003 O Espírito Santo nos dá Vida nova

1999
03 - O Espírito Santo Dá Vida Nova <<=== você está aqui.
O Espírito Santo nos dá vida nova

Por Padre Rufus Pereira
29/09/1999
Tradução simultânea: Vinícius Adamo
Transcrição: Carlos Sadao Gushiken

... O tema do grande jubileu é tão verdadeiro: Jesus é o mesmo hoje, como foi ontem, e como será para sempre. E Jesus é o mesmo hoje.
Nós começamos este encontro falando de Deus, nosso Pai, como 'Deus por nós' e depois nós falamos de Jesus, o maior presente de nosso Pai, o presente de Jesus sendo 'Deus conosco'.
E, neste último ensinamento, eu vou um passo mais adiante.

O maior presente de Jesus
Qual é o maior presente de Jesus para nós?
Lendo o começo dos Evangelhos, a pregação de João Batista, ele estava ensinando e pregando duas coisas importantes.
Primeiro, chamando as pessoas ao arrependimento, preparando as pessoas para a vinda do Messias.
E segundo, o que ele estava fazendo, era dizer às pessoas "o Messias estava entre vós", dizendo as pessoas o que o Messias iria fazer. E ele estava contrastando o seu trabalho com o trabalho de Jesus.
Ele disse que o seu trabalho era só um trabalho de preparação dizendo para as pessoas: “Preparem-se para a vinda do Salvador pelo arrependimento”. Mas ele disse: “O trabalho do Messias vai ser algo muito mais importante. Eu batizo vocês no Rio Jordão, como um sinal de arrependimento, mas o Salvador virá e ele vai batizar vocês no Espírito Santo, porque ele é o doador da vida”.
Portanto, quem é Jesus?
No Evangelho de São João, João Batista dá a Jesus dois títulos. De um lado ele é o 'cordeiro de Deus', que vem para tirar o pecado do mundo, que vem para curar as nossas doenças, que vem nos libertar do poder de Satanás. Mas, por outro lado, Jesus é o 'doador da vida', veio para nos dar vida nova, nos dando o Espírito Santo.
Algum tempo mais tarde, no templo de Jerusalém, foi na ocasião da grande festa dos tabernáculos, Jesus gritou no mais alto da sua voz: “Aqueles que têm sede, venham até a mim. Aqueles que estão buscando a vida nova, venham até a mim. Aqueles que têm fome do Reino de Deus, venham até a mim. Venham e bebam de mim, venha e bebam da água viva do Espírito Santo que eu vim para lhes trazer".
Jesus já morreu e fez essa grande promessa do Espírito Santo. Jesus, já nesse tempo, prometeu esse presente especial, dele mesmo, que era dar a nós o Espírito Santo, que é o presente do Pai.
Mas foi especialmente na última ceia, quando os apóstolos estavam tristes, que Jesus estava os deixando, que ele lhes disse: “Eu estou deixando vocês, mas eu não estou deixando vocês sozinhos, eu não vou deixar vocês órfãos. Eu vou lhes mandar o meu Espírito Santo, e ele vai lhes lembrar tudo aquilo que eu disse. Ele vai ser como eu, o seu Paráclito" - que em grego significa “alguém que está sempre com você”, “alguém que o conduz”, “alguém que o defende”, “alguém que vai ser o seu intercessor”.
Jesus disse: “Eu vou lhes mandar o Espírito Santo”.
E então Jesus disse a eles: “Se eu não partir, o Espírito Santo não virá. Portanto eu tenho que partir, para que o poder do Espírito Santo, o meu presente, possa vir para vocês”.
Então Jesus disse algo incrível: “Eu estou lhes mandando o meu Espírito Santo, mas ele não estará com vocês, ele não vai viver com vocês, mas ele virá para dentro de vocês. E quando ele entrar em você, –  Jesus disse – ele vai vir com ele e o Pai também virá com ele, nós três, o Deus trinitário virá e fará de você a sua morada”.
Que promessa maior nós poderíamos ter?
A promessa de Jesus, que pelo poder do Espírito Santo, a graça total da trindade fará de nós a nossa morada.
Então quem é Deus agora? Deus agora não é somente um Deus por nós, Deus Pai. Deus agora não é somente um Deus conosco, Jesus Cristo, Deus agora é um Deus em nós, é o Espírito Santo.
((aplausos))

A fé católica
Isto é cristianismo. Esta é a nossa fé católica. Eu acredito em Deus-pai, eu acredito em Jesus Cristo, e eu acredito no Espírito Santo.
Então, no dia da ascensão, quando Jesus tinha o seu último encontro com os apóstolos, ele disseram, em sua tristeza a Jesus: “Você nos está deixando, mas você não fez nada, você não recomeçou nada. Como é que você espera que a gente possa fazer as coisas? Quando é que o Reino de Deus que você nos falou vai começar?”.
E o que é que Jesus respondeu?
“Esperem. Esperem, tenham paciência, não tentem fazer as coisas por vocês mesmo, esperem a intervenção de Deus, e então você vai receber o poder. Não será o poder da terra, mas o poder do alto. E então vocês farão as coisas que eu tenho feito, vocês receberão o poder do alto. - E de quem é esse poder? Esse poder não é algo, esse poder não é uma energia, não como na bioenergia ou Reiki que, ou em todas essas coisas da Nova Era. - Esse poder é uma pessoa completa de Deus todo-poderoso, é a terceira pessoa do Deus todo-poderoso, a terceira pessoa da trindade, que é o Espírito Santo. Portanto, esperem para recebê-lo".
E, quando você recebe o Espírito Santo, então vocês serão as minhas testemunhas, não somente na Judeia, não somente em Jerusalém, não somente na Galileia, não somente na Samaria, mas até os limites de todo o mundo. Vocês serão os meus testemunhos, também até mesmo na longínqua Índia, também lá longe, no Brasil.
((aplausos))
Naturalmente você não vai não vai encontrar a palavra Brasil na Bíblia, nem a palavra Índia. Não precisa ficar procurando.
((risos))
Mas eis o que estava na mente de Jesus: “Vocês serão as minhas testemunhas em todos os extremos da face da Terra”. E você pode olhar ali para aquele painel, você pode ver o Extremo Ocidente, que são as Américas, e você pode ver com dificuldade os países do Extremo Oriente. A Índia está lá na metade do caminho e no outro extremo da Índia que está Ásia, o Japão.
“Vocês serão meus testemunhos em todos os limites da Terra”.

As orações são sempre respondidas
Portanto, hoje, eu gostaria de falar para vocês sobre o maior presente de Jesus para nós, para a sua Igreja e para cada cristão, o dom do Espírito Santo, o presente do Espírito Santo.
E para Jesus esse presente, esse dom, isso é tão importante que ele disse que as orações dirigidas ao Espírito Santo seriam sempre respondidas.
No capítulo 11 do Evangelho de Lucas os discípulos perguntaram a Jesus como orar, e Jesus disse: “Quando vocês orarem, orem desta maneira”, e então ele ensinou o Pai-nosso.
Então ele foi mais adiante e ele deu o exemplo do melhor amigo, e ele deu o exemplo do nosso pai humano, e é o que Jesus disse, como eu falei ontem, pela manhã: “Qualquer pai, por pior que seja, quer dar o melhor para o seus filhos – e ele diz – qual pai daria uma pedra para o seu filho, se o seu filho está pedindo pão? Se o filho pede por peixe, será que o pai daria uma serpente? Se o filho está pedindo um ovo, aquele pai daria a ele um escorpião?”, essas são figuras hebraicas de se falar.
E o quê que significam? Se nosso pai terreno não vai nos dar coisas ruins, mas quer nos dar o melhor.
Então vem o capítulo 11 do Evangelho de São Lucas, versículo 13, uma das maiores promessas de Jesus. E o que é que Jesus diz, então?
"Se vocês, pais, fracos como são, dão coisas boas aos seus filhos, quanto muito mais – quanto mais e mais e mais – o seu Pai do Ceu, vai dar a você o quê? Será um emprego? Dinheiro? uma promoção na sua empresa?
Não.
É 'o melhor'.
E o quê que é o melhor para Deus, nosso Pai? Qual é o seu melhor presente para nós? O Espírito Santo! O Espírito Santo!
((aplausos))
O Espírito Santo!
((aplausos))
E para quem? Para quem quiser, para qualquer pessoa, para qualquer um que simplesmente pedir, sem condições, a não ser pedir.
E hoje, durante e a Eucaristia, peça a Jesus para lhe dar de uma nova maneira o presente do Pai, o presente do Espírito Santo, e esta oração será sempre respondida. E será a oração mais importante que nós poderíamos fazer.
Jesus está nos dizendo o que pedir e está nos ensinando o que pedir, que peça uma coisa só, “o Espírito Santo”, porque quando você recebe o Espírito Santo, você está recebendo todo o resto.
E Jesus nos diz como receber o Espírito Santo: "somente peça, peça e será dado, peça uma vez e será dado". "Busque e encontrarás", "bata e a porta se abrirá" - e esse é o Deus em nós.

A missa é a maior oração de cura
Portanto, como eu sei que quando faço essa oração, dessa maneira especial, hoje? Porque a missa é a maior oração de cura, é a maior oração de perdão, é a maior oração de libertação, e é também a melhor oração para se pedir a unção do Espírito Santo.
E em terceiro, a oração Eucarística, o que é que o padre diz logo depois da consagração? Que aqueles que receberem o corpo e o sangue de Jesus, possam estar cheios do Espírito Santo.
Quando recebermos o corpo e o sangue de Jesus, sejamos preenchidos com o Espírito Santo, e sejamos um só espírito, um só corpo em Cristo.
Portanto, a missa é “a” oração do batismo no Espírito Santo.
É por isso que São Efraim, grande doutor da Igreja Oriental, quando ele dava comunhão ele dizia: “Receba o fogo do Espírito Santo”.
"Receba o fogo do Espírito Santo".
E o que aconteceu com os apóstolos? Quando Jesus se elevou, todos eles foram, como um só corpo, para essa sala superior, no cenáculo, esperando por todos os dias de quaresma, esperando por nove dias. E o que é que eles fizeram por nove dias? Somente uma coisa, e eles oraram... Oraram... Oraram. E de uma maneira que eles nunca tinham orado antes.
No Jardim da Agonia, o que eles estavam fazendo?
Eles estavam dormindo.
No tabernáculo, no Monte Tabor, o que é que eles estavam fazendo?
Eles estavam dormindo.
E agora? O que eles estavam fazendo naquela sala superior? Eles estavam muito bem acordados e estavam orando.

O Espírito Santo só vem através da oração
Atos dos Apóstolos, capítulo primeiro, versículo 14: “Eles devotaram todo aquele tempo para a oração”, porque o Espírito Santo somente vem através da oração. E, no décimo dia, o que aconteceu? Era o dia de Pentecostes. O que aconteceu com Jesus aconteceu com eles, e o que aconteceu com Maria, aconteceu com eles. O Espírito Santo veio sobre eles como fogo, como labaredas de fogo sobre a cabeça, veio como um vento, um vento em torno deles, veio como algo que saía de suas bocas.
E Atos dos Apóstolos, capítulo 2, nos diz, por uma sentença muito simples que “Eles foram preenchidos com o Espírito Santo”. Mas não foi dado simplesmente o Espírito, mas era mais do que isso, eles ficaram cheios do Espírito Santo, foram totalmente preenchidos com o Espírito Santo. E então o trabalho de Jesus continuou. Jesus disse aos apóstolos, durante os 40 dias que ele apareceu aos apóstolos, três coisas importantes:
Primeiro: “Eu não estou morto, eu ressuscitei e eu estou vivo, eu vou estar com você, sempre”.
Algum outro líder religioso falou essas palavras, que estaria sempre com vocês? Nenhum líder, somente Jesus. Então, um grande aplauso a isso!
((aplausos))
Todos os outros líderes de religiões e filosofias estão mortos, exceto o nosso líder: Jesus Cristo vive!
((aplausos))_
Jesus está conosco! ((Pe. Rufus falou em português))
((aplausos))
E que Jesus esteja convosco! ((Pe. Rufus falou em português))
((aplausos))
Somente Jesus está vivo, somente ele fez essa fantástica promessa:
“Eu estarei com você, sempre!”
((aplausos))

Em segundo lugar, o que eu é que Jesus disse aos apóstolos?
Ele disse: “O meu trabalho terminou. O seu trabalho está começando. O meu trabalho continua através de vocês”.
Ele disse a eles na última ceia: “Quando vocês receberem o Espírito Santo, vocês vão fazer o que eu tenho feito, e vocês vão fazer coisas até maiores do que eu fiz”. Então Jesus disse aos apóstolos: “Vão a cada país do mundo proclamando o Evangelho a toda a criatura, impondo suas mãos em cada pessoa doente. E, orando em línguas, libertem qualquer pessoa de Satanás em meu nome”.
Então Jesus diz: “Porque eu vou estar com vocês, o meu espírito estará com vocês, e vocês vão fazer coisas maiores do que eu fiz”.
Algum outro líder religioso nos disse: “Você fala coisas maiores do que eu fiz.”? Ninguém, somente Jesus disse isso.
Deem um aplauso para o Senhor Jesus por causa disso.
((aplausos))

Em terceiro, a terceira coisa que Jesus disse para eles: “Eu vou embora, mas eu vou estar com vocês e, mais do que isso, o meu poder estará em vocês. E quem é o meu poder? É o Espírito Santo que está em mim, orando por mim, curando através de mim, libertando as pessoas através de mim”.
E Jesus disse a eles: “Vocês vão receber o poder do Ceu, o poder do Espírito Santo. Não é uma habilidade humana, mas é a habilidade de nosso Deus todo-poderoso: o Espírito Santo por si mesmo”.
Algum líder religioso prometeu isso para nós? Um poder tão tremendo como Jesus prometeu? Não, somente Jesus. Novamente vamos aplaudir Jesus.
((aplausos))
Então, o que acontece quando nós recebemos o maior presente de Jesus, que é o poder do Espírito Santo?
Nós recebemos em primeiro lugar uma vida nova.
Todos nós queremos vida, vida nova. E o quê que Jesus diz? “Outros tantos vieram para destruir e matar. Eu vim para que vocês tenham vida, e vida em abundância”.
Jesus não veio para nos dar uma mera existência. Este microfone existe, mas ele não vive. Nós já existimos. Nós já temos em nós a existência, do mesmo modo que as árvores, do mesmo modo que os pássaros.
Mas Jesus veio para mostrar mais do que uma mera existência, veio para nos dar vida, e vida em abundância. João, capítulo 10-10. João 10 ao quadrado.
((acha graça))
João 10-10: é uma das maiores promessas da Bíblia. Juntamente com a vida o que Jesus vem nos dar? Total cura interior e total libertação, total perdão de todas as coisas da minha vida. E com isso vem a paz. E com isso vem uma paz, uma paz que nunca o mundo vai poder lhe dar, será uma paz que estará acima do nosso entendimento, uma paz que Jesus disse que só ele poderia nos dar.
E, além disso, o que mais Jesus nos dá? Força, poder, para também poder fazer o impossível.

O trabalho do Espírito Santo é construir uma nova vida
O trabalho do Espírito Santo é transformar as nossas vidas pelos frutos da sua presença. O trabalho do Espírito Santo é dar poder para a nossa vida com os carismas do poder do Espírito.
Uma vez que eu recebo o Espírito Santo, o que aconteceu comigo? Toda a minha vida se transforma. O meu relacionamento com Deus-pai muda, como os testemunhos que nós vimos.
Você, agora, experimenta Deus como um Pai de amor e, como resultado disso, você tem um novo amor, você tem um novo sabor para orar, que é a expressão verbal de tornar-se filho, de filiação.
Então você experimenta um novo relacionamento com Jesus. E de que maneira? Jesus vai se tornar vida em você.
Por isso perguntamos: “Quantas pessoas realmente viram Jesus?” E, como resultado disso, este livro, a Bíblia, se torna o livro mais importante da nossa vida. Pode ser que será o único livro que você acaba lendo, de fato.
O que acontece com o meu relacionamento com o Espírito Santo? De alguma forma eu fico experimentando a sua presença o tempo todo, em mim.
Quando eu falo com as pessoas, às vezes eu sinto que não sou nem mesmo eu que estou falando, é como os apóstolos disseram no Atos dos Apóstolos, é o Espírito Santo falando.
Quando eu estou orando pelas pessoas, não sou mais eu, eu sinto que é o poder do Espírito Santo fluindo através de mim.
Então, o seu relacionamento com as pessoas vão mudar no seu casamento, na sua família, na sua vizinhança. As pessoas perceberão em você uma pessoa diferente, mais amável, mais caridosa, mais disponível.
As pessoas realmente veem realmente essa mudança nos seus relacionamentos.
Se não há essa mudança, eu mesmo vou duvidar que exista o Espírito Santo.
E, finalmente, você experimenta uma transformação em você mesmo de tendências de hábitos de pecado, de tendências a não perdoar, e também das tendências do poder do Mal.

Caso: O fumante e sua esposa
Fonte: O Espírito Santo nos dá vida nova (1999)
Há alguns anos atrás eu estava na cidade de Calcutá. É a cidade da madre Teresa, de Calcutá.
Eu estava conduzindo um momento de cura, então uma senhora veio me ver e me disse:
 – Eu gostaria de contar uma coisa que aconteceu faz dez anos atrás, quando você veio para Calcutá a serviço de cura. Eu vim para você e eu lhe contei sobre o meu marido, que não era católico, ele é hindu. E meu marido era um fumante inveterado. Ele conseguia fumar dois, três ou quatro maços de cigarro por dia, mas ele queria parar de fumar. Tinha tentado várias vezes parar de fumar, mas não era capaz. Padre, reze por ele.
­ – Muito bem, traga-o para mim.
­ – Mas, padre, ele está a 200 quilômetros daqui.
 – Mas eu preciso vê-lo para que eu posso orar por ele. Bom, então eu vou rezar para ele através de você.
Então eu orei pelo marido dela, através dela, para libertá-lo do vício do fumo. Então, dez anos mais tarde, ela me disse:
­ – Quando o meu marido voltou para o final de semana, para ficar de folga em casa, eu percebi que ele não estava mais fumando. Então ele me disse que no mesmo dia que o senhor estava exatamente orando através de mim, no mesmo momento em que nós estávamos orando, de alguma maneira ele não sentiu mais necessidade de fumar; imediatamente antes disso, ele tinha fumado o seu último cigarro. E não teve mais vontade de fumar por dez anos.
Eu me lembrei dessa história quando eu vi esse monte de cigarros, aqui. É esse o trabalho do Espírito Santo. Mesmo através da distância, ele pode libertar qualquer pessoa que você tenha em mente de qualquer tipo de amarras.
((aplausos))

Caso: Um testemunho de ressurreição
Fonte: O Espírito Santo nos dá vida nova (1999)
Eu quero terminar com outra história de libertação.
Eu estava dando um encontro na Índia, era para padres, irmãs e líderes, e uma irmã que veio para aconselhamento.
Era um retiro de 9 dias, começando no dia 26 de dezembro, um dia depois do Natal, e ia por 9 dias.
Essa irmã veio falar comigo no dia 26, mesmo, no dia de abertura do encontro. Ela já tinha se preparado, tinha escrito muitas e muitas páginas com todos os seus problemas. E quando eu estava lendo aqueles problemas, eu achei que era muita coisa para mim.
Ela tinha tanto sofrimento, a sua família tinha sofrido tanto, por causa de alguma bruxaria que tinha sido trazida para a sua família, e também porque os próprios familiares tinham entrado no mundo das práticas ocultas.
Infelizmente, maldições feitas por nossos inimigos tem poder de nos fazer muito mal.
Mas nós mesmos também, quando nós fazemos essas coisas erradas, tentando nos livrar dessas maldições com outras coisas erradas, nós somos atacados por Satanás dos dois lados - do lado de fora e do lado de dentro.
Então eu vi todos aqueles papeis que aquela irmã tinha escrito, e eu orei por ela.
Em um retiro normalmente encontro com uma pessoa uma vez só. Às vezes, quando o problema é mais difícil, eu me encontro por uma segunda vez com a pessoa.
Mas neste caso, que foi um dos casos mais difíceis que já tive, eu tive que me encontrar com ela todos os dias para orar por libertação.
Um ano mais tarde, eu dei outro retiro na mesmo região, e essa irmã veio novamente para o encontro. E então ela me disse algo muito estranho:
Depois daquele primeiro retiro ela foi para uma casa, que era de uma área tribal. Do ponto de ônibus teve que andar ainda 7 milhas ((cerca de 10 quilômetros)) até chegar nessa casa. É um vilarejo de uma tribo pobre e era muito comum que nesse vilarejo acontecessem práticas ocultas e bruxarias. Também existiam muitas maldições sendo jogadas pelas pessoas.
Então ele foi para a casa do seu irmão mais velho e ele disse para ela que o seu irmão mais velho tinha ficado muito doente. Ele tinha ficado doente um dia antes do Natal, no dia 24 de dezembro. E ele foi mandado imediatamente para o hospital, e os médicos não conseguiram encontrar qual era a doença e dois dias depois ele morreu.
Então ela foi visitar a casa de outro irmão, e quando ela chegou lá, o irmão dizia para ela:
­ – Irmã, eu preciso de dinheiro. – eram pessoas pobres, a sua família era muito pobre.
 – Mas para quê?
 – Eu vou mandar celebrar uma missa.
 – Por quê?
Então ele contou a história de quando o seu irmão mais velho morreu.
No dia 26 de dezembro ele começou a ficar doente. Ele ficou tão doente que foi hospitalizado, e os médicos não sabiam o que ele tinha. E 2 dias mais tarde ele morreu e o corpo de seu irmão estava ainda no hospital por dois dias.
Então veio o funeral e o seu corpo foi levado para a sepultura no cemitério da paróquia. Todas as pessoas do vilarejo estavam lá com o padre da paróquia.
E, quando eles estavam para fechar o caixão, para enterrá-lo, a esposa, percebeu que o seu marido que estava morto pareceu fazer um pequeno movimento com os olhos. Então ela começou a gritar:
 – Não enterrem o meu marido! Meu marido não está morto!
 – Você está louca, está transtornada! – Pensaram que ela estava louca e a afastaram de lá, achando que ela estava fora de si, arrastaram-na para fora.
Então ela olhava por cima das cabeças das pessoas, olhando para o caixão. Então ela viu o seu marido sentando no caixão, ela viu que o seu marido estava vivo. E então ela empurrou todo mundo, fazendo com que todo mundo olhasse para ele.
E todo mundo viu aquele caixão, aquele marido dela, que estava morto, sentando no caixão. Todos correram, com o padre na frente.
((risos))
((aplausos))
Ela ficou sozinha com o marido que era suposto que ele estava morto, mas ele estava muito vivo.
Então eu perguntei para a irmã:
 – Procure saber quando exatamente isso aconteceu. Em que horário.
Então ela escreveu para eles e depois ela me disse que foi quando nós estávamos orando juntos, durante aquele retiro, quando eu estava orando com ela pelos diferentes membros da sua família. Foi quando eu estava orando por esse irmão, em especial, e foi no mesmo dia, no mesmo tempo que aquele marido que estava morto e se levantou do caixão. É o poder do Espírito Santo! Um grande aplauso.
((aplausos))

O Senhor nos chama a evangelizar
Meus queridos irmãos de irmãs...
Eu posso ficar contando histórias como essa por dias seguidos. Muitas delas são inacreditáveis, mas o que é que é mais importante? Que nós precisamos do Espírito Santo não somente para transformar as nossas vidas, mas para transformar o mundo em que vivemos.
O Senhor nos chama para sermos tanto discípulos quanto evangelizadores. Nós não podemos ser evangelizadores a não ser que nós nos tomemos em primeiro lugar um discípulo.
E no momento em que você se torna realmente discípulo de Jesus, então há um desejo interior de se tornar um evangelizador, e o Senhor está chamando cada cristão para ser um evangelizador.
Com frequência a Renovação Carismática é acusada só de rezar e de não fazer trabalhos sociais. E qual é a minha resposta?
“Não há trabalho social maior do que a que traga para a pessoa uma experiência de cura plena em que há o preenchimento de uma vida em nome de Jesus”.
((aplausos))
Qual é a utilidade de dar para uma pessoa todo o dinheiro do mundo, todo o conforto do mundo? Satanás disse isso a Jesus, “Eu vou lhe dar tudo”.
Se no coração da pessoa só existem o ódio, o medo, os sentimentos de inferioridade, e a raiva?
O Senhor Jesus quer primeiro nos libertar em nosso coração.

O Senhor veio para construir
Olhe para a história do mundo. Todas as tentativas de mudança das estruturas sociais trouxeram estruturas sociais piores.
Olhe, por exemplo, para o Comunismo na Rússia.
Esperava-se que o Comunismo fosse a esperança da humanidade. E o que aconteceu? Eles destruíram milhares de milhares de vidas. O que sobrou na Rússia e no Leste Europeu? Somente lágrimas, somente viúvas. O Comunismo veio de Satanás, e o Comunismo foi derrotado, não pelo poder de nosso mundo, mas foi destruído pelo poder de Nossa Senhora, que nós chamamos de mãe.
((aplausos))
Nós não podemos mudar as relações sociais a não ser que nós próprios mudemos antes os nossos corações.
É como o Santo Padre nos diz, não há nada a ser renovado a não ser no nome, a não ser através de uma renovação espiritual, porque uma vez que o coração humano se transforma, todo o resto pode se transformar e a sociedade em torno de nós se transforma.
Novamente, a Renovação Carismática é acusada injustamente de não fazer nada, a não ser rezar.
Eu diria que, melhor do que trabalho social, de maneira prática, o trabalho com os alcoólatras, os trabalhos com os viciados em drogas, o trabalho com aqueles que estão feridos em seus corações, o trabalho de libertar as pessoas de Satanás, é quase sempre feito pela Renovação Carismática.
((aplausos))

Como evangelizar pela palavra
Portanto, como poderíamos evangelizar todo o mundo em nossa volta?
Em primeiro lugar, pelo testemunho da palavra.
Quando Jesus estava cheio do Espírito Santo, a primeira coisa que ele fez foi abrir a boca e proclamar.
Quando Pedro foi preenchido pelo Espírito Santo, a primeira coisa que ele fez foi abrir a boca e falar.
E a primeira maneira que nós somos chamados a evangelizar, é pelo testemunho das suas palavras, pela proclamação da palavra.
Mas eu não posso proclamar a palavra para outra pessoa, se eu não tenho a palavra em mim mesmo, se eu não leio e não estudo a Bíblia.
A Bíblia é o maior instrumento de evangelização, assim como o Espírito Santo é o maior agente de evangelização.

Como evangelizar pelo testemunho
Mas, se eu não sou capaz de evangelizar pela palavra, às vezes eu posso evangelizar também pelo meu testemunho. De certa maneira, o testemunho tem até efeito maior do que a palavra.
Se você tem boa literatura cristã, pequenos vídeos, pequenos livros, fitas de vídeo, as pessoas, talvez todas elas não pudessem vir a este encontro. Mas se você der a ele uma fita de vídeo ou de áudio, um livro, diga para ele para assistir, ouvir ou ler.
E se você não tiver dinheiro nem mesmo para isso, eu posso evangelizar as pessoas dizendo para elas o que você viu acontecer aqui, dizendo às pessoas que existem encontros aqui, você pode dizer que neste final de semana vai ter um acampamento aqui, na Canção Nova, só informando as pessoas.

Como evangelizar pelas ações
Segundo, o Senhor está nos chamando a evangelizar por nossas ações.
Quando João Batista disse aos discípulos dele para que procurassem Jesus, para que os discípulos dissessem a João Batista quem era Jesus, Jesus disse: “Digam ao nosso mestre o que vocês viram, não somente o que vocês escutaram”.
O Senhor está no chamando para evangelizar orando pelas pessoas, mesmo orando por elas, para que aconteçam a cura e o milagre, dizendo para a eles que Jesus é vida.

Como evangelizar pelo testemunho
Em terceiro lugar, é pelo testemunho de nossa própria vida. No Evangelho de São João, o que Jesus disse para os seus apóstolos? “Para que este homem saiba que vocês são meus discípulos, vocês amem uns aos outros”.
As pessoas do mundo aceitarão Jesus quando eles verem uma vida nova em cada um de nós, quando ele virem as nossas famílias sendo transformadas.
É esse jeito pessoal de viver é o que eles precisam ver, é a forma como nós vivemos nas nossas famílias. Quando elas virem a nossa vida em nosso trabalho, nas nossas fábricas, é isso que vai trazer as pessoas para Jesus.

Conclusão
Como a madre Teresa diz: “Não é suficiente pregar para que as pessoas conheçam o Reino, ou curar as pessoas dentro do Reino. Nós precisamos amar as pessoas no Reino”.
Esta é a razão pela qual a mais simples forma de evangelização, esta simples forma da madre Teresa, não são as palavras, mas é o trabalho dela.
Quando alguém perguntou para ela o que é evangelização, ela disse: “Evangelização significa isto: eu tenho Jesus, então agora eu dou Jesus para os outros. Recebi de graça e dou para os outros”.
Louvado seja o Senhor!

((aplausos))

Nenhum comentário: