098 Como Reconhecer os Ataques do Inimigo


Como estávamos dizendo antes, ambos, tanto o ministério como a oração tanto de cura interior ou emocional ou de libertação são importantes. Não é um ou o outro. Mas ambos são importantes.
Portanto, eu fico triste quando Jesus nos deu segredo de uma vida total mesmo aqui neste mundo e [mesmo assim] ainda existe tanto sofrimento, tanto ódio, tanta pobreza. Então, não podemos culpar a Deus por isso. Não podemos culpar Jesus.
Porque como eu disse a vocês, São Pedro afirmou que Jesus foi a toda a parte fazendo o bem. E eu repito qual foi esse bem que Jesus fez? Não foi simplesmente alimentar os pobres. Certo, Jesus multiplicou os pães e os peixes e alimentou milhares, mas a melhor coisa que Jesus fez foi ajudar homens e mulheres a se tornarem o melhor que Deus criou.

Idéias Erradas sobre o Cristianismo e o inimigo
Muitas vezes as pessoas têm a idéia errada daquilo que a bíblia ensina, uma idéia errada a respeito do cristianismo. Uma idéia errada a respeito do ministério de Jesus. Mesmo [podemos excluir o a palavra mesmo] São Pedro apóstolo de Jesus, que Jesus colocou como o chefe dos apóstolos, ele nos dá a resposta correta.
Desejaria que todos os padres e bispos conhecessem bem essa resposta de Pedro que está numa frase: “Jesus foi a toda a parte”. A toda a parte. Para cada casa, a cada pessoa, fazendo o bem e que bem que foi esse? Não foi somente um trabalho social. Trabalho social é importante. Não somente educação, a educação é importante, eu já fui diretor da mais importante escola de Bombaim.

Jesus Cura as Pessoas sob Influência do Mal
Mas Jesus foi a toda a parte curando as pessoas que estavam sob a influência do inimigo. Curando aqueles que estavam sob o poder da personificação do mal, que a bíblia chama do inimigo. Então, à medida que continuamos, depois de eu começar a partilhar com vocês as más notícias - a notícia de que nós temos um inimigo -  que a Bíblia chama ou satanás ou demônio.

Os Extremos que Devemos Evitar
Nós devemos continuar isso sabendo como o inimigo nos ataca. E isto é mais importante, porque nós precisamos evitar os dois extremos.
Um deles é de que vemos o demônio em todas as partes, culpando-o de tudo, e de outro extremo achando que o demônio não existe. Os dois extremos estão errados.

A Maldade nem sempre é Obra de satanás
É claro que nosso inimigo, como afirmou Paulo VI, é o demônio, mas também muitas coisas ruins acontecem conosco, que não são trabalho de satanás. São maldades causadas por outras pessoas, às vezes até mesmo por membros de nossas famílias ou até mesmo amigos. A partir da minha experiência nesses anos todos, eu posso dizer talvez hesitando um pouco, que os nossos problemas são mais com as pessoas do que com o demônio. E isso é muito, muito triste.
E agora continuamos partilhando como podemos reconhecer o trabalho, as obras de satanás. Não caindo na armadilha de pensar em vê-lo em todas as situações.

As Áreas da Nossa Vida sob Ataque
Em primeiro lugar, nós precisamos conhecer as áreas da nossa vida que possam estar sob o ataque de satanás. E o que estou dizendo é muito importante. Eu desejava que todas as pessoas que vieram ontem, e que todas as pessoas do Brasil possam dizer o que estou dizendo. Porque o que eu estou dizendo é fruto de minha experiência de mais de 30 anos. Fruto da minha experiência em mais de 60 países. Fruto da minha experiência lidando com pessoas todos os dias. E muitas vezes também à noite. [sobre ataques noturnos do inimigo, para maior entendimento, assistir ao filme Padre Pio]
Então, quais são as áreas da nossa vida que podem cair sob a influência do ataque do inimigo?
1º. A nossa vontade. Por que? De uma certa forma essa é a parte mais importante da personalidade humana. Deus nos deu este tremendo poder da liberdade. Porque dessa forma podemos dizer “não” até mesmo para Deus. E Deus não pode fazer nada.
Às vezes eu fico pensando que Deus não deveria nos ter dado esse tremendo poder do livre arbítrio. Então, por amor a nós, Deus nos deu a tremenda força que é a nossa vontade própria.
Portanto nós somos responsáveis pelas nossas ações. E podemos assim nos orgulhar daquilo que fazemos. Mas talvez a gente possa se arrepender por ter dito “sim” para as pessoas erradas e “não” para as pessoas erradas. E é isso que eu tenho experimentado dia após dia.
De que maneira o demônio influencia e ataca a nossa vontade? Naquilo que nós denominamos no nosso treinamento teológico, como hábitos compulsivos de pecar. O que corresponde aquilo que na psicologia é chamado de compulsão. Como, de certa forma nos tornamos escravos do pecado, dessa maneira nossa vontade está sob o poder do mal.








Trecho da palestra
"Como o Demônio Penetra em Nossas Vidas?"


Enviado por tvcancaonova em 14/11/2011 Padre Rufus Pereira prega no Acampamento de Cura e Libertação, apresentado pela TV Canção Nova no dia 14/11/11. Adquira esta pregação intitulada "Como o demônio penetra em nossa vida?", pelo tefefone: (012) 3186-2600 ou acesse: http://shopping.cancaonova.com/ Acesse: http://tv.cancaonova.com e siga: http:/ /twitter.com/tvcancaonova

E nós não conseguimos sair dessa situação por mais que tentamos. E nós podemos ver no mundo de hoje, tremendos hábitos compulsivos de pecado:
·        O vício das drogas – como uma pessoa se vicia numa droga, fica praticamente impossível dele conseguir sair sozinho.
·        O alcoolismo – o maior mal e e prejuízo causadas às famílias no mundo hoje é um pai alcoólatra.
·        Também hábitos compulsivos de perversão sexual. Tome por exemplo, o abuso sexual de crianças. E é horrível perceber ao ler nos jornais, que o abuso sexual de crianças tem se tornado uma epidemia, até mesmo em países supostamente católicos.
Tome por exemplo a Irlanda, um dos países mais católicos do mundo. E nós, católicos da Índia, somos católicos com muita gratidão aos missionários irlandeses que vieram para a Índia. No segunda renovação carismática de Dublin, a convenção de 1978, eu fui solicitado a dar uma palestra especialmente para os missionários irlandeses.
Então eu fiquei chocado, a gente fica chocado ao descobrir que o abuso sexual de crianças se tornou uma epidemia até mesmo nesse grande país católico.
É o pecado do rei Herodes [o rei que mandou matar as crianças menores de 2 anos, ocasião em que José e Maria protegeram Jesus deixando tudo para trás e indo ao Egito], destruindo a vida de crianças.
·        E também dizendo não somente de hábitos, mas de casos como o aborto. Claro, é uma obra de satanás. É uma imitação do trabalho de rei Herodes, que destruiu crianças indefesas.
Então eu menciono esses quatro exemplos para perceber como satanás está sempre por trás dessas coisas. E Eu vou voltar a isso mais tarde.
2º. A segunda área da nossa vida que pode estar sob influência demoníaca é a nossa mente. É o nosso intelecto.
Satanás é muito inteligente: ele sabe que um dos canais para destruir o homem é através de seu raciocínio. Ele quer capturar, manter a sua mente cativa, naquilo que hoje nós chamamos de falsas religiões, que podem - com freqüência - cativar nossos jovens.
E quando nossos jovens se envolvem num desses movimentos de nova era, as vezes é impossível tirá-los de lá. Por isso que São Paulo diz em suas cartas: “somente Jesus pode manter a sua mente cativa” e não os agentes de satanás. Então satanás tenta penetrar sua mente, seu intelecto.
Ele sabe o que está fazendo. Mas nós muitas vezes nos fazemos de tolos [somos] facilmente pegos. Tudo aquilo que são chamadas novas religiões nova era. Entenderam bem? (aplausos)
3º. Em terceiro, a terceira área da nossa vida que pode estar sob ataque demoníaco é a nossa vida emocional. Nossas emoções. E isso também é muito comum e muito perigoso. E aqui também a bíblia explica muito bem.
Tome São Paulo novamente, São Paulo sabe muito porque ele viveu uma vida ruim e depois uma vida em Cristo. E São Paulo diz: fiquem irados, ficar irado não é ruim, Jesus ficou irado quando viu os mercadores no templo. A raiva é uma emoção normal humana.
Mas São Paulo disse:
Primeiro, não deixe que a sua raiva continue noite adentro. Resolva sua raiva antes de dormir ou não vai dormir bem.
Segundo: ele diz “pode sentir raiva, mas não peque”. Muitas vezes as pessoas fazem coisas erradas por causa da ira, por causa da raiva. Esse tipo de emoção como a raiva não deveria nos conduzir a fazer coisa errada.
E em terceiro, o que São Paulo diz? Pode ficar com raiva, mas... alguém sabe a próxima palavra? (silêncio) Pode ficar com raiva, mas não dê oportunidades ao demônio! Com freqüência o demônio vai usar essa sua raiva e seu rancor para fazer coisas erradas, para matar, esbofetear...
Portanto nossas emoções podem ser canais pelas quais o demônio nos ataca.
Tome por exemplo as tendências suicidas onde o demônio vai puxar você para conduzir, para praticar o suicídio. Ou [o] medo: com freqüência o demônio nos faz sentir medo. E daí por diante.
Portanto nós devemos trazer todas as nossas emoções sob o poder do Espírito Santo. E não abrir as portas das nossas emoções a satanás.
4º. O demônio pode com freqüência pode atacar nosso corpo.
Existem muitos tipos de chamadas enfermidades físicas que na verdade não são causadas por germes ou vírus, que não tem explicação humana mas parecem ter origem no poder de satanás. E deve se dever à sua presença.
Por essa razão, quando as pessoas vão ao médico e chegam até nós para receber oração, é muito comum a gente ouvir a pessoa dizer que os médicos disseram duas coisas: primeiro, não podemos curá-lo, e segundo, nós não sabemos qual é a sua enfermidade.
Portanto, muitas dessas supostas doenças e enfermidades não são verdadeiras enfermidades físicas. Mas podem estar sob o poder e ser causados pelo mal.
5º. Seguinte: o inimigo pode atacar nossa casa, nosso quarto, nossas propriedades. Para isso posso contar pelo menos uma história. Se tiver tempo eu conto mais tarde.
Portanto é bom ter suas casas e suas propriedades protegidas. Por isso que nós temos na igreja Católica a tradição de abençoar as casas.
6º. Seguindo, o inimigo pode atacar os relacionamentos, especialmente o relacionamento do casal. Especialmente o relacionamento dentro da família.
E eu sei que o trabalho maior de satanás nos dias de hoje é destruir todos os casamentos e assim destruir a vida familiar. Este é o seu grande desejo hoje.
7º. E o demônio pode atacar aqueles que tem uma posição de liderança.
Jesus nos alerta, quando Ele diz que satanás vai se disfarçar, ele vai atacar o pastor justamente para que as ovelhas se percam.
Portanto o demônio vai atacar aqueles que têm posições de liderança no governo, no país. Na igreja, começando pelo Papa, os bispos, os padres, os líderes leigos. O demônio quer nos atacar em todas as áreas da nossa existência humana. Posso dar exemplos mais tarde.

De Onde Vêm os Ataques?
Mas para completar este quadro, nós precisamos nos perguntar, de onde vêm esses ataques? De onde eles vêm?
1º. [Em] Primeiro lugar, mesmo da nossa árvore genealógica.
Desde os nossos primeiros pais, Adão e Eva.
Por que nossos primeiros pais pecaram? Quem os tentou? Satanás! É o que está escrito claramente na bíblia. E o efeito dessa tentação acabou atingindo seus filhos e Caim matou Abel.
Aqueles que não crêem na cura da árvore genealógica, são pessoas que nunca leram a bíblia. Nunca ouviram a história de Adão e Eva, Caim e Abel? E nós vemos, nós que estamos no ministério, todo o mal que o demônio traz ao atacar nossa árvore genealógica.
E nós tivemos um dos casos melhores que tive na minha vida, aqui na Canção Nova cerca de quatro anos atrás. E quando eu mostrei aquele vídeo para muitos padres no mundo inteiro, muitos se mostraram interessados em entrar no ministério da libertação.
Então o demônio quer atacar nossa árvore genealógica. Por isso que a igreja, a igreja que é mãe, a igreja que é professora, a igreja que é a nossa salvadora, na missa ela nos conduz a fazer esta oração: “lembrai-vos dos que partiram desta vida”.
“Lembrai daqueles que partiram desta vida. E partiram antes de nós com o sinal da fé. Trazei o Senhor a luz da vossa presença.”
A igreja sabe o que está fazendo.
2º. Segundo, a segunda fonte da opressão demoníaca pode ser as pessoas ao nosso redor.
Nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho, e membros da nossa própria família. Nós tivemos um lindo testemunho dado por um casal há três anos atrás. Não estou falando para ficarmos desconfiados dos nosso familiares, dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho...
Mas nós temos ficar atentos sabendo que o demônio é nosso inimigo. E que ele vai querer nos atacar especialmente por aqueles que são próximos a nós. Até mesmo através dos membros da nossa família. E vou contar depois exemplos de como isso acontece.
3º.E então, a terceira fonte pelo qual o demônio nos ataca pode ser nós mesmos.
Não culpe o demônio somente, não culpe as pessoas, mas culpe a você mesmo também.
Se você buscou a qualquer ajuda que não seja em Jesus, porque você tem um problema que não conseguiu resolver, ou uma doença terrível, e buscou ajuda em fontes questionáveis, duvidosas, você [se] abriu a si mesmo para o poder de satanás.
Quando nós vimos nesses outros casos que temos visto esses dias, então culpe primeiro a si mesmo.
Eu sei que muitas vezes as pessoas fazem essas coisas, porque vão me dizer: “padre eu não encontrei outra solução. Nós estávamos desesperados. Nós fizemos aquilo que era possível, disponível, para sair dessa situação de dificuldade”.
E segundo eles vão dizer: “Ah, meu amigo me disse que se eu quiser alguma ajuda fora da igreja, vai naquela pessoa, naquele benzedeiro”, ou coisa assim. E com freqüência essa solução traz alguma coisa pior que o problema.
Portanto com freqüência digo: a causa dos nossos problemas somos nós mesmos. Não fique somente culpando as pessoas da sua família, ou a sua sogra, e não fique culpando só o demônio. Coitado do demônio! (risos e aplausos).
4º. E finalmente, existe uma razão, uma fonte de onde o demônio vem, não somente da árvore genealógica, não somente das pessoas do nosso ambiente, não somente porque eu busquei ajuda no lugar errado, mas com freqüência a razão pela qual eu tenho sido atacado pelo mal, é porque eu sou uma boa pessoa. Boa demais.
Então o inimigo adora atacar os santos [novamente ver Padre Pio].
Começando por Jesus! Eu estranho por saber que o evangelho começa de duas maneiras: com Jesus recebendo o Espírito Santo e o Jesus sendo atacado pelo espírito do mal.
Tem um sentido para isso: o demônio vai deixar você em paz, você não é um problema para ele.
Mas se você o adora [quer dizer, adora a Deus], assim como eu, (aplausos), então o demônio vai atacar.
[Tal] Como São João Maria Vianney, o patrono dos sacerdotes.
Quando eu estava no seminário, quase todo dia no refeitório a gente lia a história desse santo. Eu fui cativado por esse santo.  Depois de ser ordenado padre em Roma [22/12/1956], a primeira coisa que eu fiz depois de ordenado foi visitar Arns, cidade de Arns na França, a paróquia de São João Maria Vianney, porque meu desejo era ser como ele. Ser um outro São João Maria Vianney.
E ali em Arns, na cidade de Arns, eu percebi que era um pequeno ainda vilarejo, nem mesmo uma pequena cidade. Então eu fui à igreja. Era uma pequena igreja, a menor que eu já vi. Era tão pequenina, e eu fiquei imaginando como esse padre, nessa pequena igreja nesse pequeno vilarejo, impactou o mundo inteiro.
E eu sabia que São João Maria Vianney não era tão inteligente. Ele até repetiu nos exames, mas provas. O bispo disse: “tá bom ele não passou na prova, mas vamos ordená-lo assim mesmo”. Ele não tinha tanta inteligência, mas tinha o Espírito Santo. (aplausos) foi o primeiro lugar que eu fui logo depois da minha ordenação [a ordenação do Padre Rufus ocorreu em 22/12/1956].
E ali eu vi dentro da igreja o púlpito, o local de onde ele pregava aos domingos, mas todos os dias, e durante o dia todo. Se houvesse apenas uma pessoa na igreja, ele começava a pregar.
E aí eu fiz essa oração, para que o Senhor permitisse que eu me tornasse um pregador como São João Maria Vianney. E então minha oração foi respondida (aplausos).
E em segundo, eu vi ali o confessionário de São João Maria Vianney. Porque se ele não estava no púlpito pregando, ele estava no confessionário ouvindo confissões. Estava disponível o dia inteiro, ouvindo a confissão das pessoas, rezando por elas.
E eu fiz essa oração, “Senhor que eu pudesse estar disponível para as pessoas, ouvindo problemas, ouvindo confissões, trazendo cura quando necessário” e esta oração também foi respondida. (aplausos) porque dia após dia tenho feito isso.
E em terceiro, quando cheguei na casa do santo, na cama, quando a gente lê na instrução que visitamos, a terceira coisa que acontecia com esse santo depois de passar o dia todo pregando e ouvindo confissões, o que é que ele fazia a noite? Ele não dormia. Durante a noite ele era atacado por satanás. Quase todas as noites.
Essa oração eu não quero para mim não, Senhor, eu não quero ser atacado por satanás. (aplausos) Eu quero dormir muito bem a noite. Mas Deus não ouviu esta oração (risos/aplausos). Então, todas as noites, eu tenho tido assim como se fosse uma “conversinha” com o meu ”amigo” demônio.
Teve uma época quando as minhas orações não eram respondidas, eu tinha muito medo. Quando garotinho, então as luzes tinham que se acender porque era noite e quando apagava a luz eu ficava com medo da escuridão e eu gritava para minha mãe: “mãe, vem aqui por favor porque o demônio está debaixo da minha cama”.
Eu vivia com muito medo do demônio, mas agora é ele que tem medo de mim (ovação/aplausos). Por isso eu agradeço a Deus, porque mesmo sendo eu aquele garotinho tímido, ainda hoje, Deus me deu esse tremendo dom do ministério da libertação. Portanto, o Senhor com freqüência escolhe as pessoas para esse ministério de uma maneira muito especial.
4º. A quarta razão pela qual as pessoas são afetadas pelo mal e não pelo que elas são más. Mas porque são boas. Porque são boas demais. Como São João Maria Vianney, como São Francisco de Assis, como madre Esperanza e todos os grandes santos. Eram atacados simplesmente por que? Porque satanás tinha medo deles. Porque satanás sabia que Jesus estava com eles.
Essas são as razões pelas quais o mal nos ataca.

Como Acontecem os Ataques?
Em terceiro lugar, nós precisamos saber como esse ataque acontece. Não somente quais as áreas da minha vida são suscetíveis de ataque, não somente o que está sendo esse ataque, não somente qual é a origem desse ataque, ou seja de onde esse ataque vem, mas também precisamos saber como o ataque acontece.
E o demônio vai usar todos os meios para atacar os filhos de Deus. Existem muitos jeitos dele usar.
1º. Tome por exemplo, música. Especialmente certos tipos de música. Que a única forma de descrever é música satânica.
Eu sou testemunha de jovens que simplesmente por ouvirem  esse tipo de música ficaram contaminados ou até mesmo possuídos.
2º. Alguns tipos de filmes, nós devemos proteger nossos filhos de verem esses tipos de filmes.
Porque eu tive muitos casos de crianças sendo possuídas. Aconteceu quando estavam assistindo certos filmes.
3º. O demônio pode também usar os meios de comunicação. O inimigo vai usar qualquer meio para atacar o povo de Deus.
Tome por exemplo o telefone. Especialmente quando você recebe chamadas mudas. Com freqüência a pessoa que deseja mal a você vai ligar para você e quando você responde a chamada, ninguém está lá. Ninguém está dizendo nada. Mas a minha experiência diz que é possível que essa pessoa esteja mandando uma poderosa maldição para você. Então eu aprendi depois no Espírito [Santo] como ajudar essas pessoas.
Uma senhora uma vez me disse que tinha acontecido. E eu disse para ela da próxima vez que você atender o telefone e estiver mudo, não simplesmente coloque de volta, nem mesmo pergunte quem está aí, mas diga somente “louvado seja o Senhor”. (aplausos). E ela nunca mais recebeu essas ligações mudas.
Às vezes quando eu ligo para ela,  as vezes ela diz “louvado seja o Senhor” e eu também digo “também seja louvado o Senhor”. E ela diz: “ah, é o senhor, padre Rufus?”.
Então esse é um pequeno segredo que estou contando a vocês. Não conte para mais ninguém (risos).
4º. Portanto o inimigo pode nos atacar também através de outros meios de comunicação, até mesmo através dos e-mails.
Mas acho que vou falar sobre isso com vocês mais tarde (murmúrios/risos). Você [Vinícius Adamo, tradutor simultâneo] me lembre para falar mais da próxima vez.
5º. Mas vou terminar dizendo quais os dois outros meios através dos quais o inimigo nos ataca. Porque não quero esquecer de falar depois. São dois meios de comunicação. São muito comuns, ou seja, o inimigo vai nos atacar com freqüência através de comida e bebida. Comida e bebida.
Por isso que minha mãe parece que sabe mais do que os padres, costumava dizer quando éramos crianças, não coma nada nem beba nada que ninguém te dê, a não ser que eu esteja junto. Percebo a sabedoria dela. Ela sabia mais do ministério da libertação do que os padres.
Quantos casos de pessoas sendo afetadas por causa daquilo que comeram ou beberam. Como vocês mesmos devem ter ouvido muito. Então isso eu vou dizer uma segunda coisa, mas se você não pode desapontar a pessoa e você tem que beber ou comer alguma coisa, a mãe dizia “sempre abençoe a comida”. Sempre abençoe.
E eu percebi quanto essa precaução é importante. Porque tenho visto milhares de casos, incluindo aqui na Canção Nova, onde as pessoas foram possuídas por causa daquilo que comeram ou por causa daquilo que beberam, de fontes duvidosas.
6º. E a outra maneira pela qual o demônio vem para nos atacar é através de presentes. Presentes que você recebe.
Eu tenho milhares de histórias de vidas que foram destruídas por causa de presentes de casamento. Eu não estou dizendo que você não deve mais receber presentes. Você me lembra de contar a história depois. Mas sempre tenham prudência, e abençoe todos os presentes que você recebe. Se derem alguma coisa para você comer, e você não tem certeza de como fazer, você recebeu um presente e você está desconfiado, pode dar para mim (risos/aplausos).
7º. E finalmente, más notícias. O demônio pode nos atacar até mesmo coisas boas. Mesmo usando objetos religiosos.
Espero de me lembrar de contar uma história dessas também. Quando você vai a um santuário que existem no mundo inteiro - seja Petitcore [não foi encontrada grafia correta], Lourdes, Guadalupe -  existem pessoas que vendem rosários, medalhas. E você compra esses artigos.
Você tem certeza de que esses objetos não estão sob o poder de satanás? Eu nunca teria dito isso se eu não tivesse visto casos de gente que comprou esse tipos de objeto em santuários e depois foi atacado por aquilo que aconteceu.
Mesmo que você compre medalhas e rosários nesses santuários, certifique-se de que eles sejam abençoados por um padre. Não estou dizendo que a gente não pode mais confiar em ninguém. Mas que temos que ser prudentes. Porque o demônio está trabalhando.

Conclusão
Eu sinto muito terminar com essa má notícia. Quando João diz: “o mundo jaz sob o poder de satanás”. Isto é uma má notícia. Dada por João um apóstolo. E ele sabia o que estava falando. O mundo inteiro está sob o poder de satanás! Mas Jesus disse. E é dessa maneira que quero terminar:  mas Jesus falou quando ele deu a boa nova, ao final de seu ministério: “Não temais, nada temais, porque eu venci o mundo!” amém. (aplausos)