074 Como Rezar a Deus Pai


Como rezar a Deus pai 
Padre Rufus Pereira
Foto: Carlos Eduardo/CN
Antes de dar a mensagem do Evangelho desta noite, quero agradecer a Deus por me colocar em contato com esta linda comunidade, a Canção Nova.

 em Deus e amor aos outros: estas são duas palavras que eu gostaria que você guardasse nestes dias que estaremos juntos.

Gostaria de começar esta homilia com uma pergunta que foi feita a Jesus: “Mestre, qual é o maior de todos os mandamentos?”

Muitas perguntas foram feitas a Jesus. Perguntas feitas por pessoas boas e más, por seus amigos e também por inimigos. Esta pergunta que foi feita não era por uma pessoa amiga, uma pergunta que inclusive à primeira vista parecia muito honesta. É certo que houve um contexto por trás desta pergunta, porque depois que Deus deu a Moisés os mandamentos, infelizmente os líderes do povo acrescentaram muitos outros ao longo dos anos, chegando a mais de 600 mandamentos.

As pessoas queriam reduzir este número e saber como resumir estes mandamentos. Então a pergunta “qual é o maior de todos os mandamentos?” foi feita também a Jesus, e eles respondeu: “o maior de todos os mandamentos é este: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e com toda a tua alma”. Mas também disse que não tinha terminado de responder, pois havia um outro mandamento que se encaixava também na resposta: “ame teu irmão como a ti mesmo” 

Antes da sua morte, Jesus voltou a esta pergunta, e disse que eles tinham ouvido muitos mandamentos, “mas Eu lhes dou um novo mandamento: que vos amei uns aos outros assim como Eu vos amei”, ou seja, Jesus estava adicionando o mandamento d'Ele: “ame seu semelhante da maneira que Eu amo você”. Este é o resumo da nossa fé cristã, é o resumo do catolicismo. 
Estras dua palavras resumem a fé crista: fé em Deus que nos ama e amor total às pessoa que estão ao nosso redor.


"Deus tem maior vontade em nos dar do que nós em receber"
Foto: Carlos Eduardo
Para ilustrar, eu queria falar do que Jesus disse no Sermão da Montanha e na Ultima Ceia, quando Ele estava ensinando como rezar ao Pai. Jesus disse que a nossa oração deve ser um relacionamento. Você não consegue rezar se não ver Deus como Pai, você tem que ter um relacionamento belo com seu Pai, de modo que você e o Pai possam experimentar deste diálogo. Por isso Jesus disse “quando for rezar, entra no teu quarto, fecha a porta, e fala com teu Pai que está escondido”,ou seja, faça com que isso seja um relacionamento entre você e o Pai. Jesus quis enfatizar com força a questão de “fechar as portas”, para estar com o Pai em silêncio.

Existe um tempo de estar sozinho com o Pai, mas não se esqueça que você tem irmãos e irmãs deste mesmo Pai. Jesus diz “quando dois ou mais estiverem reunidos em oração no meu nome, Eu estarei no meio deles”. Jesus diz que quando você rezar desta maneira sua oração será ouvida. Quando dois ou três se reunirem em oração - porque não são estranhos - Deus vai responder esta oração, porque quando você reza desta maneira, Jesus diz “ Eu sou irmão mais velho, sou a cabeça da qual vocês constituem o corpo, e estarei com vocês, porque vocês são meus irmãos e Deus é Meu Pai” Com certeza, também esta oração será ouvida.

Não esqueça que para o cristão, a oração tem dupla direção. Preciso de silêncio, estar com Deus Pai, e orar com Ele chamando- O de Paizinho. Mas existe esta segunda direção, de rezar com os outros.
Missa de abertura do Acampamento de Cura e Libertação
Foto: Carlos Eduardo/CN

Você precisa rezar com a(o) esposa(o), por exemplo. Eu sempre digo nos retiros de casais que prego que casais precisam rezar todos os dias juntos, nem que seja por um minuto. Tem também os amigos; às vezes você quer mostrar sua amizade aos amigos fazendo tantas coisas, mas a melhor coisa que você pode fazer com seu amigo é rezar junto com ele, e Jesus vai escutar esta oração.

Por isso, durante estes dias, não somente os casais, mas também os amigos, precisam rezar juntos. Está tudo na bíblia, você pode ler quando chegar em casa. Reze a Deus Pai como se não houvesse mais ninguém próximo a você, mas não esqueça a oração com seus irmãos e amigos. As vezes a pessoa tem tantos problemas que está só esperando alguém tocar nela e rezar por ela, não precisa colocar a mão na cabeça e fazer uma longa oração, basta tocar no ombro e rezar um Pai-nosso.

Antes de vir para o Brasil eu estava em Portugal e recebi uma mensagem dizendo que tinha uma menina que estava num hospital católico, um dos melhores na minha diocese, onde começou a Renovação Carismática no meu País. Ela estava lá, sentindo muitas dores e que os médicos do hospital - que são os melhores de Bombaim - disseram a família que não tinham como curar a enfermidade da menina, e o pior, nem sabiam as causas destas dores. Ela estava passando o dia inteiro na UTI deste hospital.



Então, quando eu fiquei sabendo, queria ir lá no hospital e rezar opor esta menina. E quando eu ouço as pessoas dizerem que os “médicos disseram que não tem cura e que a pessoa esta sofrendo”, eu gosto de rezar por estas situações, porque a Palavra diz que “para Deus, nada é impossível”. Então o que eu fiz? Eu rezei, entrei em contato com Deus e perguntei o que Ele queria que eu fizesse. E Espírito Santo me disse: “pergunte se ela lembra do que aconteceu no dia que começaram as dores”. Ela não conseguia falar, mas de repente ela disse “eu fui a casa de uma amiga e bebi um refrigerante”. Foi a partir desta hora que começaram as dores. Então eu rezei e pedi ao senhor que removesse o mal, destruísse a maldição e trouxesse a bênção.

“Senhor liberte esta jovem de qualquer maldição que tenha sido colocada neste copo de refrigerante”. Foi o que eu fiz primeiro, pedir ao Senhor que tirasse qualquer maldição. Abençoei a água - que é um sinal da bênção de Deus - e pedi que ela bebesse. Depois que ela bebeu a água, olhou nos meus olhos e disse: “a dor desapareceu”.

Você certamente conhece o café instantâneo; pois bem, esta é a oração instantânea. Você não precisa rezar por muito tempo, Deus não é surdo, ele sabe o que te dar. Deus tem maior vontade de nos dar do que nós em receber.

Transcrição e adaptação: Daniel Machado


Veja mais:

.: Acompanhe a cobertura pelo portal cancaonova e ganhe prêmios
.: Saiba o que é exorcismo


--------------------------------------------------------------

Padre Rufus Pereira 

Sacerdote da Arquidiocese de Bombaim (Índia). Vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas.


--------------------------------------------------------------

12/11/2010 - 20h00