018 Jesus: Ministério de Oração


18 Jesus, o ministério da oração (18 Jesus Prayer Ministry)


Jesus Ministério da Oração

Por Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinícius Adamo
Transcrição: Carlos S. Gushiken



Meus queridos irmãos e irmãs no Senhor Jesus...

Como está chegando ao final do nosso retiro, nós somos lembrados, mais uma vez, da missão de Jesus, missão que é trazido tão simples mas tão concreta em João 3,16 onde Deus tanto amou o mundo que nos enviou seu filho, Jesus, para que aqueles que nele crerem não pereçam, mas tenham vida eterna.

E quando nós lemos o evangelho nós percebemos que a missão de Jesus era esta: era uma missão dupla, a missão de libertar as pessoas de qualquer mal ou fardo deste mundo, além da missão de dar a elas uma vida nova.

O próprio João Batista, quando começou a sua pregação, falou de Jesus e dessa missão de mão dupla. Ele disse às pessoas, aos seus discípulos, apontando para Jesus: “Eis o cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo.” Jesus é o nosso curador, o nosso poderoso libertador tornando-se o cordeiro sacrificial de Deus.

E em segundo lugar, João Batista, apontando Jesus para o povo, falaria sobre ele com seus discípulos dizendo: eu os batizo com água, mas haverá alguém que os batizará com o Espírito Santo. Ele é o doador da vida, ele é aquele único que veio para lhes dar vida.

Então a missão de Jesus até mesmo nos nossos tempos atuais, quando nós celebramos o seu jubileu, é sempre a missão de libertar e a missão de dar vida.  Então, durante esses três anos, Jesus passou proclamando a liberdade e a vida nova e trazendo a liberdade e a vida nova através do Ministério da Cura e da Libertação.

E quando nós olhamos as razões pelas quais Jesus tinha esse duplo ministério, nós olhamos para os evangelhos e nós vamos ver que a fonte desse mistério é o mistério da encarnação. Foi também o mistério do seu batismo no rio Jordão.

E além desse ministério de libertação, pregação e cura, havia todo um ministério que suportava a tudo isso, que era o ministério da oração. Durante três anos Jesus estava vivendo a sua encarnação, estava vivendo a sua experiência no rio Jordão.

E essas duas experiências acontecem dentro do contexto da oração.

Eu tenho certeza que o anjo Gabriel apareceu a Maria enquanto ela estava em oração e o Espírito Santo pousou sobre Maria enquanto ela estava orando.

Da mesma forma, como diz o evangelho de São Lucas no capítulo 3,21-22, diz que é quando Jesus estava em oração que o Espírito Santo desceu sobre ele. Então a fonte, a origem desse ministério de Jesus de pregação e de cura é o seu profundo relacionamento com o Pai e a sua oração.

Nós normalmente costumamos pensar que tudo o que Jesus fez foi pregar e curar. Mas quando você olha para o evangelho com mais profundidade, você vai ver tantas situações e colocações que você vai ver que todo esse ministério de cura e de pregação de Jesus estava fundamentada sob uma sólida base de oração. Então a fonte do seu ministério era a oração.

E qual era o propósito desse duplo ministério de Jesus?

Jesus pregava e curava somente para fazer sucesso?

Ou só para que as pessoas o glorificassem e o louvassem?

Vocês se lembram de quando os apóstolos chegaram até Jesus se alegrando e se vangloriando, que demônios estavam obedecendo a eles?

E o que é que Jesus disse?

"Não se vangloriem desse poder porque vocês o têm. Eu vi Satanás caindo como um raio de luz. Mas, acima de tudo, alegrem-se pelo fato do seus nomes estarem inscritos no Reino dos céus.”

Mais importante é você se alegrar com o seu relacionamento com o Pai do céu.

Então Jesus ensinou e curou somente por causa do seu amor e da sua compaixão para com o povo, como se Jesus estivesse pregando e curando para dar a honra e glória ao Pai, que é o que poderíamos dizer, como ele disse:

"Pai, eu sei que quando eu oro você me escuta. O mal não tem poder sobre mim porque eu faço sempre a vontade do meu Pai".

Da mesma forma, o objetivo do ministério de Jesus não é trazer para si a honra, mas trazer a cura e a libertação para o seu povo. Como ele dirá aos apóstolos, "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir", servir ao povo até mesmo dando a sua própria vida.

E Jesus tinha que ensinar os apóstolos como é difícil servir.

Por exemplo, no evangelho de hoje, os apóstolos vinham discutindo entre eles quem seria o melhor entre eles. Jesus imaginou que eles estavam discutindo alguma coisa desse tipo e quando eles chegaram em casa, Jesus perguntou: "O que vocês falavam pelo caminho?"

Mas eles estavam agora com vergonha deles mesmos e ficaram calados se sentindo culpados. Então Jesus usou aquela ocasião para ensinar-lhes a lição do serviço.

Ele disse para eles: "No mundo as pessoas sempre querem estar no topo para serem líderes, um líder para oprimir seu povo e dominar outras pessoas”. Mas ele disse: "Entre vocês não pode ser dessa maneira, o chamado da liderança da Igreja é um chamado de serviço, mesmo o chamado do serviço de sacrifício”.

E nós ouvimos no evangelho Jesus demonstrar isso pegando uma criança e dizendo aos discípulos que eles deveriam ser como aquela criança.

E Jesus teve que usar muitas ocasiões para ensinar aos apóstolos essas missões.

Quando eles viam Jesus pregando e atraindo milhares de pessoas, quando eles viram Jesus libertando as pessoas possuídas pelo demônio, aqueles milhares de pessoas chegando até eles, quem sabe o que os apóstolos estavam pensando sobre o futuro?

Eles talvez estivessem sonhando quando aquelas multidões chegassem até eles, porque nós sabemos que João e Tiago estavam discutindo entre eles quem estaria sentado ao lado direito de Jesus.

E Jesus tinha que lhes ensinar de novo, e de novo, essa tarefa de sacrifício, que, de uma maneira dramática, ele fez um dia antes da sua morte. Ele lavou os pés dos apóstolos na última ceia.

Vocês podem imaginar o que se passou no coração daqueles apóstolos? Ali estava Jesus, o grande pregador, o grande curador, aquele que atraía multidões, agora, lavando os pés dos apóstolos.

Então Jesus disse: “Fazendo isto eu quero lhes ensinar uma lição. Se eu lavei os seus pés, se vocês querem ser meus seguidores, devem lavar os pés das outros pessoas."

Qual é o símbolo de lavar os pés? É um símbolo de humildade. E é só o começo. E, mais ainda do que isso, significa serviço, significa disponibilidade, mas, mais do que isso, é um gesto que significa a disposição de morrer pelos outros.

Então, o ministério de Jesus de pregar e curar tem só um objetivo, como o evangelho de hoje nos lembra: levar Jesus até a cruz, para ser crucificado, para sofrer, e, dessa maneira, ser exaltado pelo Pai do céu trazendo a redenção para todos nós.

Meus queridos irmãos e irmãs, esta é a última mensagem que eu vou trazer para vocês hoje.

O ministério de Jesus começa na oração, no seu relacionamento com o Pai. Com as experiências, sendo ungido pelo Espírito Santo, vai continuar através da pregação e dos ensinamentos, com a cura pela expulsão de demônios, da ressurreição de mortos, de ocorrerem milagres, mas vai culminar na cruz.

Ele mesmo se mostra como o grande servidor da humanidade, e é isso que nós, por nós mesmos, precisamos fazer hoje.

Então, quando nós estamos disponíveis a servir às outras pessoas, o Senhor vai fazer todas as coisas, como Ele fez há 2000 anos atrás. De certa forma, mesmo à distância, Deus pode fazer coisas maravilhosas. Então Deus vai nos usar, usar a nossa disponibilidade para trazer conforto, cura e libertação para as pessoas.

Há muitos anos... Vocês não se incomodam de eu contar a última história?

"Não!" (a plateia responde e aplaude)

Caso: A Hemorragia Cerebral e a Jovem de Goa
Fonte: Jesus, Ministério de Oração

Eu estava dando um retiro em Goa, que por 400 anos foi colônia portuguesa. Goa é um estado católico onde o catolicismo é muito forte. Mas, como em muitos outros países católicos, havia ainda muita gente mexendo com práticas ocultas.

E havia uma jovem que veio para o retiro. Ela veio de uma comunidade de pescadores. E os pescadores daquela região normalmente se envolviam com algumas práticas ocultas.

Esse retiro mudou a vida desta jovem de uma forma tão profunda, que ela começou a escrever para mim, ela começou a me telefonar para Bombaim, pedindo que eu fosse para Goa que ela pagaria o tarifário aéreo, ela pagaria a passagem aérea.

Ela estava se dispondo a pagar a despesa da viagem para que eu fosse até a sua casa rezar por eles. E ela dizia:

- Padre, toda minha família está envolvida no ocultismo como coisa normal na vida deles. Eles não veem nada de errado de nós frequentarmos à missa todos domingos e ir à sexta-feira no centro de práticas ocultas.

E ela dizia que o seu tio era a pessoa mais importante naquele centro espírita e ele tinha colocado no assoalho da casa alguns amuletos para proteger a casa. Mas, desde que começaram a fazer isso, os problemas começaram a acontecer para as pessoas e para a própria casa. Ela dizia que à noite alguém vinha e puxava a perna das pessoas da família enquanto dormiam. Essas coisas vinham e voltavam. Os ventiladores começavam a funcionar sem ninguém ter ligado, as portas e as janelas abriam e fechavam também, sem vento, sem uma razão aparente. Frequentemente um membro da família acordava num outro quarto, estava dormido em um quarto e acordava no outro. Todas essas coisas aconteceram por 18 anos e toda a família estava vivendo sob o medo.

Mas eu não podia ir à casa dela. Então vem a história que eu quero lhes contar.


Caso: O Visto de Turista em Londres
Fonte: Jesus, Ministério de Oração (2000)

Mas, antes disso, o ano passado, antes de conseguir o meu visto para o Brasil, eu fui ao consulado brasileiro em Londres. Então eles me disseram:

- O senhor é indiano, Como o senhor é indiano, pode ser que seu visto demore um pouco para sair.

De qualquer maneira um dia eles avisaram que o visto estava pronto e eu fui lá buscar. E disseram:

- Sim, está pronto, mas falta um carimbo. O senhor vai ter que voltar amanhã.

- Eu vou ter que voltar de novo ao centro de Londres? Você não pode conseguir para mim ainda esta noite?

E eu pensei que mesmo sendo de noite teria que passar o dia em Londres. Eu disse:

- Será que você não consegue esse visto agora?

- Não, já é uma concessão entregar ao senhor o visto, porque é normal levar 2-3 dias.

Então eu dei a aquela jovem o meu cartão pessoal. É onde está o meu trabalho, o que eu faço, estava escrito no cartão o meu nome e mais: "Vice-Presidente da Associação Internacional de Exorcistas". E então eu estava deixando o consulado, então de repente ela me chamou de volta:

- O que é essa palavra "Exorcista"?

- São as pessoas que expulsam demônios dos outros.

- Ah! Você está indo para o Brasil para esse propósito?

- Sim.

- Ah! Mas todos os brasileiros são católicos. Mas, de uma forma ou de outra, todos os brasileiros acabam participando de práticas ocultas.

Foi o que ela disse. Eu não sei se isso é verdade.

“Não!” A plateia protesta.

Então ela me disse:

- Quando o senhor voltar do Brasil, o senhor poderia me contar como é que foi o seu trabalho? Você poderia me dizer quantos demônios  expulsou?

(risos)

- Sim, certamente vou fazer isso. Mas só se você me der o visto agora mesmo.

(risos)

Então eu ganhei o visto na hora.

(risos) (aplausos)

Da mesma maneira, nesse estado de Goa, é o que aquela menina estava me dizendo.

Dois anos mais tarde eu recebi um novo telefonema. E era essa jovem. E ela me disse:

- Padre, meu tio está muito doente.

Era aquele mesmo tio que liderava aquele grupo de espiritismo.

- Você está falando de Goa?

- Não, eu estou falando de Bombaim. Nós viemos ao hospital daqui. E meu tio teve uma hemorragia cerebral, os médicos de Goa disseram que não podiam tratar lá, que ele precisava de uma operação imediata e somente em Bombaim é que ia encontrar instalações e especialistas necessários para fazer essa delicada cirurgia. E as chances de cura para ele eram de 50%.

E então ela me disse no telefone:

- Padre, será que o senhor pode, por favor, rezar pelo meu tio vindo aqui para o hospital? Antes dele fazer a cirurgia?

Mas o hospital era longe de onde eu estava, eu tinha acabado de chegar de Uganda no dia anterior, e no dia seguinte eu iria partir para Hong Kong. Então eu disse para ela:

- Não vai dar tempo de eu passar no hospital. Mas eu posso rezar pelo seu tio pelo telefone através de você. E você me diga qual vai ser a hora da operação. Naquela hora eu estarei rezando por ele.

- Obrigada, padre. Mas tem algo mais importante que o meu tio precisa. O meu tio mudou de vida, ele está arrependido de seus pecados, ele está voltando para Jesus, e antes da cirurgia ele gostaria de fazer uma boa confissão e receber a eucaristia. Nós fomos ao padre da paróquia e o padre disse que só poderia vir depois da 10h30 da manhã. Padre, a cirurgia está marcada para as 10h00 da manhã. Meu tio não está nem pensando na sua cura física, mas ele quer ter a alegria de se sentir reconciliado com Deus através da confissão e receber a comunhão antes de sua provável morte, porque ele está preparado para morrer.

- Bem, não dá para eu ir, mesmo dessa maneira, mas eu vou fazer uma oração agora mesmo, não só pelo sucesso da operação de seu tio, mas para que ele possa, de alguma forma, receber a confissão e a comunhão.

E eu orei através dela no telefone.

Na noite seguinte, ela me telefonou. Aqui foi o que ela disse:

- Padre, ontem de manhã os médicos vieram e prorrogaram a cirurgia para o período da tarde, e dessa maneira, ele pôde fazer a sua confissão e a comunhão ainda de manhã. E o meu tio está agora cheio de alegria. Ninguém esperava que uma cirurgia, que já estava marcada e preparada para se realizar de manhã, fosse atrasar. - Então, uma coisa mais interessante.  - À tarde, quando estava tudo pronto para a cirurgia, eles cortaram o cabelo para a operação, fizeram as marcações necessárias para se realizar a cirurgia. E meu tio foi tirado de sua cama no quarto e colocado na maca e foram levando a maca para o centro cirúrgico, aonde ele foi colocado na mesa de cirurgia. Os parentes, inclusive, já haviam doado bastante sangue para a cirurgia e tudo estava pronto no centro cirúrgico. Os instrumentos estavam prontos, as enfermeiras estavam prontas, e equipe de quatro famosos cirurgiões entraram na sala do centro cirúrgico. Repentinamente eles começaram a falar uns com os outros, começaram a discutir o caso entre eles por um bom tempo. Talvez por meia hora.

E, depois daquilo, o cirurgião-chefe veio família para o pessoal da família e lhes disse:

- Eu tenho boas notícias para vocês: nós, médicos, discutimos o caso do seu tio e nós decidimos por não operar o seu tio. Nós sentimos que, de alguma maneira, ele vai se curar.

Por que eles tomaram essa decisão? Não sabemos. Nós não saberemos.

E o tio dela passou da mesa de operação para a maca, a maca chegou para o quarto e ele chegou, foi tirado da maca e foi colocado na cama. Na manhã seguinte os médicos tiraram novas radiografias e fizeram novos exames. A jovem estava me dizendo que quando ela viu os raios-X e os exames do cérebro do seu tio duas semanas antes, todo seu cérebro era uma massa só, de sangue. Mas agora, quando os médicos tiraram novos raios-X e fizeram outros escaneamentos, eles não conseguiram mais encontrar nenhuma gota de sangue.

(aplausos)

Surpreendentemente ele teve alta do hospital, voltou para sua casa, chegou a Goa. E eu o encontrei em Goa um mês mais tarde. E ele me disse duas coisas:

Primeiro: como havia acontecido aquela hemorragia inesperada no cérebro? Ele me falou que um dia ele estava deitado em sua cama, estava lendo um livro e sentiu como se alguém estivesse batendo na sua cabeça à noite. Agora nós sabemos quem era, era o próprio demônio, que estava raivoso porque agora esse tio estava voltando para Jesus.

E desde aquele momento ele começou a ter dores de cabeça terríveis, e o diagnóstico médico foi que ele tinha uma hemorragia na massa cerebral.

Segundo: quando nós nos encontramos mais tarde, num pequeno grupo de oração, eu disse para ele:

- Por que é que você não dá o seu testemunho?

E ele se levantou e começou a chorar, e a chorar arrependido de todas as práticas ocultas que ele já tinha feito, soltando lágrimas de arrependimento. Mas o mais importante de tudo: eram lágrimas de alegria. Nunca tinha visto ninguém no mundo com tamanha alegria e uma alegria que ia além das lágrimas. E ele estava me dizendo, dizendo a todos nós:

- Eu quero, agora, gastar toda a minha vida na evangelização, atingindo a todas as pessoas.



Meus queridos irmãos e irmãs...

E este é o poder do nosso Senhor Jesus, ainda hoje.

(aplausos)

No momento em que nós nos arrependemos de nossos pecados,
No momento em que perdoamos todas as pessoas que nos feriram,
No momento em que renunciamos a todas as práticas ocultas que fizemos,
No momento em que vamos a Deus, nosso Pai por todos os nossos ferimentos, nossos machucados,
No momento em que convidamos o Senhor Jesus para ser o nosso Senhor e nosso Salvador,
No momento em que nós pedimos que o Espírito Santo, com o seu poder, nos unja com o seu poder,
No momento em que nós somos um com os nossos irmãos e irmãs no corpo de Jesus Cristo, a sua Igreja, então o poder de Deus estará à nossa disposição.

Os céus se abrirão, e o Pai falará conosco como Ele falou com Jesus:

"Esses são os meus filhos muito amados".

E o Espírito Santo virá sobre nós, transformando-nos, curando-nos,  transformando-nos, fazendo-nos novas criações.

E, como Jesus disse aos apóstolos e ele quer dizer para nós, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir à nossa cura e à nossa libertação e dar a Sua vida para a nossa salvação.

Amém.



Padre Jonas:
Eu estou pedindo ao padre Rufus que faça uma oração por nós, pelo nosso povo. Porque aquilo que o Padre Rufus ouviu lá no consulado, lá na embaixada, antes de vir para cá, é uma triste verdade. Então, por favor, ore por nós, ore por nosso povo.

(aplausos)



Padre Rufus:
Oração Por Cura e Libertação (2000)
Jesus chamava os seus apóstolos de pequeninos flocos, floquinhos, ovelhinhas, dizia que era para vocês que era reservado o Reino dos céus. Então, o Senhor vai mudar o mundo, talvez, não por muita gente, mas através de indivíduos e pequenos grupos. Nós podemos ser chamados de "um pequeno grupo" diante da grande nação brasileira, uma nação que tem cerca de 200 milhões de habitantes.

Então, o Senhor, olhando para o seu amor e para a sua fé, pode fazer o impossível. Então, de maneira que o poder do Espírito Santo, a partir daqui, possa se espalhar para toda a nação e para todas as pessoas.

Eu tenho certeza que também Jesus chora sobre o Brasil da maneira como ele chorou sobre Jerusalém. Jesus ama o Brasil da mesma forma que ele amava Jerusalém. Ele chamou Jerusalém de “sua cidade”. Apesar de Jerusalém tê-lo rejeitado, ele amava Jerusalém. E ele orou pela paz de Jerusalém.

E eu sei o quanto Jesus está interessado, quando eu vejo tantas pessoas sendo tão feridas por causa do mal, sendo torturados por Satanás, que  joga as pessoas para rastejarem no chão como serpentes. E eu fico pensando : "Satanás está só brincando com eles, jogando-os de um lado para outro e eles não estão percebendo, não estão tomando controle, sequer sabendo que está acontecendo.”

Eu sei o que Jesus deve estar sentindo.

E eu sei que o que está no coração de Jesus é que cada um de vocês decida, realmente, ser um discípulo de Jesus, e evangelize, acima de tudo e em primeiro lugar, as suas famílias. Dizer às pessoas de casa as boas novas de Jesus, de que eles precisam mudar de vida, eles precisam renunciar a todas essas práticas ocultas, e colocar Jesus novamente como o cabeça daquela família, fazer com que o Espírito Santo faça das suas casas outra sala aonde aconteceu o Cenáculo.

Senhor Jesus, nós nos erguemos ao Senhor, entregamos ao Senhor a terra do Brasil, todo o território brasileiro, todas as montanhas, todos os rios, todas as árvores, todos os peixes, todos os animais, todos os insetos, todos os répteis, todas as aves, os céus, os campos verdes, e a profundidade desta terra.

Senhor, nós pedimos que o Senhor liberte todo o território geográfico do Brasil de qualquer influência de Satanás.

Nós oramos, especialmente, Senhor, por aqueles lugares que são usados pelos feiticeiros, praticantes da magia negra, para consagrar qualquer coisa ao mal, e fazer orações e práticas ocultas. Senhor, nós te pedimos que envie o fogo do seu Espírito Santo para destruir todos esses locais de práticas ocultas.

Nós oramos, Senhor, pelo povo do Brasil, por cada ser humano, mesmo aqueles que estão enterrados no cemitério, mesmo aqueles que estão nos rios e nos mares, mesmo aqueles que foram queimados, cremados.

Nós oramos, Senhor, por todos os ancestrais desta terra e oramos, Senhor, por todas as famílias desta terra. Nós pedimos Senhor, que o Senhor traga às suas mentes a realidade, para que eles percebam o erro de lidar como práticas ocultas.

Senhor, nós pedimos que liberte cada pessoa nesse país que foi consagrado a Satanás, cada pessoa que recebeu qualquer tipo de maldição sobre si, vinda de Satanás, a partir das pessoas que estão aqui e também pelas pessoas que estão vendo televisão, também aquelas que escutam pelo rádio, que elas sejam todas libertas do poder de Satanás.

Nós pedimos, Senhor, que liberte esta nação do anticristo do anticlericalismo, do anticristo do anticatolicismo, do anticristo daqueles que são anticristãos, do anticristo do antissemitismo, do anticristo de ser contra a sagrada Igreja de Deus.

Nós quebramos, Senhor, o poder do anticristo mostrado de que forma for.

Sim, Senhor, nós pedimos agora que o Senhor liberte e proteja a Sua Igreja do poder de Satanás.

Senhor, como o Senhor está ali, no corcovado, no Rio de Janeiro, de braços abertos, olhando para todo o Brasil, estenda, Senhor, as suas mãos sobre toda a Igreja do Brasil, sobre os bispos, os padres, os religiosos, os leigos e liberte do poder de Satanás cada diocese, cada paróquia, cada congregação.

Senhor, nós fazemos esta oração pela intercessão de Maria, sob a intercessão de São José, sob a intercessão de São Bento, sob a intercessão de São Francisco de Assis, sob a intercessão de Dom Bosco, sob a intercessão de todos os grandes anjos e grandes santos.

Nós te pedimos agora que o teu Espírito Santo expulse qualquer demônio, qualquer mal aqui neste país. Que o Senhor os purifique: faça nesse país uma nova terra, e faça nesse país uma nova nação, que seja dela que surja a nova Igreja.

Amém.

(aplausos)




Nenhum comentário: