028 Razões para manter a cura interior

Razões para manter a cura interior
26/09/2000
Por Padre Rufus
Tradução: Vinícius Adamo
Transcrição e adaptação: Carlos S. Gushiken

Então nós falamos nesta manhã sobre os três bloqueios para nossa cura. E nós dissemos que o bloqueio que nós vamos falar agora é justamente lidar com o oculto.
Em diferentes países existem práticas diferentes, mas o que mais eu percebi aqui, no Brasil, é que uma das formas mais comuns é que quando as pessoas acabam fazendo pactos com satanás, é através do sangue. Mesmo na África isso não é feito hoje tanto quanto no Brasil. E isso é como uma tentativa de imitar o sacrifício de Jesus, porque ele nos redimiu e nos salvou através do seu sangue. E portanto o demônio quer que nós nos consagramos a ele através de nosso sangue.
Eu creio que os bispos e os padres do Brasil devem falar contra isso com muita severidade, porque é muito triste ver tantas pessoas sofrendo e sendo torturadas, por causa da ignorância, porque, na sua falta de conhecimento, elas acabaram fazendo essas coisas. E a única maneira é que a Igreja proclame com força que o único Salvador é Jesus, e é preciso que a Igreja não somente fale, mas que esteja disponível para trazer essa libertação de Jesus.
Portanto, nós precisamos renunciar a qualquer tipo de prática oculta que tenhamos feito, de qualquer maneira, que pode ser comunicado através da água que nós bebemos ou do alimento que nós comemos nesses lugares, através de presentes que as pessoas nos dão, mesmo através de roupas e joias que nós estejamos usando. Eu não quero dizer que nós tenhamos que viver no medo, mas que devemos ficar atentos a esse tipo de coisa.

O último passo é convidar Jesus para que caminhe conosco
Então, o último passo nessa cura, é convidar Jesus para que caminhe conosco no nosso passado. E quando nós convidamos Jesus a caminhar conosco, o que devemos pedir que ele faça? É claro, nós vamos convidá-lo para ir curando todas as dores e todas as experiências que se nós tivemos.
E eu tenho visto que o ferimento mais comum, a dor mais comum que temos visto nesses dias é a rejeição. E é a rejeição especialmente do pai e da mãe. É por isso que nós vemos que a Igreja quer que nós tenhamos uma boa vida familiar.
Portanto nós temos que convidar Jesus para vir conosco, curando todas essas feridas, por isso, essa é a melhor oração para a cura.
Mas, enquanto a gente faz isso, nós precisamos fazer duas coisas.
Jesus está proporcionando a cura, transformando cada ferimento e dor numa bênção, mas, de nossa parte, o quê que nós precisamos fazer? Enquanto nós convidamos que Jesus venha conosco para o nosso passado, de um lado nós precisamos manter-nos louvando ao Senhor por todas essas coisas. Louve e agradeça ao Senhor por cada coisa que aconteceu, porque quando nós louvamos a Deus pelos nossos ferimentos, o que é que esse louvor significa? De certa forma significa que nós estamos aceitando todas essas dores, como parte do amor do plano de Deus cada um de nós.
O propósito de Jesus, tendo sido mandado por seu Pai ao mundo, não era o de morrer e ser crucificado, mas mais do que isso, era sofrendo, sendo crucificado e morrendo, e então entrar na glória da ressurreição. O propósito de Deus que ao enviar o seu filho era de que Jesus fosse glorificado através do seu sofrimento.
Então, quando nós louvamos a Deus, nós dizemos: "Senhor, nós sabemos que o senhor quer o nosso bem porque nos ama, e esse câncer, esse meu problema atual é somente uma parte do seu grande plano para mim, de uma nova vida."
E ao mesmo tempo, nós estamos nos rendendo aos planos de Deus, estamos entregando essas coisas para o Senhor, para que Deus faça o seu trabalho no seu tempo. E o seu plano, sempre, é muito melhor do que o nosso. Como como Deus diz em Isaías, capítulo 55, tanto quanto os ceus estão sobre a terra, então os meus caminhos são mais altos do que os seus, maiores do que o seus. Então, enquanto nós louvamos a Deus por todas essas coisas, ao mesmo tempo nós vamos perdoando as pessoas que nos feriram.
Então, o louvor e o perdão são como dois rios paralelos, rios estes nos quais o poder curador de Jesus viaja. Então, brevemente, é assim que se reza por cura. Entenderam?
(aplausos)
É interessante, eu vi milagres acontecendo aqui, nesses sete dias, que eu nunca tinha visto antes, casos que normalmente levaria um mês e talvez anos, para a minha surpresa terminaram rapidamente. Vamos agradecer a Deus por tudo isso. (aplausos)

Como manter a cura já alcançada?
Então, a última questão do nosso aprofundamento.
Como se manter uma cura que já foi conquistada? E como manter essa cura? É uma questão importante porque, às vezes, as pessoas perguntam: "Quanto tempo vai durar essa cura que foi realizada?", especialmente se houve uma profunda experiência dessa cura.
Parece que é tão bom que nem parece ser verdade, então não é suficiente receber a cura, mas é preciso manter essa cura. É, talvez, a mesma questão que a gente poderia dizer, como é que a pessoa perde aquela cura que ela obteve?
Primeira razão porque perde a cura
A primeira razão pela qual a pessoa perde a cura que ela recebeu, era é porque ela para de perdoar, ela para de pedir perdão e ela pala de renunciar.
A pessoa pensa que porque já fez uma grande confissão esteja tudo certo, mas isso não é correto, o arrependimento não é um fato momentâneo, mas é uma atitude de vida. Então, se eu quero manter a minha cura interior, eu tenho que me manter perdoando, pedindo perdão e renunciando.

Caso: a freira e o sobrinho
Fonte: Razões para manter a cura interior (2000)
Havia uma freira que trouxe um sobrinho para receber oração, é que ele tinha câncer na língua, que era uma coisa que feia de se ver. Era uma coisa difícil de se olhar.
Nós oramos por ele.
Dois meses mais tarde a irmã escreveu para nós para dizer que ele estava curado.
Mas então ela escreveu que ele tinha parado de ir para a igreja, começou a beber e começou a bater na sua esposa. Então eu escrevi de volta para essa freira e dizendo que era melhor dizer para o sobrinho dela que ele tinha que ser grato pela mudança na sua vida. Então deveria mudar a sua gratidão por esse milagre deveria mudar a sua vida.
Então, no mês seguinte eu escrevi para ela citando o Evangelho de São João capítulo 5, versículo 14, que é a história da de Jesus curando aquele paralítico de 38 anos, e é interessante que esse é o único caso na Bíblia que Jesus fala duas coisas para a pessoa. Antes de Jesus curar ele fez uma pergunta, e depois da cura fez uma advertência. Antes da cura Jesus pergunta a aquele paralítico: "Você quer ser curado?", mas depois Jesus procura esse homem pela segunda vez, e ele diz para esse homem, ao encontrá-lo no templo: "Agora que você foi curado, mude de vida".
Não são essas exatamente as palavras da Bíblia, mas eu estou explicando o fato, a palavra que está exatamente na Bíblia é: "Não peques mais ou algo de pior vai acontecer para você", e então eu escrevi isso para aquela irmã para que ela contasse para o seu sobrinho: "O que Jesus disse a aquele paralítico Jesus dizendo a ele, que agora que ele foi curado, então ele não deve pecar mais, senão algo pior vai acontecer com ele".
Ela escreveu para mim um mês mais tarde, a carta dizia que ele tinha morrido. Ele havia morrido num ato de violência, de raiva, quando houve uma veia no seu cérebro que se rompeu, e ele morreu antes de receber os últimos sacramentos.

Então, para manter a minha cura interior, eu tenho que periodicamente renovar os meus compromissos e a minha renúncia especialmente se eu pequei demais pequei demais. Eu tenho que renovar o meu perdão especialmente se eu acho que machuquei muito os outros. E, especialmente, isso é para o Brasil, eu tenho que renunciar, eu tenho que continuar renunciando às práticas ocultas, se eu me envolvi demais com isso.
Então vocês entenderam o que eu estou dizendo?

Segunda razão de perder a cura
Minha segunda razão pela qual eu posso perder a minha cura interior, é porque eu não mantive o meu relacionamento com Jesus. Eu parei de rezar, eu parei de ler as escrituras...
Portanto, para manter a minha cura, o quê que eu preciso fazer? Eu preciso aprofundar o meu relacionamento com Jesus. E aí o que é esse relacionamento? Só existe um relacionamento quando uma pessoa fala e eu escuto, e eu, quando falo, aquela pessoa me escuta. E isso se chama relacionamento.
Então, quando eu uso meu tempo em oração pessoal eu estou falando e Deus está ouvindo, e quando eu leio a Bíblia Deus está falando, eu estou escutando.
Então, para aprofundar o meu relacionamento com Deus, eu preciso me comprometer a todos dias ter esse tempo de oração e de leitura, mesmo que seja por um tempo curto, mesmo que você leia somente um versículo, leia, reflita e coloque no coração, talvez seja o suficiente.
Mesmo que você use só 5 minutos de oração, mas faça todos os dias. Não adianta você rezar a 1h no primeiro dia e depois de parar por toda a semana. É melhor que você faça algo um pouco menor, mas que você consiga fazer todos os dias, porque, para nós, a cura interior não é alguma coisa que tiramos de Deus, mas é alguma coisa que Deus tem conosco. E o que nós temos conosco não é simplesmente a cura, mas é o próprio Jesus curador.
Entenderam? (aplausos)
Terceira razão para perder a cura
A terceira razão pela qual nós podemos perder a nossa cura é porque, às vezes, e infelizmente, a gente é levado novamente a mesma situação que causou o problema.
Por exemplo, se a causa do meu problema é a minha casa, quando eu voltar para casa depois do retiro o problema vai começar tudo de novo. Então o que nós podemos fazer? E então o que fazer? A solução mais drástica seria mudar de casa, mas é claro que você não vai ficar mudando de casa todo o ano. Normalmente eu não oriento as pessoas para ficarem mudando de casa, porque você pode abençoar a casa, você pode mesmo até exorcizar a sua casa até mesmo à distância.
Mas, em alguns casos muito raros, pode ser que seja aconselhável mudar de casa, porque muitas vezes eu percebi que os problemas da pessoa estão relacionados ao local onde ela está morando: se houve um suicídio ou uma morte violenta naquela casa, ou talvez a casa possa ter sido usada como um centro espírita ou de satanismo.
Se o meu problema for causado pela minha família, e quando eu voltar do retiro eu vou ter que voltar para a minha família, o problema vai começar tudo de novo. Então o que fazer? E se o problema, por exemplo, tem origem no meu marido, quando eu volto para casa o meu marido está lá e o problema recomeça. Então o que fazer? A solução mais drástica seria deixá-lo. (risos)
É claro que na Igreja Católica nós não temos divórcio, mas nós temos a nulidade, quando o casamento é declarado nulo. Mas a Igreja, na sua sabedoria, tem a solução desses casos: às vezes uma separação temporária e às vezes até mesmo uma separação permanente.
Vamos supor que tenha uma pessoa com um casamento válido e se torne um doente mental e tente matar a esposa. Você não pode levar aí ao pé da letra a palavra "O que Deus uniu o homem não separa". O esposo vai matar a esposa desse jeito, então, nesses casos tem que haver uma separação. E talvez a separação seja para sempre, talvez o marido tenha que ser hospitalizado num hospital psiquiátrico permanentemente.
Então são soluções muito drásticas, mas na grande maioria dos casos nós temos que conviver com a situação, nós vamos ter que tolerar a situação.
E aqui vem a boa nova: dentro da Renovação Carismática nós temos a possibilidade de mudar a situação. Quantos maridos voltaram para a Igreja porque viram as mudanças nas suas esposas, e vice-versa? E nós podemos mudar a situação, seja em casa, seja no trabalho, seja na vizinhança, seja em qualquer lugar, pelo poder do Espírito Santo.
E, mesmo assim, para manter as cura, eu tenho que participar de um grupo de oração, porque é isso que vai nos dar o suporte e o encorajamento para viver, mesmo nessas situações difíceis.
Portanto esta é a terceira razão pela qual nós podemos perder a cura interior, porque nós temos que voltar para a situação que causou o problema. Mas, graças a Deus, nós sabemos como manter a nossa cura interior, pedindo a Deus que mude aquela situação.

Caso: 49 anos... 50 anos.
Fonte: Razões para manter a cura interior (2000)
Há quatro ou cinco anos atrás eu estava dando um retiro de cura interior na Inglaterra. Uma senhora que organizava esse retiro de cura interior para mim na Inglaterra, ao final do retiro, veio até a mim para aconselhamento.
Eu disse:
- Ah, você não precisa de aconselhamento, você é organizadora do retiro todo.
- Não, eu tenho um problema.
- Qual é o problema?
- É a minha situação lá em casa. Eu estou casada faz 49 anos, e nesses 49 anos o meu marido não me levou nenhuma vez para tirar umas férias.
- Você quer que eu reze para que isto?
          - Sim.
E eu então rezei por isso. Naquela noite, depois do retiro, ela me telefonou para dizer que quando ela chegou em casa e encontrou o seu marido, a primeira coisa que o seu marido disse a ele foi:
- Por que é que a gente não vai para Paris para passar uns dias? (risos e aplausos)
Alguns de vocês podem estar dizendo assim: "Ah, é impossível, e isso não vai acontecer comigo nunca." (risos)
Eu digo para vocês tentarem, que pode acontecer. (risos)
No ano seguinte, depois do retiro, essa mesma senhora veio falar comigo:
- Este ano nós estamos completando 50 anos de casamento, as nossas bodas de ouro. A minha filha e os meus netos estão vindo da Austrália para isso. Mas em todos esses 50 anos nunca o meu marido me disse que ele me amava.
- Você quer que eu reze for isso? (risos)
- Sim.
E então eu rezei por isso e, naquela noite, quando ela foi para casa depois do retiro ela me telefonou para dizer que quando ela chegou em casa e encontrou o seu marido, a primeira coisa que ele disse imediatamente foi:
- Eu quero dizer para você o quanto eu te amo. (aplausos)
E Jesus diz: "O que é impossível ao homem é possível a Deus". (risos e aplausos)
Então, de uma situação tão difícil e dolorosa, essa família se tornou cheia de alegrias. Portanto é possível mudar a situação da mesma maneira.

Quarta razão de perder a cura
A quarta e última razão pela qual nós podemos perder a nossa cura interior é porque nós não agradecemos e louvamos ao Senhor por nossa cura.
Talvez a gente nem tenha testemunhado o que Deus fez por nós. E talvez eu não tenha partilhada minha experiência de cura e não tenha rezado por outro, também. Portanto, para manter a minha cura interior, eu preciso louvar a Deus, agradecendo publicamente. É claro, não é para ir para o aeroporto de Guarulhos e ficar pegando o microfone para falar lá, mas é para falar na sua casa, é para falar no seu local de trabalho, é para falar no seu trabalho. É porque quando eu louvo a Deus é uma maneira de agradecer a Deus, expressando a minha fé de que o Senhor me curou.
Você sabe daquela história do Evangelho, do leproso que agradeceu a Deus. É uma história triste porque nove deles não voltaram para agradecer a Deus. No momento que aquele leproso percebeu que estava curado, os outros nove leprosos voltaram para as suas cidades para celebrar a suas curas. Mas esse último leproso voltou para Jesus, quando ele voltava, no próprio caminho ele ia gritando e louvando a Deus.
Quando ele chegou a Jesus ele se deitou no chão, agradecendo a Jesus. E o que disse Jesus? Jesus não ficou contente porque ele estava agradecendo, mas Jesus disse que a cura dele estava mantida: “É porque o seu agradecimento é um sinal da sua fé, a fé que te curou”.
E quanto aos outros nove que não agradeceram? A Bíblia não diz o que aconteceu com eles, mas é claro que no contexto a sua cura pode ter desaparecido rapidamente.
Então eu preciso testemunhar ao Senhor.
Quando aquele homem possuído por uma legião de demônios foi libertado por Jesus, ele queria seguir a Jesus. Talvez, como outros discípulos, ele queria também rezar pela liberdade dos outro, mas Jesus disse o quê? "Você ainda não está pronto, você precisa fortalecer a sua vida pessoal primeiro. Você precisa primeiro testemunhar o que Deus fez para você na sua vida, na sua família e na sua vila."
Então, quando eu estou testemunhando o que Deus fez comigo, o que acontece? Eu estou dando glória a Deus, como a Lina fez aqui para nós. É o poder contra Satanás e a Bíblia diz claramente que os santos derrotaram  Satanás pela palavra de Deus e pela palavra do seu testemunho.
Então o testemunho tem poder contra Satanás e, além disso, aumenta a fé daqueles que estão ouvindo a confirmação da cura que você recebeu. E esta é a razão pela qual vocês viram como Padre Jonas fez, testemunhando na missa. A cura permanece.
Mas você não precisa testemunhar sempre diante de multidões, mas na sua casa com os seus amigos, dizendo às pessoas o que o Senhor tem feito com você.  Mas não vá lá na sua casa dizendo que vocês "foram lá e rezaram por nós, todo mundo caiu pelo chão..." (risos)
... E eles não virão para o próximo retiro. (risos)
Muito mais do que isso, vai dizendo para as pessoas que tantas pessoas receberam alegria, e diga coisas que as pessoas vão poder entender, porque o que vocês experimentaram aqui só vocês sabem, porque só vocês estavam aqui.
Então, para manter a minha cura interior, eu tenho que partilhar a minha cura para com os outros, é como a história dos talentos, dos homens que receberam os talentos. O homem que recebeu apenas um talento o escondeu e o perdeu,  mas aqueles que receberam e multiplicaram e partilharam, a eles Deus deu mais. Então, se eu quero manter a minha cura interior, eu devo partilhar com as pessoas orando pelos outros.
Com frequência, quando eu oro para o outro, a primeira pessoa a ser curada sou eu mesmo. Se você pensa só em você, nada vai acontecer. Vocês têm que pensar no outro, e então você vai ser abençoado antes.
Então, para manter a minha cura interior, eu tenho que usar a minha experiência para levar também essa cura para os outros, começando com a minha família.
Depois do retiro não vá lá na sua paróquia falar para o padre: "Padre, eu vou rezar para você". (risos) É capaz dele não gostar disso, ele vai se perguntar o que é que está acontecendo com você, você vai dizer: "Eu fui lá na canção Nova", e ele vai ficar imaginando o que está sendo feito aqui, na Canção Nova. (risos)
Então, também, quando você chegar em casa não vá imediatamente chamar o seu marido, mandá-lo sentar, impor a sua mão sobre ele e começar a rezar em línguas bem alto, porque ele vai pensar que você ficou maluca e ele vai pedir o divórcio. (risos)
Mais do que isso, reze com as pessoas. Você pode rezar por alguém até mesmo à distância e, de uma maneira muito suave, partilhar com as pessoas o amor de Deus, rezar junto, como um corpo.
Portanto essas são as razões pelas quais muitas vezes as pessoas acabam perdendo a cura interior conquistada. Mas, quando nós fazemos o oposto, as nossas curas irão permanecer. É por isso que Jesus diz: “quando Jesus, o filho de Deus te liberta você vai permanecer livre.”
Louvado seja Deus.
(aplausos)

Nenhum comentário: