065 Como se Tornar um Evangelizador


Canção Nova: sistema de comunicação


Como se Tornar um Evangelizador.
Por Padre Rufus Pereira
23/09/2007 - 15h00
O evangelho de hoje é o evangelho de São Lucas. [Onde Jesus parece elogiar o mau administrador que estava fraudando seu senhor no último dia de seu trabalho.]
É um evangelho bem perturbador, mas Jesus geralmente coloca as coisas desta forma para perturbar as pessoas, para que as pessoas possam parar, sentar e refletir o que tem feito nas suas vidas.
Na parábola que acabamos de ouvir parece que Jesus até está elogiando aqueles que são maus, mas ele não elogia porque eles são maus, mas porque eles são espertos. E fez isso de propósito: para fazer com que aqueles que acreditassem nele estivessem conscientes que as pessoas que vivem no mundo gastam tanto tempo fazendo coisas ruins, gastam tanto de sua energia para propostos errados, quanto mais aqueles que são bons e acreditam em Jesus poderiam fazer para Deus e o seu reino?

Ataque ao Word Trade Center.
Vocês se lembram do incidente de 2001, quando terroristas atacaram os prédios do World Trade Center?
Quem são essas pessoas? Quem eram essas pessoas que atacaram esses e outros locais?
Eles não eram pessoas comuns, ladrões ou pessoas más. Eles eram pessoas bem educadas, inclusive eram pilotos, eles fizeram todo esse trabalho para destruir esses dois edifícios. E por quê?
Porque eles acharam que eles estavam fazendo a coisa certa, de acordo com seus sentimentos religiosos. Para eles, matar pessoas inocentes e até crianças era uma coisa santa. E isso mostra o quanto a mente humana pode ficar hipnotizada por satanás.

O Cristianismo nos Dias de Hoje.
O Cristianismo o que nos mostra hoje? De um lado há tantas pessoas que são testemunhas de Jesus Cristo.
Nos primeiros séculos e milhares e milhares de cristãos morreram como mártires, porque, para a essas pessoas Jesus e seu reinado era tudo na vida. Hoje ainda há pessoas dispostas a entregar tudo que tem na sua vida para o Reino de Jesus. Mas Jesus não está se endereçado a apenas poucas pessoas, mas está endereçando a todos aqueles que se denominam cristãos.
E ele falava naquela época “veja o que os outros estão fazendo. Veja o que os terroristas estão fazendo”. E eles estão fazendo alguma coisa má porque, na maneira de pensar dessas pessoas, elas estão fazendo alguma coisa santa. Mas nós sabemos que nós temos a verdade, nós sabemos que temos a boa nova de Jesus Cristo. Mas, ainda assim, quão pouco estamos fazendo pelo seu reinado e o Reino de deus... Através dessa palavra é uma maneira bastante forte de Jesus nos dizer que nós somos chamados ser tanto discípulos quanto evangelizadores.
Todo evangelho começa com um chamado para que sejamos seus discípulos, discípulos de Jesus, e todo evangelho termina com uma ordem: para que nós sejamos evangelizadores.
Se de um lado nós não podemos ser evangelizadores se antes não somos discípulos, por outro lado, se você é um verdadeiro discípulo você será também um verdadeiro evangelizador.
Então, sempre aqui e acolá, o evangelho é como um arco que vai e vem, uma serra que tem uma movimento pendular. De um lado nos chamando para ser discípulos e de outro para sermos evangelizadores.
Portanto, se o Senhor nos cura e nos liberta, Ele tem um propósito por trás disso. Porque então ele quer usar aqueles que foram abençoados para o seu reinado. E, portanto, o que o mundo precisa hoje é de discípulos e de evangelizadores.


Por Que e Como Evangelizar?
E nós podemos fazer isso de maneiras tão diferentes!
Há três documentos da igreja que nos chamam a sermos evangelizadores.
O primeiro é o Concílio Vaticano II, que tem uma linda carta que é chamada de “o trabalho missionário da igreja”. O segundo é de 1975, chamado de [Evangelho Anunciante] “a proclamação da boa nova”. E o terceiro documento de 1990 é ainda mais forte, fala de Jesus como nosso redentor e aquele que nos chama para evangelizar.
E todos esses três documentos não são apenas uma referência conceitual, mas sim, documentos que nos dizem que não podemos nos declarar cristãos se não somos verdadeiros evangelizadores. Como o documento disse, o evangelizar é a essência do Cristianismo.
Portanto, como nós podemos ir para frente e sermos evangelizadores?
Uma das passagens em toda a bíblia que me causam grande impacto na minha vida é o último capítulo do evangelho de São marcos. Versículos 15-18, quando Jesus ordena aos seus apóstolos primeiro a irem para todo o mundo. E em segundo lugar, a pregar o evangelho a todas as nações, curar todos doentes e libertar todos aqueles que estiverem cativos.

Evangelizar Pela Palavra.
Portanto, como podemos nós ser evangelizadores?
Primeira forma: proclamar a boa nova.
A primeira maneira é através de sermos os proclamadores da boa nova.
A primeira coisa que todo profeta fez quando Deus o chamou foi abrir a boca e falar.
A primeira coisa que Jesus fez depois do seu batismo no rio Jordão foi abrir a sua boca e falar.
A primeira coisa que Pedro fez depois da sua primeira experiência pentecostal foi abrir a sua boca e falar.
Portanto, a primeira coisa a se fazer quando se vai evangelizar é através da proclamação. Ou seja, que significa que “eu não estou dizendo alguma coisa de mim mesmo, mas estou repetindo alguma coisa de alguém que me mandou falar sobre isso”.
Sou como um alto-falante, apenas repetindo aquilo que meu Rei me pediu para falar. Mas não posso ser um proclamador a não ser que eu saiba bem a bíblia. É por isso que o documento a respeito da proclamação dos evangelhos falou, de uma maneira muito incisiva, que a bíblia é a principal ferramenta para a evangelização.
Apenas imagine um soldado indo para a guerra, para lutar nessa guerra, sem uma arma. O que é que ele vai fazer lá?
E, da mesma maneira, nós estamos geralmente querendo mostrar o Cristianismo e falar respeito do Cristianismo sem saber o que a palavra de Deus contém.
Portanto não se esqueçam das palavras que são ditas no documento da igreja que colocam para nós que a palavra de Deus, a bíblia, é a principal ferramenta para a nossa evangelização, o nosso trabalho de evangelização.
Mas uma pessoa pode dizer é “bem, mas eu ainda não sei a bíblia tão bem e quero ser um evangelizador”.
Segunda Forma: Testemunho Pessoal.
Há uma segunda maneira para se evangelizar pela palavra e isto é através do seu testemunho pessoal. Geralmente um bom testemunho pode ter um imenso impacto sobre as pessoas que assistem e vêem isso. Mesmo no ato dos apóstolos, quando São Pedro e São Paulo falam, eles estão dando o seu próprio testemunho.
Mas uma pessoa pode dizer “bem eu não tenho muito o que falar de mim mesmo, eu não tenho testemunha e, ainda assim, eu quero evangelizar”.
Terceira Forma: Proclamar a Palavra.
Há uma terceira forma de se proclamar a boa nova. É dando às pessoas que estão necessitadas o que precisam: receber a boa nova.
Literatura cristã, fitas, CDs e DVDs. E aqui nós temos uma imensa vastidão, temos muita coisa que recorrer para evangelização através da tecnologia. E temos aqui a Canção Nova evangelizando dessa maneira.
Quarta Forma: Convidar as Pessoas
E ainda há uma quarta maneira: “ah, eu não tenho dinheiro para comprar um CD, um DVD para ficar dando às pessoas que eu conheço. Não tenho dinheiro nem para comprar uma pequena apostila para dar às pessoas”. A quarta maneira é falando para as pessoas que você conhece: “olha vai ter um encontro semana que vem, de 21 a 23 de setembro. Por que é que você não vai lá, dar um pulo nesse encontro?”
Quantos de vocês não estão aqui porque alguém convidou você para vir estar aqui na Canção Nova para este encontro? Levantem a mão quem veio nesta situação. [e muitos da platéia levantam a mão] Quase todo mundo! [o padre se surpreende.]
Então esta é a maneira mais simples de se evangelizar. (aplausos.).  
Você não tem que saber a bíblia muito bem para isso, não tem que ter nem sequer um bom testemunho, você não precisa ter dinheiro para ficar comprando fitas ou DVDs ou CDs.
É apenas abrir a sua boca e dizer: “olha eu ouvi dizer que vai ter encontro na Canção Nova na semana que vem.” (aplausos.)

Caso: Pregador por Fita [fita cassete]
Há uma certa pessoa lá na Índia que era um homem muito rico. Ele estava viajando de trem e ouviu falar da Renovação Carismática. Ele era um católico bom, um bom praticante. Alguém deu para ele algumas fitas, fitas da Renovação Carismática. E já que era uma viagem de trem muito longa, para poder passar o tempo, ele colocou uma fita e começou a ouvir. E aí ouviu a fita inteira.
Depois de ter ouvido aquela fita toda a vida dele já estava mudada. Ele se ajoelhou e pediu a Deus, a Jesus, para que viesse para a vida deles. E vocês sabem de quem era a fita? Bom por acaso era minha, mas poderia ser de qualquer outra pessoa. (aplausos.)
E essa pessoa é um dos maiores evangelizadores da Índia e também da Europa. Ele começou o seu ministério através das fitas e através da prática da adoração e agora ele está dando inclusive retiros na Alemanha e na Austrália.
Ele é um membro do Conselho Nacional da Índia e se vocês o ouvirem, ele fala do coração dele. Se você quiser vê-lo, ele fala pulando no palco, ele pega fogo pelo Reino de Deus. Apenas uma fita fez tudo isso. (aplausos.)

Segunda Maneira: Pelo Poder das Orações.
A segunda maneira de se evangelizar não é por palavras, mas por ações, por trabalho. As pessoas podem não aceitar o que você diz, mas aceitarão o que você faz, porque eles dirão: “isso que ele faz fala mais alto do que as palavras dele”.
E é isso que nós chamamos de “ministério de oração pelas pessoas necessitadas”. Nunca se sabe quando mesmo uma pequena oração por algum necessitado pode transformar a vida daquela pessoa, fazer com que essa pessoa se torne não apenas um discípulo, mas um evangelizador também.
E portanto: o ministério de cura e libertação não é apenas um ministério para ajudar a serem saudáveis e estar OK, é o ministério antes para ir até a pessoa, encontrar-la e saber quem ele é, qual a sua necessidade e evangelizá-lo.

Caso: a Garota da Porta.
Há muitos anos atrás houve o segundo congresso em Bombaim na Índia, perdão não foi o segundo foi o terceiro.
E havia um grande grupo que tinha vindo dos Estados Unidos para pregar e falar naquele congresso. Era um grupo de doze pessoas. Quando os americanos fazem alguma coisa eles fazem de uma maneira pomposa, né? Então, doze deles vieram.
O tópico daquele congresso era “para que eu faça todas as coisas novas” seguido de um seminário especial para a cura e libertação.
E durante aquele seminário houve muito distúrbio em cima do salão onde estava acontecendo o seminário, que ficava exatamente numa igreja. Houve um momento em que o distúrbio foi especialmente tão grande e uma garota que ficou muito perturbada nessa situação tentou se jogar lá de cima até o chão. Tivermos segurá-la e depois do encontro eu falei para que eles levassem aquela moça para o apartamento de um amigo meu.
Então eles levaram-na para aquele apartamento. Ela tinha vindo de outra cidade com alguns amigos e também havia uma ou duas freiras lá. E aí começamos a orar por ela.
Aí ela falou assim: “já estou bem” aí ela disse “eu quero ir para ou banheiro”.
Sabendo como o mal e o inimigo podem nos enganar, eu falei para as amigas: “se certifiquem, garantam que ela vá para o banheiro que é sempre usado e não para aqueles que não tem ninguém”.
Mas o inimigo foi tão esperto... e eu até mesmo falei para elas que quando ela foi ao banheiro alguém tem que ir com ela.
Mas o inimigo foi tão ardiloso que ela, na hora de ir para a direção do banheiro, ela foi para o banheiro que ninguém usava e se trancou por dentro.
E aí eu fiquei um pouco em pânico e fiquei pensando: “o que é que essa moça vai fazer ali dentro?”
Nós ouvimos ela abriu a torneira enchendo um balde com água. Fiquei com medo dela tentar mergulhar a cabeça naquele balde e tentar se afogar. Havia uma janela aberta sem nenhuma tranca. Eu pedi que dois ou três homens descessem para que ficassem prontos para agarrar caso ela se jogasse daquela janela.
E aí as amigas começaram a falar para ela: “abra a porta! Abre a porta!”, mas é claro ela não abriu a porta. Porque não era ela, era o inimigo.
E aí fazer o que? Aí eu pedi para o Senhor: “Senhor, diga-me o que fazer” e de repente eu percebi que nós não temos apenas a bíblia como ferramenta para evangelizar, mas nós temos o poder da oração para evangelizar.
Então eu fiz uma oração do lado de fora da porta, ordenando a aquele espírito maligno que estava naquela moça para deixá-la. E eu fiz até o sinal da cruz e aí ouvimos então um barulho na dentro do banheiro. Ela caiu no chão, livre apenas a partir de uma oração simples e a imposição do sinal da cruz.
Mas quando estava fazendo essa oração as outras meninas pensaram que eu estava um pouco doido, especialmente quando fiz o sinal da cruz três vezes, na frente daquela porta fechada, até que elas mesmas ouviram aquele ruído.
Então, a menina estava sozinha dentro do banheiro e começou a chorar e a gritar: “abram a porta!”
E ela falava: “padre, porque é que você me fechou aqui dentro do banheiro?”
Como falar para ela que não tinha sido eu?
Aí as amigas começaram a dizer: “levanta a mão e abra o trinco!”
E ela falou: “eu não consigo alcançar o trinco, não dá nem para levantar a mão!”
Então o que fazer? Novamente eu rezei e aí eu me lembrei daquela linda história no ato dos apóstolos, que nos mostra como a bíblia pode ser uma ferramenta para evangelizar.
A história de São Pedro, quando ele estava na prisão, e toda a Igreja estava rezando por ele.
E aí Deus mandou os seus anjos e eles abriram as portas da prisão, as correntes caíram de Pedro e os anjos trouxeram Pedro para fora da prisão. E quando Pedro chegou à igreja onde todos estavam rezando por ele, aí pensaram que se tratava de um fantasma e não queriam deixá-lo entrar.
Aí então eu disse: “Senhor o que é que aconteceu com Pedro eu acredito que está acontecendo com essa moça agora”.
Porque eu disse: “Senhor, como eu acredito nessa história e em tudo o que está escrito nela, a mesma coisa deve acontecer agora. Mande seus anjos para que eles abram esta porta”.
Então eu encostei a mão na porta e aí todo mundo começou a se perguntar o que é que estava acontecendo comigo: “bom, agora sim, ele está completamente doido”.
Eu só coloquei o meu dedo na frente da porta, nem encostando, e eu só encostei a mão no trinco da porta e a porta se abriu. (aplausos.)
A garota ainda estava no chão, eles a pegaram e a levaram para a cama.
E eu entrei no banheiro sentei no chão e eu disse: “Senhor, não estou acreditando. Eu não acredito no que aconteceu. O Senhor não deveria estar fazendo milagres  dessa monta nos dias de hoje. Achei que acontecia só na época dos primeiros cristãos.”
Então, lá dentro no banheiro, sentado no chão, a minha mão não conseguia nem alcançar a tranca da porta. E aí quando eu tentei até abrir aquela tranca, ela estava tão enferrujada que foi necessário que o forçasse e estava até fazendo barulho. [O padre reproduz os barulhos na porta – “nhec, nhec” e a platéia acha graça.]
E aí aquela garota me disse que quando ela estava no chão daquele banheiro ela viu uma figura de branco entrando naquele banheiro e abrindo a tranca. Aplaudam o Senhor. (aplausos.)
Portanto, o poder da oração é a segunda maneira de se evangelizar. Essa moça é agora, mais uma vez, uma famosa evangelizadora lá na Ásia.
Terceira Forma: Seu Testemunho Pessoal de Vida.
A terceira forma dia evangelizar não é pelas palavras e nem por oração, mas pelo testemunho da sua vida pessoal. O seu testemunho na comunidade na qual você vive. Porque Jesus mesmo disse: “as pessoas saberão que vocês são meus discípulos se vocês amarem uns aos outros”. (aplausos.)
Portanto, nós somos chamados a evangelizar tanto pelo nosso testemunho pessoal como também pelo testemunho de como nós vivemos como família e como comunidade. E pelos documentos da Igreja, esta é a maneira mais importante desse evangelizar.
E nós vemos por nós mesmos como há grupos de pessoas que vivem completamente a vida em Cristo, que nós podemos fazer uma mudança no mundo que nós podemos mudar no mundo. Uma última história:

Caso: o Filho do Presidente Africano.
Eu estava dando um encontro num certo país da África e havia um problema naquele país. Era um encontro para todos os líderes de todo o continente africano que estava sendo realizado num determinado país. E bem no primeiro dia de abertura daquele encontro, a freira que estava supervisionando todo o encontro, ela é uma irmãs Loreta da Alemanha, e ela disse para mim que um jovem queria me ver. Aí eu falei par ela para ele vir aqui depois que o encontro acabar.
Aí ela voltou e me disse: “mas ele disse que era o filho do presidente”.
“Bom aí é diferente”. [a platéia, o padre e o tradutor acham graça.]
E aí eu disse para ela “de qualquer forma diga para ele me vir no dia seguinte”.
E ele veio me ver no dia seguinte e disse que ele estava estudando nos EUA e aí ele ficou doente e acharam que ele estava doente mental. Ele foi tratado pelos maiores especialistas em psiquiatria da Inglaterra mas ele não melhorou nada.
E aí pedi que ele contasse tudo que havia acontecido com ele enquanto ele estava naquela universidade. E percebi que havia um feitiço especial que havia sido colocado sobre ele por colegas do seu quarto, talvez por inveja, porque o pai dele era o presidente daquele país.
Eu rezei por ele por sua libertação e pedi que ele voltasse novamente no final. Rezei por ele uma segunda vez e aí ele falou para mim: “padre, há alguma coisa que eu possa fazer pelo senhor agora?”
Aí eu falei: “Bom, eu gostaria de visitar e conhecer um pouco o seu país antes de voltar para a Índia”.
E aí no último dia ele me levou para ver um parque nacional. Nós estávamos andando no carro presidencial, havia dois soldados, um na direita e outro na esquerda. Aquelas luzes vermelhas no carro, e o carro passava por tudo quanto era sinal vermelho e aí chegamos ao parque nacional, fiquei lá e desfrutei o local e fiquei algumas horas naquele local.
Aí eu disse: “me leve de volta” porque iria voltar para a Índia no dia seguinte.
E aí eu vi o carro indo na direção oposta: “para onde você está me levando?” eu disse.
“Estou levando o senhor para o palácio do presidente do país porque minha mamãe quer te ver. Porque eu sou o filho favorito da minha mãe e porque a minha mãe ouviu falar do senhor e gostaria de conhecê-lo. E por isso me mandou que viesse encontrá-lo, ela quer conhecê-lo mesmo”.
E eu perguntei “por quê?” [e ele respondeu] “apenas para te agradecer”.
Então nós fomos lá. E aí, no momento em que eu cheguei naquele palácio presidencial, ela começou a procurar todos os seus filhos que tinham moradia, que moravam por perto em torno do palácio. Ela tinha oito filhos.
E à medida que eles chegavam um por um, eles perguntavam: “mãe porque que você me chamou?” e aí ela falava “não me pergunte, o padre vai rezar por você”.
Então eu rezei pelos filhos e filhas daquela família. E tivermos um grupo de oração a noite toda, eles começaram a louvar e a bendizer Deus e agradecer a Deus porque, inclusive, alguns dos filhos não estavam se dando muito bem com a mãe. Mas aí eles se transformaram novamente numa família unida e aí disseram para mim “padre, uma última pessoa para o senhor rezar”.
Eu disse: “tudo bem. E quem essa pessoa?”
Elas falaram: “o papai, o presidente”.
E aí eu falei “ah, então chamem”. Ele estava fora de casa em trabalho.

Conclusão.
Mas isso teve um grande impacto dos sobre todo o país. Eu não posso contar mais detalhes para você porque este país é muito conhecido. (aplausos.)
Para terminar vamos concluir com uma última frase. Quando eu fui de volta para pegar meu avião para a Índia, eles [no aeroporto] me disseram: “Olha, nós sentimos muito mas o seu avião está cheio”.
E aí a freira que me acompanhava falou para eles: “ele é amigo do presidente, [risos da platéia] se vocês não me derem um bilhete de passagem, o presidente vai ficar bravo com vocês. Se vocês não acreditarem podem ligar para o presidente”.
Aí eles foram lá para dentro, devem ter ido lá ligar, voltaram e me deram a passagem. (aplausos.)

2007 (2a. temporada)
  1. Alegria Cristã - 21/09/2007 - 20h00
  2. Jesus Acolhe as Criancinhas - 22/09/2007 - 09h00
  3. Jesus Cura as Crianças - 22/09/2007 - 11h15
  4. Jovens em Busca da Felicidade - 22/09/2007 - 14h00
  5. Jejum e Oração - 22/09/2007 - 16h30
  6. Cura e Libertação da Árvore Familiar - 23/09/2007 - 09h00
  7. Libertação de Casais e Alcoolismo - 23/09/2007 - 11h15
  8. Como se Tornar um Evangelizador - 23/09/2007 - 15h00 <== você está aqui.