007 Impulsionado para o Arrependimento

Padre Rufus - Impulsionado para o arrependimento


Impulsionado Para o Arrependimento.
21/09/2000 16:00
Por Padre Rufus Pereira.
Tradução simultânea: Vinícius Adamo.
Adaptação/Transcrição: Carlos Sadao Gushiken.

Proclamação do Evangelho:
Diácono - O Senhor esteja convosco.
Assembléia - Ele está no meio de nós.
Diácono - Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus.
Assembléia - Glória a vós, Senhor.
Palavra: "Naquele tempo, ao passar, Jesus viu sentado na coletoria de impostos ou homem que se chamava Mateus. Disse-lhe: "Segue-me". Ele se levantou e o seguia. Ora, estando á mesa em sua casa, sucedeu que muitos coletores de impostos e pecadores tinham tomado lugar com Jesus e seus discípulos. Ao verem a isto os fariseus diziam aos seus discípulos: "Por que é que seu mestre come com os coletores de impostos e os pecadores?" mas Jesus, que ouvira, disse: "Não são os que  tem saúde que precisam de médico, mas os doentes. Ide pois aprender o que significa: é a misericórdia que eu quero, não o sacrifício. Pois eu vim chamar não os justos mas os pecadores". Palavra da salvação..
Assembléia - Glória a vós, Senhor. Aplaudamos o Santo Evangelho. (aplausos)
Animador - Vamos todos nos sentando?

Música (Ricardo):
Senhor, tu me olhaste nos olhos
A sorrir, pronunciaste meu nome
Lá na praia, eu larguei o meu barco
Junto a ti, buscarei outro mar

Padre Rufus:
Meus queridos irmãos e irmãs no senhor Jesus, acabamos de ver proclamada uma das histórias mais marcantes da Bíblia: o chamado do publicano Mateus para ser um discípulo de Jesus, porque hoje nós celebramos a sua festa. E ao mesmo tempo nós ouvimos ser proclamada a totalidade do cristianismo: Deus nos ama, por Jesus.
E quando eu escutei o diácono proclamar o evangelho com tanta força, com tanta clareza, eu me lembrei de um outro Mateus.
Então eu gostaria de contar a vocês a história desse Mateus moderno.
Um Moderno Mateus: Saints for Sinners.
Um dos meus livros favoritos durante a minha vida no seminário foi um livro escrito por um famoso arcebispo de Bombaim e o título do livro era "Saints for Sinners" (Santos para Pecadores - tradução livre). É um livro então que conta a história de 20-25 pessoas que eram pecadores e se transformaram em santos. Começando com as histórias de Maria Madalena e Mateus, continuando com outras histórias até Ignácio de Loyola, mas hoje eu vou lhes contar outra história.
Cerca de vinte anos atrás, em 1980, talvez 1981, eu fui chamado para pregar um retiro aos padres da Malásia oriental. Era numa dissesse chamada Miri e havia 25 padres daquela diocese, vinte deles eram missionários estrangeiros da Inglaterra, Austrália e da America. E o nome da congregação era "Mill Hill". E 5 padres eram padres locais, ou chineses ou tribais. E o bispo daquela diocese era um famoso professor no seminário de Cingapura. Era um chinês, e era professor de liturgia naquele seminário. Então, quando eu recebi aquele convite para pregar naquele seminário nessa de acesso, fiquei cheio de alegria e de entusiasmo, porque era a primeira vez que viu e estava sendo convidado para ir a Malásia e o meu coração estava cheio de zelo para dar aquele retiro. Quando eu cheguei a aquele local chamado Miri, tinham me dito que seria um retiro de cinco dias.
Um Início de Retiro Decepcionante.
Mas o primeiro dia era uma festa com champanhe para dar boas vindas ao pregador, que era eu. Então, no meio do retiro, haveria um jogo de futebol com o time de bispos e o time do vigário geral. (risos da plateia) E o retiro terminaria com um grande jantar num hotel cinco estrelas. (plateia acha graça) E eu pensei: "Bem, isso é um retiro fora de série". (risos)
Mas havia uma certa raiva no meu coração porque eu queria gastar todo o tempo do retiro para pregar a palavra de Deus e mudar a vida daqueles padres e o retiro acabou começando com uma festa com champanhe.
A Taça de Champanhe.
E todos os padres estavam na Grande ante-sala da casa do bispo, e o bispo estava enchendo as taças com champanhe e ele levantou então a taça para saudar o pregador. E no momento em que ele ergueu aquela taça, a taça se quebrou em milhões de pedaços, pedaços que se espalharam por toda a sala. Todo mundo ficou chocado e se perguntando: "O que aconteceu"? Pensando que talvez se alguém tivesse jogado uma pedra pela janela, mas o lugar era fechado com ar-condicionado. Então o bispo pecou outra taça de champanhe para saudar o pregador.
E também tivemos a partida de futebol e eu fui escalado como goleiro para o time dos bispos. (risos). E para a minha incredulidade nós ganhamos. (risos).
O Bispo Arrependido: Uma Confissão Inusitada.
No segundo dia daquele retiro o bispo veio para falar comigo. Ele pensava que, ao final do retiro, a única pessoa que realmente teria sido trocada pelo retiro seria ele. Mas não era bem a verdade, todos os padres foram tocados de uma ou outra maneira. Alguns padres foram muito tocados, mas todos souberam que aquele que havia sido mais tocado pelo retiro foi o próprio bispo. Quando a palavra de Deus é proclamada e toca o nosso coração, de no fundo do nosso coração, movendo os profundamente, ele veio no segundo dia fazer a sua confissão.
E como foi feita essa confissão? O bispo da diocese, ele mesmo se prosperou no chão, ele colocou a sua testa aos meus pés e ali, prostrado, ele fez a sua confissão chorando, soluçando e proclamando todos os seus pecados. Eu nunca havia tido nem antes e nem depois uma experiência de ter alguém se confessando dessa maneira.
Depois eu fiquei sabendo o quanto ele estava buscando uma solução para a sua diocese, que estava cheia de problemas. E ele se imaginava como sendo um homem fracassado, ele não sabia o que fazer com os padres da sua diocese, não tinha esperança no futuro. Mas quando ele ouviu a palavra de Deus sendo proclamada com poder, ele percebeu que Jesus era a solução.
E essa solução somente começaria com uma profunda experiência de arrependimento e de pedido de perdão. E o retiro terminou.
Duas Semanas de Discipulado.
Eu tinha mais duas semanas para circular pela diocese para dar retiros em outras paróquias. Aquele bispo cancelou todos os seus compromissos e naquelas duas semanas e ele me acompanhou em todas partes, para participar de todos os encontros que eu dei. Ele escutava com atenção tudo o que de dito é tomava notas no seu caderno. E ele dizia, se apresentava as pessoas dizendo: "Nesse momento eu não sou o seu bispo. Eu sou o discípulo do padre Rufus". Suponha que eu ia para o jardim, ele vinha logo atrás de mim e perguntava: "Aonde você está indo?" E eu dizia "Eu não estou indo embora, eu estou aqui". Então por duas semanas ele veio comigo de lugar em lugar e depois disso nós tivemos uma conclusão com a Eucaristia na catedral. De como era previsto que era eu que daria a última homilia, eu disse às pessoas: "Eu não vou falar a vocês agora, o seu bispo agora vai falar com vocês, porque ele tem estado comigo por duas semanas e ele sabe tudo o que eu diria para vocês". E eu fiquei de lado e me sentei e então o bispo veio ao microfone, despreparado, e deu o seu testemunho para o povo de uma maneira profunda.
A Diocese de Miri Renovada.
Depois disso eu deixei a Malásia e voltei para Bombaim. Dois anos depois eu li nos jornais a história de uma diocese que havia sido completamente renovada. E eu reconheci que tinha sido a diocese de  de, e o que é que o artigo dizia?
Que o bispo daquela arquidiocese havia formado uma equipe com dois ou três padres e alguns leigos de todos os dias eles passavam duas a três horas em oração ou lendo a Bíblia. E depois de seis meses eles saíram como uma equipe indo a cada paróquia da diocese indo para cada vila e a cada local daquela diocese pregando o que nós chamamos de "Seminário de Vida no Espírito". É o que nós chamamos de "Missões carismáticas" na Índia. Eles saíram e cobriram toda a diocese e como resultado disso houve uma poderosa explosão espiritual na diocese. Cada pessoa da diocese foi batizada no Espírito Santo. Como resultado daquele preenchimento do Espírito Santo, o que aconteceu?
  •          O vício de drogas desapareceu: o lugar era cheio de drogados.
  •          O alcoolismo parou: o alcoolismo era um modo de vida naquele lugar.
  •          A prostituição começou a desaparecer.
  •          Os suicídios desapareceram.
  •          A luta entre gangues chegaram ao fim.
Aquela área era chamada "Área dos caçadores de cabeças" porque em tempos antigos, as tribos que eram conquistadas tinham suas cabeças encolhidas, que se tornavam amuletos.
E quando eu estive lá eu visitei algumas casas, e, às vezes, nas salas das casas havia esses créditos miniaturizados. Todas aquelas coisas foram jogadas fora e a diocese se renovou totalmente, como o resultado do movimento do Espírito Santo. Muito jovens passaram a querer trabalhar por Jesus, as vocações começaram a aparecer e a Malásia oriental teve que construir um novo seminário para abrigar essas novas vocações. Isso foi por volta de 1981-1983.
O Retorno à Diocese de Miri.
No ano passado, depois de eu ter vindo aqui para o Brasil, eu fui para a Malásia mais uma vez e lá eu me encontrei novamente com o bispo. Ele me disse que queria falar comigo e ele falou comigo a noite, como Nicodemos, às 2-3 horas da madrugada. E o que ele estava me dizendo? E eu pensei: "Todo o fervor daqueles dias havia terminado". Mas quando ele começou a falar comigo sobre todos os milagres que haviam acontecido na diocese, para mencionar somente uma coisas, todos os anos eles davam um seminário de vida no Espírito para todos os estudantes da diocese. Antes deles deixarem o colegial, eles faziam um seminário de "Vida no Espírito" e eram batizados no Espírito Santo. E depois que eles terminam o colégio entram para a universidade, todos são chamados novamente, uma vez por ano, para fazer um retiro. O que eu ouvi ele falar para mim naquela madrugada do ano passado foi incrível. Este ano eu vou novamente a Malásia, na última semana de outubro eu estarei lá para dar um retiro no ministério de libertação para os padres e leigos da Malásia. Ele esse bispo estará fazendo parte da equipe que dará esse retiro comigo. E portanto eu poderia dizer que a sua diocese talvez seja a única diocese na Igreja católica que foi completamente renovada pelo poder do Espírito Santo. Muitas palmas para o Senhor. (aplausos).
Mas a razão pela qual eu estou contando esta história para vocês é porque nós ouvimos o evangelho do chamamento de Mateus e aquele bispo é um Mateus moderno. E o Senhor conseguiu usar aquele bispo para transformar toda aquela diocese porque ele começou aquela jornada através do arrependimento. Eu também me lembro quando eu vi o bispo prostrado no chão com a sua cabeça aos meus pés, arrependido diante do Senhor. E após vinte anos, eu vi o bispo no ano passado, cheio de alegria com vá transformação da sua diocese e partilhando todas essas coisas, todas essas novidades, da mesma forma que uma criança partilha tantas coisas que aprendeu com alegria, com o seu pai e a sua mãe. Ele me apresentou aos seus paroquianos e ele me contava como a vida desses paroquianos havia mudado, e ele disse a um homem: "Padre Rufus é seu avô" porque o pai do bispo em Jesus era eu. E então ele dizia a esse homem: "Aqui está o seu avô".
Outros Modernos Mateus?
Meus queridos irmãos e irmãs, há uma outra história de um pecador que se tornou Santo. É uma outra história de um moderno Mateus e é por isso que o evangelho termina com Jesus dizendo que não são as pessoas que estão saudáveis que precisam de médico, mas são os doentes que precisam de médico. Em Jesus termina dizendo: "Eu não vim para os justos, mas eu vim para os pecadores". "Eu não vim para condenar, mas eu vim para perdoar". E "Para trazer cada pecador de volta para a casa do Pai". Amém. (aplausos).

Nenhum comentário: