Abba, Papai

Por: Padre Rufus Pereira
Deus é chamado por vários nomes e a Ele são dados atributos variados na Bíblia. Para nós, seus filhos, no entanto, o seu nome mais significativo é "Deus, nosso Pai", e seu atributo mais apreciado é "Deus é Amor".
Por quê?
A lógica é inconfundível num paralelismo surpreendente:
A polaridade surpreendente entre nossos pais terrenos e nosso Pai Celestial: "Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mt. 7:11).

Ele me fez...
Se devemos nossos corpos a nossos pais terrenos, quanto mais nós devemos a Deus por criar a nossa pessoa como um todo, e criar-nos em sua própria imagem e semelhança, isto é, ser como ele, algo de bom e belo (Gn 1:1.2,26,27).
Uma imagem, por mais perfeita que seja, é distinta e inferior ao objeto, e ainda assim muito parecido com ele e muitas vezes pode ser confundido com o original.
Um pai amoroso irá dizer com orgulho que seu filho recém-nascido se parece demais com ele e a mãe irá acrescentar que ele é como a imagem de seu pai. Quando perguntamos a Deus: "Por que o Senhor se importa com nós seres humanos? Por que Vós estais preocupados com os fracos?" ele mesmo dá a resposta: "5. Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles? 6.Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes." (Sl 8:4,5). Paulo também insiste: "Mas, para nós, há um só Deus, o Pai, do qual procedem todas as coisas e para o qual existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem todas as coisas existem e nós também." (1 Cor. 8:6).

... e eu pertencemos a Ele.
Uma criança é o orgulho de seu pai pela única razão do que ele é seu pai. Mesmo quando ele próprio, mais tarde, tornar-se pai e famoso, ele ainda vai respeitar seu pai e se referir a ele carinhosamente como pai.
Eu estava de olho na neta de um amigo de quatro anos como ela estava brincando com o menino do vizinho no jardim. Como os meninos costumam fazer, ele começou a se vangloriar de seu pai. Então, de repente, ele perguntou a ela sobre seu pai. Por um segundo, ela ficou perplexa, pois seus pais estavam separados e ela morava sozinha com a mãe. De repente, ela apontou para mim e deixou escapar: "Esse é o meu pai!" Com quanto mais ousadia e o orgulho poderia o salmista proclamar: "O Senhor é nosso Deus, Ele nos criou e nós pertencemos a ele, nós somos o seu povo, as ovelhas que ele atende em seu pasto próprio" (Salmo 95: 7; 100:3).

Ele me ama ...
Embora haja uma diferença infinita entre nós, um "conflito de gerações" por assim dizer, o Deus transcendente me convida para um relacionamento pessoal com ele. Para Ele não é uma energia impessoal divina ou força a ser "aproveitada" de volta de mim, ou para ser "descoberto" no fundo de mim mesmo, mas uma pessoa divina que me ama. "Pense o quanto o Pai nos ama," João contempla com admiração. "Ele nos ama tanto que nos permite ser chamados seus filhos, - como realmente somos", enquanto "as pessoas deste mundo ... não sei o que somos." Então, ele explode com sua surpreendente descoberta: "Deus é Amor!" (Jo 3:1; 4:8,16). Paulo em sua parte nos assegura: "Deus, nosso Pai nos ama. Ele é gentil e nos deu uma eterna consolação e uma esperança maravilhosa" (2 Ts. 2:16). Deus, nosso Pai se especifica este relacionamento pessoal, portanto, "Eu vou viver com você e caminhar entre vocês - eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo", e novamente, "eu serei o vosso Pai, e você vai ser meu filhos e filhas "(Lv 26:12;. 2 Coríntios 6:16,18).

... e eu sou amado por Ele.
É um privilégio incrível de se relacionar com Deus, como uma pessoa com a própria vontade livre, em vez de procurar a tornar-se imerso em alguma divindade universal e, assim, perder a identidade que Deus representa: nosso Pai. Os pais são muito conscientes de que seus filhos são todos diferentes 'pessoas', e que até mesmo uma criança pequena tem uma "vontade própria", que o pai gosta de brincadeira e vai aceitar e se gabar para seus amigos. "Você diz que Deus é o vosso Pai, mas Deus não tem favoritos!" adverte Pedro (1 Pedro 1:17). Em vez disso, como Paulo coloca de forma sucinta: "Há um Deus que é Pai de todas as pessoas, que Deus é, de fato acima de todos os outros, mas ele funciona por meio de todos nós, e ele vive em todos nós." (Ef 4: 6). Para ele criou cada um de nós de uma forma única, e ama cada um de nós como sendo a única pessoa no mundo que Ele ama - e assim de uma forma cada um de nós é filho favorito de Deus.

Ele cuida de mim ...
Quando perguntei a cada jovem durante o aconselhamento de cura interior: "O que ferem mais em sua vida?" cada jovem segundo me disse sem rodeios: "Meu pai não se importa para mim." Pedro nos assegura no entanto, "Deus cuida de você, de modo a transformar todos os seus cuidados e preocupações sobre a Ele" (1 Pedro 5:7). Nosso Pai celeste não quer que nos preocupemos com a nossa vida, sobre o que comer e o que vestir. Ele sabe do que precisamos antes de pedir - e vai cuidar de todas as nossas necessidades. Somente as pessoas que não conhecem a Deus estão sempre se preocupando com essas coisas. Se Ele cuida como de pássaros e flores, não somos mais do que eles? Se nossos pais terrenos, por mais precários que sejam, ainda sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais nosso Pai celestial estar pronto para dar boas coisas para as pessoas que pedem, pois toda a dádiva boa e perfeito desce do Pai. Mas ele quer colocar o seu primeiro trabalho e fazer o que ele quer. Em seguida, as outras coisas serão nossas também. (Mt. 6:8,22-32; 7:11, Lucas 12:22-31; Ph. 4:19; Tiago 1:17). Para o Pai nunca parou de trabalhar e fazer o bem - até mesmo no sábado (João 5:17), e ele sempre responde às nossas orações, não da maneira que queremos, mas sempre da maneira que ele sabe que precisamos.

... e nunca se esqueça de mim
Durante um Retiro de Cura Interior para a juventude em Goa, um adolescente de um fundo social mais baixa, que foi prejudicado pelo alcoolismo, pobreza e violência, veio para o aconselhamento. Seu pai havia abandonado a família quando ela tinha apenas três anos de idade. Para fazer face às despesas, a mãe conseguiu um emprego como empregada doméstica no Kuwait, deixando a filha sob os cuidados do casal de velhos respeitado em Panjim, para quem ela havia trabalhado como empregada doméstica. Cinco anos mais tarde, a mãe voltou para Goa por um mês, e a menina, agora com oito anos, estava ansiosa para vê-la, - mas esperou em vão. Para a mãe voltou para o Kuwait após suas férias, sem visitar sua filha. Quando eu orei sobre a menina, toda a sua tristeza reprimida e amargura dos anos jorrou em torrentes de grande clamor e lágrimas (cf. Heb. 5:7). Em contraste com o nosso Pai Deus nos garante: "Pode uma mulher esquecer a criança que amamenta no peito? Ela poderia deixar de amar uma criança que veio de seu próprio corpo? Mas mesmo se a mãe se esquecer, eu nunca te esquecerei. Na verdade eu tenho escrito seu nome na palma da minha mão, mas que, com exceção, que está sempre em meus pensamentos "(Is 49:5-16).

Ele me perdoa ...
O Pai é um Deus misericordioso, afirma Paulo, "que sempre nos dá conforto"(2 Coríntios. 1:3). O próprio Jesus pediu: "Não seja cruel a qualquer destes pequeninos! O Pai no céu não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mt 18:10,14). Já no Antigo Testamento, Deus se expressou assim: "Meus sentimentos por você são muito fortes: Eu sou um homem de Deus e não -. Eu não vou perder a calma e não vou ficar com raiva" (Oséias 1:8, 9). "Eu quebrei todos os dez mandamentos", um penitente, muitas vezes, confessa-me: "Será que Deus vai me perdoar? Eu sou pior do que Maria Madalena." Qual é a resposta de Deus? "Eu, o Senhor, convidamos você a vir e falar sobre isso. Seus pecados são vermelho escarlate, mas será mais branca que a neve ou a lã" (Is. 1:18). E ainda mais claramente: "Eu perdoarei os seus pecados e esquecer o mal que você fez." (Jeremias 31:34). Deus não renegou  o Rei Davi quando ele cometeu o duplo pecado de adultério e do assassinato. Ele não só perdoou, mas ele também confirmou sua promessa de que ele ainda seria o antepassado do Messias. Obviamente, pode-se ser levado a concluir, o rei David recebeu um tratamento melhor nas mãos de Deus sem pecado no céu do que o presidente Clinton nas mãos de seus companheiros pecadores sobre a Terra.

... e quer-me a perdoar os outros
Depois de ensinar-nos como orar, Jesus se expande, curiosamente, apenas na sexta petição. "Se você perdoar os outros pelos erros que eles fazem a você, seu Pai do céu vos perdoará Mas se você não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará os seus pecados (Mt 6:14,15);. E, pior ainda, como o mestre tratou do servo implacável ", é assim que meu Pai no céu irá tratá-lo, se você não perdoar todos os seus irmãos com todo o teu coração" (Mt 18:35). Mais uma vez, pelo menos por gratidão a Deus, devemos ser compassivos uns para com os outros, assim como nosso Pai é misericordioso para conosco (Lucas 6:36). Mas a razão mais significativa para perdoar é que perdoar os outros “nos faz como o nosso Deus Pai". Você já ouviu falar  pessoas dizerem: 'Amai os vossos vizinhos e odeie seus inimigos.' Mas eu vos digo a amar os vossos inimigos e orai para todos que é cruel e maltrata você. Seja bom para todo mundo que te odeia e peça a Deus para abençoar alguém que te amaldiçoa. Não aja como aqueles que só amam os seus amigos, mas você deve sempre agir como vosso Pai do céu, que faz nascer o sol e envia chuva para as pessoas boas e más e é bom até mesmo para pessoas que são ingratas e cruéis. Então você vai ser verdadeiro filhos de Deus no céu (Mt 5:43-48, Lucas 6:27-36).

Ele me corrige ...
"Considere-se afortunado se Deus escolhe para corrigi-lo" Elifaz aconselha Jó (Jó 5:17);. E Provérbios adverte: "Meu filho, não se afaste ou se torne amargo, quando o Senhor corrige o Senhor corrige a todos que ele ama, assim como os pais corrigem seu filho favorito"(Pv 3:11,12). Ao contrário, uma moça me disse durante o aconselhamento, "Eu odeio minha mãe, pois ela nunca me corrigiu, mas me permitiu fazer o que quisesse. Pensei então que ela era uma mãe maravilhosa. Como eu queria que ela tivesse sido mais rigorosa comigo. Então eu não teria desembarcado nesta bagunça." Na carta, portanto, aos Hebreus escreve muito convincente, "Quando o Senhor castiga você, não faça a luz dele, e quando ele corrige você, não desanime. O Senhor corrige as pessoas que ama e disciplina aqueles que ele chama. É assim que Deus trata os seus filhos. Todos os pais não corrigem seus filhos? Deus corrige todos os seus filhos, e se ele não corrigi-lo, então você realmente não pertence a ele. Nosso pai terreno nos corrige e ainda os respeitamos. Não é ainda melhor para ser dada a verdadeira vida, permitindo que nosso Pai espiritual nos corrija? Nosso pai humano nos corrige por um tempo curto, e eles fazem isso como achar melhor. Mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, porque ele quer que sejamos santos, como ele é... apesar de ser num momento em que é sempre doloroso... (Hb 12:5-11).

... e testes me dá
Deus, nosso Pai também quer que confiemos nele cegamente e não desistamos quando nossa fé está sendo testada (Tiago 1:12). Uma jovem senhora assistiu ao meu retiro me disse que ela foi estuprada a caminho de casa a partir de sua paróquia à meia-noite missa da missa de Natal. Ela confrontou-me com tristeza e raiva, "Como Deus poderia ter deixado isso acontecer para mim - eu tenho sido muito boa e religiosa toda a minha vida - e que também logo após a missa e durante a noite de Natal?" "Não tenha medo de ninguém!" Jesus incentivou seus discípulos, que estavam igualmente atormentados. "Não tenha medo de pessoas. Eles podem matar você, mas eles não podem prejudicar a sua alma. Portanto, não tenhais medo!" (Mt. 10:26-31). Durante a sua agonia de Jesus ainda era capaz de dirigir a Deus como Pai, na verdade, como papai (Abba), a única vez que a palavra aramaica ocorre no Evangelho, "Abba, Pai, se é possível, não deixe isso acontecer comigo Pai, você pode fazer qualquer coisa, não me faça sofrer por ter me beber o cálice. Mas fazei o que quiser e não o que eu quero "(Marcos 14:36; Mt 26:39; Lucas 22:42).

Ele me ensina ...
Deus Pai fala aos seus filhos através da criação, da lei e dos profetas. Quando Ele fez os israelitas passam fome no deserto, ele foi ensinando-lhes que as pessoas precisam mais de comida para viver - eles precisam de toda a palavra que o Senhor tem falado (Deut. 8:2,3). E, portanto, Ele declarou: "Vou escrever as minhas leis em seus corações e mentes .... Não mais eles terão que ensinar um ao outro para me obedecer .... todos eles vão me obedecer" (Jr 31:33 - 34). Assim, Simão Pedro não descobriu a sua visão de Jesus por conta própria. Foi mostrada a ele pelo Pai no céu (Mt 16:17). Para o Pai escondeu tudo isso de pessoas sábias e cultas e mostrou para as pessoas comuns (Mt 11:25; Lucas 10:21). Mais uma vez o Senhor não impõe coisas sobre nós, mas nos convida a vir e falar sobre isso (Is 1:18). Finalmente o Pai ensina apenas o que é necessário. Quando os apóstolos perguntaram a Jesus quando a destruição do templo teria lugar, ele respondeu: "Ninguém sabe o dia ou hora. Os anjos do céu não sabem, e o próprio Filho não sabe. Só o Pai sabe" (Mateus 24:36, Marcos 13:32). Quando eles perguntaram novamente: "Senhor, você está indo agora para dar a Israel o seu próprio rei?" Jesus disse-lhes: "Você não precisa saber a hora de os eventos que apenas os controles Pai (Atos 1:6-7).

... e me encoraja
No retiro aos padres que eu estava pregando na Diocese de Trichur em 1979, um padre fez uma oração, durante a adoração, o que fez todos os 120 sacerdotes de rir ruidosamente. Isso fez-me inquieto, querendo saber como o Bispo, que tinha fama de ser rígida e tradicional iria levar em consideração. Então, imediatamente, um outro padre fez uma oração: "Deus, meu Pai, eu te agradeço porque pela primeira vez na minha vida eu havia rido na igreja. Porque eu já percebi que, se há algum lugar no mundo onde eu deveria estar mais à vontade e alegre, deve ser na casa de meu Pai, na casa do meu papai." Em vez disso quantos já me disseram que o que eles perderam a maioria na sua infância era um abraço de encorajamento. "Papai nunca me abraçou." Mas havia outros que falavam de seus pais como alguém a quem pudesse confiar e depender de "Papai sempre foi para mim". Fico sempre espantado com a atitude dos pais que são apoiadores de seus filhos tóxico-dependentes. Quanto mais Deus nosso Pai sofre por nós. A partir de sua experiência pessoal Paulo podia dizer com certeza absoluta, "Sabemos que Deus está sempre trabalhando para o bem de todos que o ama .... Se Deus está do nosso lado, ninguém pode ser contra nós (Rm 8: 28,31). Nosso Pai celestial é um Deus  que nunca vai deixar de dar incentivo. "Esqueça o que aconteceu há muito tempo! Não pense no passado" ele parece estar sempre nos dizendo: "Veja! Eu estou fazendo algo novo. Aí está! Você vê isso? "(Is 43:18,19).

Ele quer que eu seja perfeito ...
Um amigo carmelita que estava estudando para seu doutorado na Escritura no Instituto Bíblico de Roma me disse que sua tese, sobre o qual ele já havia sido trabalhado nos últimos dois anos, estava em apenas um versículo da Bíblia: "Seja, pois, perfeitos, como também vosso Pai celeste é perfeito "(Mt. 5:48). Vendo o olhar de espanto no rosto, ele me explicou que este versículo era para ele o resumo de todo o evangelho. Para isso poderia ser traduzido como: "Você deve sempre agir como o vosso Pai no céu", e isso significava que este e este só é o segredo e a fonte da felicidade do homem. Nós sabemos como os pais têm grandes planos para seus filhos. Quanto mais Deus, nosso Pai, tem um grande plano para cada um de nós, seus filhos? "Vou abençoar você com um futuro cheio de esperança - um futuro de sucesso, não de sofrimento" (Jeremias 29:11). Tenho visto muitas vezes coisas que eu desejava se dissipar. Mas quando eu me entreguei os meus desejos e sonhos ao Senhor, e orei: "Pai, Deus-Pai, que vossa vontade seja feita em seu caminho e no seu tempo," as coisas iriam acima e vindo em minha direção, de repente e inesperadamente que foram além dos meus sonhos e expectativas. Nosso Pai parece estar sempre a ter algo maravilhoso nas mangas, "Meus pensamentos e meus caminhos não são como o seu ... eles são mais elevados do que os seus" (Is 55:8,9).

... e quer se sentir orgulhoso de mim
Sempre que eu mostrei meus excelentes resultados de exames do ensino primário para o meu pai, obviamente esperando um tapinha nas minhas costas, ele, ao invés, escolher o único assunto em que eu obtive apenas 99 em 100, em vez de as marcas totais, e me entregava de volta meu certificado sem qualquer louvor e com a observação irônica: "Faça melhor da próxima vez." No início, realmente me machucava, até que eu vim a saber que ele vivia a mostrar o meu certificado com orgulho para todos os seus amigos. Desta vez para o meu embaraço: Sempre que eu costumava ver uma criança com deficiência grave, eu tinha dificuldade para acreditar que Deus a amasse muito, e muito mais difícil de aceitar como o Deus Pai pode se orgulhar de "a obra de suas próprias mãos". Eu diria para mim mesmo: "Então, por que e como Ele poderia fazer a criança desse jeito?" até que eu vi o grande amor que os pais infelizes tinham para a sua criança cheia de problemas e do orgulho e alegria que eles tinham em seus filhos desamparados. Esta sempre foi uma experiência comovente para mim fazendo-me perceber o quão infinitamente mais de Deus, seu Pai deve ser amá-los e estar orgulhosos deles. Mesmo nesse caso as palavras de Jesus são verdadeiras: "Faça brilhar sua luz, para que os outros vão a ver o bem que você faz e glorifiquem vosso Pai nos céus" (Mt. 5:16).

O título depois de "Pai" é tão distinta de Deus, que Jesus está relutante em dar a esses homens que não merecem ter este nome sublime. "Não chame ninguém na terra de seu pai. Todos vocês têm o mesmo Pai nos céus" (Mt 23:9). Pais físicos ou espirituais são, portanto, desafiados pelo conjunto padrão pelo Pai Celestial e seu amor deve ser tanto um sinal e um canal do amor do Pai para com aqueles sob seus cuidados.


Nenhum comentário: