A Tragédia de Santa Maria


A Tragédia de Santa Maria

Embora fuja um pouco do tema Padre Rufus, gostaríamos de comentar a tragédia de Santa Maria (incêndio ocorrido no RS, em 27/01/2013), no intuito de refletir sobre a questão. 
A perda das vidas de mais de 231 pessoas (divulgado ontem, 29/01/2013) em Santa Maria foi uma tragédia de grandes proporções.
Qualquer pessoa se emociona com as dezenas de manifestações de dor, desespero, tristeza, de angústias das famílias atingidas por esse lamentável incidente diariamente exposto pela mídia.

Certamente não era a vontade de Deus que isso acontecesse, mas era vontade do maligno que através de tentações do poder, de riqueza, de fama, agiu sobre algumas pessoas, permitindo que isso acontecesse. 
Nossos jovens pagaram pelo pecado de outras pessoas: talvez as tentações de ganho tenham vencido os empresários dessa boate, talvez a omissão ou a falta de ação de autoridades nas fiscalizações necessárias, enfim, não é possível enumerar todos os fatos de um passado recente que culminam na madrugada do 27/01/2012, que ao meu ver é, em termos místicos, o 11 de setembro perpetrado pelas forças malignas.
Os momentos presumidamente identificados de vaidade, de falta de cuidados necessários pelos responsáveis por zelar pela segurança da boate, do deslize ou da falta de conhecimento de um integrante da banda ao manusear material pirotécnico, ou da tentação de acumular posses, ao tentar levar vantagem tendo os donos permitido superlotação, as autoridades em não proibindo o funcionamento do estabelecimento, mesmo que em condições precárias, levam-me a refletir sobre a natureza humana e as tentações a que todos nós somos superexpostos no nosso dia-a-dia. 

Assim, nesse sentido, é necessária a busca de forças para resistir a essas e outras tentações através da sintonia com a vontade divina. Adianta lamentar? Adianta, sim, lamentemo-nos agora: para que a sociedade abra os olhos, para que a obra do maligno não passe desapercebida, o mal existe e está agindo sobre cada um de nós a cada momento através principalmente das tentações.
Com a afirmação acima coloco também à prova as reais intenções dos meios de comunicação: qual a motivação da mídia para estar se dando tanta ênfase à tragédia ocorrida, às vezes de maneira perniciosa, incitando a opinião, culpando determinadas pessoas? Atire a primeira pedra quem nunca errou. Só condenar, julgar e punir resolve?

Corro o risco de talvez causar alguma ira com essa opinião, mas é o que entendi que Cristo nos ensinou: cuidar dos feridos, dos corações feridos, e dos espíritos feridos, inclusive dos que, por dolo ou culpa, direta ou indiretamente acabaram sendo responsabilizáveis pela tragédia, porque também é deles o sofrimento, o sentimento de culpa e o sentimento de inferioridade que é exatamente onde o mal ataca para levar sofrimento, dor, doença e morte.

Nunca ninguém poderia sequer imaginar, embora de risco assumido e presumido, que iria acontecer isso que aconteceu da pior forma possível, onde tudo deu errado para os envolvidos, principalmente para as vítimas e seus familiares.


O Lado Prático da Questão: que Atitude Tomar?

Pensei em colocar primeiramente no site informações sobre como as pessoas devem se comportar em uma situação como essa de incêndio, mas o alcance seria pequeno demais, estaria limitado ao meu conhecimento e minhas pesquisas pessoais. Devem existir pessoas bem mais aparelhadas para tanto. Pensei em outras ações humanas.
Foi inspirado então, ao pedir ao Espírito Santo, a fazer as seguintes considerações, porque no campo das ideias é que surgem pequenas palavras - que é o verbo em ação -  que podem gerar grandes ações, mudanças e/ou resultados, gerando o que parece ser um milagre. E esse é o sobrenatural da coisa, deixar a ideia no ar para que alguém  especial se sintonize com ela, divulgue-a até atingir o coração de quem possa realmente ser detentor do poder de fazer isso acontecer. Pode ser hoje, pode ser amanhã, o milagre pode ocorrer daqui a anos. Não sei. 
E foi isso que o Espírito Santo me inspirou:
"Que alguém que leia estas palavras discuta e desenvolva a ideia de que os meios de comunicação deveriam ser a melhor forma para que se acontecesse a divulgação de programas e propagandas informativas sobre importantes pontos de prevenção de acidentes.
Reservar um horário, de periodicidade regular, como forma de serviço de utilidade pública, semelhante ao horário eleitoral gratuito, em todos os canais em rede nacional, inclusive os via satélite, rádio e televisão, assim como os canais religiosos, de forma a divulgar como proceder em emergências ou promovendo a segurança como tema central.
Um programa com episódios de cinco a dez minutos, quer seja na forma de desenho animado, quer seja em forma de computação gráfica, onde poderiam ser usados personagens famosos - como os da turma da Mônica ou mesmo personalidades públicas - de forma agradável e didática passando à população em geral os riscos existentes à segurança, assim como ações a serem tomadas em emergências, de forma a conscientizar  amplamente, insistentemente, regular e periodicamente a sociedade."
Essa ideia tem amplitude, é universal, permitindo salvar vidas, permitindo que tragédias desse tipo sejam minimizadas.
Na minha fé esses jovens estão viajando em um país distante e estão conhecendo uma nova realidade, cercados do amor de Deus.
Nossas orações se voltam para que alguém, lendo e tendo contato com essa ideia, possa viabilizá-la. Sinto que essa foi a inspiração que o Espírito Santo me passou. Louvado seja. 

Nenhum comentário: