062 Jejum e Oração


Jejum e Oração.
Por Padre Rufus Pereira
22/09/2007 - 16h30
[Início: Parábola do Semeador e a Semente]
Como nós sabemos, Jesus nos falava em parábolas. Na verdade o evangelho nos diz que, a não ser através de parábolas, Jesus não ensinava ao seu povo. Uma parábola significa que normalmente Jesus fazia comparações através de histórias.

O Entendimento da Parábola da Semente.
Quando eu estava na Terra Santa em uma peregrinação, o guia nos levou para um dos campos em Israel, e aí quando estávamos lá nos campos ele abriu a bíblia, o evangelho, e aí leu o evangelho na parte que contava, narrava a história da semente jogada no campo.
É claro que eu já tinha lido essa parábola e falado sobre esse evangelho muitas vezes antes. Mas aí quando eu ouvi esse evangelho sendo proclamado, a parábola, com os campos bem ali na minha frente, aí eu pude entender o que é que o primeiro tipo de solo significava.
O solo pedregoso, no qual as sementes não podem alcançar nenhum fruto e as aves do céu vêm e comem essa semente. É como uma pessoa que ouve a palavra de Deus, mas mesmo antes que essa palavra possa entrar na sua vida, satanás leva essa ação embora.
Então, desse solo pedregoso, que dividia os campos, o guia nos mostrou um campo que tinha um bom solo, mas que era ainda assim infértil. Esse é o tipo de solo, que quando a semente é plantada nele, a semente cresce, mas porque o solo é pouco profundo, não o suficientemente profundo, muitas vezes a semente acaba morrendo, por causa do calor do sol, e talvez falta de água.
E aí o guia nos mostrou o bom solo, com bastante água, bastante ar fresco. Então esse é o tipo de solo que permite àquela semente crescer num sonho bonito.
E Jesus disse: “mesmo que a semente seja tão pequena, às vezes a árvore é tão grande, fica em folhas, que mesmo os pássaros, as aves dos céus, podem vir e fazer os seus ninhos nesta árvore.
Essa é a única parábola que Jesus explica. Quando os discípulos voltam para casa Jesus junta-os e explica o que significava aquela parábola. E aí Jesus explicou, de fato, o que aquela parábola significava.
Porque era uma parábola muito importante. É a base da vida cristã. Jesus comparou a palavra de Deus com a semente. A semente é tão pequena, parece até não ter vida, parece até estar morta, parece ser até feia. Mas, quando é colocada no solo, e há bastante ar e água, ela cresce numa árvore frondosa.
Da mesma maneira, a palavra de Deus, quando vem para nós, mesmo que venha de uma pessoa que não é um grande orador, mas é a palavra de Deus, e entra nos nossos ouvidos ou, quando nós lemos entra através dos nossos olhos. E atingem o nosso coração. Há uma vida nova, uma nova alegria, um novo poder, e uma nova pessoa.
E o que faz com que a palavra que Deus tenha esse fruto? É um coração humilde, quando está inundado por oração e também pela palavra de Deus.

Caso: a Universitária em Bombaim.
E, para mostrar para vocês o quão importante essa parábola é, eu vou contar para vocês a respeito de um incidente que aconteceu durante a II Conferência Nacional da Renovação Carismática em Bombaim.
No final dessa conferência eles me pediram para que eu fizesse uma oração pelo batismo no Espírito Santo. Aí então eu fiz uma oração para preparação, uma oração para cura interior, uma oração para a libertação e uma oração para a infusão do Espírito Santo.
E durante essa oração, ocorreram algumas manifestações, alguns distúrbios. E havia especialmente uma jovem que estava mais perturbada. Na verdade eles até tiveram que tirá-la do recinto.
E depois que aquela sessão do congresso acabou, eu fui lá para vê-la, já que ela tinha sido levada para a sacristia daquela igreja. Podia ter se percebido o quanto ela estava possuída pelo poder do inimigo. Ela tinha vindo de uma outra cidade do Sul da Índia, com os amigos da mesma faculdade que ela estudava, na universidade e com freiras, que pertenciam à Congregação de Santa Ana da Providência.
E, portanto, quando eu a vi lá, sentada com as amigas e as freiras, eu disse para eles: "não vamos rezar por ela agora, porque já que é parte da noite. E nós estamos em uma casa jesuíta e pode ser que os padres fiquem um pouco perturbados, pode ser que haja barulho. Amanhã de manhã eu dou um pulo no apartamento aonde vocês estão. Essas pessoas estavam num apartamento de um amigo, bem perto da igreja onde eu era um co-pastor.
E na manhã seguinte, eu fui até aquele local. Quando eu entrei naquela casa eu os vi todos na mesa tomando café da manhã. Havia umas freiras, as garotas e aí eu vi aquela moça. Tão logo ela me viu, ela se levantou da mesa do café, muito nervosa, e saiu daquela sala.
Tão logo ela tinha saído da sala, ela caiu no chão, e aí as amigas colocaram-na na cama. E ela estava tão violenta que tiveram que segurá-la.
E aí começamos a rezar.
Eram mais ou menos sete e meia da manhã, 8h da manhã.
Uma hora se passou e nada aconteceu.
Duas horas se passaram, nada estava acontecendo.
Três horas se passaram.
E aí eu disse: "por que será que nada está acontecendo?"
E aí eu disse: "Senhor, por que é que esse caso que está demorando tanto assim de ser resolvido?"
E aí então eu parei de rezar e aí eu fui à outra sala. Feche a porta e comecei a rezar para Deus, orar para Deus.
Vocês sabem o que a bíblia diz: “quando você reza vá para o seu quarto, feche a porta, reze em segredo. E o Pai que ouve o que está em segredo, vai responder às suas orações”.
Eu disse: "Senhor, por que é que nada está acontecendo? Eu estou rezando e já há tanto tempo, não acho progresso nenhum nessa oração. E esse pessoal tem que voltar à cidade deles à tarde, depois que a acabar essa sessão".
E aí eu perguntei ao Senhor: "o que é que pode ser feito, Senhor? Porque é que nada está acontecendo?"
O Senhor Nos Fala Através da Bíblia.
E, de repente, parecia que o Senhor estava falando para mim. Como? Como ele sempre fala comigo, não diretamente, sempre através da sagrada bíblia. 
Portanto, se você não conhece a bíblia, Deus não falará com você. Vocês sabem a bíblia muito bem? (aplausos.)
É a primeira vez que eu vejo as pessoas baterem palmas quando eu dou notícias ruins. (risos da platéia.)
Agora vem a parte boa.
Quando você sabe a bíblia bastante bem, Deus fala com você. Pelas mesmas palavras, que ele usou quando falou com os apóstolos, quando falou com o seu povo, quando falou até mesmo com seus inimigos. É assim que Deus fala conosco. De maneiras diversas, mas a maneira mais importante é através da bíblia sagrada.
Mas, de repente, eu me lembrei, ou melhor, o Espírito me fez lembrar uma passagem na bíblia. Quando Jesus desceu do Monte Tabor, com os 3 apóstolos, ele percebeu que havia uma comoção. Havia uma multidão. Um homem veio até Jesus, dizendo para Jesus que o filho dele estava possuído, que o filho dele estava violento. E, mesmo, fazendo de violência contra ele próprio.
E aí ele reclamou com Jesus: "eu trouxe para os seus discípulos e eles não puderam fazer nada para o meu filho".
E aí ele falou para Jesus: "se você puder, os seus apóstolos não puderam. Não tenho certeza se você pode, mas,  se você pode, por favor ajude o meu filho. Liberte-o”.
E aí o que disse Jesus? "você está questionando a minha habilidade? Você está questionando o meu poder? Você está me perguntando se eu posso? É claro que eu posso. Nada é impossível para Deus".
E aí Jesus disse: "mas tudo é possível para o homem que crê. Eu posso. O problema é: você acredita? Você tem fé? Você acredita no Senhor?”
E aí o homem percebeu que ele fez de si, mostrou-se um tolo. Ele estava questionando o poder que Deus, que era manifestado através de Jesus. Ele deveria antes questionar a si próprio. Se ele, de fato, acreditava em Deus. E aí, emtão, o que é que aquele homem disse quando Jesus disse: "eu posso. Mas o problema é: você acredita?"
E aí o homem disse o seguinte, sem nem pensar: "eu acredito".
O próprio homem que sabia que ele estava falando uma mentira. Ou pelo menos, uma meia verdade. E aí ele disse com grande humilhação: "Senhor ajude-me a acreditar". E o filho foi curado.
Mas esse não é o fim da história. Quando eu conto histórias sempre tem mais do que um final. Também Jesus quando contava histórias tinha sempre mais do que um final. Muitos de nós contamos histórias com muitos finais. Então não é o final.
Mais tarde, os apóstolos, quando eles foram para casa, ele se sentiram muito envergonhados porque eles não puderam ajudar a aquele homem e o seu filho.
E aí eles perguntaram a Jesus: "Por que não podemos ajudar a aquele homem na livrar-se do inimigo que estava no seu filho?"
E aí Jesus disse: "porque aquele inimigo, aquele mal, era tão forte que somente poderia ser liberto através da oração e através do jejum".
E aí então os apóstolos perceberam que, se eles quisessem ajudar a aquele homem, eles  deveriam não em primeiro lugar ir até Deus sem gastar tempo orando [sem investir um tempo orando, seria o sentido original].
E, quando eu entrei naquela sala, eu lembrei dessa história. E aí eu percebi por mim mesmo porque é que eu não podia ajudar aquela garota que estava parecendo estar possuída, apesar de eu ter rezado por ela por três horas.
E aí eu percebi que o que Jesus havia dito aos apóstolos: "somente poderia ser feito através da oração". E aí eu refleti que, preparando a mim mesmo para aquele grande Congresso Nacional, eu estava tão ocupado fazendo tantas coisas e eu não dei tempo suficiente para o Senhor, não tinha dedicado o meu tempo à oração.
E o Senhor estava me dizendo: "Rufus, esse tipo de demônio só pode ser expulso através da oração". 
Então eu me ajoelhei, prostrei-me no chão, coloquei minha testa no chão e eu disse: "Senhor, me perdoe. Porque eu fiz a mesma coisa que Marta fez, ocupado com tantas coisas, quando eu deveria ter sido como Maria, fazendo as coisas realmente importantes, ouvindo você falar para mim nas orações".
Então eu disse: "Senhor, eu me arrependo e pode ter certeza que eu jamais esquecerei esse lição. Então eu, agora, preciso fazer alguma coisa para ajudar aquela moça”.
E quando eu me levantei de joelhos, com uma tremenda paz no meu coração, com o sentimento de que Deus faria alguma coisa. O que? Eu não tinha certeza. Como? Eu não sabia. Eu só sabia que ele faria alguma coisa.
Aí foi de volta para aquela sala onde eles estavam, a moça ainda estava naquela cama, uma amiga estava lá ainda segurando ela. Eu olhei para ela, com os olhos fechados, os seus lábios estavam cerrados e bem fechados. E aí eu comecei a orar suavemente, silenciosamente.
E aí, de repente, a garota deixou o braço direito cair. E aí colocou no criado-mudo ao seu lado. E aí começou a escrever alguma coisa com o seu dedo sobre naquele lençol que estava ali em cima.
A amiga quis tentar segurar a mão dela novamente e aí eu disse: "não, espere um minuto, vamos ver o que acontece". E parecia que ela estava escrevendo algo como alfabeto, e aí a sua mão voltou.
Mas já que eu não estava esperando aquilo acontecer, eu não prestei atenção e ninguém estava prestando atenção. Mas parecia, realmente, que ela tinha escrito alguma coisa, algo parecido com um alfabeto.
Então eu pedi: "Senhor Jesus, eu te peço perdão porque eu não estava prestando atenção. Mas eu não estava esperando que o Senhor fosse falar comigo desse jeito".
Então, novamente, silenciosamente na minha mente pedi: "Por favor, Senhor, fale uma vez mais."
Como se fosse uma resposta à minha oração que eu tinha feito na minha mente, a garota balançou o braço para aquele lado novamente. A sua face ainda estava com os olhos fechados e a boca cerrada. E aí novamente ela parecia estar escrevendo as mesmas letras do alfabeto que ela estava escrevendo antes.
Todo mundo ficou olhando e aí nós percebemos que o que ela havia escrito era a palavra "SURDO-MUDO" e aí a mão voltou.
E aí eu disse: "Senhor Jesus, eu te agradeço porque desta vez eu estava atento. Eu te agradeço pela mensagem que veio através da mão dela, mas eu não consigo entender o que o Senhor está dizendo. Parece que o Senhor está falando comigo em língua de telégrafo. Por favor, fale uma frase completa. Explique-me um pouco mais o que eu preciso entender".
Como resposta a esta oração, que eu fiz na terceira vez, novamente a garota esticou o braço e nós ficamos olhando e aí ela escreveu as mesmas palavras: "SURDO-MUDO" e aí a mão voltou.
E aí eu percebi como se Jesus estivesse me dizendo: "Rufus, eu não falo mais do que o necessário. Isso já é suficiente. Você conhece bem a bíblia, você deve saber o que eu já estou te dizendo, e porque que eu escrevi essas duas palavras".
E aí de repente o mesmo incidente veio à minha mente novamente, quando Jesus virou para os apóstolos e disse que esse tipo de espírito mau só pode ser expulso através da oração e do jejum. Mas aí eu fui um pouco antes, quando Jesus ordena o espírito mau para sair.
E como é que ele, Jesus, ordena ao espírito mau para sair? Isso foi o que ele disse: "eu ordeno, você, espírito de surdez e de mudez, para sair desta criança”. 
Isso parecia como se o Senhor estivesse me dizendo: "Essa garota está sendo possuída pelo mesmo tipo de espírito que possuiu aquele menino no meu tempo".
Havia um espírito de surdez e de mudez nessa menina. Então todas as minhas orações estavam chegando a um ouvido surdo. Eu estava rezando bastante, mas ela não me ouvia. O espírito havia fechado os seus ouvidos, feito com que ela ficasse surta para a palavra de Deus. Feito com que ela ficasse surda para as orações. E também havia um espírito de mudez nela.
Quando eu virei para a moça e perguntei "me diga quem é você?", ela não conseguia abrir a boca. Os seus lábios e estavam cerrados. E aí eu pude perceber que também, de fato, havia um espírito de mudez, que a proibia, a limitava de falar, de responder a aquelas orações e clamar pelo nome de Jesus.
Então, uma vez que eu sabia qual era o problema, eu fiz a mesma coisa que Jesus fez há 2 mil anos atrás.
Eu disse para aquele espírito mau: "o tempo acabou! Eu te dou só 10 segundos".
E aí eu disse: "eu ordeno, espírito de mudez e de surdez, em nome de Jesus, que deixe essa moça e saia para nunca mais voltar".
E com o choro, exatamente como acontecera no tempo de Jesus, ela começou a chorar e aí caiu de volta na cama parecendo sem vida. E o espírito havia saído dela, e ela estava liberta. (aplausos.)
É claro que as amigas dela acharam que ela tivesse desmaiado ou até mesmo morrido.
Eu disse: "não, como na bíblia ela está só sem vida, como um sinal de que o espírito a deixou. E agora ela está dormindo. Espere um momento."
E aí, de repente a garota abriu os seus olhos e aí perguntou: "o que é que aconteceu?" E aí eu disse: "ah, não aconteceu nada", mas na verdade, tudo havia acontecido.
A Menos que Dediquemos Tempo ao Senhor em Oração, Nada Pode Acontecer.
Esse incidente me fez perceber que aquilo que Jesus havia dito, "que somente pelo poder da palavra de Deus, e que Deus fala para mim, é só pelo poder da nossa oração no qual nós falamos com Deus, de que o que é impossível para o homem será possível para Deus”.
Essa jovem posteriormente se tornou uma grande evangelizadora. Ela agora está na Austrália, e é líder da Renovação Carismática católica. (aplausos.) Daí porque, a menos que dediquemos tempo ao Senhor com oração, nada pode acontecer.

Os Ensinamentos da Mãe do Padre Rufus.
A minha mãe me ensinou muitas coisas, como eu já disse para vocês. Mas uma das coisas que ela me falava muito freqüentemente, citando o grande poeta inglês Tennessen, que disse o seguinte: "mais coisas são feitas pelo poder da oração do que este mundo pode jamais imaginar. Mais coisas podem ser feitas pelo poder da oração do que jamais o mundo possa inclusive sonhar".
É por isso que quando eu lembro que ela fez a sua escola, sendo educada pelas irmãs portuguesas de Fátima, chamado de "Irmãs Franciscanas do Hospital de Maria" eu me lembro que ela fazia três vezes por dia, o seguinte:
Toda a manhã quando ela me acordava, para que eu fizesse as minhas próprias orações ainda quando eu estava na minha cama, ela me pedia para que o repetisse ofertório da manhã, que era uma oração especial para o Sagrado Coração de Jesus, e aí depois eu poderia voltar até a dormir. Mas toda a manhã era me acordava para fazer essa oração.
Toda noite, elas se certificava de que eu ia fazer a oração da noite e ela me fazia recitar uma oração pedindo a Deus que me protegesse do inimigo. E é daí porque, apesar de eu estar lidando com o inimigo todos os dias, eu não tenho medo dele e nada acontece comigo porque, desde o tempo de criança eu falava, toda noite eu fazia a oração para a proteção a libertação do inimigo.
E terceiro lugar, o rosário em família era a coisa mais importante para nós. Eu não me lembro de nenhum dia de nós termos deixado de rezar o terço em família.
Eu ainda posso ver o meu pai com seu terço marrom e a minha mãe com um terço preto e todos nós de joelhos em frente ao altar da família nós terminarmos o terço com a oração favorita da minha mãe, um memorário da graça de Maria.
E ela sempre fazia uma oração pelas almas do purgatório. Quem é que sabe essa oração para as almas do purgatório? Quem sabe, exatamente, essa oração pelas almas do purgatório seja o segredo do nosso ministério até os dias de hoje?

Conclusão.
Então, por isso, na missa de hoje, nós gostaríamos de lembrar duas coisas:
Que somente a palavra de Deus que é plantada nos nossos corações fará que nós possamos crescer e nos tornarmos discípulos verdadeiros de Jesus.
E em segundo lugar, é somente através do poder da oração que podemos experimentar proteção e defesa contra o inimigo. Amém.
jue � y t p� �?� fy:inter-ideograph;line-height: 130%;mso-pagination:none;background:white'>Desta vez, quando eu encontrei, ele não era mais um jovem, ele era casado, com quatro crianças pequenas. E aí ele me disse: "eu sei que houve um tempo na minha vida que eu tenha talvez até me prostituído, mas eu estou preparado a dar a minha vida para Jesus. E estou preparando os meus filhos para tomar o meu lugar".

Conclusão.
Este ano, em novembro, entre 23 a 25, eu estarei indo lá novamente, para celebrar a vitória deles dentro da Renovação Carismática.
Eu me lembro do dia, quando eu vi aquele jovem sem nenhuma esperança, todo quebrado, todo destruído, sabendo que naquele momento ele estaria deixando a Renovação Carismática.
E agora era um dos maiores líderes carismáticos do mundo, sendo inclusive um membro do Conselho Internacional da Renovação Carismática, tendo inteira confiança do seu bispo para conduzir o trabalho da Renovação Carismática na sua diocese.
Aquilo que Jesus falou para o jovem rico, ele está dizendo a cada um de vocês, que não há limite para aquele que Deus pode fazer na sua vida, se, assim como Joseph Chi, o chinês, você reconhecer Jesus como o único líder religioso do mundo, que disse: "eu sou a única verdade, eu sou o único caminho, eu sou a única vida". Amém.

Nenhum comentário: