

Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!

Padre Jonas:
Hoje vi que houve coisas bem concretas que o Senhor fez na sua vida. E eu vi coisas bem concretas que agora o Senhor coroou em você. Vamos agradecer. Vamos agradecer também concretamente, irmãos. Juntos oremos:
Nós te adoramos, Senhor, nós te bendizemos, Senhor, porque és realmente um Deus vivo, um Deus poderoso que agiu conosco neste momento, Senhor.
Obrigado. Obrigado porque até nos criou no avesso, nos fez criaturas novas.
Muito obrigado, Senhor, porque tocou em pontos concretos da nossa vida, Senhor.
Obrigado, Senhor, porque ninguém de nós deixou de ser atingido, Senhor, nesta noite.
Obrigado Jesus porque passou pela nossa vida, obrigado porque passou tocando, porque passou curando, porque passou libertando. Muito obrigado ao nosso Senhor, nosso Deus.
Vai contando para o Senhor, vai dizendo para o Senhor, isso! Vai agradecendo a Ele: muito obrigado meu Deus, muito obrigado por isso, muito obrigado porque há fatos da nossa vida que foram situações da nossa vida, obrigado Senhor porque levantou, Senhor, aquilo que estava adormecido, sepultado, mas o Senhor levantou tudo isso, o Senhor tocou em tudo isso, o Senhor curou tudo isso.
Muito obrigado, Senhor, porque a sua graça foi imensa. Muito obrigado Senhor, muito obrigado meu Deus.

Ricardo / Padre Jonas:
Lava, purifica e restaura-me de novo
Serás o nosso Deus em nós seremos o teu povo
Derrama sobre nós a água do amor
O Espírito de Deus, nosso Senhor

Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!

Padre Jonas:
E é bom também a gente falar, isso faz muito bem para a gente.
Enquanto a orquestra fica tocando um pouco essa mesma música, fala com a pessoa do lado o que Deus fez em você, e você conta alguma coisa, alguma coisa que Deus tocou, alguma situação, aquela graça que foi concedida, uma cura, vai conversando.
Não deixe de dizer, conversa com alguém, fala com alguém. Isso, todo mundo, vamos falando um com outro, é bom você contar. É importante você poder partilhar...
Porque todos nós fomos curados, todos nós sem exceção recebemos muita cura. O que é que Deus fez? Onde é que ele tocou?
Que bom meu Deus, como Senhor foi maravilhoso!

Ricardo:
Eu sinto no coração que aquela palavra, que quando falava que Deus nos plasmava no ventre de nossa mãe, nas entranhas de nossa mãe, quando o Padre Rufus ia rezando. É interessante, e eu ia perguntando: "Senhor, é uma oração de cura interior", não é cura física, a nossa noite é uma noite de cura interior.
Coisas que foram acontecendo conosco ao longo da nossa vida, da nossa gestação, coisa que nós nem imaginamos. Não éramos pensantes, ainda, mas que são fatos, e me tocou muito forte quando o Padre Rufus disse que alguns de nós, quando nascemos, talvez tenhamos nascido dentro de um ambiente de conflito, entre pai e mãe, momentos de desemprego, até mesmo alguns aqui, em tempos de guerra, de revolução, coisas que nós nem imaginamos. Essas coisas ajudaram a formar a nossa personalidade, ajudaram a criar traumas.
Naquele momento eu sentia como que um punhado de arame fosse sendo esticado um por um, aqueles bolos de arame. Arame por arame ia sendo esticado, coisas que nós não imaginamos, mas que embromavam a nossa vida.
E nesta noite foi desembromado e desenroscado, foi retirado, causou uma paz tão grande quando ele colocou exatamente isso: no dia que você veio, você veio à luz, que você nasceu, nós não somos nem capazes de imaginar, e também talvez os nossos pais não são capazes de lembrar de como estava o clima da nossa casa naquele dia, o clima do país, o clima da cidade, mas que nós viemos num momento talvez confuso, mas que hoje Deus está nos recebendo de novo, curando aquele momento tão importante, que nós não imaginávamos, porque nós não éramos pensantes, nós não tínhamos noção, talvez nem os nossos pais, pela agitação.
Mas a paz que ficou naquele momento foi muito grande.
Olhe para o teu irmão e diga: "Deus te quis". Fale para ele: “Deus te quis”, apesar de tantas coisas, apesar de todas as pessoas, apesar de todo dureza, de todas situações, Deus te quis.
Assim como Jesus, que veio ao mundo numa época também muito confusa, numa época de perseguição, numa época que São José e Nossa Senhora  estavam fugindo, existia um contexto no nascimento dele também. Nós também não escapamos dessa, mas hoje Deus já afirmou: "Eu te quis desde o primeiro dia". Vamos mais uma vez, eu conheço esse coração. Ele é manso, ele é humilde, ele é sereno. Cantemos:
Conheço um coração tão manso e humilde e sereno
Que louva o Pai por revelar seu nome aos pequenos
Que tem o dom de amar, que sabe perdoar, e deu a vida para nos salvar
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração!

Padre Jonas:
E agora é o momento de nos enchermos com o Espírito Santo para que nada fique vazio. Sim, porque houve uma cura maravilhosa em cada um de nós. Houve mesmo, não duvide, e com isso ficaram espaços vazios, então, que agora o Espírito Santo encha tudo isso. Solta sua voz cantando nessa linguagem nova do espírito.
(oração em línguas)
Obrigado, Senhor, por toda obra que o Senhor fez. Obrigado, Senhor, por toda a cura realizada. E obrigado, agora, porque o Senhor preenche a cada um de nós com o Espírito Santo. Obrigado, Senhor, porque tudo, tudo, tudo, tudo em nós vai sendo preenchido pelo Espírito Santo. Sim, literalmente! ...
(final da gravação)

Nenhum comentário: