020 Catequese para o Discipulado

Catequese para o Discipulado

Por  Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinícius Adamo
Transcrição: Carlos S. Gushiken

Estou muito feliz em estar novamente com vocês neste nosso segundo retiro. Este retiro é chamado de retiro de cura interior e a primeira palestra, na verdade, é uma introdução para todo o nosso encontro.
E a intenção é dizer para vocês porque é que vamos dar esse tipo de retiro. Existe uma diferença entre o aprofundamento, como nós chamamos no Brasil, e de um grande encontro. O propósito de um encontro aberto, o objetivo de um encontro aberto, é a pregação. De no aprofundamento a gente não prega, a gente ensina.

Primeira observação
Jesus pregou para grandes multidões, mas ensinou aos seus discípulos em grupos pequenos. A pregação sempre recorre à emoção, mas no aprofundamento nós somos chamados a fazer chamar a nossa inteligência.
Por isso que o Evangelho de Marcos diz: "Vão para todo o mundo pregar o Evangelho para todas as criaturas", o Evangelho de São Marcosfoi escrito basicamente na pregação de Jesus. Mas o Evangelho de Mateus, no último capítulo, Jesus diz a seus discípulos: "Vão para todo o mundo e ensinem, façam discípulos em todo o mundo, ensine-os a observar todas as coisas que eu lhes disse".
Portanto esta é a diferença entre uma pregação em um encontro aberto e um ensinamento em um retiro fechado. O propósito de um grande encontro aberto é levar as pessoas à conversão, e em retiro como este, de aprofundamento, é levar as pessoas a aprofundar seu discipulado. O primeiro é para evangelizar, e existe aqui que nós estamos neste momento é para se catequizar.
O primeiro tipo é chamado, mesmo no grego, de evangelização, 'kerigma', o segundo é chamado de 'kathekesis', didática, 'didake' em grego.
Então essa é a primeira observação.

Segunda observação
 Em segundo lugar eu quero dizer a vocês porque é que nós precisamos fazer esse tipo de aprofundamento de cura interior. Eu espero que todos vocês tenham um bloco e cadernos para anotar tudo o que eu estou dizendo. Num grande encontro a gente só consegue ouvir, mas aqui, neste aprofundamento, nós vamos refletir.
Quando Jesus nasceu em Belém, os pastores chegaram e ficaram maravilhados com o que viram, e eles saíram para contar a todos os seus amigos o que eles tinham visto. Qe todo mundo ficou maravilhado com aquilo que os pastores que estavam dizendo. Existe alegria na evangelização, no testemunho.
Mas o que é que Maria fez? Ela refletia sobre o que ela via e ouvia, ela aguardava no seu coração, ela meditava sobre aquilo em silêncio. E este é o propósito de um aprofundamento.
E as coisas acontecem maravilhosamente somente quando nós fazemos como Maria, com essa reflexão profunda em nossos corações.
Portanto, em todos esses anos, eu tenho dado dois tipos de encontros: o que nós chamamos de retiro, esses cinco dias para evangelizar as pessoas, e esse outro retiro de três ou quatro dias chamados de aprofundamento, para aprofundar as nossas experiências. Então nós precisamos saber qual é a razão de fazer esse aprofundamento.
Então esta é a primeira questão, você pode escrever porque é que eu estou fazendo esse aprofundamento.

"Por que é que eu faço esse aprofundamento em cura interior?"
Por várias razões.
Primeira razão: viver no Espírito
A primeira razão é porque não é suficiente nascer no Espírito, é muito mais importante viver no Espírito, continuar no Espírito, ser conduzido pelo Espírito, crescer no Espírito, e é uma experiência para a vida toda.
Por isso que na Renovação Carismática nós temos dois tipos de encontro, o primeiro encontro é basicamente um seminário de Vida no Espírito, na Índia nós chamamos de retiros carismáticos. Mesmo porque eu e alguns amigos padres, nós temos dado esses retiros por mais de 25 anos, nós não damos o seminário de Vida no Espírito com um encontro por semana, mas normalmente nós fazemos um encontro em cinco dias continuadas, também não é aberto, mas é feito sempre numa casa de retiros. E o propósito desse encontro carismático básico é conduzir as pessoas no que chamamos de Batismo no Espírito Santo, o que significa ajudar uma pessoa a experimentar uma profunda conversão de coração, uma mudança de vida.
Segunda razão: fazer de Jesus o centro da vida
Em segundo lugar, para ajudar a pessoa a ter uma experiência pessoal da pessoa tendo Jesus como seu Salvador, fazer de Jesus o centro da sua vida.
Terceira razão: ajudar a pedir e receber o Espírito
E em terceiro lugar é ajudar a pessoa a pedir e receber o Espírito Santo.
Esse é o propósito do seminário de Vida no Espírito, e nós sabemos que essa é a principal ferramenta na renovação da igreja nos dias de hoje. E a principal ferramenta no trabalho de evangelização nos dias de hoje, o porque no seminário de Vida no Espírito nós proclamamos a mensagem básica do Evangelho.
Infelizmente, no mundo todo, nas homilias da missa, nós estamos ouvindo de tudo, menos isso que é a essência. Frequentemente nós ouvimos coisas que não tem a menor importância, as homilias estão somente raspando a superfície do conteúdo, não estão chegando no centro do Evangelho. E é a Renovação Carismática que está abrindo os olhos da igreja para que se chegue a esse ponto central da proclamação do Evangelho. E quem está trazendo, exigindo da igreja essa profundidade de chegar ao centro do Evangelho é o próprio Santo Padre, então aplausos para o Santo Padre. (aplausos)

Aprofundamentos: continuar o crescimento na vida no Espírito
Mas existe a necessidade de continuar a Vida no Espírito, então na Renovação Carismática nós temos um grande número de tipo de encontros para ajudar as pessoas a crescerem no Espírito, que chamamos de retiros de crescimento da Índia. No nosso caso, Brasil, de aprofundamento. O que nós fazemos é isso, nós pegamos uma daquelas palestras do seminário de Vida no Espírito, por exemplo, a palestra que fala sobre o Espírito Santo, então nós fazemos um seminário de quatro ou cinco dias somente falando sobre o trabalho do Espírito Santo, nos doze carismas do Espírito Santo. Nós pegamos aquela palestra, por exemplo, que fala sobre oração e então fazemos um retiro de quatro ou cinco dias especificamente sobre oração. Então temos esse grande número de chamados programas de aprofundamento em oração, em escritora, em evangelização, profecias, lideranças e tudo mais.
Mas um dos programas de aprofundamento que nós temos dado com mais frequência é justamente esse, o de cura interior. E a linha básica nesse seminário que tinha sido trazida pela liderança da Renovação americana, é que não há lugar para cura interior e libertação. De acordo com o pensamento deles, isso só viria depois do Batismo no Espírito. Mas nos encontros que nós temos feito na Índia, mesmo no seminários básicos de Vida no Espírito, há um momento para a cura interior e há um momento para a libertação, porque nós sentimos que essa cura interior e libertação pode acontecer até mesmo antes do Batismo no Espírito.
Então nós pregamos essas palestras de cura interior que está no seminário básico e construímos um encontro inteiro chamado de encontro de cura interior. Essa é a razão pela qual, quando as pessoas vêm fazer esse retiro de cura interior em Bombaim, nós insistimos que eles tenham primeiro feito seminário de Vida no Espírito, porque todos aqueles ensinamentos básicos de seminário de vida no Espírito, nós supomos que isso tudo já tenha sido ouvido. Então as pessoas vêm e dizem: "Mas a gente não teve tempo de fazer aquele seminário de Vida no Espírito, de 5 dias". Ou, às vezes, o problema é tão sério que a gente tem que atender a pessoa imediatamente. Então aos poucos a gente acabou fazendo algumas exceções, portanto às vezes mesmo as pessoas que não tinham feito aquele seminário básico, acabavam vindo para o seminário de aprofundamento em cura interior.
Portanto, aqueles de vocês que já fizeram o seminário de Vida no Espírito, então esse aprofundamento permite conseguir um crescimento. Eu gosto dessas palavras, aprofundamento e crescimento.
Mas aqueles que não fizeram aquele seminário básico de vida no espírito, então isso aqui vai ser como um começo, como um aperitivo. O problema é que talvez você não possa acompanhar todas as coisas, porque você não tem o ensinamento básico. Então mesmo que você faça, nós encorajamos a pessoa a fazer depois o seminário completo.
Razão 1: crescer no Espírito
Então, essa é a primeira razão pela qual nós fazemos aprofundamento em cura interior, porque nós sentimos que não é só necessário nascer no espírito, mas também é muito importante crescer no Espírito.
Está tudo bem claro até aqui?
Razão 2: crescer nossa vida emocional
A segunda razão de porque é que nós precisamos fazer este tipo de aprofundamento é porque aonde nós precisamos crescer mais é na nossa vida emocional.
Frequentemente um dos maiores bloqueios para o nosso crescimento espiritual são bloqueios emocionais. Nós sabemos que crescimento é sinal de vida, quando não há crescimento provavelmente a pessoa já está morta. Só Deus não pode crescer mais porque a sua glória já atingiu o infinito. Mas nós precisamos crescer, o crescimento é um sinal de vida.
Às vezes a mãe diz: "Padre, reze pelo meu filho", eu pergunto: "Por quê?", e ela diz: "Padre, ele não está crescendo". Uma vez eu rezei por um filho que era muito baixinho, depois quando encontrei a família novamente, a mãe me pediu para que eu rezasse por ele novamente. E eu disse: "Olhe para ele, ele está ficando um poste, de tão alto" (risos) e então eu tive que subir para rezar por ele.
Teve uma vez que uma senhora pediu para que ela pudesse ficar grávida, que eu rezasse, porque estavam tentando por cinco anos. Então eu orei por ela, e aí o marido dela feio para mim e disse: "Padre, a minha esposa ficou grávida, mas padre, eu acho que o senhor rezou muito", eu disse: "Por quê?", "Porque ela está esperando gêmeos". (risos)
Portanto rezar é que nem remédio. (aplausos)
Portanto a oração é como um medicamento, às vezes a pessoa diz: "Padre, você rezou por mim tão pouco...", eu digo: "Eu sei o que eu estou fazendo". (acha graça)
Portanto, o crescimento é um sinal de vida. Nós todos crescemos, cronologicamente, a cada dia. A cada dia nós estamos um dia mais velhos. Mas em outras áreas da nossa vida, talvez não estejamos crescendo igualmente. Às vezes a pessoa é fisicamente saudável, às vezes a outra pessoa é doente, às vezes é intelectualmente a pessoa muito inteligente, a outra infelizmente tem dificuldades, espiritualmente alguns são Santos, outros têm dificuldades.
Mas onde nós temos visto o maior bloqueio para o seu crescimento é na área emocional. Quando eu era diretor do Instituto Bíblico Carismático Católico em Bombaim, havia um quadro de diretores. E aqueles que queriam ingressar no colégio bíblico tinham que ser entrevistados por esses diretores. Um deles era psiquiatra, ele era vice-presidente da equipe da Renovação Carismática nacional, era presidente da sociedade dos psiquiatras da Índia. Portanto era um psiquiatra de alto gabarito e ainda mais carismático.
Então ele tinha que se certificar de que cada um que fazia a sua inscrição no colégio bíblico tinha estabilidade emocional. E, acima de tudo, maturo emocionalmente. Porque não era somente um instituto, era uma comunidade. Como no seminário, ele tinha que ficar por um ano e para viver numa comunidade idade ter estabilidade emocional, até mesmo maturidade emocional. Se não for assim você pode ter problemas ou até mesmo trazer problema para os outros.
Um dos que estavam no curso bíblico passado me disse: "Padre, estudava estudando comunidade traz para a vida da comunidade muita alegria, mas também a minha vida comunitária é minha grande cruz". O grande Santo jesuíta, São João (Berckman), ele dizia: "A minha penitência máxima é a minha vida comunitária". (aplausos)
É uma pena que em muitos seminários, os seminaristas não estejam mais recebendo aulas de latim, às vezes não sabem nem uma palavra em latim, infelizmente isso é uma coisa muito triste dentro da igreja. Nós precisamos saber pelo menos um pouco de latim, porque latim é a língua da igreja.
Na Índia em alguns seminários se ensina sânscrito, que é a língua dos livros. Os muçulmanos, muitos deles estudam o aramaico, que é a língua da religião deles. Portanto um futuro padre precisa saber pelo menos um pouco de latim, que é a língua oficial da igreja. Eu não sei se todos concordam que os seminaristas tenham que aprender latim.
Portanto, aqueles que se inscreveram para o colégio bíblico tinham que estar com o certificado de que estavam emocionalmente equilibrados.
Esta é a razão pela qual todos nós precisamos de cura interior, nós precisamos estar maduros por nós mesmos. Para que possamos crescer não só fisicamente, intelectualmente, espiritualmente, mas também emocionalmente. Está bem claro o que foi dito até agora?
Razão 3: crescimento emocional nos relacionamentos
A terceira razão pela qual nós precisamos fazer esse aprofundamento em cura interior é que nós precisamos crescer emocionalmente não somente na nossa vida própria, mas também nos nossos relacionamentos. Se você estivesse vivendo sozinho em uma ilha, em que não tivesse ninguém, você precisaria de estabilidade emocional somente para você mesmo, você não precisaria de ter estabilidade emocional nos seus relacionamentos porque não tem mais ninguém lá.
Mas como você está vivendo com pessoas você tem que se relacionar com elas e você precisa ter estabilidade emocional nos seus relacionamentos.
E o relacionamento que nós precisamos de mais estabilidade emocional é o relacionamento do casamento e também o relacionamento familiar. Esta é a razão porque nós temos dado muitas retiros de cura interior. Retiro de cura interior especificamente para padres, outros específicos para as irmãs, outro só para casais, outros somente para jovens. Dar esse retiro de cura interior para casais e jovens é maravilhoso. Talvez seria bom ter um somente para viúvas, outros para aqueles que são consagrados para o Senhor, porque tem o objetivo e propósitos diferentes na vida.
No mês que vem eu vou dar um retiro de cura interior para casais na Alemanha porque nós sentimos que frequentemente as pessoas vão para o casamento com os ferimentos e os vazios de sua vida não curados, e com muita frequência no primeiro dia do casamento vai se ver que não dará certo.
Por isso que eu tenho dito para os bispos na Índia que quando fazem esses cursos de preparação para o casamento, que seja incluída já no curso de noivos pelo menos uma palestra e uma oração de cura interior.

Caso: O casal no retiro para casais
Fonte: Catequese para o discipulado (2000)
Uma vez eu estava dando retiro de cura interior para casais e houve um casal que veio fazer um retiro, e eles já haviam decidido para o divórcio, mas os amigos forçaram eles a fazer o retiro, em cada casal tinha o seu quarto separado. Mas esse casal, eles fizeram questão de o marido ficar em um quarto e a mulher no outro, e cada um deles não sabia que a outra parte viria para o retiro: o marido não sabia que a mulher viria, a mulher não sabia que o marido viria. Portanto, no primeiro dia do retiro, quando eles olharam um para o outro eles ficaram chateados, ficaram zangados com os seus amigos que os enganaram. Queriam ir embora, mas foram convencidos a ficar. Portanto, num retiro desse tipo, os casais ficam juntos mas não esses dois. O marido ficava num canto e a esposa lá no outro, e depois da primeira palestra o marido veio uma cadeira para cá e a esposa veio uma cadeira para cá. No final do retiro os dois estavam juntinhos aqui na primeira fila. (aplausos)
Terminado o retiro eles não foram cada um para sua casa, foram para uma estação de férias para uma nova lua-de-mel. (risos)(aplausos)
Por isso que nós precisamos de retiros de cura interior, não só para o nosso desenvolvimento pessoal, mas para a cura e o crescimento de nossos relacionamentos.

Razão 4: precisamos de tempo
A quarta razão porque nós precisamos desse tipo de retiro é porque nós precisamos de tempo. Você entende? Para você saber porque é que nós precisamos desse retiro é porque precisamos de conhecimento e de motivação. Nós precisamos saber o que nós vamos fazer nesses três dias. Quando nós temos um conhecimento claro o restante também fica claro. Mas quando nós sabemos o porquê é que nós estamos fazendo, então nós nos tornamos mais motivados. Por isso é que eu estou dando todas essas razões, é por isso que eu estou dando todos esses porquês.
Portanto, qual é esta a quarta razão do porque é que nós precisamos fazer esse retiro? A maneira que eu faço, como quando estamos em Bombaim, a razão pela qual eu digo, lá na Índia, a quarta razão pela qual nós precisamos fazer este retiro porque nós precisamos economizar o tempo do padre Rufus. (acha graça)
É pelo seguinte: frequentemente as pessoas vêm com um problema eu lá vão me dizer um problema. Eu sei, eu percebo rapidamente que aquilo ali é a ponta do iceberg, e eu sei que por trás daquilo que está sendo trazido, tem algo muito mais importante. Se eu tiver tempo eu vou fazer algumas perguntas, mas frequentemente eu não tenho muito tempo de ficar fazendo muitas perguntas. Quando uma das pessoas da minha equipe está disponível eu mando para essa pessoa alguém da equipe. E frequentemente as pessoas da equipe vão perceber que eu vou rezar por você, mas você precisa fazer um retiro de cura interior porque para um retiro profundo de cura interior é preciso tempo, porque as pessoas têm diferentes tipos de problemas.
Gravidade dos problemas
Problemas que às vezes são pequenos e normalmente nós enfrentamos esses problemas, oramos pela cura, até usamos a palavra de ciência, ou através de uma pequena oração. Mas se o problema é maior, se talvez você precise de um tempo maior para sua cura, talvez uma missa de cura, talvez um aconselhamento individual de meia hora ou uma hora e precisa de mais tempo. Mas, quando o problema é muito grande, nem isso acaba se tornando suficiente é nós precisaremos de muito mais tempo. Talvez essa pessoa tenha que passar por muitas sessões, mas se o tempo da pessoa é limitado, quantas pessoas o padre Rufus vai poder atender? Essa é a razão pela qual nós começamos a fazer esses retiros de cura interior. Foi uma sugestão da Erika [Erika Gibello - Áustria], a minha assistente.
O suponha que uma pessoa tenha uma pequena doença física, o médico com vai dar para a pessoa um medicamento, uma simples pílula. Mas se a pessoa está mais doente, talvez ele de para a pessoa uma injeção. Mas se a pessoa está muito, muito doente, talvez o médico vai recomendar nesse caso uma cirurgia. E para a cirurgia você precisa de tempo, o médico não vai chegar, cortar o seu estômago e depois mandar você embora imediatamente. Não, a pessoa tem que ir para o hospital, normalmente um dia antes da cirurgia e depois da operação vai ficar dois ou três dias em recuperação porque ela precisa de tempo.
Portanto alguns tipos de problema precisam de tempo para ser tratados. Portanto um retiro de cura interior é como se fosse uma operação espiritual, portanto nós precisamos que a pessoa seja monitorada por todos esses instrumentos, tem que passar por uma dieta especial, medicamentos especiais têm que ser dados, em que se tomar muito cuidado com a pessoa, portanto nós precisamos de tempo.
E por que é que nós precisamos de tempo? É a última coisa dessa colocação, nós precisamos de tempo para ouvir a palavra de Deus. Talvez se a pessoa venha falar comigo diretamente, pode ser que eu consiga gastar quatro ou cinco minutos com ela. Mas quando nós temos um retiro, um aprofundamento como este, de hora em hora vocês vão acabar me ouvindo por mais de 12h, no mínimo. Se eu fosse falar 18h com cada um de vocês, eu teria que viver por um milênio. (risos)
Por isso é que nós estamos todos juntos, então dessa maneira eu poderia não mais atender 14 ou 15 pessoas, mas falando a todos tudo o que precisa ser ouvido. Então nós precisamos de tempo para ouvir a palavra de Deus. O que nós estamos ensinando não é psicologia, não é nada humano, não mudamos as pessoas ou damos algum conselho, nós estamos apenas retransmitindo a palavra de Deus e muito da minha experiência pessoal, mas muito mais é a palavra de Deus, porque nós acreditamos no poder da palavra de Deus para curar.
As palavras de Deus curam
Como nós lemos no antigo testamento Deus falando, "Eu falo e as minhas palavras curam", e nós vemos na Carta aos Hebreus "A palavra do senhor é viva, é ativa e penetra da superfície para a o lado mais profundo do ser humano”. Sabemos que a profecia de Isaías nos diz, no capítulo 35, “assim como a chuva que cai sobre a terra dando alimento ao que tem fome e a água ao que tem sede, tanto a minha palavra não voltará vazia a mim, sem ter feito aquilo para a qual ela foi criada”.
Portanto não é acompanhamento humana e nem acompanhamento psicológico, é apenas o poder da palavra de Deus.
Tempo para orar e partilhar
Em segundo lugar você precisa de tempo para orar e para partilhar. Você pode rezar pela cura interior por você mesmo, você pode ler um livro, você pode ouvir um CD, ou assistir um DVD. Centenas de vídeos existem sobre cura interior nos últimos retiros que eu fiz.
Mas é difícil estar num ambiente de favorecimento, quando você está disposto tanto quanto as pessoas do seu lado, e Jesus disse: "Quando dois ou três vierem junto, eu estarei com eles". "Quando dois ou três estiverem um pelo outro eu vou responder a essa oração", portanto, na fé cristã não há lugar para o individualismo. O Senhor quer que nós oremos como uma família, como a família de Deus, irmãos e irmãs rezando uns pelos outros. É como o corpo de Cristo, templo do Espírito Santo.
Então há muito poder quando as pessoas vêm com um mesmo proposto, buscando a mesma força do Espírito Santo.
Tempo para partilhar: reconciliação
A terceira razão pela qual nós precisamos de tempo, nossa me precisamos de tempo para aconselhamento individual e pastoreio. Talvez a palavra aconselhamento não seja correta, porque nós não somos consultores profissionais. O que nós pedimos é que as pessoas simplesmente partilhem com as outras e orem com as outras. Essa é a razão pela qual nos nossos aprofundamentos a gente pede para os participantes, a gente pede para as pessoas que tentem encontrar o padre para fazerem uma boa confissão, ou que talvez eles possam ver e se encontrar com uma pessoa da equipe para poder partilhar o que ela viveu.
O Senhor, é claro, pode curar diretamente, mas o Senhor deseja que nós sejamos os instrumentos de cura uns pelos outros. Jesus apareceu a Paulo no caminho de Damasco mas Jesus procurou o trabalho de Ananias para dar continuidade ao trabalho de orar por Paulo para completar a sua conversão.
Essa é a razão pela qual nós temos o sacramento da confissão. E normalmente os evangélicos perguntam: "Por que é que nós temos que confessar os nossos pecados para os homens? Se o próprio padre é um pecador?”, mas infelizmente as pessoas que dizem isso não conhecem bem a Bíblia. Se eu tivesse tempo talvez eu pudesse explicar o porquê é que eles não podem conhecem a Bíblia.
Mas é importante perceber que quando o como cristão nós temos Cristo inteiro, o corpo e a cabeça. Ele Jesus, sendo um homem, com um psique de homem, percebeu até num nível humano que nós, humanos, precisamos um do outro. Por isso o presente de Deus, não só para a nossa salvação mas para a nossa cura emocional é também o sacramento da confissão.
Portanto todos que vem confessar comigo eu não dou somente absolvição, as lindas palavras da absorção, mas eu também oro pela cura interior e pela cura física e oro pela sua libertação. Mesmo que eu não saiba qual é o seu problema, tanto aqueles que eu atendo no sacramento da confissão, eu ordeno imediatamente que Satanás os deixe, é só que eu digo silenciosamente, porque a pessoa pode pensar que eu estou chamando-a de Satanás.
E é assim que as coisas acontecem, portanto cada padre da Igreja Católica deveria usar o sacramento da confissão como ministério de cura. Mas, infelizmente, muitos poucos padres da igreja sabem disso.
Tempo para Jesus, em oração
A quarta razão pela qual nós precisamos de tempo, nós precisamos de tempo para estar na presença de Jesus. Um é que, antes que eu fale nesse último e importante ponto, voltando a aquele ponto da necessidade de se falar, de se estar, de se fazer a confissão e de estar sendo atendido por alguém da equipe, na próxima pregação eu vou ensinar vocês como se preparar para isso para que vocês, nesse próximo intervalo, não fiquem correndo e procurando o que fazer, o que vai ser. Nós vamos explicar depois, nós precisamos de tempo. Então, a última razão pela qual nós precisamos de um tempo, é que nós precisamos de tempo para estar na presença de Jesus, nós precisamos de tempo para gastar em oração.
Nos nossos retiros essa é a coisa mais importante, mais importante do que ouvir as palestras, mais importante do que estar junto com os outros e estarmos junto orando pelos outros, mais importante até do que ir para alguma pessoa especial para receber oração.
É interessante como as pessoas querem ir somente para Roma orar, ou que vão somente para o santuário de Aparecida para orar, onde quando Jesus está por aqui, ele está em qualquer lugar. É como se nós disséssemos: "Eu só encontro Jesus em Aparecida, porque Jesus não está lá na minha paróquia". Ele está sempre lá, então é por isso que a gente insiste que as pessoas, nos nossos retiros, elas realmente gastem tempo em oração silenciosa.
Quanto mais tempo a pessoa gastar nessa oração silenciosa, mais a cura vai acontecer. Portanto para nós a cura acontece com muito mais frequência nesse momento de oração individual e de oração na presença de Jesus.
O que significa estar em oração?
O quê que significa estar em oração? Supondo que o sol estivesse brilhando lá fora, então você diz: "Então deixa eu ir ali para o sol", você não está se deslocando no espaço para o sol, você está indo para a luz do sol. Então quando você chega à luz do sol, você se sente os raios chegando e vai se sentindo melhor. Você não está fazendo nada naquele momento, é a luz do sol que está fazendo, mas você se dispôs a essa luz, você se colocou nessa luz.
Então o que significa orar? Orar significa não fazer nada, mas deixar Jesus fazer, o que significa sentar num lugar tranquilo, talvez se colocando numa posição de entrega, talvez fechando os seus olhos, talvez estando relaxado, estar na presença de Jesus, sabendo que Jesus está presente em você. Essa é a oração. Fazendo-se de presente em Jesus, sabendo que é que Jesus Cristo está em você.
É como aquele bonito canto diz:
Em sua presença,
Em sua presença há paz
Em sua presença,
Em sua presença há alegria
Deixe-me ficar,
Deixe-me permanecer
Em sua presença
Dia após dia
Em sua presença há luz
E eu posso ser visto

 Amém. (aplausos)

Nenhum comentário: