026 Bloqueios para a cura interior

.....

...
Bloqueios para a cura interior

26/09/2000
Por Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinícius Adamo
Transcrição e Adaptação: Carlos S. Gushiken

Hoje, de manhã, nós estávamos explicando como orar por cura interior, e nós dissemos que o primeiro passo é pedir para o Espírito Santo para identificar as várias causas-raiz nos seus problemas. E o segundo passo que nós dissemos, é a remoção dos bloqueios da cura interior.
Claro que, antes disso, você precisa ter consciência de que você tem esses bloqueios. Você precisa saber o que são esses bloqueios na sua vida, então nesse ensinamento de agora eu queria explicar melhor para você sobre esses bloqueios e amanhã ir ainda mais profundamente nessa explicação.

Primeiro bloqueio:
O primeiro bloqueio para a cura interior é a falta de perdão. Talvez possamos dizer que esse é o único bloqueio para a verdadeira cura. Com frequência cura interior pode ser identificada com o perdão.
É claro que nós percebemos que os que existem outros dois bloqueios também importantes, mas vamos começar com a falta de perdão. Como temos dito, a falta de perdão é o maior bloqueio para a cura interior e uma vez que o perdão acontece, a cura normalmente acontece automaticamente.
Por que isso acontece? Porque um dos mais difíceis mandamentos que Jesus nos deu foi justamente o mandamento de perdoar: Evangelho de Lucas, capítulo 6, versículos 27-36, é justamente a passagem que mudou a vida de Mahatma Gandhi, fazendo com que ele lutasse pela independência da Índia da maneira não-violenta.
 E o que é que o Senhor diz essa passagem? Você já ouviu dizer Jesus dizer: "Amem os seus amigos e odeie os seus inimigos"? Não, Jesus vai dizer: "Perdoem os seus inimigos".
E mais do que isso, Jesus nos pede que rezemos pelos nossos inimigos.
E mais do que isso, Jesus pede que amemos os nossos inimigos,
E mais do que isso, Jesus pede que abençoemos os nossos inimigos,
Isso significa que desejamos o bem de nossos inimigos, é, mais ainda do que isso, Jesus diz: "Suponha que você queira se reconciliar com seu inimigo, mas ele não quer reconciliação, e, ao contrário, ele persegue e fala mal de você, o que Jesus diz? Que nós devemos nos alegrar, estar felizes.
E por que é que Jesus está dizendo isso? Será que é para fazer com que a nossa vida seja mais difícil?
Não.
Parece um peso mas na verdade é uma bênção, parece uma ordem, mas, na verdade é uma cura. Isso porque quando nós nos ferimos, nós normalmente pensamos que enquanto não se revidar não nos sentiremos confortáveis. Mas isso não é verdade, é uma falácia. Essa pessoa já talvez tenha morrido, talvez ela tenha esquecido que te machucou, talvez ela nem percebeu que você se machucou, mas você está machucado. Por isso é que Jesus diz que é a única maneira de você se curar é perdoar aquele seus inimigos.
É o que nós vamos ler no Evangelho de São Lucas, capítulo 11, quando o discípulo pede que o ensine a orar. É como se os discípulos estivessem dizendo: "Por que é que às vezes, quando a gente reza, não acontece nada? E quando você, Jesus, ora, tudo acontece?"
Então Jesus dá a razão: "é porque quando vocês rezam, vocês estão rezando errado."
E Jesus nos ensina como rezar da maneira correta, e ele ensina o Pai-nosso.

Como rezar o Pai-nosso pela cura interior
E como é que a gente reza o Pai-nosso?
Nós dizemos: "Pai, nos perdoe, assim como nós perdoamos".
Não é uma oração simplesmente pedindo a Deus que nos perdoe, nós não precisamos dizer a Deus o que ele tem que fazer, Deus só pode perdoar, ele nunca vai condenar. Deus só pode amar, ele nunca pode odiar. Muito mais: o Pai-nosso é uma oração que pede a Deus para nos ajudar a perdoar os outros, e mais, é uma oração que nos ajude a ser como Ele, alguém que perdoa, porque depende disso alcançarmos o perdão de Deus.
Por isso que quando você reza o Pai-nosso, o quê que eu realmente estou rezando? Eu estou dizendo a Deus: "Porque eu perdoei a este e aquele outro, eu posso pedir ao Senhor que me perdoe disso, disso e daquilo outro. Mas, se eu não estou me perdoando este e aquele outro, eu sei que eu não posso pedir aquele perdão".
Por isso o Pai-nosso é uma oração muito perigosa de se dizer: só pode rezar o Pai-nosso se você realmente o deseja rezar, é a perfeita oração, mas é a oração mais perigosa, é a oração que mais exige de nós, porque é a oração do Senhor, é a oração do discípulo.
Entenderam isso? Muito bom.
Então nós temos que tirar do nosso coração toda a sujeira que ali está. (aplausos)
Então quando nós perdoamos, nós estamos perdoando da nossa mente, não somente do coração. E nós, muito mais, precisamos perdoar do coração, e o que significa perdoar de coração? Significa perdoar da maneira que Jesus perdoou. Quando Jesus estava nos campos, quais foram as primeiras palavras de Jesus no Evangelho de São Lucas? As primeiras palavras dele foram as seguintes: "Pai, perdoai-os, porque eles realmente não sabem o que estão fazendo."
(A prefeitura está fazendo uma limpeza na Canção Nova e uma árvore foi levada pela prefeitura)
Eu vi uma árvore ali, a árvore desapareceu. (risos) quando Jesus amaldiçoou aquela figueira, árvore permaneceu lá, mas a prefeitura daqui é mais poderosa, fazem as árvores desaparecerem. (risos) (aplausos)
Por exemplo, voltando, com que frequência nós conseguimos perdoar essa maneira? Eu posso perdoar para a este ou aquele, mas eu posso dizer: "Ele sabia o que ele estava fazendo". E esse não é o jeito de perdoar que Jesus perdoa, ao contrário, a gente deve dizer: "Eu perdoo a este e aquele porque ele não sabia o que ele estava fazendo".
De fato: é difícil perdoar as pessoas, é fácil para um padre como eu dizer para você: "Perdoem", mas quando eu estava no lugar de vocês eu achava difícil perdoar.
Então existe o trabalho de orar e ajudar você para que você tome a decisão de perdoar, e também é difícil perdoar dizendo: "Aquela pessoa estava fazendo isso mas não sabia o que estava fazendo". Mas isso é cristianismo, é o perdão do cristão.
Portanto, ser um cristão, hoje, é a coisa mais difícil que tem. Todos os novos movimentos religiosos como a Nova Era, todas essas medicinas alternativas e tudo o mais, eles oferecem algum tipo de cura, poder ou energia. Mas eles nunca falam para você se arrepender, tampouco para você perdoar, eles dizem: "Não, levem a vida do jeito que for possível".
A cura cristã depende do nosso arrependimento diante de Deus e do nosso perdão aos que nos ofenderam.
Normalmente, quando a gente perdoa, o quê que nós devemos dizer em nossa mente? Normalmente a gente diz: "Bem, eu perdoo isto e aquilo, mas Deus está lá. Não estou querendo vingança, mas Deus vai me vingar" e você está dizendo para Deus fazer a sua vingança. Mas isso também não é jeito do cristão.
Quando São Estevão foi apedrejado, no Ato de Apóstolos, qual foi a sua oração? Ele rezava: "Senhor, não se vingue deles por mim, não os tornem responsáveis por isso, não os culpem por causa disso." E o Ato dos Apóstolos diz que a face de São Estevão se tornou como uma face de um anjo, e, talvez, quando ele dizia aquelas palavras, a sua alma tenha se tornado aparente.
E São Paulo, vendo tudo aquilo, quem sabe não foram aquelas palavras que tenham começado a mudar o coração de São Paulo. Portanto preciso perdoar do coração qualquer pessoa na minha vida que me tenha ferido de qualquer maneira, porque é como a Bíblia diz, nada me faz mais semelhante a Deus do que o perdão. E, no final dessa passagem, que acabei de dizer para vocês, Jesus diz isto: "Portanto, tenham compaixão, tenham perdão, assim como o seu Pai tem compaixão, como o seu Pai perdoa".

Segundo bloqueio:
Agora, o segundo bloqueio: o segundo bloqueio para a minha cura é a falta de arrependimento, a falta de arrependimento não somente em direção de Deus mas também em direção ao outro. Nós temos que nos arrepender diante de Deus, é claro, especialmente quando falhamos no primeiro mandamento, mas também quando falhamos com os outros mandamentos.

Caso: o casal em pecado
Fonte: Bloqueios para a cura interior (2000)
Certa vez um padre trouxe um casal para a oração. Muitas pessoas já tinham rezado por eles  esse padre, que era muito ministeriado em cura interior, já tinha rezado por eles, mas eles não melhoravam. E eles foram trazidos para mim mas eu rezei por eles e nada aconteceu. Eu senti que havia um bloqueio e então eu pedi ao padre: "Diga alguma coisa a mais sobre este casal", e ele me disse que, na verdade, eles não eram casados na igreja.
Então eu disse para o padre na igreja: "Diga para eles: como é que se pode esperar que Deus os cure fisicamente, se talvez a cura física talvez resulte numa danação eterna? Uma condenação espiritual? "
Então eu disse para eles o que Jesus disse no Evangelho: "É melhor que um homem vá somente com um olho para o ceu, do que ir para o inferno com os dois olhos". E no inferno todo mundo tem dois olhos, no paraíso alguns pode ter um só olho.
O que o Senhor está nos dizendo é que uma cura física é a coisa menos importante, portanto o mais importante é receber a cura espiritual, muito mais do que uma cura física provisória.
Então eu disse para o padre dizer para esse casal que se eles quisessem que eu os curasse, primeiro eles tinham que se arrepender e se comprometer a regularizar a sua situação matrimonial perante a Igreja. E quando eles fizeram isso eu orei por eles, e só então o Senhor os curou.

Mas, quando nós falamos de arrependimento no contexto da cura interior, nós estamos falando também da necessidade de arrependimento em relação ao próximo, o que nós estamos dizendo é isso: não é suficiente apenas perdoar as pessoas que nos feriram. É, talvez, mais importante pedir perdão para as pessoas que nós ferimos, e isso é mais difícil, é mais humilhante.
Pedir perdão a Deus não é problema, não existe problema com Deus. Com Deus não tem problema, é muito mais fácil perdoar do que pedir perdão. O problema é com o próximo, no sentido de que nós teremos que pedir perdão ao próximo. E, com frequência, talvez eles não vão perdoar. Então é isso que nós precisamos fazer para remover o segundo bloqueio, temos que pedir perdão a cada pessoa que na nossa vida nós ferimos.
E por que é que isso é importante? No antigo testamento, por causa de um pecado homem, o homem se afastou de Deus, a sua família foi destruída. No antigo testamento nós ouvimos muito sobre a grandeza do amor de Deus, mas também a respeito da grandeza do pecado do homem.
Se eu cometi um pecado com o meu vizinho e ele me odeia, o seu ódio é como um bloqueio impedindo a cura de deus acontecendo. E se eu machuquei todos os meus vizinhos, como todos os membros da minha família, e todos eles me odeiam, eu estou cercado por uma muralha de ódio, o que vai impedir que a cura de Deus chegue até a mim. E você vai dizer para mim que isso é terrível, e é mesmo. Esta é a razão pela qual há tanta doença no mundo.
Uma vez uma senhora estava me dizendo: "Padre, por que é que os meus filhos sofrem? Eles são inocentes" e eu perguntei a ela: "O seu pai roubou de alguém sua propriedade?", e ela disse: "Sim, ele roubou de muitos", eu disse: "Então você esperava o quê?", a Bíblia mesmo diz que os pecados dos pais são refletidos nas crianças e nos netos. A Bíblia diz que o assassinato de Abel está clamando aos céus. E, então, para haver o perdão do pecado, não é suficiente dizer: "Desculpe, agora se virem com isso", mas de certa forma eu preciso reparar o mal que foi feito, o que foi feito de errado.
Há uns dois dias atrás, quando eu estava rezando por alguém na capela, a pessoa percebeu que ela precisava se arrepender para ser livre do mal gritando nela. E depois disso ela espontaneamente me perguntou: "Padre, o quê que eu posso fazer para consertar o mal que eu fiz?", e isso é um tradicional ensinamento da Igreja católica: para que um pecado seja realmente perdoado não basta dizer "Desculpe", tem que haver algum elemento, alguma forma de reparar esse mal que foi feito.
Existem muitos pecados que humanamente não podem ser reparados. Por exemplo, se alguém matou alguém, pode-se devolver a vida para aquela pessoa assassinada? Então, não é tão simples assassinar uma pessoa, não se pode levar uma vida normal depois de se assassinar alguém.
O inferno foi criado para os assassinos, os idólatras e tudo o mais, e o sangue de Abel está clamando a Deus. E, quando eu olho para o mundo, hoje, e eu vejo tantos assassinados, e de matar uma pessoa já é ruim, mas o que é que nós podemos dizer, hoje, com o assassinato até de crianças?
O que nós poderíamos dizer sobre essas coisas trágicas que estão acontecendo em Uganda, em Ruanda, em Timor Leste, onde estão massacrando crianças? Será que aqueles assassinos estão indo para o ceu? Eu não quero julgá-los, nem posso dizer que estão indo para o inferno, não sou eu quem vai julgar.
Você pode imaginar, entretanto, o quanto um pecado como esse clama a Deus?
Se uma mãe abortar um filho, ela pode tomar essa vida? Se um homem estuprou uma menina, ele pode devolver a sua dignidade? E eu percebo que o estupro é um crime tão grande quanto o assassinato. Às vezes alguns pensam que a pena de morte seria a solução para o estupro.
Se alguém difama o nome de uma pessoa, será que tem um jeito de ele devolver o bom nome de uma pessoa?
Se uma pessoa rouba a propriedade de um irmão, será que ele pode depois devolver a prosperidade que ele tirou?
Se em algum país algumas pessoas são deportadas para viverem no exílio, será que eles podem depois consertar essa situação devolvendo a aquela pessoa a sua casa?
Por isso Deus diz: "A sabedoria é minha", portanto, falando humanamente, essas coisas não se conseguem reparar.
Por que é que houve duas guerras mundiais na Europa? É somente por causa do pecado das pessoas contra Deus e contra os outros. E, quem sabe, por que é que as coisas estão tão erradas no mundo? Pode ser que a terceira guerra aconteça a qualquer momento. De certa maneira todos nós somos culpados, mas, graças a Deus, ele está conosco. O que eu quero que vocês façam é o seguinte: nós precisamos pedir perdão no nosso coração a cada pessoa que em nossa vida nós ferimos.
Quando nós perdoamos as pessoas nós pensamos que somos os maiorais, mas o gesto de pedir perdão é um gesto de humildade. É como dizer: "É minha culpa, somente minha culpa".
Em segundo lugar eu tenho que rezar pela cura dessas pessoas, o que é ainda mais importante, porque sempre pensamos na nossa própria cura, mas talvez as pessoas, os parentes seus que nos feriram, ou os seus pais, talvez eles precisem mais de cura do que vocês.
Eu sempre preciso pedir perdão para cada pessoa na minha vida a quem eu feri de cada maneira. Pode ser duro, mas é o que está na Bíblia.

Terceiro bloqueio:
Sobre o terceiro bloqueio, eu vou falar um pouco sobre isso hoje, mas eu vou falar mais sobre isso amanhã.  É sobre as forças ocultas. E coisas ocultas são coisas que sempre parecem suspeitas, porque não vem de Deus.
Então o quê que significa? Significa que se eu fui a qualquer outro pedir ajuda, sem que não seja Jesus, é como se eu estivesse dizendo que Jesus não é o Senhor da minha vida, existe alguém mais importante, existe outra pessoa, aquela que eu fui buscar que é o senhor da minha vida.
Esta manhã eu atendi uma pessoa para oração, ela me disse que ela era doente mental, ela disse que tinha ido ao psiquiatra e eu disse: "Mas você parece que está bem,  não estou entendendo por que é que você foi para o psiquiatra." E ela me disse então que o psiquiatra falou para ela: "É, você vá falar esse encontro de oração, nessa tal de Canção Nova, mas Deus não vai poder fazer nada por você", e eu perguntei: "Há quanto tempo você está indo para o psiquiatra?", ela respondeu: "Há 13 anos". (espanto da plateia)
Então eu disse a ela: "Você está melhor depois que você foi ao psiquiatra?", ela disse: "Não". E eu disse: "Diga ao seu psiquiatra que, supondo que eu reze por você e você fique melhor, se ele vai dar para o padre Rufus todo o dinheiro que você gastou com nesses 13 anos", e ela disse "Sim". Eu não sei se ela vai dizer isso a ele. (acha graça)
Então, se eu for a qualquer um que não Jesus, eu estou dizendo ao Senhor: "Você não é o meu Senhor, o meu Deus, mas alguém é mais importante do que você". Quantas pessoas já não me disseram que foram a satanás porque achavam que satanás era mais poderoso que Deus?
Então, se nós formos a qualquer coisa, a qualquer uma dessas coisas, que não ao Senhor, de certa forma é um pecado contra o Espírito Santo, porque agindo assim você está dizendo que esse espírito é mais poderoso do que o Espírito Santo.
Portanto, a prática do ocultismo é um pecado diretamente contra o Espírito Santo. O senhor diz: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, você não deve ter outro Senhor senão a mim".
Então eu tenho que colocar em uma frase porque é que o ocultismo é um bloqueio: se eu vou para um quiromante ou para um astrólogo, adivinho ou qualquer coisa assim; ou se eu me exponho com frequência a algum tipo de programa na TV, a algum tipo de site na Internet, se eu me exponho a algum tipo de rock pesado, satânico, ou mesmo se eu leio livros apenas por curiosidade, por exemplo, astrologia e essas coisas, se eu fui a qualquer uma dessas práticas ocultas e bebi algo que me deram, ou comi algo que me deram para comer, ou coloquei no meu corpo qualquer tipo de coisa que me deram, ou trouxe para dentre de casa qualquer tipo de amuleto, se eu tenho frequentado quaisquer tipos de movimento religioso como o Nova Era, se eu tenho frequentado qualquer movimento que vem principalmente de meu país, a Índia, se eu vou a qualquer tipo de medicina alternativa, utilizo-a, ou, acima de tudo, se eu fui a algum tipo de feiticeiro, mais ainda, se eu fiz algum pacto com o demônio, então eu expus a mim mesmo e à minha família, os meus pais e a minha descendência, até a quarta geração.
Então, se eu quero essa cura, então eu preciso renunciar a tudo isso.
Jesus disse muito claramente: "Ninguém pode servir a dois senhores". E ele disse com severidade: "Você tem que amar um e odiar o outro". Infelizmente tem muitas pessoas que estão tentando ajudar os outros, e podem até dizer que são bons católicos, ou podem até ter a Bíblia quando você vai lá, talvez tenham até imagens ou algum tipo de água benta, mas, com frequência, eles podem até estar fazendo algo satânico, como eu vi hoje.
Quando eu disse que alguém, com uma vela rodava ao redor daquela pessoa, fazendo um tipo de benção e outras coisas que eu não posso dizer em público, essas pessoas são, aparentemente, boas pessoas, e parece que sabem o que estão fazendo, mas na verdade não sabem de nada. São como se fosse médicos, mas não estudaram medicina, são charlatões.
O pior é que quando você vai a pessoas que aparentemente são boas, mas, no fundo, tem algo mau, ou para pegar dinheiro de você, ou usá-lo sexualmente, ou mesmo simplesmente para ter controle sobre você e sobre sua família, então, se você realmente quer ter a cura total de Jesus, você tem que quebrar qualquer ligação com o outro lado.
Portanto eu preciso trazer para mim bem claramente todo e qualquer tipo de ocultismo que eu tenha participado, então o Senhor vai fazê-lo livre para receber a cura.
Amanhã eu vou falar com mais detalhes sobre o perigo do ocultismo para a nossa vida mas, lembrem-se do que Jesus disse, bem claramente, que "Virão alguns somente para destruir, só eu vim para que tenham vida".
Amém.
(aplausos)

Nenhum comentário: