Cristo é Ecologia

Cristo é Ecologia.

Por: Carlos Umdoistres

Ao refletir sobre as palestras do Pe. Rufus entendi desta forma, sob o ângulo da Ecologia, os seus ensinamentos, ensinamentos estes embasados na bíblia. Partilhamos com todos essas reflexões, que tem apenas a pretensão de me ajudar a organizar meus pensamentos.

Estou analisando o trecho abaixo da palestra A Tentação de Satanás sob a ótica de nossa ética ecológica, segundo meu ponto de vista.

Retornemos um pouco à palestra do Pe. Rufus:

"Eu gostaria de terminar dizendo a vocês qual é a alternativa?  O que Deus está nos oferecendo?  O que Jesus vem a nos oferecer?
  1. Satanás nos oferece prazer a qualquer custo, Jesus nos oferece paz.
Eu estou usando palavras que em inglês que começam com a letra P.
Prazer é algo extenso, exterior, e um bom exemplo do lado errado do prazer é o alcoólatra. Se você perguntar a um alcoólatra “como você se sente?” ele vai dizer “eu sou o topo do mundo”. Se você diz a uma pessoa que está drogada “como você se sente?” de vai dizer “eu sinto como se estivesse no paraíso”. Mas na verdade, naquele momento, tanto o alcoólatra quanto o drogado estão no inferno. Assim como os porcos, comendo a comida de porcos,
E Jesus nos oferece paz, a paz que está com Ele. Profunda alegria de estar com Ele. Então Jesus vai lhes dizer “eu vou lhes dar a paz que o mundo não pode lhes dar”. São Paulo diz: “Uma paz acima dos nossos entendimentos” e São Paulo vai dizer “Jesus, Ele é essa paz”.
  1. Em segundo lugar satanás vai oferecendo a possessões [posses]. Quanto mais você tiver, melhor, tudo o que você puder ter neste mundo; não olhe para o paraíso.
E o que Jesus oferece em contrapartida? Pobreza. Um outro P. Pobreza no sentido bíblico, o que não quer dizer não ter nada. Mas percebendo que o nosso tesouro está no céu, estando alheio às tentações do mundo, mas sendo rico interiormente. Portanto a pobreza é um grande presente de Deus. O que significa que nós estamos satisfeitos com o que nós temos. Então nós não passaríamos as nossas noites pensando em como ter mais dinheiro. Então a nossa alegria pelo nosso esposo, nossos filhos e nossos amigos.
  1. E em terceiro lugar satanás nos está oferecendo poder, poder a qualquer custo.
E o que é que Jesus nos oferece de contrapartida? Ele está nos oferecendo submissão, de estar sob a autoridade de Deus, e é por isso que a bíblia diz sobre Jesus: porque a coisa mais importante na vida de Jesus foi a obediência. Mesmo na idade de 12 anos, nós lemos que ele foi com seus pais para Nazaré e ele foi obediente a eles.Então São Paulo vai dizer “E Jesus foi obediente até a morte” e ele [São Paulo] diria: “alguém que foi obediente até para a condenação” e que “pela desobediência de um fomos condenados e pela obediência de Jesus nós fomos salvos”. E Jesus diria “Pai” - na sua oração - “satanás não tem poder sobre mim porque eu estou sempre obediente à Sua Vontade” e Jesus dirá “Pai, eu sei que quando eu rezo Você sempre me responde”. Amém. (aplausos)

Já dizia um filósofo que o homem trabalhava demais, para comprar coisas que não precisa, para impressionar pessoas que não conhece. Tal é a paixão (loucura) do homem.

Li também, por entre as palestras desse blog, que os gregos consideravam "loucura" o amor de Jesus Cristo pela humanidade, e paixão era nesse sentido, no de "loucura".

Quando nos deixamos levar pelas tentações de satanás, conforme diz o Pe. Rufus, deixamos de ter a paz, a satisfação e a submissão à vontade divina. A paz e a satisfação decorrente da submissão à vontade de Deus são quebrados quando nos submetemos às vontades do "mundo", ou de tudo que não está dentro do "Reino" de Deus, mas fora dele.

Logo, quando permitimos a satanás tomar conta das nossas mentes, começamos a correr atrás das coisas do "mundo" e o tempo passa rapidamente, sendo que nossas conquistas se tornam pó em pouco mais de 50 anos, não muito mais do que isso. Em troca de 50 anos deixamos de lado a eternidade.

Vencemos o "mundo" quando somos obedientes. E essa obediência a Deus significa: satisfazer-nos com o que é suficiente (não supérfluo), cuidar uns dos outros. Sem querer demais dos outros. Amando. Amando nossos inimigos. Então, ao vencermos a tentação do Poder, Posse e Prazer em troca de Paz, uma paz interna que ninguém é capaz de dar, então seremos felizes dentro do reino.

O que isso tem a ver com Ecologia? Tudo. 

Porque ser ecológico depende do estágio moral de um povo. Isso é significativo. Porque significará uma mudança profunda no modo de pensar dos governantes, empresários e população. Produzir levando em conta a necessidade de todos, onde o lucro privado não se sobrepõe à socialização do prejuízo ecológico, social, moral e sobretudo espiritual.

Então, é consumir menos carne e mais vegetais, é dois graus a menos no aquecedor para os lugares frios, é dois graus a mais no ar-condicionado para os lugares quentes, é consumir menos celular, menos eletrônicos, estar satisfeito com as suas coisas, cuidar bem delas, do seu dinheiro, das suas roupas, é ser econômico e consumir menos energia, menos água, menos recursos. É cuidar do corpo e da terra, porque cada um de nós faz parte do ambiente e interferimos no ambiente dos outros.

Nossa coletividade toma a forma de uma interação predatória com o nosso "Paraíso", mas por cedermos ao "fruto proibido" somos expulsos dele, porque aí ocorre carência disso, carência daquilo, prolemas sociais, inveja, ódio social, racial, moral e religioso. Ocorre também extinção de animais e vegetais onde podem estar curas para muitas enfermidades. O prejuízo invisível é incalculável.

Ecologia significa reconhecer a limitação dos recursos materiais disponíveis, valorizar os resíduos, não desperdiçar, não poluir e renunciar aos supérfluos. Eis o porquê: a Ecologia depende do estágio moral de cada povo. A capacidade de, por amor a quem não conhecemos, sacrificar o seu hoje para que seus tataranetos, a quem nós nunca iremos conhecer, tenham uma vida melhor. 

É inconcebível que após séculos de evolução, hoje temos condições de usufruir de uma vida melhor, sem tantos supérfluos, e nossa espiritualidade ser derrotada não por guerras, pestilência, fome e calamidades, mas pelo conforto, pela comodidade e pelo excesso de recursos materiais.

O Cristianismo tem um moral elevado que se sobrepõe a todos os aspectos da dimensão humana.

E eis o porquê Cristianismo ter muito a ver com Ecologia.

É isso.

Nenhum comentário: